30/06/2012

Golas ou Agueiros... Como escapar deste fenómeno mortal do mar

O SAFEPLACE52 deixa-vos aqui umas dicas de como escapar quando apanhados por uma gola ou agueiro numa praia.

Primeiro vamos perceber o que é uma gola ou agueiro, diferentes nomes, para situações potencialmente mortais diariamente nas praias do nosso território.

O mar quando chega à praia na forma de onda, espalha-se em toda a sua linha longitudinal, sendo que quando a onda regressa ao oceano não o faz da mesma forma, mas sim concentra-se toda numa determinada área como se fosse uma chaminé que regressa mar dentro apenas numa determinada zona.

Quanto mais forte é o mar ou violento, mais velocidade de retorno ganha na gola ou agueiro, sendo ainda que a inclinação da praia em relação ao mar influencia a velocidade de regresso da onda ao oceano.



O fenómeno que ocorre é quando um banhista é apanhado num agueiro sente que está a ser arrastado para o mar pela corrente, desenvolvendo uma natação que se torna impotente contra tal fenómeno levando-o rapidamente à exaustão e à ansiedade, produzindo o afogamento fatal em poucos segundos...

Normalmente estas zonas quando localizadas são identificadas pelos concessionários da praia como zona perigosa para banhos, estando os Nadadores Salvadores em alerta e colocada sinalética própria no local ou zona.

Mas nem sempre as golas são fixas, a maioria varia com a maré, com a ondulação, vento, inclinação da praia ou correntes, sendo então que podem aparecer em qualquer parte sendo mais intensas e vulgares quando o mar está mais revolto.

Em todo o caso sempre que um banhista é apanhado por uma gola ou agueiro deve:

Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre á tona de água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.

Independentemente de estar ou não em afogamento deve iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário.

Alguns metros mais à frente a gola perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.

Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.

Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.

Não deverá utilizar os dois braços em simultâneo ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.

Após sair da água deve descansar e recorrer a um posto médico ou pedir apoio se necessário.


VEJA AQUI UM DRAMÁTICO VIDEO DE UM AFOGAMENTO NUM AGUEIRO



Outras ações poderão também ajudar mas importa referir que a calma, e a adoção de medidas gerais de segurança para banhistas são fundamentais para evitar este e outros acidentes.

Mantenha-se atento aos seus amigos e familiares, partilhe estas informações e tenha um verão seguro.

FIRESHELTER52

Tavira... CARIBE Português...

Onde começa o mar... onde acaba a terra... NÍNGUEM SABE!

Clicar nas imagens para aumentar










FIRESHELTER52

Exercício de busca e salvamento marítimo a sul do Guadiana

No próximo dia 03 de julho, vai realizar-se numa área a sul da foz do rio Guadiana, um exercício combinado de busca e salvamento marítimo, coordenado pelo centro de busca e salvamento marítimo de Lisboa (MRCC LISBOA) e apoiado pelo centro de busca e salvamento de Madrid (MRCC Madrid).

O exercício, na sequência das relações bilaterais entre as autoridades marítimas de Portugal e Espanha, consistirá na simulação da colisão entre uma embarcação Marítimo-turística portuguesa e uma embarcação de pesca espanhola, resultando do acidente um ferido politraumatizado, dois náufragos e um desaparecido.

SaLiente-se que este exercício tem como propósito desenvolver a articulação entre os dois centros de busca e salvamento marítimo, bem como a cooperação entre entidades e meios envolvidos na área do exercício, e a interação com os agentes de proteção civil dos dois países no apoio e evacuação de sinistrados.

O exercício conta com a participação de diversas entidades designadamente MRCC LISBOA, Comando da Zona Marítima do Sul, Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, Força Aérea Portuguesa, INEM e homólogo espanhol, Bombeiros de Vila Real de Santo António, Comando Distrital de Operações de Socorro, MRCC MADRID, MRSC Huelva, Capitania Marítima de Huelva, com utilização de diversos meios de busca de superfície e aéreos portugueses e espanhóis.

FIRESHELTER52

Fase Charlie do DECIF começa amanhã

Vai ter início no domingo, 1 de julho, a Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o corrente ano.

Esta fase contará, até ao dia 30 de setembro, com o empenhamento de 9324 operacionais e 1982 veículos pertencentes aos Corpos de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da ANPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e AFOCELCA, apoiados por 44 meios aéreos.

Saliente-se que a GNR assegurará, ainda, o funcionamento de 237 postos de vigia.

A ANPC releva o empenho de todas as forças e instituições que integram o Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS), e que diariamente cooperam na luta contra o flagelo dos incêndios florestais, relembrando todavia o enorme papel do cidadão - que deve evitar assumir comportamentos de risco - para que o objetivo de redução da área ardida anual seja uma constante.

Fonte: regiao sul

FIRESHELTER52

28/06/2012

Habitação Antiga VS Habitação Moderna


Deixo aqui este testemunho muito elucidativo que compara o comportamento dos incêndios estruturais em habitações antigas vs habitações modernas.

Os recheios das habitações mais antigas eram construídos em madeira e utilizava-se o algodão e a lã em vez de fibras compostas sendo hoje em dia quase tudo construído com base em fibras inflamáveis derivadas do petróleo e outros componentes que reagem muito rapidamente às combustões.


Ao contrário do que se poderia esperar, vejam e analisem estas duas situações.



FIRESHELTER

27/06/2012

11 Vitimas de Acidente em Praias do Algarve

Em Sagres, ontem, nove estudantes ingleses conseguiram salvar-se após terem sido arrastados por um corrente marítima e sofrido diversas escoriações.
Três deles acabaram por receber assistência no Hospital de Lagos.


Na Praia da Rocha, em Portimão, um homem foi vítima de um traumatismo na face ao cair de uma moto de água.

Em Albufeira uma jovem escorregou de uma rocha por causa de um cão, tendo sido salva por uma equipa de grande ângulo dos Bombeiros de Albufeira.

Nove estudantes de nacionalidade inglesa, com idades na casa dos 20 anos, sofreram escoriações nos braços e nas pernas ao tentarem desesperadamente salvar-se, escalando uma falésia após terem sido arrastados por uma corrente marítima.

O incidente ocorreu, ontem, cerca das 17.00, na zona de Armação Nova, a norte do Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, depois do grupo de aventureiros ter decidido descer por uma arriba com cerca de setenta metros de altura, com carreiros a servirem de acesso até ao mar, apurou o DN junto da Autoridade Marítima e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Após o susto na água quando nadavam sem conhecer a zona, os jovens conseguiram escapar-se e subir até cerca de metade da arriba, onde acabaram por contar com o apoio de um cabo lançado de uma viatura de todo-o-terreno da Polícia Marítima, entretanto alertada para a situação por um militar da Guarda Nacional Republicana, que se encontrava de folga.

"Quando chegaram ao topo da falésia, duas raparigas e um rapaz tiveram de receber logo os primeiros socorros devido aos ferimentos expostos nos membros superiores e inferiores. Uma das jovens estava mesmo multo mal tratada, tendo sido a que sofreu mais com a situação. Apesar de tudo, todos os elementos do grupo encontravam-se serenos e conscientes do perigo que correram", contou ao DN Joel Ramos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Aqueles três feridos acabaram por ser levados para o Hospital de Lagos, tendo a operação das autoridades sido dada por concluída por volta das 18.00.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2633345&seccao=Sul

FIRESHELTER52

E se a válvula do ARICA se partir !!!!

Deixo-vos aqui um video sobre o comportamento das garrafas utilizadas nos ARICAS em caso de ruptura ou acidentes nas válvulas de abertura e fecho.

Autênticos misseis que carregamos às costas...



FIRESHELTER52

26/06/2012

Revista em Parada- CBM Tavira


FIRESHELTER52

Marinha - ISN



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Leiria reforçados com 12 elementos

O corpo dos Bombeiros Municipais de Leiria (BML) foi reforçado, no sábado, com mais 12 elementos, depois de seis meses de formação teórica e de seis meses de formação prática.

A cerimónia de compromisso de honra decorreu no Jardim de Santo Agostinho, junto ao quartel dos BML.

Raul Castro, Presidente da Câmara de Leiria, assinalou a importância deste dia não só para os bombeiros que integraram a corporação dos BML como para o próprio concelho. “Apesar da conjuntura, estamos a tentar fazer todos os esforços para garantir mais segurança às pessoas e bens.”

O autarca destacou ainda o empenho dos BML e pediu aos 12 bombeiros estagiários para honrar o nome da corporação. Artur Figueiredo, Comandante dos BML, enalteceu o sentido de responsabilidade, de colaboração e o espírito de missão e de bem servir que os novos elementos demonstraram.

Com a entrada dos novos bombeiros, os BML passaram a ter um efetivo de 61 elementos. “Tendo em consideração a atual organização do serviço em cinco piquetes, seria desejável ter um efetivo com cerca de 70 bombeiros”, afirmou Artur Figueiredo.

“Contudo, conscientes da situação difícil que atravessamos, teremos de realizar nos próximos anos uma gestão eficaz dos recursos humanos, dos quatro Corpos de Bombeiros, com o sentido de continuarmos a cumprir a nossa nobre missão”, acrescentou o Comandante dos BML.

José Manuel Moura, Comandante Operacional Distrital, felicitou os BML por terem conseguido formar e preparar novos bombeiros recorrendo aos recursos internos, contribuindo, assim, para diminuir custos. “Este reforço de mais 20% do quadro de pessoal dá-nos a todos – concelho e distrito – melhores condições para podermos cumprir melhor a nossa função.”

Durante a cerimónia foram ainda galardoados 13 elementos do BML com a Medalha de Assiduidade Grau Ouro 20 e 15 anos, e Grau Prata 10 anos, como “reconhecimento da sua presença regular, aliada ao bom comportamento demonstrado no desempenho das suas funções”.

A “forma competente, dedicada, eficiente e profissional” como Horácio Santos, Adjunto de Comando, tem desempenhado as suas funções ao longo dos 30 anos em que presta serviço aos BML também foi distinguida, através da atribuição da Medalha de Dedicação da Liga dos Bombeiros Portugueses.

por Município de Leiria a Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 in Facebook

FIRESHELTER52

25/06/2012

Ourique continua à espera do helicóptero de combate inicial a incêndios

O Comandante Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil, recebeu do Município de Ourique as mais sérias preocupações face à não definição do estacionamento do helicóptero de combate inicial a incêndios no Centro de Meios Aéreos de Ourique, que deveria ter sido concretizado a 15 de junho e cujo adiamento se torna prejudicial.

Em comunicado o Município de Ourique recorda que tem desenvolvido esforços, ano após ano, para a melhorar as condições de funcionamento do Centro de Meios Aéreos de Ourique, com resultados bastante positivos no combate a incêndios e na diminuição da área ardida. Como exemplos da importância da instalação deste meio aéreo em Ourique, a autarquia ouriquense destaca o facto de já ter ardido este ano uma área superior à ardida no ano anterior, a área geográfica de intervenção que abrange parte significativa da região e os resultados anteriormente registados que comprovam o seu melhor aproveitamento a favor de um processo de combate a incêndios no território nacional.

Entretanto, continua a ser aguardado em Ourique o helicóptero de combate inicial a incêndios, e com carácter de urgência, devido às elevadas temperaturas que actualmente se fazem sentir na região baixo alentejana e norte algarvia.

FIRESHELTER52

24/06/2012

Governo com intenção de retirar helicóptero do INEM sediado em Loulé

O presidente da Câmara de Loulé criticou a intenção do Governo de retirar o helicóptero de emergência médica que se encontra sediado na BHSP de Loulé, mas sublinhou que mais importante é a construção do Hospital Central do Algarve.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou que Aguiar da Beira e Macedo de Cavaleiros vão ter mais duas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a área de cobertura dos helicópteros de emergência médica será reforçada, mas estas duas localidade e Loulé deixarão de ser bases para estas aeronaves.

O governante disse que as alterações que estão a ser estudadas pelo ministério relativamente à localização dos helicópteros têm como objetivo aumentar a cobertura em todo o país, meta que considerou ser mais importante do que estarem baseados numa determinada localidade ou noutra.

“Penso que poderão melhorar a assistência médica, mas isso não resolve o problema do Algarve, que continua a ser a região do país com maior necessidade de construção de um Hospital Central”, afirmou o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, que também é médico, ao ser confrontado pela Lusa com as declarações do ministro.

O autarca considerou que o Algarve é uma região “periférica” e continua a haver no norte e no centro do país uma concentração maior de hospitais centrais.

Disse também que a “prioridade número um” é, do seu ponto de vista, o Hospital Central do Algarve e não o de Todos os Santos, projetado para a zona oriental Lisboa.

“É com a construção de um Hospital Central que se permite a fixação de especialistas nas mais diversas áreas. E isso é mais urgente do que transferir as pessoas de helicóptero para outros hospitais”, referiu Seruca Emídio.

O presidente da Câmara de Loulé disse não perceber, no entanto, a intenção da tutela de retirar o helicóptero, porque “não há nenhuma outra localização mais favorável” do que a da cidade, no Algarve.

“Loulé está numa zona central do Algarve, está próxima do Hospital de Faro, que serve toda a região, perto do aeroporto do Faro e dispõe de um heliporto que foi alvo de um investimento para melhorar a sua operacionalidade”, afirmou.

O autarca sublinhou que foi lançado um concurso para as obras de melhoramento do heliporto de forma a poder operar também de noite, no valor de 800 mil euros, embora a estrutura sirva também para os meios de combate a incêndios florestais e de socorro no mar.

“Em tempos de racionalização de custos, não me parece razoável estar a fazer um investimento na melhoria do heliporto para poder operar também de noite e depois retirar o helicóptero de lá”, acrescentou.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=128497

FIRESHELTER52

Tavira comemorou 25 anos de Bandeira Azul

Realizou-se, no passado dia 21 de junho, a cerimónia do hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível – Praia para Todos - 2012 nas praias do concelho de Tavira, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal, de representante da Agência Portuguesa do Ambiente e de outras entidades.

No litoral tavirense, vinte e cinco anos depois da primeira Bandeira Azul da Europa – Praias ter sido içada na Ilha de Tavira em 1987, serão hasteadas Bandeiras Azuis nas praias de Tavira-Mar, pelas 10 horas, seguindo-se Cabanas, Terra Estreita e Barril, sendo que nesta última será igualmente içado o símbolo distintivo de Praia Acessível – Praia para Todos – 2012.

Na praia da Terra Estreita, será igualmente içado o galardão Quality Coast‘2011, atribuído pelo júri internacional The Coastal & Marine Union, sediado na Holanda e integrando várias universidades, no final da época balnear passada ao Município de Tavira e à Junta de Freguesia de Santa Luzia, enquanto responsáveis por aquela zona balnear.

Recentemente, as quatro praias de Tavira foram distinguidas pela Associação Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza como praias com qualidade de ouro, atestando a qualidade de uma frente balnear com cerca de dezassete quilómetros de areia limpa e águas tépidas entre as barras da Fuzeta e do Alacém.

Por outro lado, a Ilha de Tavira integra as 21 praias finalistas na eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria Praia de Dunas, sendo apadrinhada pelo ator Ruy de Carvalho que apela ao voto na única praia da costa sul de Portugal que se encontra a concurso.

As praias de Tavira voltam a estar em destaque, após terem sido, no verão de 2011, o cenário da série televisiva “Morangos com Açúcar” da TVI, e da distinção do Parque Natural da Ria Formosa no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas Naturais de Portugal” em 2010.

CM-Tavira

FIRESHELTER52

Sitio Web oficial dos Bombeiros de Tavira

Inseridos na nova página do Município de Tavira, dispõem agora os Bombeiros Municipais de Tavira de um separador destinado à promoção da sua identidade enquanto agentes de Protecção e Socorro na Sociedade Civil.

Sendo que o município criou uma "nova" página com uma nova imagem, uma navegação mais acessível, novos conteúdos e mais serviços disponíveis é o que vai encontrar no renovado portal.

Dão-lhe a conhecer um novo sítio onde pode navegar pela actividade municipal, nas diferentes áreas de intervenção, descobrir o concelho e toda a sua riqueza natural e cultural, realizar serviços online no balcão virtual e ficar a par das notícias que marcam a actualidade do concelho e da acção municipal.

A aposta nesta importante ferramenta de comunicação vem aproximar, ainda mais, Tavira e o Município dos seus munícipes e de todos os visitantes.

Descubra Tavira e tudo o que temos para lhe oferecer!

Visite:

http://www.cm-tavira.pt/site/content/camara-bombeiros/bombeiros-municipais-e-prote%C3%A7%C3%A3o-civil


FIRESHELTER52

Resposta de Emergência Médica para o Algarve

Haverá uma rede de emergência pré-hospitalar no Algarve que funcionará com os diversos meios do SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica)neste verão de 2012.

Ambulâncias INEM SBV com as respectivas reservas praticamente em todos os Corpos de Bombeiros da região mais os meios próprios de resposta à Emergência Pré-Hospitalar e ainda os meios de transporte de doentes de cada corpo de Bombeiros.

4 ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Vila Real de Santo António.

3 viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro

1 Helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé.

4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.

32 Postos de Praia para resolver pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol entre outros...

FIRESHELTER52

32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia

32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada, é o que prevê estar em funcionamento na região no âmbito do Plano de Verão 2012 que irá decorrer entre 1 de julho e 15 de setembro.

A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) anunciou que estabeleceu com a Cruz Vermelha Portuguesa um protocolo de colaboração para vigorar no âmbito do Plano de Verão 2012, durante a época estival, devido ao elevado número de pessoas que se encontram na região do Algarve, na medida em que “as prestações de cuidados de saúde assumem uma relevância especialmente importante, tornando-se indispensável criar as condições necessárias para garantir um atendimento de qualidade a todos os utentes, tanto aos residentes como aos turistas que nos visitam”, esclarece a ARS num comunicado distribuído à comunicação social. O objetivo é precisamente “reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve e permitir que a assistência a todos os que visitam a região seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade”, justificando-se assim a existência do Plano de Verão, implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

Os Postos de Praia funcionarão 9 horas diárias, entre as 10:30 e as 19:30, com início a 1 de julho e final a 31 de agosto, excepto 11 postos que se irão manter até 15 de setembro.

Na sequência da implementação do novo regime de taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, os atos de enfermagem efetuados serão sujeitos à aplicação da tabela em vigor, conforme estipula a Portaria nº 306-A/2011.

O Plano de Verão de 2012 disporá ainda de consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica nos diversos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos da Região.

FIRESHELTER52

Trabalhadores das Finanças vão aprender defesa pessoal

A delegação do Algarve do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) vai realizar uma formação de defesa pessoal para os funcionários das Finanças aprenderem a lidar com situações de perigo, disse à Lusa fonte sindical.

A notícia, avançada hoje pelo jornal «i», refere que a iniciativa vai decorrer no dia 30 de junho, em Albufeira.

«Perante o crescente estado de violência, os funcionários têm medo», disse à Lusa o delegado regional do STI, António Frazão, que acredita que esta violência é «fruto da pressão que os contribuintes sentem».

Diário Digital / Lusa

FIRESHELTER52

22/06/2012

Dia do Município de Tavira

Em Tavira vai ser assinalado mais um Dia da Cidade, com as respectivas comemorações previstas a partir das 09:30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho e pelas 10:00, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a sessão solene, contemplando a atribuição de distinções a cinco funcionários - medalhas de bons serviços e dedicação grau Prata (30 anos de serviço) e de um funcionário com grau Ouro.

Luís Manuel dos Reis Matos, Maria Amélia Simão, Libério Gomes Viegas, Ilídio Pereira Gonçalves Martins e Alfredo Custódio Fernandes são os nomes dos trabalhadores que serão distinguidos com medalha de Prata.

O bombeiro Municipal João Miguel Figueiredo Horta será galardoado com a medalha de bons serviços e dedicação grau Ouro pelo salvamento de duas pessoas, no gozo da sua folga, em outubro do ano passado, na Praia da Terra Estreita, na freguesia de Santa Luzia.

Refere também a autarquia tavirense a este propósito que o seu ato resultou no Prémio Bombeiro de Mérito 2011, atribuído, em maio passado, pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e entregue pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo
.


Será ainda atribuída a medalha de honra da cidade (grau ouro) à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira pelos “serviços de excecional relevância prestados a este Município”.

São distinguidos com medalha municipal de mérito grau prata as seguintes entidades e cidadãos: Casa das Artes de Tavira, Amílcar Manuel dos Santos Mendes (título póstumo), José Justiniano Rodrigues Palindra, José Martins Fernandes, José Simão Martins Cavaco (título póstumo), Manuel de Jesus Martins, Osvaldo Baptista Bagarrão, Rádio Gilão – Cooperativa Radiodifusão, Tavirádio – Cooperativa de Radiodifusão e Vidal José Pereira Fitas.

António da Cruz Várzea, Jorge Justo Pereira, José Geraldo Rosa, José Gonçalves Capelo, Manuel José Nabais de Paulo e Maria Otília Martins Cardeira são homenageados com medalha de mérito grau cobre.

FIRESHELTER52

Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico

A Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e o Hospital de Faro promovem no sábado, 23, a partir das 9:00, o arranque, pelo terceiro ano consecutivo, do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico, destinado a pais, professores e educadores que lidam com crianças até aos 8 anos.

O afogamento continua a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 8 anos, afeta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares.

Em 2009, registaram-se em Portugal 17 acidentes por afogamento, 13 dos quais a sul do País.

Em 2010, registaram-se no Algarve seis acidentes por afogamento, em 2011 entraram no Hospital de Faro oito casos de afogamento, dos quais uma vítima mortal e este ano há registo de um afogamento, cuja vítima faleceu.

“Sensibilizar os pais para esta problemática e, ao mesmo tempo, capacitar os educadores para intervirem em caso de afogamento”, são os grandes objetivos do curso. O arranque será dado no Hospital de Faro.

Esta iniciativa vai no seu terceiro ano consecutivo, tendo sido realizadas 17 sessões do curso, abrangendo mais de 276 pais, professores e educadores.

FIRESHELTER52

19/06/2012

INEM lança microsite de informação estatística

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou um novo microsite com informação estatística diversa sobre a atividade da instituição.

A iniciativa visa aumentar a disponibilização de informação aos cidadãos, permitindo que estes possam participar ativamente na vida da organização.

Para já, a informação disponível é relativa a:

• Centros de Orientação de Doentes Urgentes:

Tempo para atendimento das chamadas recebidas; número de chamadas de emergência recebidas; número de doentes transportados - helicóptero; número de acionamentos (totais e de cada um dos meios).

• Centro de Informação Antivenenos:

Total de chamadas; caracterização das intoxicações; intoxicações em crianças; intoxicações em adultos; avaliação de risco; orientação.

• Formação: Cursos de formação.

• Reclamações: Número de reclamações recebidas.

• Alvarás e vistorias:

Número de alvarás de entidades transportadoras de doentes emitidos; número de vistorias realizadas a ambulâncias não INEM; número de vistorias realizadas a instalações; número de certificados de vistoria emitidos.

Está previsto o desenvolvimento de melhorias, bem como a disponibilização gradual de mais informação

Siga o link:
http://www.inem.pt/stats/stats.asp

FIRESHELTER52

Dicas de Emergência em Acidentes Aquáticos

Clicar na Imagem para Aumentar
Por Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé

FIRESHELTER52

18/06/2012

Conheça o Pego do Inferno em Tavira

O lindíssimo Pego do Inferno situa-se na freguesia de Santo Estêvão, a cerca de 7km de Tavira, e constitui uma das mais bonitas paisagens Algarvias, embora que distinta da imagem turística do Algarve da costa dourada.

O Pego do Inferno é uma das quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água da região de Tavira.

Recentemente esta lindíssima envolvente foi submetida a uma eficaz requalificação do espaço, delineando um agradável percurso, que enriqueceu ainda mais toda a paisagem.

De facto, o ponto alto deste percurso é o bonito “Miradouro do Pego“, onde se pode admirar a grande beleza da queda de água que deleita quem a visiona, e oferece mergulhos refrescantes nos meses de verão.

A queda de água forma uma lagoa redonda, de um verde mediterrânico, rodeada de uma refrescante área arborizada.

O acesso ao Pego do Inferno, após o estacionamento, faz-se durante cerca de 100 metros até se aceder a uma escadaria de madeira, começando aí o percurso propriamente dito, levando a descida até ao Pego cerca de 300 a 400 metros.

A Lenda do Pego do Inferno

Diz-se que há muitos anos, uma carroça se despenhou no pego, caindo os ocupantes na lagoa.

Os cadáveres dos ocupantes da carroça e os dos animais que a puxavam nunca foram localizados e os mergulhadores não conseguiram encontrar o fundo da lagoa, chamando então ao local “Pego do Inferno.



O video foi partilhado de: desenvolturasedesacatos.blogspot.pt

FIRESHELTER52

16/06/2012

Venham espreitar e conhecer Tavira

Este lado do Algarve passa desapercebido a muitos turistas nacionais.

Quando se fala do Algarve, a maioria das vezes só entendemos a expressão da palavra com o sotaque estrangeiro.

Mas isso não acontece aqui no Sotavento.


Veja este video sobre a minha zona, o Leste Algarvio, da terra ao mar em segundo.
Deixem as imagens falar por si e descubra Tavira.



FIRESHELTER52

14/06/2012

Acidente na Altura fez uma vitima mortal

Um homem morreu na madrugada desta quinta-feira quando o automóvel que conduzia se despistou e embateu numa árvore próximo de Altura, concelho de Castro Marim.

O acidente ocorreu às 3 horas, na Avenida 24 de Junho, quando o homem, de 35 anos e nacionalidade portuguesa, perdeu o controlo do veículo ligeiro que conduzia e embateu violentamente numa árvore, precisou fonte do comando da Guarda Nacional Republicana em Faro.

O homem teve que ser desencarcerado, mas acabou por morrer no local, disse fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica, que deslocou para o acidente uma viatura médica de reanimação e uma ambulância de suporte imediato de vida.

Entretanto, já na manhã desta quinta-feira, às 7.58 horas, um embate entre dois veículos ligeiros na EN125, na entrada poente de Olhão, causou um ferido ligeiro.

JN

FIRESHELTER52

Interação de turma do IEFP nos Bombeiros de Tavira



Um grupo do IEFP do curso de Rececionista de Hotel juntou-se aos Bombeiros Municipais de Tavira a fim de elaborar um trabalho de grupo inserido na disciplina de Higiene e segurança.

Foi desenvolvida uma tese sobre o importante papel do rececionista no contexto profissional e a sua interligação à emergência.

O grupo apoiado por um formador dos Bombeiros Municipais de Tavira apresentou um trabalho em sala onde abordou a importância do acesso precoce ao 112 em situações de emergência que possam envolver clientes, trabalhadores ou acidentes nas instalações.

Desenvolveram ainda temas pertinentes de caracter frequente de emergência pré-hospitalar onde o rececionista é a primeira pessoa a chegar ao local das situações cabendo-lhe a ele dar a melhor e mais adequada resposta às situações apresentadas.

Posteriormente o grupo não quis deixar passar em branco a problemática dos incêndios nas instalações e a importância do saber utilizar os meios de combate a incêndio de primeira intervenção disponíveis nos hotéis.

Assim, foi feito uma breve introdução aos equipamentos de extinção mais usuais nessas situações, tendo o grupo vestido Equipamentos de Proteção Individual e desenvolvido uma demonstração do uso de extintores e linhas de mangueira para combate a incêndios.

Fica aqui a memória fotográfica da sessão:









FIRESHELTER52

Mass-Training – Suporte Básico de Vida e Sistema Integrado de Emergência Médica

O Espaço Multiusos de Albufeira recebe este sábado, 16, a partir das 9:00 horas, a formação «Mass-Training – Suporte Básico de Vida e Sistema Integrado de Emergência Médica», organizado pelo serviço municipal de Proteção Civil.

Promovido em colaboração com os Bombeiros de Albufeira e a Cruz Vermelha Portuguesa, a ação visa gerar cidadãos informados e que saibam como agir em situações de emergência, tornando-se por isso em aliados determinantes dos serviços de emergência médica.

“Em caso de doença súbita, acidente ou catástrofe, a demora na prestação de socorro pode ter consequências trágicas. É extremamente importante que qualquer pessoa, ao aperceber-se de uma situação urgente, acione de imediato as medidas de auxílio adequadas, de forma a evitar o agravamento da situação”, refere a autarquia.

A população alvo da ação abrange os cidadãos residentes no concelho de Albufeira, entre os 18 e os 55 anos, sem limitações físicas impeditivas de efetuar manobras, esforços, movimentações a simulação de vítimas no chão. Os participantes devem vestir roupa confortável.

O evento conta com participações limitadas às primeiras 150 inscrições, que podem ser efetuadas junto da autarquia ou das juntas de freguesia do concelho.

FIRESHELTER52

1ª Prova Topográfica Inter-Escolas Bombeiros de Vila Real Santo António

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António irão realizar no próximo dia 23 de Junho a 1ª Prova de Orientação Topográfica Inter-Escolas para Cadetes e Infantes.

Contarão com as Escolas dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e dos Bombeiros de Messines.

Esta prova destina-se aos elementos da Escola de Infantes Cadetes, pretendendo que os mesmos seja capazes de se orientar com coordenadas e pontos cardeais na Mata Nacional de Vila Real de Santo António, concluindo uma série de provas com obstáculos durante o seu percurso.

Cada equipa terá um líder que terá de garantir no decorrer dos trabalhos o sucesso e transição em todos os obstáculos e provas pretendidas que pode ser a realização de nós ou ligações até à montagem de linhas de mangueiras com ataque a focos de incêndio nascentes, entre outros.



FIRESHELTER52

2 Bombeiros dos Municipais de Olhão salvam bebé

Dois bombeiros dos Municipais de Olhão salvaram ontem um bebé que nasceu prematuramente e com dificuldades de respiração, numa casa na Fuseta.

Santiago, de sete meses, nasceu poucos minutos antes dos dois bombeiros terem chegado.

"Quando a mãe disse que chegámos tarde e vi o bebé já roxo, pensei o pior, mas depois percebi que se referia a termos chegado tarde ao parto", contou Rúben Pacheco, 24 anos, que rapidamente estimulou a respiração do bebé.

"Há mais dificuldades quando o bebé é prematuro, mas correu tudo bem", explicou o condutor da ambulância, Henrique Maria, de 43 anos.

Rúben teve a primeira experiência do género, mas Henrique já passou por outros casos do género. "Ele [Rúben] portou-se bem. Nem se notou o nervosismo", referiu.

13 Junho 2012
Por:Tiago Griff Correio da Manhã

FIRESHELTER52

12/06/2012

PERIGO toxinas ASP e DSP, nos Bivalves da Ria Formosa

As autoridades alargaram esta terça-feira a proibição de captura e comercialização a todas as espécies de bivalves da Ria Formosa e da zona litoral entre Faro e Vila Real de Santo António, informou fonte da Autoridade Marítima.

A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas ASP, que podem causar amnésia, e DSP, que podem causar diarreia, refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.

Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".

A proibição estende-se a todas as espécies de bivalves da Ria Formosa, entre Faro e Vila Real de Santo António, e da faixa litoral compreendida entre as mesmas localidades.

A presença da toxina ASP foi detectada em todas aquelas zonas, mas a toxina DSP apenas foi detectada na zona litoral entre Olhão e Faro, e entre Vila Real de Santo António e Tavira.

O IPIMAR especifica ainda que, na parte da Ria Formosa pertencente a Tavira e Vila Real de Santo António, as zonas onde a apanha está proibida são as de Quatro Águas/Torre de Aires e Cacela/Fábrica.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Algarve Risco de Incêndio é Preocupante

O concelho de Monchique, no distrito de Faro, mantém esta terça-feira o risco «máximo» de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, informa o Instituto de Meteorologia (IM), na sua página na Internet.

No entanto mais 9 Concelhos Algarvios incluindo Tavira mantém o risco «MUITO ELEVADO», sendo que todos os outros mantêm o risco «ELEVADO».

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Neste momento todas as corporações de Bombeiros da região dispõem de Equipas de Primeira Intervenção para ataque inicial aos Incêndios em espaços florestais e rurais, sendo apoiadas por um helicóptero bombardeiro pesado sediado em Loulé, o HESA II.

No próximo dia 15, entrarão em funcionamento mais dois meios aéreos na região, que ficarão sediados em Monchique e outro em Cachopo – Tavira, até ao final de Setembro.

O dispositivo conta ainda com vigilância florestal por pessoal das juntas de freguesias, equipas de sapadores florestais, GNR entre outros meios e entidades.

FIRESHELTER52

Reunião sobre Carreiras de Bombeiros Profissionais

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o sindicato do setor apelaram ontem à admissão de novos bombeiros e à concretização da progressão na carreira, alertando para riscos devido à falta de efetivos.

Numa reunião que decorreu hoje em Coimbra entre a ANBP, o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) e os comandantes dos bombeiros sapadores e municipais do país, foi decidido solicitar ao Governo que sejam admitidos novos bombeiros estagiários e que haja progressão na carreira.

"Caso contrário, a situação nos corpos de bombeiros profissionais vai tornar-se caótica. A atual falta de efetivos coloca, em alguns casos, o socorro em causa", é referido num comunicado divulgado no final da reunião.

Fonte: Expresso \ Lusa

FIRESHELTER52

10/06/2012

Crachá o símbolo da Autoridade

Não passa de uma anedota, com um significado moralista que pode ser interpretado por cada um da forma que mais lhe convier...
Mas não deixa de ter a sua razão lógica e a sua graça...

Um agente da ASAE vai a uma propriedade e diz ao dono, um velho agricultor:

- "Preciso inspeccionar a sua propriedade. Há uma denúncia de plantação ilegal."

O agricultor diz:
-"Ok, inspeccione o que quiser, mas não vá àquele campo ali."
E aponta para uma determinada área.

O agente da ASAE diz indignado:
- "O senhor sabe que tenho o poder da autoridade comigo?"
E tira do bolso um crachá mostrando ao agricultor:
- "Este crachá dá-me a autoridade de ir onde quero.... e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta.
Está claro? Fiz-me entender?"

O agricultor, muito educado, pede desculpa e volta para o que estava a fazer.

Poucos minutos depois, ouve uma gritaria e vê o agente de autoridade a correr para salvar a sua própria vida, perseguido pelo Asdrúbal, o maior touro da quinta...

A cada passo o touro vai chegando mais perto do agente, que parece que será apanhado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O agente está apavorado.

O agricultor larga as ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças dos seus pulmões:

- "O Crachá, mostre-lhe o CRACHÁ!!!"


FIRESHELTER52

Uma mulher caiu ao Tejo na Base Naval do Alfeite

Uma mulher caiu ontem ao Tejo, na Base Naval do Alfeite, quando gritava pelo filho, que ainda estava a bordo da fragata ‘Corte-Real’.

Tomada pela emoção, não viu o fim da plataforma do cais e caiu às águas do rio Tejo.

Rapidamente foi socorrida pela guarnição do navio de guerra, que chegava da Somália, e por um familiar de um militar que prontamente se lançou ao rio para a resgatar.

Foi um grande susto, que acabou sem ferimentos. Ainda assim, a mulher foi observada pela médica a bordo.

Ao fim de três meses de missão no Golfo de Áden, os 196 militares não escondiam a emoção de rever os entes queridos.

“O melhor momento é o da chegada”, contou ao CM Susana Antunes, 24 anos, operacional de comunicações, coberta de lágrimas ao abraçar os dois irmãos e para quem as missões no estrangeiro não são novidade. “Mas esta foi a mais longa”, admitiu.

Para António Ferreira, de 31 anos, que fez a manutenção do helicóptero da fragata, foi a segunda missão na Somália. “É sempre uma saudade imensa. Vamos falando ao telefone e através da internet, mas as saudades são muitas”, disse ao CM, com o filho de três anos nos braços.

Também o fuzileiro Ruben Fernandes, de 30 anos, tinha Salvador, de dois anos e meio, ao colo, feliz porque “a missão correu muito bem e agora estamos com a família”.

A ‘Corte-Real’ largou da Base do Alfeite a 12 de Março, levando a bordo 196 homens e mulheres, incluindo um destacamento de helicópteros e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem.

Integrou a Força Naval da União Europeia que, sob a égide das Nações Unidas, participa na 'Operação Atalanta' de combate à pirataria no Golfo de Áden, costa Leste da Somália, estreito de Bab Al Mandeb e Mar Vermelho.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/mulher-cai-ao-tejo-no-regresso-da-corte-real

FIRESHELTER52

Retrocesso Organizacional nos Sapadores de Lisboa

O alerta chega dos bombeiros de Lisboa: a qualidade do socorro na cidade está a ser posta em causa por uma reestruturação levada a cabo pela Câmara Municipal.

Num documento enviado a António Costa, a que o SOL teve acesso, os sapadores do Sindicato dos Trabalhadores do Município (STM) falam num «retrocesso organizacional»e dão exemplos concretos da forma como as mudanças estão a afectar o auxílio prestado aos lisboetas.

Um dos problemas apontados na carta enviada a Costa é o facto de a reestruturação – iniciada em finais de Março – ter feito com que haja «apenas uma viatura de desencarceramento para toda a cidade».

Por causa disso, as vítimas de um acidente na Avenida Salgado Zenha estiveram 10 minutos à espera de serem desencarceradas, quando podiam ter tido ajuda «em cerca de dois minutos», já que estavam junto a um dos quartéis da cidade. O caso, sublinham os bombeiros, podia ter sido ainda mais grave «se o acidente tivesse ocorrido em hora de ponta».

A situação tem-se repetido e, segundo o relatório do STM, «só o espírito de cumprimento do dever dos bombeiros tem evitado danos maiores».

Faltam homens e meios

Os sapadores explicam que a redução do número de homens por equipa – que passou de quatro para três – torna mais difícil o socorro, da mesma maneira que o número de viaturas nos quartéis é «manifestamente insuficiente». Razão pela qual os bombeiros dizem ser «vital a aquisição de mais alguns veículos escadas e de desencarceramento».

Uma fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) explica, aliás, ao SOL que o incêndio que ocorreu na Mouraria a 25 de Maio é um bom exemplo do que está a falhar. «Foi enviada apenas uma viatura para o local. E só muito depois chegaram mais duas. Graças a isso, o fogo alastrou aos edifícios contíguos à pensão onde tinha deflagrado o incêndio».

O problema, escreve-se no documento dirigido a Costa, acontece «devido ao facto de as viaturas que saem para socorro nem sempre saírem do mesmo quartel».

A mesma fonte do RSB conta que, na quarta-feira passada, o quartel mais próximo do Aeroporto de Lisboa «esteve todo o dia sem efectivos suficientes para fazer sair uma viatura» em caso de chamada. «Se tivesse havido uma calamidade no aeroporto, o socorro demoraria o dobro do tempo necessário».

Mas é também o auxílio prestado nos acidentes que se dão no Tejo que está em causa. Segundo o relatório enviado a António Costa, o Corpo de Mergulhadores do RSB foi transferido da Avenida D. Carlos I para Chelas, onde não há sequer um tanque para treinos básicos e «desguarnecendo completamente áreas próximas da foz do rio Tejo».

Para os sapadores está em causa a qualidade do serviço de uma instituição com mais de seis séculos de existência e que tem actualmente um dos tempos médios de resposta mais rápidos da Europa. «Conseguimos chegar rapidamente a locais onde por vezes os bombeiros até têm de ir a pé, por não entrarem as viaturas, porque temos um sistema de proximidade», comenta uma fonte do Regimento, explicando que há 10 quartéis espalhados por Lisboa.

Câmara nega problemas

Contactada pelo SOL, fonte oficial da Câmara de Lisboa assegura, porém, que «estão afastadas quaisquer hipóteses de diminuição da qualidade operacional». O gabinete de António Costa sublinha que Lisboa é uma das cidades europeias com um melhor rácio de bombeiros «por quilómetro quadrado e por cada 100 mil habitantes, tendo ainda recentemente entrado ao serviço 156 novos sapadores bombeiros».

A mesma fonte frisa ainda que as «escassas alterações» feitas ao RSB «foram validadas pelo vereador do pelouro, após proposta do Comando e com o parecer favorável das chefias».

margarida.davim@sol.pt

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=51549

FIRESHELTER52