10/09/2011

11 Setembro dia do Bombeiro Profissional em Loulé


Este domingo, dia 11 de Setembro, Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, vai estar em Loulé para presidir à cerimónia das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que, nesta quarta edição, terão como palco a Praça da República, frente aos Paços do Concelho.

As actividades arrancam pelas 15 horas, com a formatura geral composta por bombeiros profissionais de todo o País.

Do programa faz ainda parte a assinatura de protocolos, a entrega da Medalha de Mérito da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais ao autarca louletano, Seruca Emídio, e a entrega de condecorações aos bombeiros profissionais no activo e aposentados.

As comemorações do Dia Nacional do Bombeiro Profissional encerram com um jantar no Quartel dos Bombeiros Municipais de Loulé.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

5 comentários:

Anónimo disse...

Já tivemos o dia Nacional do Bombeiro... (29 Maio 2011 Aveiro)
Agora vamos na 4ª edição do Dia Nacional do Bombeiro Profissional...
E porque não em Outubro ou Novembro o Dia Nacional do Bombeiro Privativo?
O que eu quero mesmo é ver, a regulamentação da carreira que há anos que anda de secretária em secretária, com ajustes aqui e ali...
Os Sapadores e Municipais caminham com um futuro risonho, para eles e paras as famílias que tem de alimentar... e vamos fazer festas e convidar ministros.
Às tantas é como o ano passado, damos-lhe uma medalha e eles dão-nos uma proposta para a nossa carreira que depois tivemos de andar a reunir para rever e pedir para substituir o que lá vinha escrito...
Já agora, alguém me pode dizer ao fim de um ano e depois das reuniões o que foi negociado para substituição da proposta apresentada pelo governo, ou a proposta simplesmente foi parar ao B.D.L.?
...Mais um “ já agora”... Profissional por quê? Porque no dia 21 o município mete lá o ordenado?
...Pela formação não deve ser de certeza.
... Escolaridade ou Grau académico, não me parece...
...Pela prestação diferenciada do serviço em relação aos voluntários e privativos, também não acho.
...Equipamentos e material... do pior, e o que vem chega tarde e as más horas.
!BOMBEIRO É TODO O HOMEM QUE SE FARDA DE PAZ, SEM COR RAÇA OU RELIGIÃO!
Dia do Bombeiro é Dia do Bombeiro...
Seja ele Profissional, Voluntário ou Privativo!

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

A história dos bombeiros profissionais nestes ultimos anos esteve a ser contada "in media res..."


(...é uma técnica literária onde a narrativa começa no meio da história, em vez de no início)

E isso é...

Para quando é o início profissional desta carreira, que já tem TANTAS páginas de história escritas?

...caminhamos para aquela parte do livro, onde as letras são mais profundas e escuras :(

Ou para aquela parte do livro, onde as letras estão tão ao de leve que não se conseguem ler?

FIRESHELTER52

Anónimo disse...

Mais um voluntário a queixar-se. Eu já fiz voluntariado no verdadeiro sentido da palavra, não recebia nada em troca só um obrigado, e isso sim é o voluntariado, não é ter uma profissão, seja qual for, ir umas horas ao quartel para completar as horas mínimas exigidas legalmente e vir reclamar que não recebe nada, e mais, depois há aqueles meninos que na altura do verão metem ferias para integrar a equipa de ecin dos bombeiros para receber mais uns euros, por amor de Deus, os bombeiros profissionais estão nesta triste situação por causa de vocês, é que mesmo que nos quiséssemos fazer greves para lutar pelos nossos direitos não conseguimos pois o governo sabe que se os profissionais não fizerem estão la os voluntários para fazer, temos o exemplo da psp que vai conseguindo o que quer porque não existe psp voluntários, o governo pensa nisso, ora se a psp não faz quem o vai fazer? por isso mesmo sou da opinião de acabarem com os bombeiros voluntários, que são um dos cancros da nossa sociedade, há sempre subsídios para eles, dinheiros para novos quartéis (enquanto temos quartéis profissionais com mais de 40 anos e para esses já não há) e se os membros do corpo activo quiserem fazer voluntariado vão para a cruz vermelha, agora parem de se armarem em coitadinhos, "á e tal somos mal pagos" vão reclamar para junto dos vossos patrões é lá nas vossas empresas que vocês são profissionais não nos bombeiros.

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Essa do já fiz voluntariado e não recebia nada em troca só um obrigado... ???

...épa, não sou digno de desconfiar da sua palavra, nem eu nem ninguém...
Mas já ando nesta vidinha à uns anos e sempre e até nos Municipais houveram dinheiros, prémios e "bacalhaus" mesmo para profissionais que "trabalhavam", ou desempenhavam missões extras.

Que este meu comentário não sirva de pretexto, para qualquer desentendimento no blog, antes até lhe agradeço por visitar e participar nas postagens.

De resto, acho que a parte de não haver policias voluntários explica bem a situação de defesa e hostilidade do estado aos bombeiros profissionais, quando se apoiam no “pseudo-voluntariado”...

Anónimo disse...

Não levo nada a mal, pois acho que o seu blog é um local onde se pode dar a opinião de forma livre, desde que não haja falta de respeito, na minha opinião eu não faltei simplesmente expressei a minha opinião.

Sim é verdade, voluntariado a custo de 0,00€, só os voluntários que faziam ecin é que recebiam alguma coisa.

Penso que na questão da policia estamos de acordo?!

Obrigado pela oportunidade...