28/02/2022

O Naufragio na Barra de Tavira do Salva-Vidas de Tavira

Um marco histórico dos heróis que escreveram no grande livro do socorro da nossa região prende-se com um fatídico acidente na Barra de Tavira que envolveu o naufrágio da embarcação do ISN da Estação de Salva Vidas de Tavira.


Decorria o dia 4 de Março de 1991, quando uma embarcação em dificuldades pediu apoio saindo de imediato a lancha salva-vidas do tipo Inglês Oakley, em serviço na estação de Salva Vidas de Tavira, juntamente com toda a sua tripulação.

Já na Barra do porto de Tavira, a embarcação salva vidas e a tripulação é sacudida por uma violenta onda.

A embarcação não resistiu e destruiu-se nas pedras do molhe da Barra de Tavira tendo apenas sobrevivido um dos tripulantes da guarnição da embarcação salva vidas.

Prestes a passar 31 anos deste fatídico acidente que levou a vida daqueles que saem para salvar relembramos o sucedido.

João Horta - FIRESHELTER52

O Último Grande Sismo em Portugal

No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.



Em 2019 marquei e relembrei o seu 50º aniversário, sendo o sismo que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.


João Horta - FIRESHELTER52

25/02/2022

Ação de divulgação no Tavira Gran-Plaza sobre prestação de serviço militar

O Tavira Gran-Plaza, em parceria com o Gabinete de Atendimento ao Público do Exército de Tavira, vai desenvolver uma ação de Divulgação de Interesse Público do Serviço Militar em Regime de Voluntariado e de Contrato no Exército Português, esta sexta-feira, entre as 09:00 e as 12:30, no Piso 0 (em frente à loja Worten).


O Exército Português no quadro das suas capacidades específicas e em função do interesse público que lhe incumbe salvaguardar, tem como missão, entre outros, “participar na defesa militar da República, participar em missões internacionais no âmbito das Organizações Internacionais, executar ações de cooperação técnico-militar, cooperar com as Forças e Serviços de Segurança, e colaborar em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria de qualidade de vida das populações”.

O Tavira Gran-Plaza pretende, assim, “proporcionar aos seus visitantes acesso a informações e esclarecimentos tão importantes acerca do serviço militar”.

Do Nosso parceiro informativo: Postal do Algarve

João Horta - FIRESHELTER52

Tavira: Polícia Marítima deteta 12 embarcações com Ilegalidades

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram, esta semana, uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade de pesca junto à entrada da barra de Tavira, da qual resultou a elaboração de 12 autos de notícia.


Durante esta ação, foram detetadas e fiscalizadas um total de 22 embarcações, sendo que 12 das embarcações se encontravam em situação de infração por se encontrarem a navegar e a praticar a atividade da pesca sem a devida documentação necessária, tendo os elementos da Polícia Marítima elaborado os respetivos autos de notícia.

Estiveram empenhados nesta ação cinco elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura e uma embarcação.


João Horta - FIRESHELTER52

22/02/2022

Previsão de Bons Períodos de Chuva para Quinta Feira no Sul

Assistir no horizonte de regiões tão carentes como o sul um evento chuvoso com alta probabilidade de ser cumprido, é algo positivo.


João Horta - FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na EN125 Livramento

As equipas de emergência responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona do Livramento.


Uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e uma viatura ligeira de mercadorias fez 2 feridos que foram assistidos e transportados ao Hospital de Faro.

A circulação auto na zona do acidente sofreu abrandamento enquanto decorriam as necessárias manobras de assistência e desencarceramento dos sinistrados.

Estiveram empenhados nesta operação o INEM com uma ambulância SIV sediada em Tavira e os Bombeiros de Tavira com um Veiculo de Comando, um Veiculo de Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

As autoridades de trânsito garantiram a segurança das operações na estrada no decorrer dos trabalhos.

Foto de Arquivo: SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

21/02/2022

Polícia Marítima de Tavira elabora 20 autos de notícia

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram, durante o fim de semana, uma ação de fiscalização e vigilância na sua área de jurisdição no concelho de Tavira, da qual resultou a elaboração de 20 autos de notícia.


Durante esta ação, que decorreu entre a noite de sexta-feira, 18 de fevereiro, e a madrugada de sábado, 19 de fevereiro, foram detetadas diversas situações de infração, nomeadamente estacionamento de viaturas e autocaravanismo em local proibido, utilização de detetor de metais sem o devido licenciamento e prática da atividade da pesca sem o devido licenciamento, tendo os elementos da Polícia Marítima elaborado um total de 20 autos de notícia.

Estiveram empenhados nesta ação quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura e uma embarcação.

AMN

João Horta - FIRESHELTER52

Incêndio no Algarve Dominado às 14:40 - 2 Meios Aéreos no Estiveram no Local

Dois meios aéreos e dezenas de operacionais combateram um incêndio que esteve a consumir mato e canavial ao longo da ribeira de Algibre, em Loulé, desde as 10h40 de hoje, dia 21 de Fevereiro.


O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve revelou que o fogo esteve a seguir «o percurso da ribeira» e que não está a ameaçar edificações.

Os meios aéreos já foram desmobilizados e neste momento estão empenhados no rescaldo às chamas 62 operacionais, apoiados por 21 veículos.

Foto de Arquivo DR

João Horta - FIRESHELTER52

Homem resgatado após queda no Rio Gilão em Tavira

Um homem com 66 anos, de nacionalidade sueca, foi esta madrugada resgatado depois de alegadamente ter sofrido uma queda acidental de três metros de altura na zona do rio Gilão, em Tavira.


Após um alerta recebido cerca 05:30, através de elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira, a informar para a queda de um homem no rio, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira.

“A vítima, que apresentava sinais de hipotermia e várias escoriações no corpo, foi resgatada para terra pelos elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira que prontamente a estabilizaram e assistiram no local, tendo de seguida procedido ao transporte da vítima para uma unidade hospitalar”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi contactado no intuito de dar apoio à vítima.

Coligido no nosso parceiro informativo: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

20/02/2022

Subida de Temperatura

As temperaturas vão subir nesta primeira metade da semana, com máximas acima dos 20 graus e mínimas não inferiores a 10.

Já estiveram dias de Primavera/Verão bem piores a nível de temperatura. 

A partir de Quinta-feira as temperaturas voltam a descer e pode regressar alguma precipitação.


João Horta - FIRESHELTER52


19/02/2022

Já conhece as novas medidas para o COVID19?

 No passado dia 17 de Fevereiro o Conselho de Ministros informa que em relação à Pandemia COVID19:



João Horta - FIRESHELTER52

18/02/2022

Equipas Respondem a Alerta Vermelho no Aeroporto de Faro

O copiloto de um avião com origem na Gran Canária e com destino a Amesterdão sentiu-se mal, obrigando o Boeing 723 a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Faro, esta sexta-feira à noite, informou à CNN o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.


O avião transportava 136 pessoas a bordo.

Dado o alerta vermelho, foi imediatamente ativado o Plano Prévio de Intervenção do aeroporto e para o local foram deslocados 24 meios terrestres e 61 operacionais dos bombeiros. Todas as restantes autoridades - PSP, GNR, Autoridade Marítima INEM e Cruz Vermelha - ficaram de prevenção durante a operação.

De acordo com o CDOS, a aterragem decorreu sem problemas e os meios foram já desmobilizados.


Foto SAFEPLACE52 ARQUIVO DR

João Horta - FIRESHELTER52

17/02/2022

GNR Tavira apanha homem depois de furtar uma máquina de tabaco em Tavira

O Comando Territorial de Faro da GNR, através do Posto Territorial de Tavira, constituiu arguido, esta quarta-feira, um homem de 34 anos por furto em estabelecimento comercial e apreendeu tabaco furtado, no concelho de Tavira.


No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares abordaram “uma viatura suspeita de envolvimento num furto ocorrido no interior de um estabelecimento comercial, na madrugada do dia 14 de fevereiro, de onde foi furtada uma máquina de tabaco”, explica a GNR em comunicado.

Na sequência das diligências policiais, as autoridades verificaram a existência de indícios relacionados com o furto, tendo sido apreendidos 116 maços de tabaco, bem como uma viatura, um par de luvas, um martelo e 16,22 euros em numerário.

O homem foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Tavira.

Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tavira.

Informação copiada do nosso parceiro: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

Lançados Novos Cartões de TAT -TAS - ODAE

Os cartões de identificação de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e Operacional de Desfibrilhação Automática Externa (ODAE) têm nova imagem. 

A reformulação destes cartões vem uniformizar estes documentos de identificação e melhorar a qualidade do design, impressão e nível de segurança. 

Com uma linguagem e elementos gráficos simplificados, cada cartão obedece a um código de cores que está associado à natureza da competência em questão. 

Desta forma, os novos cartões permitem uma identificação mais fácil do titular do documento. 

O curso de TAT ou TAS permite o exercício de funções em ambulâncias de transporte ou socorro, respetivamente, e pode ser realizado junto de qualquer uma das Entidades Acreditadas, disponíveis para consulta em: https://lnkd.in/dP8PigF6

João Horta - FIRESHELTER52

16/02/2022

Homem morto à facada - Quarteira

Um homem morreu esfaqueado esta quarta-feira à tarde, na Avenida Sá Carneiro, em Quarteira.



A vítima foi atacada na via pública e o agressor fugiu do local, não tendo ainda sido localizado.

O homem foi socorrido no local pelo INEM e embora tenham sido realizadas manobras de reanimação, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária.

“A vítima mortal, Sílvio Rocha, era jogador de futsal do CheCul Quarteira e tinha jogo-treino, esta quarta-feira, frente ao Bonjoanense, em Faro”, avança o jornal Correio da Manhã, acrescentando que “os colegas de equipa aguardavam pelo jovem e ficaram em choque ao saber da notícia”.

Noticia Copiada do nosso parceiro informativo: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

Registou-se Hoje Outro Acidente com Ambulância na A22 - Boliqueime

Uma ambulância de transporte de doentes de uma empresa privada, despistou-se esta quarta-feira de manhã na A22 (Via Infante de Sagres), na zona de Boliqueime, no concelho Loulé, que segundo notícia avançada pelo Correio da Manhã (CM) online. 

O condutor e único ocupante da viatura, sofreu ferimentos ligeiros, tendo sido assistido no local pelos bombeiros e pelo INEM, sendo depois transportado para o hospital.


Foto in: https://regiao-sul.pt/2022/02/16/sociedade/despiste-de-ambulancia-na-a22-em-boliqueime-faz-um-ferido-ligeiro/569824

João Horta - FIRESHELTER52

15/02/2022

Ambulância da Cruz Vermelha despista-se na Via do Infante entre Olhão-Tavira

Uma ambulância da Cruz Vermelha despistou-se na tarde desta terça-feira, 15 de Fevereiro, na A22, na zona da Foupana (Olhão), causando seis feridos, um deles grave avança o jornal on line Sul Informação.



O despiste aconteceu perto das 16h45 ao quilómetro 95 da Via do Infante. no sentido Olhão-Tavira, perto da Estação de Serviço de Olhão.

Ao Sul Informação, fonte do Comando Regional do Algarve adiantou que há «seis feridos».

Trata-se de dois trabalhadores da Cruz Vermelha e quatro pessoas que estavam a ser transportadas na ambulância.

Dos seis feridos, cinco são ligeiros e apenas um é grave (um dos profissionais da Cruz Vermelha).

Todos foram transportados para o Hospital de Faro.

De acordo com a mesma fonte, a ambulância «saiu fora da estrada».

No local, estão 29 operacionais, apoiados por 14 veículos, dos Bombeiros, INEM e concessionária. O trânsito está condicionado.


Foto de Arquivo SAFEPLACE52 / DR

João Horta - FIRESHELTER52

Foi Há 81 anos a maior tempestade registada em Tavira

Se a nefasta II Guerra Mundial ocupava até então, e consecutivamente, as primeiras páginas dos diários nacionais, um raro fenómeno meteorológico remeteu as notícias dos combates para as páginas centrais.


Um terrível ciclone extratropical atingiu e devastou Portugal, a 15 de Fevereiro de 1941.

Naquele dia, teve lugar a maior tempestade até então registada pelo Observatório Meteorológico de Lisboa, criado em 1854

Em todo um cenário dantesco, o Algarve não foi exceção. A imprensa da época, como «O Século» e o «Diário de Notícias», divulgou amplamente os efeitos na região.

O vento terá soprado a uma velocidade de 140 km/h no Algarve e, nas palavras do correspondente do «Diário de Notícias», «tudo foi varrido, esfacelado, aniquilado».

Na velhíssima cidade de Tavira, «contam-se às dezenas os prédios que sofreram prejuízos.

Na fábrica de moagem de J. A. Pacheco, o vento levou grande parte da cobertura, o mesmo sucedendo no armazém contíguo à moagem da firma Araújo Ribeiro & Dias.

Na fábrica de conservas Balsense e na casa do salva vidas também abateram os telhados».

Também em Tavira, «o Bairro Jara habitado por gente pobre foi atingido gravemente, havendo moradias que ficaram destelhadas e em ruínas.

Na bacia das Quatro Águas uma barca da Companhia de Pescarias Algarve, denominada Moagem, foi ao fundo, carregada de sal.

Os batelões da mesma companhia que estavam junto do rio, que corre paralelo à costa foram atingidos pelas vagas, afundando-se.

Na ilha de Tavira a água do mar juntou-se à do rio, pondo em sério risco o arraial da armação daquela empresa.

A maioria das cabanas existentes na ilha foi levada pela corrente.

No campo, milhares de árvores foram destruídas [No sítio das Cabanas, um olival, de que é proprietário o Sr. José Chagas, de cerca de trezentas árvores, só oito ficaram de pé].

Não há comunicações. A camioneta que faz a carreira diária entre a cidade e a vila de Alportel foi atingida por uma árvore».

«No sítio da Fortaleza, junto da armação do atum, o mar abriu nova barra de grande extensão» Na freguesia da Luz, «até a erva foi queimada pelo vento».


Bibliografia: Jornais «O Século» e «Diário de Notícias» de fevereiro de 1941 e Conta de Gerência do Município de Portimão de 1942 (gentilmente cedida pelo Centro de Documentação do Museu de Portimão)


João Horta - FIRESHELTER52

11/02/2022

Bombeiros de VRSA vencem prémio na campanha “Quartel Electrão”

Na 6.ª edição do “Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2021 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, os corpos de bombeiros do Algarve reuniram, no total, 121.511 quilos de equipamentos elétricos usados (1.202 quilos de lâmpadas e 222 quilos de pilhas).


Os bombeiros das 13 associações humanitárias do distrito de Faro, que participam nesta campanha recolheram em 2021 mais de 122 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos. Estas associações recebem 75 euros por cada tonelada de material recolhido, ascendendo o valor no distrito de Faro a 9.220 mil euros.

A edição de 2022 do “Quartel Electrão” começou no mês de janeiro, danda às associações humanitárias de todo o país a oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.

É possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde pode depositar lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados através do site www.ondereciclar.pt.

https://jornaldoalgarve.pt/bombeiros-de-vrsa-vencem-premio-na-campanha-quartel-electrao/

FIRESHELTER52 - João Horta

Registado Sismo de 4.1 a SW de Sagres

 O Instituto Geográfico Nacional IGN registou na manhã de hoje dia 11 às 08:53 um sismo de magnitude 4,1 no mar a SW de Sagres.



O evento que se registou a 1km de profundidade foi sentido pela comunidade do barlavento algarvio segundo o que se pode coligir nas redes sociais embora não tenha provocado danos.

Na mesma localização por volta das 09:22 foi ainda registado outro evento sísmico a cerca de 17km´s de profundidade com a magnitude de 2.3


João Horta - FIRESHELTER52

07/02/2022

UCC da GNR Apanha 700 KG de Droga na Fuseta

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana - GNR, apreendeu este domingo, cerca de 700 quilos de haxixe no Porto de Pesca da Fuseta, no concelho de Olhão.



Em comunicado, a GNR avança que no âmbito da sua missão de vigilância, em particular no combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), detetou uma embarcação a navegar com as luzes apagadas «e com um comportamento suspeito junto à Barra da Fuseta», facto que levou à mobilização de meios da guarda para o local.

Pouco depois, a embarcação que entrou no Porto de Pesca da Fuseta, acabou por ser intercetada com aproximadamente 700 quilos de haxixe, (20 fardos). Ao aperceberem-se da presença da GNR, os suspeitos puseram-se em fuga. A embarcação e o produto estupefaciente foram apreendidos.

Na sequência da ação foi elaborado um auto de notícia. Os factos foram remetidos ao Departamento de Investigação e Acão Penal (DIAP) de Faro.

https://www.algarveprimeiro.com/d/embarcacao-com-700-quilos-de-haxixe-apreendida-no-porto-de-pesca-da-fuseta-/42945-83

João Horta - FIRESHELTER52