31/05/2011

Ameaça de extinção dos Bombeiros Sapadores de Setúbal


Maria das Dores Meira ameaça extinguir sapadores de Setúbal

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ameaçou “extinguir a corporação de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) e criar uma companhia de bombeiros municipais, no caso de esta se tornar insuportável a nível financeiro”.

As declarações da autarca surgiram após uma manifestação organizada pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) em frente à câmara municipal, na qual o presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), Sérgio Carvalho, insinuou uma “política contra a população exercida pela autarquia supostamente comunista”.

Maria das Dores Meira considerou, por seu lado, que a autarquia “não tem qualquer intenção de extinguir a companhia, já que foi a própria CDU que a criou”. Porém, as consecutivas manifestações organizadas pela ANBP, “que não têm qualquer fundamento, podem levar a autarquia a encerrar a CBSS”.

A edil acusa mesmo a associação de “não lutar pelos verdadeiros interesses dos trabalhadores e da população”, mas apenas demonstrar a preocupação em “manter intocável o seu partido que está no governo”.

O presidente do SNBP acusa a autarquia de promover “horários de trabalho absurdos”, quando, em fevereiro, aprovou o documento que aumentou para os cinco turnos em vez dos anteriores quatro, reduzindo assim a carga horária semanal de cada bombeiro de 48 para 35 horas. Em resposta, o vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, admite que a ANBP está a “fazer apenas o jogo político partidário do PS”, já que o novo horário “garante maior eficiência técnica, humana e financeira”. “O horário foi reduzido, mas, com o cálculo das horas extraordinárias, o salário manteve-se igual ao antigo”, afirma Carlos Rabaçal, adiantando ser “absolutamente inaceitável o pedido da associação em reaver a antiga carga horária com um aumento de 30 por cento dos salários”.

Além da questão dos salários e da carga horária, o presidente da ANBP, Fernando Curto, critica a autarquia pela “falta da proteção e socorro às populações”, motivada pela “redução de efetivos por cada turno”, exemplificando com uma situação que ocorreu em Azeitão, “quando havia apenas quatro bombeiros por turno, um caso apenas corrigido após a denúncia por parte da ANBP”. Fernando Curto assume a necessidade da CBSS em “possuir 150 trabalhadores, de modo a poder socorrer com todas as condições às necessidades da população”. Esta reivindicação é imediatamente refutada por Carlos Rabaçal, ao indicar que “se atingiu em 2009 o número máximo de operacionais que alguma vez a CBSS teve, 119 efetivos”, e pela própria presidente da câmara, que se mostra cada vez mais indignada com esta situação de “calúnias e tentativa de ataque político”.

“A alegação da pouca preocupação da autarquia na protecção de socorro às populações é completamente falsa e a questão da falta de efetivos por turno acontecia com maior frequência nos antigos turnos”, afirma Maria das Dores Meira. Perante esta situação de “declarada luta política”, a edil indica a intenção da autarquia em “criar um jornal para todos os munícipes colocando as cópias dos recibos dos vencimento dos bombeiros, para desmascarar aquilo que as chefias dos sindicatos estão a reivindicar”.

Esta medida de tornar públicos os vencimentos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal deverá ser a forma encontrada pela edil para “ridicularizar” a reivindicação de melhores salários por parte desta que, de acordo com a autarca, “auferem o mesmo montante, ou mais, que antes da aprovação dos novos horários de trabalho da Companhia de Bombeiros Sapadores”. Carlos Rabaçal aponta ainda uma situação semelhante que ocorreu na cidade do Porto, onde “o presidente da autarquia, Rui Rio, não cedeu às exigências da associação e venceu pelo cansaço”, esperando assim que o “mesmo se suceda em Setúbal”.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

Força Aérea resgata homem no Algarve


A tripulação de um helicóptero Merlin da Força Aérea Portuguesa (FAP) resgatou, esta segunda-feira à noite, um homem, de 31 anos, que caiu numa falésia junto à Praia do Carvoeiro, no concelho de Lagoa, Algarve. A vítima foi hospitalizada com múltiplos traumatismos.

A queda ocorreu pelas 21h30 de segunda-feira. A FAP recebeu o alerta a partir da Marinha, tendo um helicóptero EH 101 (Merlin) descolado da Base Aérea do Montijo pelas 21h45.

As indicações apontavam que o homem se encontrava num local de difícil acesso, e de má visibilidade, o que levou a tripulação a levar equipamento especial.

Mal o homem foi localizado, o recuperador-salvador desceu pelo sistema de guincho do helicóptero, tendo a restante tripulação conseguido manter a aeronave com estabilidade suficiente para resgatar a vítima.

O helicóptero foi imediatamente direccionado para o Aeroporto de Faro, tendo a vítima sido levada numa ambulância do INEM para o Hospital de Faro.

Além deste salvamento, um barco proveniente de Ferragudo resgatou um outro indivíduo, de 21 anos.



:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

30/05/2011

Querem Militarizar o INEM...


PSD Quer «Militarizar» o INEM, Acusa Sindicato
Ao propor a sua integração no Ministério da Defesa

O Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência disse esta segunda-feira que o PSD pretende «militarizar» o INEM ao propor a sua integração no Ministério da Defesa, considerando a proposta um «retrocesso gravíssimo» a nível do socorro.

No seu programa eleitoral, o PSD propõe incorporar a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Comissão de Planeamento Civil de Emergência e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) num único organismo, o Sistema de Protecção Civil, que será tutelado pelo Ministério da Defesa.

Num comunicado assinado pelo presidente, Ricardo Costa, o Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência (STAE) manifesta «espanto, receio e apreensão» relativamente às propostas do PSD para o INEM, actualmente na tutela do Ministério da Saúde.

«Esta medida, completamente irracional e irresponsável, retira os três organismos dos respectivos ministérios, colocando-os num novo sem os respectivos canais de comunicação já criados e sem a experiência adquirida pelos mesmos», lê-se no comunicado.

O sindicato considera que colocar o INEM sob a tutela do Ministério da Defesa «é uma medida irresponsável e insensata», sublinhando que o Instituto Nacional de Emergência Médica lida directamente com as entidades hospitalares e organismos da área da Saúde.

Para o sindicato, vai criar-se «um vazio legal» a nível da emergência médica nacional e o «único organismo do Estado que possui uma saúde financeira vai servir para tapar os buracos de outros organismos que têm as contas num caos».

«Pretende-se militarizar uma área de foro civil, que tem uma função social que necessita obrigatoriamente de uma sensibilidade humana especial para lidar com situações de doença e trauma grave», refere o STAE.

O sindicato alerta ainda que o «corte cego sem olhar a meio vai colocar em risco a emergência em Portugal». Segundo o comunicado, o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência representa mais de 50 por cento do INEM.


Fonte: TVI24

FIRESHELTER52

Equipas das VMER e das SIV integradas nos Serviços de Urgência em unidades de saúde no Algarve


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Regional de Saúde do Algarve assinaram, dia 26 de Maio, um acordo com vista à integração das equipas das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM em unidades de saúde no Algarve.

Na prática, INEM e Serviços de Urgência vão partilhar os seus recursos humanos, potenciando-se sinergias existentes nestes dois serviços.
Os médicos e enfermeiros que constituem a tripulação das ambulâncias SIV e das VMER passam também a desempenhar funções nas urgências onde o meio está sedeado.
Com este acordo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios, melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais e assegura-se uma perfeita ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção activa e significativa nos Serviços de Urgência.

Com a assinatura deste acordo, o modelo de integração dos meios SIV e VMER nos Serviços de Urgência na região do Algarve fica assim completo.

:INEM:
:FOTO:52FIREGALLERY

FIRESHELTER52

29/05/2011

REFLEXÃO...

Por vezes o mundo dos vivos mistura-se com o dos mortos...

!!Ninguém sabe onde começa um e acaba outro!!

...Nesse caso, o que há a fazer é...

...Afastar para XOKE...


FIRESHELTER52

Torneio de Futebol 7 “Comissário Vítor Oliveira” 2011

A PSP de Tavira organizou este Sábado o III Torneio de Futebol 7 que envolveu a participação de várias entidades ligadas à protecção e socorro da região, PSP, PSP-CI, GNR, SEF, PM, BMT, Farmácias, entre outros.

Fica aqui a fotografia dos atletas da equipa dos Bombeiros Municipais de Tavira.


Foto: Jorge Martins

FIRESHELTER52

28/05/2011

Alerta Meteorológico - Algarve


Informa o Instituto de Meteorologia que para hoje dia 28 de Maio as coisas podem-se vir a complicar na região do Sul.

Assim sendo, o dia de hoje estará sob a influência de uma situação meteorológica de instabilidade atmosférica particularmente mais activa no sul do Continente.

A partir do inicio da manhã ate ao final do dia serão esperadas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoadas. Aguaceiros estes que podem pontualmente exceder os 10mm/h.

Face ao previsível agravamento das condições meteorológicas a Protecção Civil coloca a região em Alerta Azul, entre as 09:00 e as 24:00 horas de dia 28 de Maio.

FIRESHELTER52

Os Bombeiros e as Novas Oportunidades


Foi na última semana que mais um Bombeiro Municipal concluiu com sucesso o processo de RVCC Nível secundário.

O Subchefe João Palhinha, inscrito no Centro de Novas Oportunidades de Tavira, na Escola Secundária Doutor Jorge Correia conjuntamente com outros adultos, foi submetido a sessão de júri de certificação de nível secundário.

Um dos aspectos de referência neste processo foi saber adquirido durante os anos que prestou serviço nos Bombeiros Municipais.
A abrangência da função e a envolvência do saber inerente ao desempenho da actividade de bombeiro profissional, atribuiu ao formando créditos e competências nas diversas áreas de estudo.

Mas este caso não é ímpar, foi com muito interesse que os bombeiros profissionais do CBM Tavira tem agarrado estas oportunidades de valorização académica e profissional.

A envolvência dos estudos no desempenho da missão de bombeiro profissional é levada bastante a sério pelos operacionais dos Municipais de Tavira, onde estatisticamente mais de 10bombeiros municipais encontram-se em processo de revalidação de competência de nível secundário.

Anteriormente à recruta de 2008, o nível académico exigido para a profissão de bombeiro municipal era no máximo o 7ºano.

Neste momento é a escolaridade obrigatória o 9º ano, com antevisão próxima do 12º ano.

Aos formandos em processo, o conselho é não desistir, procurar com assiduidade e dever de comprimento a apresentação dos trabalhos pedidos, a interacção com o grupo de formadores e profissionais indicados em todas as situações que sintam dificuldades ou necessidades.

A todos os outro que ainda não obtiveram o nível secundário, o concelho é inscreverem-se num CNO perto de vocês, a diferença entre ter ou não ter escolaridade pode ser mote para a recusa de formação num contexto tão simples como a promoção de carreira...mesmo no regime de voluntários!

FIRESHELTER52

27/05/2011

Bombeiros Profissionais em MANIF



FIRESHELTER52

Bombeiros Profissionais de Setúbal Manifestam-se em Frente à Câmara


Os Bombeiros Profissionais da Companhia de Sapadores Bombeiros de Setúbal vão concentrar-se, amanhã em frente à Câmara Municipal em protesto, para manifestar o seu descontentamento face às políticas praticadas pela autarquia.

A concentração está marcada para as 11h00 e vai decorrer até às 14h00.

Os Sapadores de Setúbal querem contestar a falta de efectivos na companhia, os horários ilegais que estão a ser praticados e a má prestação do socorro à população - fruto das recentes alterações que a autarquia decidiu implementar.

Os bombeiros profissionais querem ainda alertar para a importância de um socorro profissional e especializado, numa cidade onde existem muitas indústrias, vias rodoviárias e ainda um Parque Natural para defender.

Os bombeiros vão ainda esclarecer a população dos motivos da sua contestação e sobre as suas principais preocupações, através da distribuição de um folheto informativo.

:BPS/27/5/11

FIRESHELTER52

52FIREGALLERY



52FIREGALLERY é um espaço gémeo do SAFEPLACE52 onde se apresenta uma pequena galeria fotográfica referente ao serviço desempenhado pelos Bombeiros.


Cada Fotografia é uma visão, cada visão conta uma história.

http://fireplace52gallery.blogspot.com/

FIRESHELTER52

25/05/2011

CVP de Faro passa a PEM INEM


Amanhã, pelas 15 horas, na sede da Delegação Regional do INEM no Algarve, o INEM e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Faro assinam um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM).

Para constituição deste PEM, o INEM compromete-se a ceder uma ambulância e respectivo equipamento, procedendo ao pagamento do prémio de saída por cada serviço prestado.

Por sua vez, a CVP de Faro assegura a operacionalidade do meio e respectiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Este é o primeiro PEM do INEM numa delegação da CVP pois as restantes 228 ambulâncias de emergência estão sedeadas em corpos de bombeiros, num total de 290 em todo o país.

O distrito de Faro, que conta já com dezasseis PEM, verá assim reforçada a resposta pré-hospitalar à população.

BPS25-5-11

FIRESHELTER52

24/05/2011

ENB- Recrutamento de Formadores Externos


A escola Nacional de Bombeiros divulgou as listas de candidatos admitidos e excluídos nas provas de avaliação curricular a diversas áreas de formação na vertente de formadores.

Na região Algarvia foram vários os elementos que se propuseram a formadores externos da ENB.

Seguem para a seguinte fase de avaliação:

1 candidato a Formador de Embarcação de Socorro FCES,
1 candidato a Formador de Combate a Incêndios Florestais FCIF,
1 candidato a formador de Operador de Central FOC,
14 candidatos a Formadores de Técnicas de Socorrismo sendo na antiga ZO Barlavento 7 e na antiga ZO Sotavento 7,
6 candidatos a Formadores de Técnicas de Salvamento e Desencarceramento sendo 4 deles na área da antiga ZO Barlavento e 2 deles da antiga ZO Sotavento,
1 candidato a Formador de Técnicas de Salvamento em Grande ângulo FTSGA.

Seguem-se agora as provas de conhecimento de 30 de Maio a 3 de Junho.

Nas áreas de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, Matérias Perigosas, Nadador Salvador não houve elementos do Algarve seleccionados.

Para aceder às listas siga os link´s em baixo:


http://www.enb.pt/outros/052011admitidos.pdf
http://www.enb.pt/outros/052011nao-admitidos.pdf

FIRESHELTER52

Duas Mortes em Praias sem vigilância no Algarve


Dois turistas morreram ontem no Algarve depois de terem ido tomar banho em praias não vigiadas dos concelhos de Lagos e Aljezur, informou o comandante da capitania do porto de Lagos.

"Temos a lamentar duas mortes em praias não vigiadas. A primeira foi de um cidadão alemão, de 78 anos, que foi acometido de doença súbita dentro de água quando tomava banho numa zona não vigiada da Meia Praia, em Lagos".

O comandante Cruz Martins acrescentou que "a segunda morte foi de um holandês, que se afastou para fora da rebentação e foi encontrado posteriormente a boiar por surfistas, na praia de Vale de Figueiras, em Aljezur".

No caso da Meia Praia, Cruz Martins precisou que "a vítima foi inicialmente socorrida pelo nadador salvador de uma zona concessionada vizinha e depois pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que ainda fez aterrar o helicóptero na praia, mas acabou por declarar o óbito no local".

Depois de contactado o Ministério Público, os bombeiros de Lagos transportaram o cadáver para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Portimão, acrescentou.

No segundo caso, em Vale de Figueiras, "a vítima afastou-se a nado para fora da rebentação e quando voltou a ser detetado já estava a boiar", disse o comandante.

"Foi socorrida por surfistas, que a trouxeram para terra, e depois pelo INEM, mas o óbito também foi declarado no local e o corpo transportado pelo bombeiros de Aljezur para o IML de Portimão", precisou.

Cruz Martins voltou a alertar para o risco que os banhistas correm ao tomar banho em zonas não vigiadas.

"Apesar dos alertas, as pessoas continuam a ser imprudentes e a tomar banho em zonas não vigiadas".

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

23/05/2011

Acidente em Cacela fez um Ferido Grave


Um homem ficou com um braço esmagado debaixo de um tractor no Sítio da Ponte, em Vila Nova de Cacela, zona situada entre Tavira e Vila Real de Santo António.

A vítima foi transportada de helicóptero para Lisboa.

O acidente ocorreu anteontem, pelas 21h00, quando um agricultorde 60 anos e natural de Santa Rita, estava a trabalhar num terreno que arrendou.

Enquanto lavrava a terra, aproximou-se perigosamente de uma encosta onde se situa uma ribeira. A terra terá cedido e o tractor que conduzia capotou, só parando três metros abaixo, travado por uma oliveira. Francisco ficou com um braço preso debaixo do tractor.

A fraca acessibilidade àquela zona do terreno e a instabilidade da terra dificultaram o trabalho dos bombeiros de VRSA , que chegaram ao local pouco depois.
O salvamento, que teve de ser feito com ajuda de retroescavadora, durou cerca de duas horas.

A vítima apresentava múltiplas fracturas no braço direito, tendo sido transportada num helicóptero do INEM para o Hospital de São José, Lisboa.

Fonte:Correio da Manhã
Fotografia: 52FIREGALLERY

FIRESHELTER52

21/05/2011

Acidente em Monte Gordo fez um morto


Uma pessoa morreu e três ficaram feridas, duas delas com várias fracturas, em consequência de um despiste de um veículo ligeiro ocorrido sexta-feira à noite, em Monte Gordo.

Segundo o tenente-coronel Luís Sequeira, o acidente ocorreu cerca das 21h30, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro que acabou por colidir com uma “charrete que efectua passeios turísticos".

A fonte revelou que o condutor do veículo ligeiro acabou ser detido, por apresentar uma taxa de alcoolemia superior ao permitido por lei. "As vítimas foram colhidas no passeio, tendo uma senhora, com cerca de 50 anos, ficado gravemente ferida e sido transferida de helicóptero para o hospital de Faro", disse a mesma fonte.

Os outros feridos são o condutor da viatura de tracção animal, um homem que circulava no passeio e o condutor do ligeiro de passageiros.

Por seu turno, fonte do Hospital de Faro disse que a senhora com cerca de 50 anos, "acabou por morrer naquela unidade de saúde, enquanto outros dois feridos, dois homens continuam internados com múltiplas fracturas".

A fonte da GNR acrescentou que o condutor do veículo ligeiro encontra-se detido, e irá ser apresentado a tribunal na segunda-feira.

No local estiveram as Equipas de Socorro dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, Ambulâncias INEM-SIV, VMER, e um helicóptero.

Fonte:CM

FIRESHELTER52

20/05/2011

DECIF: Ativação dos Meios Aéreos com Regras Apertadas


São várias as alterações à Diretiva dos incêndios.

Mudanças na gestão e ativação dos meios aéreos, capacidade de decisão dos CODIS, organização dos postos de comando operacional e grupos de reforço.

A ativação dos meios aéreos está agora mais condicionada. A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) espera que as novidades não signifiquem “apenas” a mudança pela mudança.

São poucas mas poderão ter “impacto significativo”.

É esta a ideia generalizada junto dos bombeiros depois de terem ficado a conhecer a DON 2. Confrontada com as alterações agora introduzidas, a LBP recorda que as mudanças foram justificadas com “razões de eficácia”.

O que muda afinal na Diretiva Operacional Nacional 2:

• Acionamento de apenas um meio aéreo de ataque inicial (ATI) por incêndio, e fora de áreas urbanas. Ativação de outros meios aéreos em ATI, ficam a depender da autorização do CNOS;

• Aumento para 40 quilómetros do raio de intervenção dos meios de ATI

• Aumento para 70 quilómetros do raio de intervenção dos meios de Ataque Ampliado (ATA)

• Criação de equipas para Posto de Comando Operacional, um por distrito e oito a nível nacional, com capacidade de prover todas as células do Sistema de Gestão de Operações;

• Constituição de três Companhias de Reforço (Norte, Centro e Sul), cada uma constituída por três GRIF através de bombeiros que não integrem ECIN e ELAC, para teatros de operações que não superem três horas de deslocação;

• Alteração da designação das células do Posto de Comando: deixa de existir a Célula de Combate que passa a designar-se por Célula de Operações. Assim, cada Posto de Comando passa a contar com dois comandantes de operações;

• Constituição de uma Companhia de Reforço de Reserva sedeada no Distrito de Lisboa;

. Constituição de dois GRIF, um no RSB de Lisboa e outro no BSB do Porto para intervenção excepcional em áreas de interface urbano-florestal;

• Utilização da rede SIRESP em veículos de comando e comunicações, através de equipamentos portáteis a distribuir aos comandantes, elementos da estrutura de comando e chefes das brigadas helitransportadas;

• Redução drástica das equipas de Sapadores do Exército que passam em dois anos de 20 para 6

:continua...

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

19/05/2011

Formação e Segurança no Espaço Doméstico e Escolar


Foi este o tema abordado na visita de estudo ao Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira por uma turma do 9º ano do curso CEF da Escola D. Manuel I de Tavira.

Um grupo de jovens promissores na área da informática visitou durante a manhã de hoje as instalações do CBM de Tavira.
Na visita foi desenvolvida uma palestra por um Bombeiro Municipal sobre segurança contra incidentes no espaço Doméstico e Escolar.
Foram abordados temas como os potenciais perigos da rede eléctrica, rede de gás doméstico e fontes de calor.
Foram transmitidas algumas regras básicas de segurança e o funcionamento do sistema nacional 112.pt

Apelou-se à prática do sistema cívico usando uma cultura que visa a prevenção como a melhor forma de combater os incêndios.

FIRESHELTER52

15/05/2011

Bombeiros Municipais responderam a Acidente de Viação


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam esta tarde a um acidente de viação na Estrada Nacional 270 perto do Nó da A22 em Tavira.

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros fez 4 feridos graves.

No local estiveram 5 ambulâncias de Socorro , 1 viatura médica do INEM, 1 veículo de salvamento e desencarceramento, 1 veículo de comando dos Bombeiros Municipais e um helicóptero do INEM.

FIRESHELTER52

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais - Alcoutim


O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) vai funcionar entre Maio e Outubro de 2011 com 17.462,90 euros subsidiados pela autarquia de Alcoutim.
O apoio para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim foi decidido em reunião de câmara e garante a presença de mais sete bombeiros voluntários neste dispositivo sazonal, que atua de 15 de Maio a 15 de Outubro.

A decisão foi justificada pela extensa mancha de pinheiro manso e esteva existente no concelho a que se associa o difícil acesso devido à serra que possui encostas íngremes, o que “não facilita o trabalho dos bombeiros, que têm de redobrar os seus esforços durante o período estival”, recorda a autarquia.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim tem uma corporação com um efetivo de cerca de 50 elementos e atua numa área 577 km2 servindo as freguesias de Alcoutim, Giões, Martinlongo, Pereiro e Vaqueiros.


:Backlink no título da postagem

FIRESHELTER52

Bombeiros do Algarve com Problemas Financeiros Graves


Os Bombeiros do Algarve atravessam uma grave situação financeira, e pelo menos uma associação já enfrentou problemas de ordenados em atraso, apurou o CM junto da Federação de Bombeiros da região.

De acordo com Teodósio Carrilho, presidente da federação, com este estado de coisas está-se “a caminhar para a insustentabilidade das associações de bombeiros, o que pode pôr em causa o seu funcionamento”.

Este responsável salienta que uma das causas da presente situação tem a ver com a menor disponibilidade das câmaras para apoiarem financeiramente os bombeiros, dado que também as autarquias algarvias atravessam dificuldades financeiras.

Outro problema é a diminuição drástica nos serviços de transporte de doentes efectuados pelos bombeiros voluntários no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. "As associações fizeram investimentos avultados na aquisição de ambulâncias, mas estas são cada vez menos requisitadas para transportar os doentes", refere Teodósio Carrilho.

Na próxima semana, a federação vai tomar uma posição pública sobre o momento actual. "O poder político tem de dizer o que quer dos bombeiros e como suportar os custos do serviço que prestam à comunidade", salienta o presidente federativo algarvio.

Fonte:CM

FIRESHELTER52

14/05/2011

Prevenção da doença profissional do foro cardíaco em Bombeiros


Estudos internacionais com cruzamento de dados profissionais indicam o ataque cardíaco como a principal causa de morte em Bombeiros no desempenho da sua actividade profissional, ao contrário do que se possa pensar dos acidentes com queimaduras ou intoxicações.



A correcta avaliação dos factores de trabalho, incluem a necessidade de avaliar as condições físicas, exposição a produtos químicos, e a reestruturação dos serviços de rastreio e prevenção da doença coronária, criando à posteriori um programa adaptado que vise identificar potenciais casos de doença coronária aguda.

Admitem os médicos que elaboraram a tese que o exercício físico intenso precede de forma imediata uma elevada percentagem dos acidentes cardíacos em Bombeiros, mas factores emocionais, sociais, mentais e stress já presentes no desenvolver da profissão tendem a agudizar mais rapidamente acelerando a instalação do quadro de doença coronária, colocando em risco a vida do bombeiro.

È sem dúvida uma situação alarmante para todos os profissionais que desenvolvem esta actividade.


Resumindo, os bombeiros encontram-se desprovidos de qualquer acompanhamento psicológico, nutricional, médico e físico, sendo-lhes no entanto exigido níveis de responsabilidade e auto-exigência de elevado nível.

Fonte: IAFF

FIRESHELTER52

13/05/2011

LNEC alerta para necessidade de estudar a resistência sísmica dos edifícios em Portugal


A investigadora do Núcleo de Engenharia Sísmica do LNEC, Ema Coelho, alertou para a necessidade de estudar a capacidade de resistência sísmica dos edifícios em Portugal e de se definirem prioridades de intervenção no reforço do edificado.

É preciso fazer uma análise da situação do edificado e definir prioridades de atuação em relação aos edifícios que necessitam de ser reforçados, porque são muitos os que não têm resistência sísmica”, disse Ema Coelho, coordenadora do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Ema Coelho, considera não haver “um conhecimento suficiente sobre a situação do parque edificado” que permita prever com exatidão as consequências de um sismo de grande magnitude ou, de grande intensidade, como aconteceu na quarta-feira em Lorca (Espanha).

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

Coisas Fantásticas….


As 3 ultimais postages do SAFEPLACE52… Sumiram….

Sismo em Espanha, um resumo técnico sobre colunas secas, e o Plano de Operações Distritais do Algarve para o DECIF2011… estão visíveis na barra de itens aos seguidores mas quando clicados surge a mensagem que a página não existe.

Pelo que li nas últimas semanas tem sido uma constante em alguns blogues de bombeiros em Portugal.

Vamos continuar, e esperar para ver.

"MAGIA.......VOLTARAM..... A APARECER......"

FIRESHELTER52

12/05/2011

Plano de Operações Distrital - Incêndios Florestais Algarve 2011



O dobro das equipas de sapadores florestais e menos um helicóptero estacionado em permanência na região são dois dos dados que sobressaem do «Plano de Operações Distrital - Incêndios Florestais» para o Algarve em 2011, apresentado esta manhã em Faro.

Em números, o dispositivo que irá operar na região durante a fase Charlie, que decorre de 1 de julho a 30 de setembro e em que o risco de incêndios florestais é mais elevado, «será sensivelmente o mesmo» que em 2010, segundo o novo comandante distrital de Operações de Socorro de Faro Abel Gomes. Mas haverá antecipação de meios em relação a outros anos.

Ainda em relação a 2010, um ano em que a área ardida na região não ultrapassou os 200 hectares, destaque para a antecipação da chegada dos helicópteros de ataque inicial, o primeiro dos quais vai estacionar em Monchique já no domingo.

Também o meio aéreo de intervenção primária que fica de prevenção em Cachopo, concelho de Tavira, chegará mais cedo do que é habitual, neste caso a 15 de junho.

Antes, estes dois meios aéreos chegavam com o início da fase Charlie.

Por outro lado, o final da fase Charlie também não determinará a desmobilização destes dois helicópteros, que permanecem no Algarve até dia 15 de outubro.

Este ano, não haverá o habitual helicóptero em Loulé, mas, garantem os responsáveis pelo plano, a cobertura de «praticamente toda a região está assegurada».

Algo que se conseguiu com a alteração do protocolo no que ao raio de ação dos meios aéreos diz respeito.

Os helicópteros da proteção civil passam a poder acorrer sem autorização prévia a fogos que lavrem a uma distância até 40 quilómetros, quando em anos anteriores o máximo se fixava nos 35 quilómetros.

No caso do Algarve, isto determinou que dois meios aéreos em permanência eram suficientes. Até porque, como frisou durante a apresentação do plano Abel Gomes, «os meios aéreos são complementares e não apagam fogos só por si».

Assim, foi feita uma forte aposta numa melhor operacionalização dos meios terrestres e na sua coordenação.

O aumento das equipas de sapadores de 5 para 10 é um bom exemplo da política que está a ser seguida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, com reflexos no Algarve.

Além de mais equipas de sapadores, em cada um dos distritos haverá grupos de combate a incêndios florestais que terão capacidade de deslocação rápida para distritos próximos, em caso de necessidade.

Também há dois batalhões especiais criados pelos Sapadores de Lisboa e Porto que podem dar uma ajuda em qualquer ponto do território nacional.

A interajuda e coordenação nacional também se estende ao combate por contrafogo. Foram formadas «seis equipas de análise de fogo em todo o país», compostas por especialistas, que serão destacadas para os locais onde forem mais necessários.

Os responsáveis pela Proteção Civil na região consideraram o dispositivo ao seu dispor suficiente, apesar dos cortes e de admitirem que os riscos de incêndio florestal na região são mais elevados este ano, devido «à grande quantidade de biomassa e às condições climatéricas previstas».

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

11/05/2011

Colunas Secas


By FIRESHELTER52

Após ter procurado informação complementar sobre redes de incêndio achei muito interessante falar sobre algumas “ajudas” ao serviço dos bombeiros.

De extrema valia deixo-vos aqui um pequeno resumo sobre as colunas secas inseridas na legislação de segurança contra incêndios em edifícios.

Segundo o estabelecido no RG-SCIE os edifícios com determinadas, categoria de risco, ou ainda com características arquitectónicas que tornem difícil o combate a incêndio a partir dos meios existentes nos veículos de socorro, devem ser servidos por uma rede interior de incêndios fixa, própria para a intervenção dos bombeiros.

Admite-se que tal rede possa, em circunstâncias regulamentarmente definidas, estar seca ou em carga.

No primeiro caso, e embora se trate de um troço não exclusivamente vertical, fala-se, genérica e simplificadamente, da existência de uma coluna seca, e não duma rede seca como seria mais apropriado.

Esta, constitui uma interligação fixa entre as mangueiras utilizadas no combate ao incêndio e a boca de alimentação, no exterior, a qual é alimentada a partir dos sistemas de bombagem existentes nos veículos de socorro.

A coluna designa-se por coluna seca descendente ou por coluna seca montante consoante sirva pisos, respectivamente, abaixo ou acima do nível de referência.

Uma rede ou coluna seca compreende:

A coluna propriamente dita (tubagem vertical);

O acoplamento directo, ou através de ramal de ligação, entre a coluna e a sua boca de alimentação;

A boca de alimentação (simples ou dupla) na fachada;

As bocas-de-incêndio duplas nos pisos.

As Colunas:

As colunas devem ter um traçado vertical rectilíneo com um percurso através de zonas isoladas e protegidas, nomeadamente caixas de escada ou câmaras corta-fogo, onde podem estar aparentes ou ser embebidas.

A coluna deve comportar no seu percurso saídas apenas para as bocas-de-incêndio e terminar por um troço vertical fechado na sua extremidade com um comprimento mínimo de 1,5 m, contado da boca-de-incêndio mais elevada, concebido para resistir à pressão hidráulica de ensaio.

As colunas descendentes devem possuir válvula de purga de água no seu ponto de cota mais baixa.

As colunas secas montantes devem possuir os seguintes diâmetros nominais:

DN 70 para utilizações-tipo da 2ª categoria de risco ou inferior;
DN 100 para utilizações-tipo da 3ª categoria de risco ou superior.

As colunas secas descendentes devem possuir o diâmetro nominal DN 70

Quando se tratar de utilizações-tipo da 4ª categoria de risco o número mínimo de colunas deve ser de duas, com o diâmetro de DN 100 em cada coluna.

Bocas de alimentação:

As colunas secas, montante e descendente quando coexistam, devem ser obrigatoriamente individualizadas e possuir bocas de alimentação independentes e apropriadas a cada uma delas.

No caso de colunas secas, montantes ou descendentes com o diâmetro de 70 mm, a boca de alimentação deve ser simples com junção de aperto rápido tipo “STORZ” DN 75.

No caso de diâmetros de coluna seca de 100 mm, a alimentação deve ser efectuada através de uma boca dupla, siamesa, onde cada uma das saídas e junções terão as características e diâmetro indicados no parágrafo anterior.


O dimensionamento das colunas secas deve ser justificado pelo projectista através do cálculo hidráulico sempre que seja verificada uma das seguintes condições:

• O comprimento do ramal de alimentação seja superior a 14 m;

• A ligação das bocas-de-incêndio não seja directa à coluna mas efectuada em troços horizontais de tubagem;

• A altura da utilização-tipo que serve seja superior a 50 m.

Referências do resumo: ANPC SCIE NT13/2007

FIRESHELTER52

Espanha... sismo faz 7 mortes


Dois sismos, com uma magnitude de 4,5 e de 5,2, foram esta quarta-feira sentidos na região de Múrcia, no sudeste de Espanha, disseram à EFE fontes do Instituto Geográfico Nacional. Segundo o mais recente balanço, os abalos fizeram pelo menos sete mortos.

Citado pelo jornal 'El Pais', Rafael González Tovar, delegado do Governo em Múrcia, confirmou o novo balanço, que insistiu ser provisório, explicando que as equipas de emergência estão no terreno para tentar apoiar a população local.

A caminho da zona está já a Unidade Militar de Emergências, que apoiará tanto nas operações de resgate como em outras operações de assistência à população.

Todos os agentes policiais e equipas dos serviços de emergência estão mobilizadas para as operações que se concentram neste momento na zona antiga de Lorca, a mais afectada pelo sismo.

O primeiro sismo ocorreu às 17h05 locais (menos uma hora em Lisboa) e teve uma magnitude de 4,5 na escala de Richter.

O segundo tremor de terra, de 5,2, foi registado duas horas depois na mesma zona, com epicentro sete quilómetros a leste de Lorca.


Fontes da Delegação do Governo admitem que o segundo sismo possa ter causado mais vítimas, já que vários edifícios foram afectados pelo sismo.

Vários edifícios foram danificados na sequência dos dois sismos sentidos em Lorca (Múrcia), Espanha, segundo fontes do Centro de Coordenação de Emergências.
A circulação nas linhas de caminhos-de-ferro da região foi cancelada.


Fonte: CM

FIRESHELTER52

Cadáver encontrado à deriva na Ria Formosa


Um cadáver em avançado estado de decomposição foi, esta quarta-feira, encontrado à deriva na Ria Formosa, entre a barra da Armona e o porto de pesca da Culatra, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.

Segundo o comandante da capitania do porto de Olhão, Ricardo Arrabaça, o estado em que se encontrava o cadáver indiciava que já estaria na água há algum tempo, não tendo por isso sido possível fazer a sua identificação.

As autoridades não têm registo de nenhum desaparecimento naquela zona nas últimas semanas que pudesse estar relacionado com a descoberta, acrescentou.
O corpo foi avistado pela tripulação de uma embarcação que se encontrava em trânsito e alertou a Polícia Marítima.

O cadáver foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Faro para ser autopsiado.

Fonte:CM

FIRESHELTER52

08/05/2011

Programa eleitoral do PSD revoluciona o socorro em Portugal


BY FÉNIX:

Na Protecção Civil e Emergência
- Incorporar a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Comissão do Planeamento Civil de Emergência e Instituto Nacional de Emergência Médica, corporizando o Sistema de Protecção civil;

- Aproveitar a possibilidade de utilização de serviços de apoio comum com o Sistema de Defesa Militar;

- Garantir a identidade dos bombeiros e a sua função estratégica na estrutura nacional de protecção civil, degradada com o actual modelo de coordenação, nomeadamente, na construção do dispositivo operacional local, na construção da intervenção formativa, sem esquecer a criação de um plano de equipamentos para bombeiros; Os bombeiros são, por excelência, o grande agente da protecção civil.

Assim, à imagem de outras forças de protecção civil, o respeito pela sua autonomia é imprescindível, tendo em vista a eficiência na gestão dos recursos e a eficácia do socorro;


- Proporcionar, dentro das limitações orçamentais existentes, aos serviços de Bombeiros Voluntários, as condições técnicas, financeiras e de recursos humanos necessários ao cabal desempenho das suas actividades, nomeadamente nas áreas do transporte de doentes.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

Dia Internacional da Cruz Vermelha


8 DE MAIO

A capacidade de ajudar o próximo constitui, por ventura, uma das características mais perseverantes da nossa civilização. Ao longo dos tempos a história da humanidade tem sido marcada por testemunhos de verdadeiro altruísmo individual ou sustentado por organizações do mais variado cariz, que lograram, em situações distintas, minimizar o sofrimento de milhares de cidadãos em todo o Mundo.

A Cruz Vermelha é, sem dúvida, uma das organizações mais emblemáticas deste movimento solidário, que tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior à escala global. A sua eficácia de intervenção, tanto em cenários a exigirem uma rápida mobilizaç&at! ilde;o de meios, como nas situações em que é necessário salvaguardar a defesa dos direitos humanos, faz desta instituição uma referência exemplar no âmbito dos serviços prestados à humanidade.

No Dia Internacional da Cruz Vermelha, que marca o aniversário dos seu fundador, Henry Dunant, deixo a minha homenagem aos milhares de voluntários que se associaram a esta organização presente em mais de 170 países, reconhecendo o seu valioso contributo para a construção de um Mundo cada vez melhor e mais justo.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

III Estafeta Faro-Tavira


O Regimento de Infantaria n.º 1 (RI1) realizou hoje dia 8, domingo, a III Estafeta Faro-Tavira, integrada nas comemorações dos 215 anos do Quartel da Atalaia, em Tavira.

A estafeta contou com equipas de 5 atletas cabendo a cada um o percurso de 5,5km, numa prova de atletismo que se iniciou para promover a ligação entre as duas cidades com unidades militares: o Regimento de Infantaria n.º 4 sediado em Faro e o Destacamento do Regimento em Tavira.

A tradição foi retomada há 3 anos, após a transferência do Regimento de Infantaria n.º 1 para Tavira, com os mesmos objetivos.

“Com o desaparecimento das unidades militares do Algarve a competição perdeu-se", e caíra no esquecimento, refere o RI1 em comunicado.

A Associação de Atletismo do Algarve apoia tecnicamente a prova em que participarão atletas civis provenientes de coletividades desportivas, forças militares, forças de segurança e bombeiros.

FIRESHELTER52

06/05/2011

Como se morre afogado com água pelo joelho...

Este vídeo é inacreditável.

Como é possível alguém correr risco de afogamento com água pelo joelho, sendo a causa umas caipirinhas ou umas bejecas?



Beber e nadar... Vejam por vocês... È melhor não!

FIRESHELTER52

05/05/2011

Bombeiros retiram cobra num motor de um carro

Deixo-vos aqui um vídeo de uma operação de socorro do Corpo de Bombeiros Militar do Pará Brasil, onde retiram uma cobra do compartimento do motor de um carro familiar.



FIRESHELTER52

...O automático...

Veiculo de Bombeiros com automatismos de primeira linha para o auxilio das operações de Bombeiros.



FIRESHELTER52

Espuma de Média Expansão a 0,5% FIREADE2000

Exercício com LGE FIREADE2000 0.5% em média expansão, Seganosa Espanha.



FIRESHELTER52

INEM Recebeu, Em Média, 110 Mil Chamadas Mensais em 2010


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu, no ano passado, mais de 110mil chamadas mensais.

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) atendeu os mais de 3.800 telefonemas diários em cerca de 13 segundos.


Os dados, desde 2004, do CODU revelam um aumento de chamadas anuais, tendo atingido, em 2005, os 1,5 milhões de telefonemas, feitos para o 112 e transferidos para o INEM. Em 2010, o valor atingiu os 1,4 milhões de chamadas.


Apesar da resposta rápida do INEM, em 13 segundos, entre 2007 e 2009, este ficou distante dos 5 segundos desejados.

Das 1,4 milhões de chamadas de 2010, 492 mil são do Norte do país. Lisboa e Vale do Tejo solicitaram o pedido 465 mil vezes. A região Centro solicitou o serviço de emergência através de 343 mil telefonemas, seguida do Algarve, com cerca 100 mil telefonemas.

FIRESHELTER52

04/05/2011

Acção de Sensibilização Mass Training - SIEM e Suporte Básico de Vida


Acção de Sensibilização Mass Training - SIEM e Suporte Básico de Vida - Dia 21 de Maio , 9h00 - Espaço Multiusos de Albufeira

Esta iniciativa destina-se a todos os cidadãos residentes no concelho, com idade compreendida entre os 18 e os 55 anos, sem limitações físicas impeditivas de efetuar manobras, esforços e movimentações a simulação de vítimas no chão.

Através desta ação, o Município pretende formar cidadãos que saibam como agir em situações de emergência, tornando-se aliados determinantes dos serviços de emergência médica.

Em caso de doença súbita, acidente ou catástrofe, a demora na prestação de socorro pode ter consequências trágicas. É extremamente importante que qualquer pessoa, ao aperceber-se de uma situação urgente, acione de imediato as medidas de auxílio adequadas, de forma a evitar o agravamento da situação.

Seja o primeiro elo desta cadeia de sobrevivência.

Inscrições gratuitas no CIAC da Câmara Municipal de Albufeira,
telefones: 289 599 520/851/521, email: ciac.gam@cm-albufeira.pt e Juntas de Freguesia.

Ministrado por Bombeiros Voluntários de Albufeira e INEM

FIRESHELTER52

...Fogo Florestal...

Encontrei na net este vídeo, onde demonstra o trabalho dos Bombeiros Franceses.

Não é nada de novo ou fora do comum, mas está muito bem compilado com fotografias e vídeos com imagens muito fortes de como é a luta de um bombeiro num incêndio florestal.

Consegues-te ver ali?

Situações destas, quantas temos para contar?




Enfrenta o teu caminho com coragem, não te deixes paralisar pelas críticas dos outros e nunca te paralises pelas tuas próprias críticas...
Tudo o que não me mata, faz-me mais forte


FIRESHELTER52

03/05/2011

Meios aéreos de combate aos incêndios vêm mais cedo para o Algarve


Embora a directiva operacional de combate aos incêndios florestais não tenha sido apresentada até à data, o que se pode garantir é uma reorganização dos meios nas diversas fases em todo o Algarve.

Esta situação não permite dizer com clareza como serão distribuídas as equipas e em que moldes de funcionamento, embora possa vir a ser quase garantido que os números serão iguais a 2010.

Sabe-se desde já que nos Centros de Meios aéreos do Algarve, nomeadamente Monchique e Cachopo será feita a antecipação das equipas em relação aos anos passados.

Em Monchique o helicóptero que habitualmente operava a partir de 1 de Julho virá a 15 de maio, em Cachopo o helicóptero que igualmente iniciava a 1 de Julho chegará a 15 de Junho.

FIRESHELTER52

Helicópteros do INEM passam a transportar órgãos para transplantes


Os helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão passar a transportar órgãos para transplantes, depois de um protocolo assinado esta quinta-feira.

O documento permitirá reduzir o tempo de espera dos doentes que vão ser transplantados, bem como os custos para o Estado.

O protocolo assinado entre o INEM e a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST) prevê que cinco helicópteros do INEM passem a transportar órgãos que posteriormente serão usados para transplantes.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, adianta que este acordo vai permitir reduzir não só o tempo de espera dos doentes que vão ser transplantados, como também os custos para o Estado.

A coordenadora nacional de unidades de colheita de órgãos e transplantação, Maria João Aguiar, sublinhou a mais-valia deste serviço, que possibilitará maior rapidez no transporte de órgãos para os hospitais, lembrando que "a qualidade do órgão depende do tempo em que está conservado em gelo".

De acordo com a responsável, em 2010 Portugal registou um total de 323 colheitas de órgãos.

FIRESHELTER52

02/05/2011

Bombeiros nova-iorquinos consideram morte de bin Laden um ato de justiça


No local onde estavam as Torres Gémeas, em Nova Iorque, o cenário é de festa, devido à morte do líder da al-Qaeda, Osama bin Laden.

Há centenas de pessoas a festejar a morte do líder da organização que foi responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 e entre elas há muitos bombeiros.

Dezenas de bombeiros morreram nesse dia a socorrer as vítimas dos atentados às Torres Gémeas.

Um dos bombeiros que estão neste momento a festejar a morte de bin Laden disse à CNN que é muito importante a morte de bin Laden por considerar que se trata de um ato de justiça.

RTP

FIRESHELTER52

Alcoutim Agricultor morre debaixo do tractor


Um agricultor morreu ontem na sequência do despiste do tractor que conduzia, quando trabalhava nas suas terras, no sítio de Santa Justa, freguesia de Martinlongo, em Alcoutim.

Custódio Afonso, casado, de 75 anos, saiu de manhã, de tractor, da sua residência para "amanhar uma horta e não regressou à hora do almoço como era habitual.

"Estranhando a demora no regresso, um familiar foi à procura dele e constatou que o tractor capotou e que o homem ficou entalado entre o tractor e o muro de um tanque".

Tudo indica que o terreno muito enlameado terá provocado o acidente. Pedido o socorro, oito elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, compareceram no local.

A posição do idoso, que deverá ter sofrido morte imediata, tornou difícil as manobras de resgate, que se prolongaram por cerca de duas horas.

O corpo foi removido, por volta das 15h00, para a morgue do Hospital de Faro. Em 2010, registaram-se em Portugal 34 vítimas mortais em acidentes com tractores.

Fonte: Correio da Manhã

FIRESHELTER52

01/05/2011

Quando se é exposto... ao Sofrimento de outros...


Hoje, Dia mundial do Trabalhador, gostaria de deixar aqui no blog uma postagem alusiva a esta comemoração, inserida no contexto do que é “TRABALHAR NOS BOMBEIROS”.

Poderíamos desde já, falar sobre a agressividade física do trabalho, dos perigos e segurança pessoal, dos incêndios e salvamentos, de cheias e inundações...

Mas, alguma desta missão é tão penosa para um trabalhador como os aspectos psicossociais a que um bombeiro profissional é exposto?

Este é um trabalho que desenvolve missões de resgate, salvamento, problemas graves e dramáticos que envolvem outras pessoas, impondo ao trabalhador níveis de responsabilidade e auto-exigência de elevado nível, pois não se considera a possibilidade de falhar, ou pior, a possibilidade de bloqueio mental não sabendo o que o trabalhador deva fazer no desempenho da sua missão.

Nos estudos dos factores de stress de várias profissões, ficou registado que no desempenho de missões que envolvem situações de trabalhadores que tem de lidar com o sofrimento agudo de outros, muitas vezes em condições de trabalho extremas, os mesmos ficam expostos a traumatismos “invisíveis”, que mais tarde se irão manifestar das mais variadas formas.

Estas experiências “traumáticas invisíveis” levam futuramente os trabalhadores a desenvolverem patologias de stress fisiológico e psicológico tal como transtornos mentais e outros problemas evidenciando os cardiovasculares.

Outro factor de stress pouco abordado nos estudos mas ainda que referido, é a situação de pré-planeamento e escolha de meios.

Os minutos de decisão que se sucedem após suar o alarme interno, no qual o líder tem de tomar o poder de decisão sobre a situação emergêncista que irá lidar provoca um factor de ansiedade extremo, que pode levar a acelerar todo o factor psicossocial a que o trabalhador está sujeito.

E, como bombeiro profissional, para mim, pessoalmente é sem dúvida o momento mais aflitivo, a surpresa do alarme e o stress da situação que se mantém até á saída do veiculo.

Toda esta situação descrita anteriormente, segundo os elaboradores dos estudos deve-se principalmente a longos períodos de inactividade física e psicológica no quartel, que em segundos tem de ser revertida.

No final desta pequena tese, pode-se reflectir que no fim de um turno a equipa recolhe à sua casa e família cheia de pensos invisíveis e de feridas por curar.

Feridas estas, que são tapadas pelos nossos lideres e representantes, com as notas que nos pagam o vencimento.

...Só que o dinheiro não é tudo na vida... e estas mazelas físicas e psicológicas demoram muito tempo a passar... e outras vezes nem passam, podendo mesmo levar o trabalhador a ser um mau profissional.

Para o Dia Internacional do Trabalhador

FIRESHELTER52

Dia Mundial do Trabalhador...


Foi no decurso da segunda Internacional Socialista, reunida em Paris em 20 de Junho de 1889, que por proposta de Raymond Lavigne foi deliberado convocar, anualmente, uma manifestação com o objectivo de lutar pelas oito horas de trabalho diário, na sequência de outras lutas laborais, entre as quais se inscreve a acção realizada a 1 de Maio de 1886 em Chicago e em cuja sequência morreram 12 operários.

O Primeiro de Maio representa assim um marco histórico na luta pelas reivindicações de melhores condições de trabalho e uma referência para as conquistas sociais alcançadas.

Nesta data e com particular significado nas actuais condições motivadas pela crise económica e pela especulação financeira, quero saudar todos os Bombeiros que de forma profissional se esforçam contornando dificuldades e divergências, para que aquilo que é mais sagrado, A SEGURANÇA dos seus irmãos possa vir a ser garantida.

A derrota, é visível, os nossos interesses profissionais, são sempre alcançáveis pelos interesses politico sociais de outros.

De dia para dia, aumenta a distância daquilo que é minimamente aceitável para a nossa segurança e desempenho da nossa missão, mas não é por isso que baixamos os braços.

Amanhã e depois a distância será maior, a oferta menor, as condições de trabalho deploráveis, e a culpa... Sempre Nossa...

Mas hoje é o nosso dia... Estamos cá de pé, com os punhos serrados, e o sangue a ferver nas veias.

Viva o trabalhador.

FIRESHELTER52