30/06/2022

Candidaturas para o programa de voluntariado “Cego do Maio”

Estão abertas as candidaturas para o programa de voluntariado “Cego do Maio”, desenvolvido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o objetivo de angariar voluntários para prestar serviço em quatro Estações Salva-vidas.



Este programa, que numa primeira fase será implementado a título experimental em quatro Estações Salva-vidas, consiste em criar um espaço de envolvimento entre a sociedade e a estrutura de salvamento marítimo da Autoridade Marítima Nacional, na salvaguarda da vida humana no mar.

Com este projeto de voluntariado pretende-se reforçar a capacidade das Estações Salva-vidas de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Peniche, Ericeira e Ferragudo, permitindo aos voluntários ganhar valências em áreas relacionadas com o mar, ao receber formação especializada e certificada em salvamento marítimo.

Os voluntários terão também a oportunidade de ser empenhados e envolvidos num papel de apoio às guarnições das Estações Salva-vidas em missões de treino e socorro.

As candidaturas para o programa de voluntariado “Cego do Maio” devem ser enviadas para o endereço de email do Instituto de Socorros a Náufragos (isn@amn.pt) até ao dia 31 de julho de 2022, através do requerimento disponível no site da Autoridade Marítima Nacional em https://www.amn.pt/AMN/cego-do-maio/Paginas/default.aspx, fazendo-se acompanhar pela documentação necessária.

Vem colaborar connosco na salvaguarda da vida humana no mar!

João Horta - FIRESHELTER52

Julho Vai Chegar em Modo de Forno a Lenha

Este mês de Julho de 2022 dará que falar: Será incrivelmente quente no hemisfério Norte, com diversos locais a terem períodos de calor excessivo, recordes, e calor prolongado


Em Portugal esperamos condições diferentes entre Continente e Ilhas, com o Continente a ter tempo geralmente mais quente que o normal, por vezes podem aparecer períodos muito quentes, com lestada, intercalado com dias em que alguma depressão isolada se pode intrometer especialmente na primeira quinzena, continuando no entanto calor, no geral, mas com chance de trovoadas, pontualmente intensas…

Esse primeiro episódio de trovoadas até pode ocorrer já na primeira semana do mês, mas o calor também aparece

A segunda semana pode ficar marcada pelo calor muito acima do normal

As semanas seguintes podem ser de calor extremo e uma onda de calor pouco comum, especialmente para os últimos 10 dias do mês… 

O padrão atmosférico que deverá vigorar durante Julho deve ser favorável a um anticiclone com tendência a esticar-se para o Golfo da Biscaia, por vezes mais móvel e a centrar-se no Centro da Europa… Isso faz com que a nortada esteja pouco presente, e predomine mais a lestada.

Seguimos a informar, dados copiados de:

João Horta - FIRESHELTER52

29/06/2022

Curso Técnico de Proteção Civil em Tavira

 Agarra o teu futuro, estuda onde é bom trabalhar torna-te um técnico de Proteção Civil.

João Horta - FIRESHELTER52


26/06/2022

2ª edição da “HISTÓRIA DE TAVIRA”

Com cerca de 600 páginas, a 2ª edição da “HISTÓRIA DE TAVIRA”, foi apresentada no passado sábado, em Sessão Cultural na Igreja da Misericórdia, quando da inauguração da Biblioteca desta Instituição.


Reúne, agora, num só volume, os dois tomos publicados em 2015.

Trabalho longo de investigação exaustiva em atas municipais e outros documentos do Arquivo Municipal do Concelho, na Imprensa Regional existente na época, e na base da leitura e interpretação de diversa bibliografia e monografia, publicadas por outros dedicados historiadores tavirenses, foi possível reunir um repositório de acontecimentos, que nos recriaram Tavira, desde os seus primórdios até à atualidade.

A leitura que proporciona esta Obra, agora dividida em quatro partes que compreendem, respetivamente: 1ª - A Origem e a “Monarquia” (até 1910); 2ª – A “Republica (entre 1910 e 1928); 3ª – O “Estado Novo” (período de 1928 a 1974); A “Democracia” (a partir de 1974).

Inicialmente e após uma resenha da origem e evolução da Monarquia em Tavira, descreve-nos, para alem da Conquista Cristã, no século XIII, a atribuição dos Forais; a evolução económica nos primeiros séculos; as visitas reais; a vida religiosa e a economia do século XVI; as “pestes” (1521 e 1645); o fervor religioso do século XVIII; a resistência às invasões francesas e lutas liberais; a cólera “mórbus”, em 1855 (com elementos estatísticos); a demografia no século XIX, etc.

Na “República”, conta-nos o movimento do Partido Republicano em Tavira; a aclamação da República, em 5 de Outubro de 1910; os mais distintos tavirenses do movimento e a grande evolução que a cidade beneficiou, com a dedicação destes cidadãos; a I Grande Guerra e a actuação do Regimento de Tavira neste conflito, os prisioneiros e os mortos; a Pandemia Pneumónica de 1918; o colapso da 1 República em Tavira…

3ª parte – O “Estado Novo”: A primeira autarquia do novo regime; a realidade tavirense dos anos 30-40 do século XX; a Grande Guerra e o racionamento; a Pesca do Atum, a sua grandeza e colapso; a expansão urbanística da cidade a partir de 1949; a criação do ensino secundário oficial; a problemática venda da Ilha de Tavira… Entre os muitos outros acontecimentos de relevo.

4ª Parte – A “Democracia” (1974) – As primeiras manifestações políticas, com o “25 de Abril”; os primeiros movimentos associativos e contestatários; as novas Autarquias Democráticas; as figuras predominantes no novo Regime Democrático; a evolução turística, na base da nova economia do concelho…

Tudo isto, apoiado por centenas de fotografias, são uma sumula da riqueza histórica que encerra a Cidade de Tavira, aqui descrita com simplicidade, neste “Trabalho” sobre a “História de Tavira”, agora editada pela segunda vez, em apoio da nova Biblioteca da Misericórdia, onde o mesmo poderá ser adquirido.

Por Ofir Chagas

João Horta - FIRESHELTER52

As Validades e os Alimentos que jogou ao lixo sem necessidade

O tema não é novo, mas o certo é que ainda há muito desconhecimento no que respeita à validade dos alimentos e má interpretação dos rótulos.



Foi para trazer mais e melhor informação sobre a validade dos alimentos, trazendo a perspetiva de que ao ter mais e melhor informação é possível rentabilizar o consumo, evitando o desperdício, que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), lançou este ano uma campanha.
Agora, vamos começar a esclarecer. As datas de validade dos alimentos não são todas iguais. Descubra as diferenças.

“Consumir até”

O que significa? Que o alimento deve ser consumido até à data apresentada. Esta é a data limite de consumo.

A que alimentos se aplica?Aplica-se a produtos perecíveis, como a carne fresca, iogurtes, queijo fresco, saladas, sanduiches e refeições prontas.

“Consumir de preferência antes de”

O que significa? Que o alimento conserva as propriedades específicas até à data indicada, o que significa que é possível consumir após a data desde que se respeitem as regras de conservação.

A que alimentos se aplica?Produtos não perecíveis, como o azeite, batatas fritas, cereais, cuja validade é por norma inferior a 3 meses.

“Consumir de preferência antes do fim de”

O que significa? Que o alimento conserva as propriedades específicas até à data indicada, o que significa que é possível consumir após a data desde que se respeitem as regras de conservação.

A que alimentos se aplica? A produtos não perecíveis como congelados e conservas, mas cuja validade é por norma superior a 3 meses.

Produtos sem validade 
Também os há e por isso não há necessidade de ter indicação da validade.

A que produtos se aplica?
Produtos não perecíveis, considerados conservantes naturais como o sal, o açúcar ou o vinagre.

“Aproximação do fim do prazo de validade”

Para combater o desperdício alimentar, as cadeias de supermercados disponibilizam um local específico visível para escoar este tipo de produtos com etiquetas onde se lê “aproximação do fim do prazo de validade”.

Agora que está mais informado, só tem de ir gerindo os rótulos lá em casa e fazer a sua parte para evitar o desperdício.

COPIADO de : contasconnosco.pt 

João Horta - FIRESHELTER52

25/06/2022

Bombeiros de Tavira Combatem 2 Incêndios junto à EN125

Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios rurais foram ativados durante a manhã de hoje para responder a dois incêndios junto à Estrada nacional 125 em Tavira.

A pronta e rápida resposta dos meios do DECIR foi determinante para um combate inicial eficaz, ardendo apenas alguns pastos junto à berma.

Numa das situações foi necessário o corte de estrada durante as operações mas a normalidade foi repostas rapidamente.

Um trabalho que envolveu um veiculo florestal de combate a incêndios, e dois veículos de apoio dos Bombeiros de Tavira apoiados pela Autoridade Territorial da GNR.

Foto de Arquivo SAFEPLACE52/DR

João Horta - FIRESHELTER52

GNR faz demonstração cinotécnica em Escola nas Cabanas de Tavira

O Comando Territorial de Faro, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Tavira, em colaboração com o Destacamento de Intervenção de Faro - Secção Cinotécnica de Tavira, dia 21 de junho, levou a efeito uma demonstração de meios, na escola EB1 de Cabanas de Tavira, onde os 31 alunos presentes, com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos de idade, puderam interagir com os binómios.


João Horta - FIRESHELTER52

22/06/2022

Tripulante de embarcação de recreio em paragem cardiorrespiratória ao largo de Olhão

Estação Salva-vidas de Olhão resgatam tripulante de embarcação de recreio em paragem cardiorrespiratória ao largo de Olhão

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Olhão resgataram ontem um homem de 65 anos, de nacionalidade espanhola, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória depois de alegadamente se ter sentido mal a bordo de um veleiro a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente três quilómetros) a sueste da barra Faro-Olhão.

Veja a notícia completa aqui: https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx...

João Horta - FIRESHELTER52

Incêndio Urbano em Tavira faz 3 Feridos

Os Bombeiros de Tavira responderam durante a ultima madrugada a um violento incêndio urbano na zona da Porta Nova em Tavira.

A pronta e rápida intervenção das equipas dos Bombeiros permitiu um combate eficaz e assistência a 3 vitimas no local.

2 vitimas foram transportadas ao Hospital de Faro sendo que uma delas foi reanimada no local pelas equipas de emergência médica pré-hospitalar do INEM e Bombeiros.

Estiveram nesta operação 11 veículos e 22 operacionais, sendo que o combate terminou por volta das 6 da manhã mas continuaram as operações de assistência à comunidade afetada durante o dia.

Foto:SAFEPLACE52/ Arquivo DR

FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Respondem a Incêndio Rural na Pegada Tavira

Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndio Rurais DECIR responderam durante a tarde de ontem a um incêndio em mato na zona da Pegada em Tavira.


O incêndio desenvolveu-se rapidamente pela ação do vento que se fazia sentir na altura, sendo necessário durante o combate o encerramento da estrada que liga a EN125 às urbanizações.

A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros e populares foi determinante para parar o incêndio que queimou cerca de 200 metros de mato e algumas árvores.

Responderam a este sinistro as equipas do DECIR com 3 Veículos Florestais de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Taira, Olhão e Vila Real de Santo António, apoiados ainda por um autotanque e um veiculo de apoio dos Bombeiros de Tavira.

Autoridades territoriais e SEPNA estiveram no local. 

Foto SAFEPLACE52 / DR

João Horta - FIRESHELTER52

21/06/2022

GNR detém 26 pessoas durante fim de semana prolongado

A GNR deteve 26 pessoas na região do Algarve durante o período de miniférias proporcionado pelo feriado da última quinta-feira, a maioria por condução com excesso de álcool e por tráfico de droga, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a GNR adianta que, entre quarta-feira e domingo pôs em marcha uma operação “especialmente focada no fluxo de pessoas que se verificou neste último fim de semana”, reforçando o seu patrulhamento nas principais vias rodoviárias, zonas balneares e de diversão noturna.

Assim, durante esse período, a GNR deteve 12 pessoas por condução com excesso de álcool, oito por tráfico de droga, quatro por falta de habilitação legal para conduzir, três por posse de arma proibida, um por violência doméstica e um por furto.

Segundo a GNR, foram ainda apreendidas 1.182 doses de canábis e 285 doses de cocaína.


João Horta - FIRESHELTER52

18/06/2022

Bombeiros Respondem a Incêndio em Tavira

 Os meios do DECIR responderam durante a manhã de hoje a um incêndio na zona de Tavira.


O incêndio eclodiu na zona de São Pedro e foi prontamente combatido pelos meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

A pronta e rápida intervenção dos meios do DECIR permitiu uma extinção imediata e eficaz envolvendo os meios de combate a incêndios dos Bombeiros de Tavira, Olhão e Vila Real de Santo António com 17 operacionais apoiados por 3 veículos florestais de combate a incêndios, 1 auto tanque e um veiculo de apoio. 

Foi ainda acionado o helicóptero bombardeiro ligeiro de ataque inicial sediado no centro de meios aéreos de Cachopo com a equipa da GNR-UEPS, mas foi desmobilizado antes de chegar ao local. 

As autoridades policiais (PSP) e territoriais (GNR) estiveram no local. 

Uma resposta musculada do sistema de proteção civil para debelar os incêndios na fase de eclosão é determinante para uma floresta segura e sem incêndios.

Foto SAFEPLACE52-DR Arquivo

João Horta - FIRESHELTER52

17/06/2022

Embarcação de pesca afunda no porto de pesca de Olhão

Uma embarcação de pesca afundou hoje enquanto se encontrava atracada no porto de pesca de Olhão, sem tripulantes a bordo, desconhecendo-se as causas que levaram ao afundamento da embarcação.


Na sequência do alerta recebido pelas 07h30, através de pescadores que se encontravam na zona, deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão.
 
À chegada ao local os elementos da Polícia Marítima verificaram que não existia nenhum foco de poluição, tendo notificado o armador da embarcação para apresentar um plano de remoção ou reflutuação da embarcação de pesca.
 
O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência e irá averiguar as causas do afundamento da embarcação.


JOÃO HORTA - FIRESHELTER52

O Mito.... Nadar depois de comer....

Todos os mitos nascem de meias-verdades. 

A ideia inicial de que não podemos nadar logo após comer é baseada no fato de que, depois de uma grande refeição, nosso sangue é desviado para longe de nossos braços e pernas, para ajudar a digestão no nosso estômago. 

E se os nossos membros não receberem fluxo de sangue suficiente para funcionar, estaremos em maior risco de afogamento (ou cãibras, ou indigestão).



Sim, é verdade que a digestão redireciona parte do sangue dos músculos para ajudar no processo digestivo. 

Com uma redução do fluxo sanguíneo, há potencialmente menos oxigénio disponível para o trabalho muscular, o que é uma causa potencial de cãibras.
Cãibras são contrações espasmódicas involuntárias do músculo esquelético durante ou após o exercício, e geralmente estão relacionadas à fadiga. 

Outra verdade é que temos sangue suficiente para manter todas as partes do nosso corpo funcionando depois de uma grande refeição. 

Isso significa que o corpo tem mais sangue do que o necessário para dividir entre seu sistema digestivo e seus braços e pernas. Dessa forma, o risco de ter cãibras ou afogar depois das refeições é muito baixo.

Outro fator de risco sugerido para nadar depois de comer é o que é comum aparecerem dores ou“fisgadas” ( dor lateral abdominal no exercício, ETAP como dizem os Ingleses): uma forte dor sentida logo abaixo da caixa torácica.

Essas dores não são bem compreendidas, mas pensa-se que são causadas por espasmos do diafragma devido ao fluxo sanguíneo restrito por pressão acima dos pulmões e do abdómen inferior.

Mas a indesposição que possa aparecer é como acontece com qualquer um que faça exercício vigoroso depois de comer, pode haver algum desconforto, como azia ou vómitos, causado por refluxo inesperado ou regurgitação involuntária. 

Um exame de relatórios australianos da Royal Lifesaving Association sugere que, ao longo dos últimos anos, não há nenhuma menção de vidas sendo perdidas por nadar depois de comer.

A mesma coisa acontece com relatórios da Academia Americana de Pediatria dos Estados Unidos e da Cruz Vermelha Americana. Essas instituições não oferecem orientações ou avisos relacionados à natação depois de comer.

Aliás, estas organizações estão muito mais preocupadas com o elevado risco de afogamento devido ao consumo de álcool.

Álcool e drogas podem prejudicar gravemente a consciência e a capacidade física,

Nadar com o estômago cheio pode ser desconfortável e, se excessivo, pode levar a vómitos, mas é a consumir álcool e drogas que provavelmente se colocará em maior risco de afogamento.

Ainda assim, como não é a melhor ideia do mundo, se você quiser comer e nadar em seguida, melhor tomar algumas precauções, como optar por alimentos ricos em carboidratos simples. 

Eles digerem muito mais rapidamente do que gordura e proteína.

O texto foi retirado do site http://hypescience.com/ mas cada qual deve optar por seguir os seus conceitos em matéria de segurança e prevenção. O seguro morreu de velho e os acidentes acontecem normalmente por excesso de confiança.

FIRESHELTER52

Primeiros 40 graus em França

A página Luso Meteo dá nota dos primeiros 40 graus em França, os 40 graus registados no dia 16, ontem, correspondem aos 40 graus registados de forma mais precoce no ano - ainda antes do solstício de Verão


À ATENÇÃO DOS EMIGRANTES PORTUGUESES EM FRANÇA...

Acha 40º muito? Hoje os valores podem chegar a 43 graus, e amanhã... 45\46 graus...

Isto significa que veremos valores HISTÓRICOS, com NUMEROSOS recordes a serem quebrados, antes do início do Verão no Calendário

Recordo que em 2003 19 mil pessoas morreram devido ao calor em França - e não estava nem sequer perto do calor previsto atualmente... 

Com os meios atuais consegue evitar-se muitas mortes, mas é uma situação que para os mais desprotegidos pode ser MORTAL e NÃO É NORMAL - 

Qualquer pessoa que o diga está a viver num mundo à parte França, ainda por cima a zona Oeste, a uma latitude mais a Norte, com temperaturas extremas ao nível de Marrocos, é mais um sinal evidente da gravidade da situação climática...


João Horta - FIRESHELTER52

15/06/2022

Como calcular a distância de uma trovoada

O barulho do trovão demora um tempo para chegar até nós, já que a velocidade da luz é bem maior do que a do som.

Para saber mais ou menos a que distância uma trovoada está de você, conte o tempo em segundos, do momento em que se vê a luz do relâmpago até quando ouvir o som do trovão.

No final, multiplique o resultado por três e o valor será aproximadamente a quantos quilômetros o raio "caiu" desde a sua localização.

João Horta - FIRESHELTER52

Trovoada Aproxima-se pelo mar

 Conseguimos observar a aproximação de trovoada que entra pela costa ocidental vindo do mar em direção a terra por Este.

Imagem às 14:10 (mais atividade perto da terra do que a imagem anterior)


Imagem coligida Às 13:45 

João Horta - FIRESHELTER52

13/06/2022

Próximos dias a Península Ibérica será um "prolongamento" do Norte de Africa

Nos próximos dias a Península Ibérica será um "prolongamento" do deserto do Saara.

Reparem no "cinturão" de calor que une a Península ao Norte de África e Médio Oriente.

Muita paciência, pelo menos até quarta-feira, o calor continua, depois podem chegar as #trovoadas pela mão de uma bolsa de ar frio que se soltará da circulação geral da atmosfera e irá interagir com a "fornalha" Peninsular... 

Há potencial para tempo severo... Iremos vendo!



João Horta - FIRESHELTER52

Poeiras de Africa Intensificam-se Amanhã

Muita poeira amanhã, em especial no Norte e Centro, o que poderá fazer baixar as temperaturas, enquanto no Sul por haver menos poeira, e as temperaturas podem aumentar...


João Horta - FIRESHELTER52

12/06/2022

Populares Salvam Golfinho - Barra do Rato Luz de Tavira

Um grupo de populares salvou esta manhã um golfinho que com o levante ficou na rebentação na praia do Homem Nu, Livramento Luz de Tavira.



As informação que chegou ao SAFEPLACE52 tratou-se de uma ajuda comunitária que preservou a vida do golfinho acabando posteriormente pelo mesmo ser recolhido pelo zommarine.

Ficam aqui algumas fotos e vídeo do momento.

Um Obrigado Gigante a quem se predispôs a fazer a diferença.

Dados gentilmente cedidos, Raul Leal -DR SAFEPLACE52 

João Horta - FIRESHELTER52

Calor continuará até dia 15 ou 16

O calor continuará, em principio, até dia 15/16, acompanhado de alguma instabilidade, com risco de trovoadas em especial no interior, e aumento da carga de poeiras atmosféricas. 




Atenção aos mais sensíveis.


João Horta - FIRESHELTER52

Água do Mar - Caldo a 23º no Sotavento

Com a chegada do levante em força à nossa costa, trazendo mar de leste já há dois dias a água do mar à superfície no sotavento Algarvio chega a atingir os 23,5ºc.

Previsão para dia 15 sendo que hoje dia 12 a mesma já se encontra nos 22,5º

Para junho não é nada normal estes valores que se caracterizam por poucas nortadas que geralmente arrefecem a água à superfície.

Aproveite com consciência a praia, o mar e evite a exposição ao risco e ao acidente.

Os dados são do IPMA na fonte: https://www.ipma.pt/pt/maritima/sst/index.jsp?area=zona7

João Horta - FIRESHELTER52

Regras de Segurança na Praia

Clique na imagem para aumentar




 João Horta - FIRESHELTER52

Tavira - Risco de Incêndio Máximo

 O Risco de Incêndio para o concelho de Tavira e concelhos limítrofes é MÁXIMO.

Tal risco determina que qualquer atividade que tenha como uso o fogo ou fontes de calor juntos aos espaços rurais florestais não é permitida e deve de ser evitada.

Uma floresta sem incêndios depende de todos.

João Horta - FIRESHELTER52

11/06/2022

Nadadores Salvadores resgatam casal na ria Formosa em Cacela

Elementos do Projeto “SeaWatch” resgatam duas pessoas na ria Formosa em Cacela Velha.


Os elementos do Projeto "SeaWatch", pertencente à Autoridade Marítima Nacional, resgataram na manhã de ontem, 10 de junho, duas pessoas que se encontravam em dificuldades na água, depois de terem ficado sem pé e de estarem a ser arrastados pela corrente, na ria Formosa, em Cacela Velha.

Na sequência do pedido de auxílio por parte das vítimas, deslocaram-se de imediato para o local elementos do Projeto “SeaWatch”, que se encontravam nas proximidades, com o apoio de uma mota de água.

Os elementos do Projeto “SeaWatch” resgataram as vítimas, um homem de 49 anos e uma mulher de 48 anos, ambos de nacionalidade brasileira, e transportaram-nas para terra. 

O casal encontrava-se bem fisicamente e sem necessidade assistência médica, tendo abandonado o local pelos próprios meios.


João Horta - FIRESHELTER52

10/06/2022

A Gola (Agueiro) na Maré Vazia -Identifica é Fácil

Hoje partilho aqui algumas fotos de uma praia com a maré vazia onde se torna possível perceber o que é uma gola ou um agueiro.



Tempestades fortes alteraram muito a dinâmica das praias, em que alguns casos houve mesmo a necessidade de reposições de areia em determinados locais pela transformação causada pela ondas e tempo de inverno.

Hoje encontramos praias com os declives acentuados, que em caso de alguma ondulação facilitam o arrastamento dos banhistas para o seu interior.

Em determinados locais, este declive com as ondas a bater associados a pequenos fundões dão origem às golas.

As nossas praias de areia fina não puxam só para dentro do mar, antes disso em alguns locais fazem arrastamentos laterais muito fortes que culminam depois na gola ou agueiro que arrasta o banhista para fora.



As setas mais finas indicam as correntes laterais que ao aproximarem-se da gola principal proporcionam correntes tão fortes como a da gola principal.

Nas setas mais largas conseguimos ver que todos os agueiros se juntam fazendo uma corrente forte e impossível de vencer ou contrariar em direção ao mar.

Com as marés vazias consegui algumas fotos que nos ajudam a perceber esta dinâmica mortal.

Espero que ajude o banhista a evitar acidentes de maior.

João Horta - FIRESHELTER52

09/06/2022

Onda de calor inédita para Junho e potencialmente histórica

Partilho aqui com vocês as previsões para os próximos dias desenvolvidas pela Luso Meteo e que merecem a nossa melhor atenção, são previsões mas temos de as levar em conta, a prevenção é o melhor cuidado nestas situações.

ONDA DE CALOR INCESSANTE E INACREDITÁVEL NA PENÍNSULA IBÉRICA: PREVISÃO IMPRESSIONANTE!

Antes de mais, quero salientar já 2 coisas

1- Península Ibérica não é só Portugal, muito menos só o litoral... Por isso é possível que passe ao lado das vossas zonas, e nem sintam o que aí vem

2- O que aí vem, e falta confirmar detalhes, por isso partilho cartas do melhor modelo do mundo e dou a minha opinião apenas sobre o que poderá acontecer, é algo INÉDITO EM JUNHO, potencialmente EXTREMAMENTE PREOCUPANTE para a Península Ibérica, neste momento com maior probabilidade para Espanha, embora Portugal, obviamente, vá ter muito calor

Assim, fica uma previsão do que está a ser cozinhado pelos modelos de previsão para que tenham uma ideia da magnitude brutal das previsões atuais

Dia 10 - Temperaturas até 40º em Portugal, 42-43º em Espanha
Dia 11 - Temperaturas até 42º em Portugal, 43-44º em Espanha
Dia 12 - Temperaturas até 44º em Portugal, 44-46º em Espanha
Dia 13 - Temperaturas até 43º em Portugal, 44-46º em Espanha
Dia 14 - Temperaturas até 40-43º em Portugal, 44-46º em Espanha

ESTA PARTE DA PREVISÃO É A PARTE QUE PODE SER DADA COMO MAIS CERTA - PROBABILIDADE > 90% (Valores finais podem ser ligeiramente diferentes óbvio mas não fugirá muito)

Dias 15\16\17 - Temperaturas até 40-45º em Portugal (incerteza...) e até 45-48º em Espanha

Dia 18 - Incerteza, mas 40+ em Espanha devem ser garantidos, talvez Portugal já mais fresco






Assim, durante 8 dias, aproximadamente, e com mínimas que NÃO BAIXARÃO DOS 26\30 GRAUS em muitos locais, alguns locais na Península Ibérica estarão debaixo de uma onda de calor inédita para Junho, e potencialmente histórica

Pode ser EXTREMAMENTE COMPLICADO a nível de saúde pública, e, claro, infelizmente, incêndios

Todas as cartas que deixo são as máximas previstas, como podem ver o calor aperta por cá certamente, mas os valores finais ainda são incertos, parece mais certo que Espanha não escapa a uma onda de calor histórica e inédita ainda antes do Verão astronómico começar...

A previsão para o fim-de-semana alargado com mais detalhe pode ser vista aqui -> https://www.lusometeo.com/.../calor-intenso-e-prolongado.../

Obrigado pela sua confiança!


João Horta -FIRESHELTER52

Estado de Alerta Especial - AMARELO para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco para os próximos dias, a prolongar-se previsivelmente até dia 18 de junho, destacando-se:


− Subida gradual da temperatura até dia 12, persistindo o tempo quente nos dias
seguintes, embora com algumas oscilações da temperatura máxima;

− Instabilidade no interior a partir de amanhã, persistindo pelo menos até dia 14.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. Possibilidade de trovoada seca
e rajadas de vento forte e seco.

− Humidade relativa a diminuir nos próximos dias com fraca recuperação noturna.

− Vento a predominar do quadrante norte por vezes até 40 km/h no litoral oeste e nas terras altas.

− Risco de incêndio a nível elevado no Alentejo e muito elevado no interior Norte e Centro e região Sul, sendo de nível máximo em alguns concelhos no Algarve, vale do Tejo e interior Norte e Centr
o.

 EFEITOS EXPECTÁVEIS
Aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da temperatura e da baixa humidade relativa do ar.

 MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

É PROIBIDO fazer QUEIMADAS nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

DETERMINAÇÕES OPERACIONAIS

A ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), no período compreendido entre as 00:00 horas do dia 10 e as 23:59 do dia 14 de junho, para todos os distritos do continente


João Horta - FIRESHELTER52

Viatura a Arder na A2 - Zona Almodôvar

 Foto de viatura a arder na A2

Trânsito parado A2 km 213 sul norte
20 KMS antes área de serviço Almodôvar - Viatura a arder
Foto Paulo Rijo in facebook


João Horta - FIRESHELTER52