31/08/2014

Embarcação salva-vidas SR-18 Sagres resgatou tripulante ao largo de Sagres

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), e a Capitania do Porto de Lagos, coordenou durante a madrugada e manhã de hoje uma operação de evacuação médica de um tripulante, de 26 anos e de nacionalidade filipina, com um traumatismo da mão esquerda com ferimentos, que se encontrava a bordo do navio mercante THORCO LEGEND. 

O navio mercante, de bandeira de Hong Kong, encontrava-se a navegar a cerca de 54 quilómetros a sudeste da Ponta de Sagres.
Após análise da situação o CODU-Mar solicitou a evacuação médica por via marítima.

Em articulação com a Capitania do Porto de Lagos foi empenhada a embarcação salva-vidas SR-18 da estação salva-vidas de Sagres, que resgatou o tripulante acidentado às 07h38 para o porto da Baleeira. 

O tripulante foi transportado para o hospital do Barlavento Algarvio, onde deu entrada em situação estável.

Fonte: Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa

Informação: Marinha Portuguesa // Fénix Renascer das Cinzas in facebook

FIRESHELTER52

Morto a Tiro ao Assaltar o Manta Beach

Homem foi encontrado morto numa urbanização a poucos quilómetros da discoteca Manta Beach na Manta Rota. 

Ex-segurança da Manta Beach assaltou espaço à mão armada com ajuda de cúmplice. 

Levou 500 euros e foi encontrado morto com tiro na cabeça.
(in "Correio da Manhã", 31.08.2014)
http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/assalta_discoteca_e_aparece_morto.html

FIRESHELTER52

Incêndio no Algarve Dominado

Ficou dominado pelas 4:20 da madrugada o Incêndio Florestal que lavrava na região Barlavento Algarvio.

Segundo a fita de tempo na página da ANPC com o cair da noite perto das 21:00 horas o incêndio passou a lavrar apenas com uma frente ativa e assim se manteve até às 4 da madrugada onde foi dado como dominado.

No entanto mais de 150 Bombeiros e 50 veículos ainda se encontram no local da ocorrência, comanda as operações de socorro, o Comandante dos Bombeiros de Portimão.

FIRESHELTER52

30/08/2014

2 aviões bombardeiros e 200 bombeiros no Algarve a Combater Incêndio

Dois aviões anfíbios e um helicóptero bombardeiro estão a ajudar a combater um incêndio com duas frentes, que está a lavrar desde as 14h40 deste sábado na zona de Fitos, perto de S. Marcos da Serra, no interior do concelho de Silves.

O fogo, que está a destruir uma zona de mato, está a ser combatido por perto de 200 operacionais, apoiados por 50 veículos.

Os dois aviões bombardeiros pesados anfíbios foram acionados cerca de uma hora depois de detetado o fogo, às 15h50.

Segundo o sítio na internet da Proteção Civil, este é o único fogo de grandes dimensões ativo a esta hora no país.

O Grupo de Reforço de Ataque Ampliado do Distrito de Évora encontrava-se pré-posicionado na zona.


FIRESHELTER52

29/08/2014

Novo regime jurídico do nadador-salvador

De acordo com artigo 31.º do documento, que entra em vigor cinco dias úteis após a publicação em Diário da República, "toda a piscina de uso público deve contar com os serviços de pelo menos dois nadadores-salvadores e respetivos equipamentos de salvamento".

"Trata-se de uma medida muito importante e que até agora não era levada em conta".

Outra das alterações introduzidas diz respeito à criação de três categorias profissionais, que irão permitir a progressão na carreira.

Segundo o diploma, serão criadas as categorias de nadador-salvador, nadador-salvador coordenador e nadador-salvador formador e a progressão será feita "de forma sequencial mediante a aquisição da habilitação legalmente exigida".

"Ficamos contentes porque com esta alteração é criada uma carreira para os profissionais. No entanto, terão de ser revistas algumas das barreiras que poderão dificultar a progressão nessas carreiras", ressalvou.

A criação da Comissão Técnica para a Segurança Aquática é outra das novidades neste novo diploma.

Este novo órgão, integrado na Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM), será composto por peritos e terá a função de coordenar e acompanhar a atividade dos nadadores-salvadores.

O presidente da Fepons disse, contudo, haver ainda preocupação com as questões ligadas à contração: "Atualmente a contratação dos nadadores-salvadores cabe apenas aos concessionários, quando, no nosso entender, devia ser responsabilidade das autarquias", defendeu.

Alexandre Tadeia referiu que o facto de os nadadores- salvadores serem contratados única e exclusivamente por concessionários faz com que muitas praias portuguesas não sejam vigiadas.

"Há vários anos que defendemos que era conveniente que a contratação dos nadadores-salvadores passasse para a responsabilidade do serviço de Proteção Civil dos municípios. Todos ficariam a ganhar", reiterou.

Ainda recentemente, a Fepons tinha criticado a lei que permite aos concessionários de praia funcionarem fora da época balnear sem a obrigatoriedade de nadador-salvador, alertando para o possível aumento do número de afogamentos na costa portuguesa.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/268758/novo-regime-juridico-do-nadador-salvador-entra-em-vigor-na-proxima-semana

FIRESHELTER52

Lagos envolve população na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami

Lagos acolhe o II Seminário do Projeto INsPIREd e homenageia Luis Mendes Victor – Informar e envolver a população na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami é fundamental para aumentar a sua resiliência e minimizar eventuais danos. 

São estes os principais objetivos do II Seminário do Projeto INsPIREd, que se realiza entre os dias 04 e 06 de setembro. 

No dia 06, o Município presta homenagem ao Professor Luís Mendes Victor. No fundo pretende-se, com a realização deste seminário, contribuir para a criação de uma cultura de risco na população. 

O envolvimento desta na prevenção do risco implica desde logo conhecer as vulnerabilidades sociais, situação fundamental para a posterior formulação de soluções.

O Projeto INsPIREd resulta de uma parceria criada ao abrigo do Acordo EUR-OPA, que estabeleceu, para o biénio 2014-2015, como objetivos fundamentais, “usar a informação para salvar vidas e ajudar vítimas, usar o conhecimento para reduzir a vulnerabilidade e colocar as pessoas no centro da redução do risco de desastre”.
FIRESHELTER52

28/08/2014

30 Bombeiros Combateram Incêndio nas Gambelas em Faro

Bombeiros evitam o pior junto a Gambelas

A rápida intervenção dos bombeiros no incêndio que deflagrou às 17.37 de hoje no sítio do Meixedo, junto a Gambelas, em Faro, foi responsável por se evitar o pior numa zona de mato junto a habitações e já próxima de áreas florestais de relevo.

“A reacção dos meios de combate foi muito rápida”, como disse ao Postal o presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Piedade e “assim se evitou o pior”.

Ao fogo ocorreram em resposta triangulada os bombeiros sapadores de Faro, os bombeiros de Loulé e os de São Brás de Alportel, bem como a GNR e uma viatura do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, num total de 30 operacionais, ajudados por um helicóptero de intervenção inicial que fez chegar ao local oito elementos dos GIPS.

O meio aéreo fez de seguida descargas de apoio aos elementos apeados e o incêndio foi “rapidamente dominado”, avançou ao Postal fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O presidente da Junta de Freguesia de Montenegro fez questão de realçar ao Postal “a prontidão da resposta dos meios de combate agradecendo a ajuda de todos os envolvidos”, que segundo o autarca “é de louvar”.

Informação e fotos: Jornal Postal // Fénix Renascer das Cinzas in facebook

FIRESHELTER52

26/08/2014

Incêndio em Tavira envolve 40 Bombeiros e um Helicóptero

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um incêndio no sitio do Brejo Luz de Tavira.

O incêndio evoluiu com rapidez e só a determinação das equipas no terreno evitou males de maior, a ajuda do meio aéreo que saiu ao primeiro alarme foi também ela determinante para o sucesso das operações.


O incêndio encontra-se nesta fase em rescaldo e teve em combate perto de 40 operacionais vindo dos Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão, Vila Real de Santo António e São Brás de Alportel e uma equipa dos GIPS´s da GNR que foi helitransportada no helicóptero Bombardeiro Ligeiro de ataque inicial sediado no Centro de Meios Aéreos de Cachopo.

As operações continuam no terreno que se desenvolverão pela tarde.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a feridos com Arma de Fogo

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a noite de ontem a um incidente que envolveu a utilização de uma arma de fogo e fez dois feridos.

A ocorrência desenvolveu-se na Freguesia de Santa Catarina Tavira e envolveu duas pessoas sendo que culminou num ferido com gravidade e outro ligeiro.


No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro e a equipa de uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

As vitimas foram socorridas e transportadas ao hospital em Faro pelas equipas de emergência.

Várias equipas de intervenção da GNR também estiveram no local.

FIRESHELTER52

Algarve sob aviso amarelo devido ao calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta terça-feira o Algarve e a orla costeira da Madeira e de Porto Santo sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a previsão de calor.

O aviso amarelo para o Algarve entrou em vigor pelas 06h00 desta terça-feira e está ativo até cerca da meia-noite de quarta-feira, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página oficial.

 A colocação da região sob aviso amarelo deve-se, segundo o instituto, à "persistência de valores elevados de temperatura máxima", razão evocada também para o aviso nas ilhas da Madeira e Porto Santo.

Nestas ilhas do arquipélago da Madeira, o aviso - emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas - está ativo desde as 06h00 até às 21h00 de quinta-feira.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/algarve-madeira-e-porto-santo-sob-aviso-amarelo-devido-ao-calor

FIRESHELTER52

24/08/2014

Incêndios Urbanos em Portugal chegam aos 10.000 por ano

A associação divulgou estes dados a propósito dos 26 anos após o incêndio no Chiado, ocorrido a 25 de agosto de 1988, em Lisboa.

Num comunicado hoje divulgado, a secretária-geral da APSEI, Maria João Conde, indica que sete mil incêndios, do total médio, localizam-se em edifícios habitacionais e que "perto de 60 pessoas por ano perdem a vida devido a incêndios urbanos".

A responsável comenta que a implementação de medidas do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios de centros históricos "tem sido muito difícil e, em muitos casos, impossível de concretizar".

"Esta situação faz com que muitos dos nossos centros históricos continuem em risco, demonstrando que ainda temos um caminho a percorrer para garantir que incêndios como o do Chiado de 1988 não voltem a ocorrer", acrescentou Maria João Conde.

"Uma sociedade mais consciente dos riscos de incêndio em edifícios e melhor preparada para agir em caso de emergência fará com que casos como o incêndio do Chiado se tornem, continuamente, um acontecimento do passado", refere.

A APSEI representa institucionalmente empresas e profissionais de segurança Eletrónica, segurança no Trabalho e proteção contra incêndio.

FIRESHELTER52

20/08/2014

Suspeito de ter ateado fogo em Tavira detido pela Judiciária

A Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, em colaboração com a GNR, deteve um jovem «fortemente indiciado» por ser o responsável por um incêndio florestal em Tavira.

O detido, de 19 anos, é suspeito de ter ateado um fogo que consumiu «20 hectares de mato e danificou uma edificação e destruiu vários postes de iluminação» no sítio da Arroteia de Baixo, em Tavira.

O jovem vai agora ser presente a tribunal, para saber qual a medida de coação que lhe será aplicada.

http://www.sulinformacao.pt/2014/08/jovem-suspeito-de-ter-ateado-fogo-a-zona-de-mato-em-tavira-detido-pela-judiciaria/

FIRESHELTER52

GNR detém homem de Tavira por posse de arma

Militares do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção em reforço ao Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira detiveram pelas 03H40 do presente dia, 19 de agosto de 2014, um cidadão de 29 anos de idade indiciado pelo crime de detenção de arma proibida.

No seguimento de uma ação de patrulhamento na cidade de Albufeira, os militares recolheram informação junto de populares que o individuo que se encontrava num estabelecimento de diversão noturna daquela localidade possuía em seu poder uma arma de fogo.

De imediato, a patrulha deslocou-se ao local, conseguindo surpreender o indivíduo ainda na posse de uma pistola de calibre 9mm, um carregador e 5 munições do mesmo calibre.

No seguimento desta abordagem, o indivíduo foi identificado e apurado que não era portador de licença de uso e porte de arma, sendo assim detido por posse de arma proibida e a arma de fogo apreendida bem como o respetivo carregador e 5 munições de calibre 9mm.

O ora detido já estava referenciado por esta Guarda pela prática do mesmo tipo de crime, tendo já sido detido no corrente ano pela prática do mesmo ilícito criminal.

O detido, residente na área do Concelho de Tavira, está a ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Por: GNR – Comando Territorial de Faro

FIRESHELTER52

19/08/2014

Manta Rota Mulher morre no Mar

Uma mulher com 58 anos morreu no passado Domingo na costa do Sotavento Algarvio numa praia não vigiada entre a Manta Rota e Cacela.

A vitima mortal estava de férias na região e no jornal onde esta informação foi coligida refere-se como causa uma indisposição com uma paragem de digestão enquanto estava dentro de água.

A vitima era residente na zona da grande Lisboa.

A vitima foi socorrida por um popular e seguidamente pelos operacionais do serviço de socorros a náufragos e INEM, mas infelizmente veio a falecer.

FIRESHELTER52

Registados 4 sismos no Alentejo em 24 horas

Quatro sismos de fraca intensidade foram registados no Alentejo em menos de 24 horas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro sismo foi registado às 11:27 do último domingo a Sudoeste de Évora, com uma magnitude de 1.9 na escala de Richter.

Às 13:30 do mesmo dia, a Noroeste de Ferreira do Alentejo, com uma magnitude de 1.5, foi assinalado outro abalo.

O IPMA voltou a registar atividade sísmica no Alentejo, quando passavam 11 minutos das 00:00 de segunda feira.

O terceiro sismo foi assinalado a Este de Serpa com uma magnitude de 1.4 na escala de Richter, tendo sido registado um quarto abalo às 07:18 do mesmo dia, a Sudoeste de Mourão, com uma magnitude de 1.3 da mesma escala.

Informação: Rádio Portalegre coligida in facebook.

FIRESHELTER52

18/08/2014

9 ingleses Resgatados do mar na Ponta da Piedade Algarve

A Polícia Marítima assistiu este domingo nove desportistas ingleses na zona da Ponta da Piedade, concelho de Lagos, que foram surpreendidos pelas condições climatéricas e não conseguiam regressar a terra.

Fonte da Polícia Marítima adiantou que os desportistas estavam a praticar “paddle”, modalidade onde o desportista treina o equilíbrio em cima de uma prancha de surf ao mesmo tempo que utiliza um remo para se deslocar.

O vento levante afastou-os da terra e um dos desportistas conseguiu pedir ajuda através do serviço 112 que acionou o socorro, por volta das 20h30.

Quatro dos socorridos foram transportados para o hospital por princípio de hipotermia, disse a mesma fonte.

.diariOnline RS com Lusa

FIRESHELTER52


16/08/2014

Meia Centena de Bombeiros Combateram Incêndio em Tavira esta Madrugada

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada e manhã de hoje a um violento incêndio na zona do Livramento Luz de Tavira.

Em poucos tempo o incêndio tomou proporções dantescas e varreu tudo à sua passagem.

Combustível ligeiro em continuidade horizontal com ventos favoráveis fizeram a população residente temer o pior, pois várias foram as frentes de fogo de imergiram em todas as direcções.

O incêndio começou perto das 3 horas da madrugada e foi dado com extinto perto das 10 da manhã.

Bombeiros de Tavira, Vila Real de Santo António, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé, Faro, estiveram empenhados no combate as chamas que eram visíveis a vários km´s de distância.

Um Grupo de Reforço dos Bombeiros do Barlavento Algarvio também foi accionado para o local.

Continuam agora os trabalhos de vigilância ativa.

FIRESHELTER52

15/08/2014

Bombeiros Municipais Respondem a Salvamento em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente com um veiculo de mercadorias na zona histórica da Cidade de Tavira, de onde resultou um ferido em estado grave.

A vitima ficou "atropelada encarcerada pela zona da cintura" entre uma parede de uma casa e o veiculo de transporte de mercadorias.

Foi necessário proceder-se a uma delicada ação de desencarceramento com equipamentos pneumáticos e hidráulicos com a finalidade de salvar a vitima.

As operações decorreram com a delicadeza que a manobra exigia e no final o objetivo foi conseguido com sucesso.

No local estiveram 11 Bombeiros Municipais apoiados por duas ambulâncias de socorro e um veiculo de salvamento e desencarceramento a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e a PSP de Tavira.

A vitima foi transportada em estado grave ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Algarve em Estado de Alerta Especial Nível Amarelo

Condições Meteorológicas Adversas
Perigo de Incêndio Florestal

Passagem ao Estado de Alerta Especial do SIOPS para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), de Nível AMARELO a partir das 08:00 da manhã de dia 15 de Agosto até às 20:00 de dia 18 de Agosto.

Evite comportamentos de risco:

Recomenda-se a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal.

FIRESHELTER52

14/08/2014

Bombeiros respondem a Incêndio na Manta Rota

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António apoiados pelos Bombeiros de Tavira e Alcoutim combateram durante a tarde de hoje um violento incêndio num canavial rural na Manta Rota.

Os trabalhos de manobra tiveram ainda apoio dos Sapadores Florestais, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo e de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a respectiva Brigada Helitransportada que se deslocaram do Centro de Meios Aéreos de cachopo.

O incêndio foi rápida e eficazmente combatido por estes operacionais tendo vindo ainda em auxilio mais veículos de combate a incêndios de Olhão e São Brás de Alportel.

A coluna de fumo era visível na A22 desde a proximidade do nó de Olhão.

Os trabalhos ficaram concluídos já pelo inicio da noite.

FIRESHELTER52

Bombeiros garantem 63 por cento das respostas do INEM

No primeiro semestre do corrente ano, os bombeiros portugueses garantiram socorro a mais de 334 mil dos 558.282 pedidos canalizados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) através dos seus centros de orientação de doentes urgentes (CODU).

As associações e corpos de bombeiros garantiram assim a resposta a 62 por cento dos pedidos de socorro aceites pelo INEM, ficando cerca de 10 por cento a cargo da Cruz Vermelha e os restantes 28 por cento assegurados directamente pelos meios próprios do INEM.

Os números agora divulgados pelo INEM atestam bem o papel fundamental dos bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) coordenado por aquele organismo, conforme aponta o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares.

Para o presidente da LBP, “ os bombeiros são, sem dúvida, o braço avançado do SIEM na generalidade do território nacional, com particular destaque para as zonas mais recônditas e afastadas dos grande centros urbanos”.

Importa referir, a propósito, que “a resposta dos bombeiros ao socorro pré-hospitalar é ainda mais alargado já que há muitas situações, que o INEM entende não considerar urgente e que por vezes, ao invés, se vêm a revelar como tal, a que os bombeiros nunca deixam de responder”, lembra o comandante Jaime Marta Soares.

FONTE: LBP

http://www.bombeiros.pt/noticias/bombeiros-garantem-63-por-cento-das-respostas-inem.html

FIRESHELTER52

HELI-INEM fez Intervenção em Cachopo

O meio aéreo do INEM sediado na região algarvia foi hoje accionado para uma intervenção de Emergência pré-hospitalar na Aldeia de Cachopo.

Uma situação de doença assistida pelos Bombeiros Municipais localizados na Secção de Cachopo em contexto de emergência com necessidades de apoio diferenciado.

Foram ainda auxiliados pela equipa da ambulância INEM-SIV sediada em Loulé e posteriormente deslocada ao local a equipa médica que pela distância da localização da ocorrência das bases com apoio médico disponíveis na região fizeram-se deslocar no Helicóptero de Emergência Médica do INEM sediado em Loulé.

O meio aéreo do INEM aterrou no heliporto municipal de Cachopo agora convertido em Centro de Meios Aéreos do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais e a equipa médica foi ao local prestar os necessários cuidados.

Uma mais valia esta valência que quando disponível aproxima a população do interior algarvio do nível de preciosismo necessário à missão de assistência médica pré-hospitalar.

FIRESHELTER52 

13/08/2014

Bombeiros de Aljezur Resgatam 2 Alemães de uma Falésia

Atraídos pela beleza perigosa das altas falésias da Costa Vicentina, dois turistas alemães, de cerca de 30 anos, tentaram, ontem de manhã, subir uma arriba na zona da Cabeça do Índio, junto à Praia da Amoreira, no concelho de Aljezur.

Acabaram por ficar ambos retidos nas rochas, de onde tiveram de ser resgatados pelos Bombeiros Voluntários de Aljezur (BVA), que deslocaram para o local oito operacionais e três viaturas.

Segundo o CM apurou junto de fonte do Comando dos BVA, o alerta foi dado pelas 12h29.

"Os dois homens ficaram presos a meio da escarpa, a uma altura de aproximadamente 20 metros", explicou a referida fonte. "Uma das vítimas conseguiu sair com alguma facilidade da arriba, mas retirar a outra revelou-se mais complicado", descreveu, "tendo sido necessária a intervenção da nossa Equipa de Salvamento em Grande Ângulo".

Munidos de cabos, os bombeiros "tiveram de descer até ao local em que a vítima se encontrava, muito assustada, a meio da falésia, e içá-la em segurança", esclareceu ainda a fonte dos Bombeiros de Aljezur.

O turista sofreu algumas escoriações e foi assistido no local. A Polícia Marítima registou a ocorrência.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/dois-turistas-salvos-em-arriba

FIRESHELTER52

Judiciaria deteve em Tavira Pedófilo Francês

Tavira: Detido suspeito de abusos sexuais em França

A Polícia Judiciária (PJ) informou hoje ter detido, em Tavira, um homem de 26 anos, sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu por suspeitas de abusos sexuais a duas crianças em Toulouse em 2011.
A detenção ocorreu na terça-feira depois de terem surgido indicações de que o homem, de nacionalidade francesa, estaria em Tavira. 

Fonte da PJ disse à Lusa que o homem se encontrava desaparecido desde o final de 2011, tendo fugido para Portugal, onde residia na zona de Silves, enquanto procurava uma oportunidade para sair da Europa em direção à América Latina. 

O suspeito encontra-se detido e vai ser presente no Tribunal da Relação de Évora para posterior entrega às autoridades francesas.


FIRESHELTER52

Viatura caiu na valeta do Centro Comercial em Tavira

Aparatoso acidente em estrada junto ao centro comercial Gran Plaza.

Um carro despistou-se ontem à tarde junto ao centro comercial Gran Plaza, em Tavira. 
Caiu dentro de uma valeta, de onde foi retirado com uma grua.
 O condutor não sofreu ferimentos.



Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/carro-cai-dentro-de-valeta-em-tavira

FIRESHELTER52

12/08/2014

Bombeiros - ÉBOLA - PROCEDIMENTOS A ADOTAR

A Direção Nacional de Bombeiros, da ANPC, emitiu um comunicado sobre procedimentos a adotar em caso dos Bombeiros serem acionados para uma situação suspeita de Ébola

QUAIS OS CASOS SUSPEITOS?

É considerado caso suspeito de doença por vírus Ébola um doente que apresente os seguintes critérios clínicos e epidemiológicos:

a) Critérios clínicos: Febre de início súbito e pelo menos, mais um dos seguintes sintomas/sinais:
- Dores musculares;
- Vómitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Cefaleias,
- Hemorragias.

b) Critério epidemiológico:
- Viagem, escala ou residência, nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas na Guiné-Conacry, Libéria, Serra Leoa, Nigéria
- contacto com doente infetado por vírus Ébola.


QUAL A FORMA DE ATUAR PERANTE UMA SUSPEITA?

a) Não transportar, de imediato, o “doente” suspeito que apresente os dois critérios, (clínico e epidemiológico), sem contactar previamente e por telefone: A linha Saúde 24 (Telefone: 808 24 24 24) ou o INEM/CODU (Telefone: 800 203 264) e proceder conforme as instruções.
b) Reportar ao CDOS.

Serão emitidos novos critérios pela DNB, dependendo da evolução da situação e tendo em conta as recomendações da DGS.

Consulte o comunicado aqui: Clique aqui - Comunicado DNB - Ébola

FIRESHELTER52

Concurso de Fotografia Bandeira Azul

O Concurso de Fotografia promovido pela Bandeira Azul para o ano de 2014 tem como tema a Poluição dos Oceanos.

O concurso visa alertar para o problema da poluição e contaminação que ameaça a vida marinha e a saúde humana. Constitui ainda uma forma de promover o interesse e criatividade dos participantes, contribuindo para o reconhecimento da importância dos Oceanos.
Tema do Concurso

Os Oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e, por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta.

É urgente educar e agir para a sustentabilidade, preservar os oceanos e impedir que a poluição antropogénica ponha em risco as espécies marinhas e os habitats.

Informar, sensibilizar, envolver e agir em prol dos oceanos e das praias é a nossa missão!

Saiba mais em: Página da Bandeira Azul - Concursos

FIRESHELTER52

Interacção Bombeiros Municipais com crianças de Cachopo

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram hoje em conjunto com a Junta de Freguesia de Cachopo uma acção de interacção, conhecimento e manobra com as crianças que frequentam as actividades de tempos livres da Freguesia.

Numa primeira fase foi transmitido a informação da importância das equipas de socorro e emergência junto das comunidades, tal como o funcionamento do serviço 112 em Portugal.

Após algumas questões e regras sobre o assunto anterior os bombeiros desenvolveram algumas manobras apoiados pelas crianças viradas para o atendimento pré-hospitalar, como a execução de pensos e imobilizações.

Na vertente do combate a incêndios as crianças tiveram acesso aos equipamentos de protecção individual utilizados pelos Bombeiros, puderam experimentar equipamentos de protecção respiratória e no final da acção todos puderam executar algumas manobras com uma linha de mangueira guarnecida.


Passou-se assim em Cachopo uma manhã diferente onde se aproximou a comunidade em idade escolar aos serviços de protecção e socorro do Concelho.










FIRESHELTER52



Salva-Vidas de Olhão Resgata Pescador Queimado

Um pescador ferido num acidente de trabalho ao largo da costa algarvia foi transportado na noite de segunda-feira para o hospital de Faro, com diversas queimaduras.

A Capitania do Porto de Olhão procedeu ao resgate do pescador de 45 anos, cuja embarcação estava a operar a cerca de sete quilómetros a sul da barra do porto de Olhão/Faro.

Segundo a informação disponibilizada esta terça-feira através do site da Marinha de guerra na Net, o ferido "deu entrada em condição estável" no hospital.

A evacuação médica foi feita com uma embarcação da estação salva-vidas de Olhão, após o INEM o ter requerido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

http://www.destakes.com/

FIRESHELTER52

11/08/2014

44 Operacionais combateram incêndio no Azinhal

No sábado, dia 9 de Agosto, por volta das 14:18, os Bombeiros de Voluntários de Vila Real de Santo António, foram acionados para um incêndio florestal, no sitio do Piçarral, freguesia de Azinhal, concelho de Castro Marim. 
Este consumiu uma área de aproximada de 3 hectares de mato.
Devido à presença de vento, na fase inicial temeu-se que este atingisse uma grande dimensão, valeu a pronta intervenção das equipas de ataque inicial dos Bombeiros, GIPS da GNR, Sapadores florestais, ICNB e Populares.
É de destacar e agradecer a presença de duas máquinas de rastos particulares, uma do Clube de Caçadores da Junqueira e outra de um popular, que ainda não sabemos o nome, mas que deram uma grande ajuda nos trabalhos de consolidação do incêndio.
No local, estiveram 44 homens, apoiados por 13 viaturas, duas máquinas de rasto, e um meio aéreo:, dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, Alcoutim e Tavira, GNR (territorial, SEPNA e GIPS), Sapadores Florestais de Castro Marim, ICNB.
FIRESHELTER52

TURISTA ARRISCAM PARA VER CASCATA EM TAVIRA

O Pego do Inferno continua a ser uma das principais atrações turísticas do concelho de Tavira, procurado por visitantes de várias nacionalidades, apesar de estar oficialmente encerrado ao público devido à destruição causada pelo grande incêndio de 2012.

A cascata do Pego do Inferno, com uma queda de água que ronda os três metros, é a maior de um conjunto de três existentes na ribeira da Asseca, entre a serra e o mar, mantendo-se como um dos principais pontos de visita de Tavira durante o verão, com dezenas de pessoas, entre famílias e visitantes estrangeiros, a procurarem diariamente refrescar-se nas águas da sua lagoa.
Contudo, é necessário deixar o carro afastado e «serpentear» a pé pelas encostas e margens da ribeira através de trilhos, depois de os acessos e arranjos paisagísticos da zona terem ficado completamente destruídos no incêndio que há dois anos consumiu mais de 20 mil hectares da serra do Caldeirão, em Tavira e São Brás de Alportel.
Quem decide avançar até à cascata acaba, por isso, por desrespeitar o sinal de passagem proibida e encontrar alternativas na natureza, sem fiscalização.
O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse à Lusa que a autarquia espera que o próximo quadro comunitário de apoio (2014-2010) possa apoiar a reconstrução dos acessos e a limpeza do local.
www.tvi24.iol.pt

FIRESHELTER52

09/08/2014

Bombeiros em Permanência no Barranco do Velho

A Câmara Municipal de Loulé e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assinalaram hoje, no Barranco do Velho, em plena Serra do Caldeirão, o pré-posicionamento de meios para combate a incêndios no interior do concelho durante o período estival.

Durante os meses de agosto e setembro, habitualmente dos mais críticos e de maior esforço na resposta a este desígnio, a zona contará com a presença da Brigada de Combate do Sotavento, no âmbito do dispositivo a cargo da ANPC, num total de 12 operacionais e três veículos.

A medida permitirá que a partir do Centro Comunitário do Barranco do Velho, seja preconizada “uma eficiente prevenção e combate a incêndios florestais no concelho de Loulé em particular, mas abrangente a todo o interior da serra algarvia”.

A Câmara Municipal de Loulé assume os custos desta mobilização, os quais são considerados “um investimento na segurança das populações”, contando com a disponibilização de meios e recursos do Corpo de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa.

A sessão de hoje em Barranco do Velho contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do comandante operacional da Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto.

Recorde-se, nos últimos anos o concelho de Loulé tem sido fortemente fustigado pelos incêndios que têm assolado a região algarvia, com elevados prejuízos para as comunidades locais mas também para a riqueza florestal desta zona e para a economia local.

“Esses grandes incêndios demonstraram a vulnerabilidade desta zona e, nesse sentido, é fundamental criarmos um dispositivo bem planeado e localizado estrategicamente, de forma a fazermos face às ocorrências nos locais de maior risco e perigosidade, de forma célere e eficaz”, considerou Vítor Aleixo.


.diariOnline RS

FIRESHELTER52

08/08/2014

Ébola - INEM tem equipas específicas

Fonte do INEM disse à agência Lusa que, sempre que este instituto for chamado a socorrer um indivíduo suspeito de estar infetado com o vírus do Ébola, serão equipas especializadas a atuar, as quais receberam uma formação específica.

Na quinta-feira, todos os colaboradores do INEM receberam novamente informação sobre o vírus do Ébola -- que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar o estado de "emergência de saúde pública de carácter mundial" -- nomeadamente os seus sinais e sintomas, bem como as formas de atuar.

Além da constituição de equipas especializadas e da formação específica, o INEM adquiriu material com um grau de proteção superior, o qual será usado em casos suspeitos de infeção.

O INEM atuará no socorro a casos suspeitos e no seu transporte aos hospitais definidos para atender estes casos, que em Lisboa é o Curry Cabral e o Dona Estefânia e, no Porto, o São João.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu hoje à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ébola, a pior em quatro décadas.

Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental mais atingidos pela epidemia - Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Nigéria - "não têm meios para responderem sozinhos" à doença e pediu "à comunidade internacional que forneça o apoio necessário".

Desde março, a epidemia já matou 932 pessoas e infetou mais de 1.700.

O vírus do Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

A febre manifesta-se através de hemorragias, vómitos e diarreias. A taxa de mortalidade varia entre os 25 e 90% e não é conhecida uma vacina contra a doença

http://www.noticiasaominuto.com/pais/260431/inem-tem-equipas-especificas-e-material-de-protecao-elevado

FIRESHELTER52

07/08/2014

Portugal já tem Testamento Vital - RENTEV

Em menos de um mês, 135 pessoas expressaram os tratamentos que pretendem ou não receber em caso de doença através do Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), em vigor desde 1 de Julho.

Dos 135 registos efectuados desde que o RENTEV ficou disponível, a 1 de Julho, 75 encontram-se já activos, ou seja, com processo concluído. Os restantes estão a aguardar os vários passos do processo de validação.

O testamento vital tem a validade de cinco anos e pode ser efectuado através do preenchimento de um formulário próprio que está disponível nos sites das administrações regionais de saúde, no Portal do Utente e no Portal da Saúde. Neste formulário, exige-se a identificação da pessoa, com assinatura reconhecida.

Através do testamento vital um cidadão pode manifestar "antecipadamente a sua vontade consciente, livre e esclarecida, no que concerne aos cuidados de saúde que deseja receber, ou não deseja receber, no caso de, por qualquer razão, se encontrar incapaz de expressar a sua vontade pessoal e autonomamente".

As situações clínicas em que o testamento vital pode produzir efeitos são: quando for diagnosticada uma doença incurável em fase terminal, quando não existirem expectativas de recuperação na avaliação clínica ou em caso de inconsciência por doença neurológica ou psiquiátrica irreversível, complicada por problemas respiratórios, renais ou cardíacos.

Entre os cuidados de saúde que o cidadão pode optar por não receber consta a reanimação cardiorrespiratória, suporte artificial de funções vitais por meios invasivos, alimentação e hidratação artificiais que retardem o processo natural da morte ou a administração de sangue e derivados. Esta possibilidade de recusar a administração de sangue e derivados é importante, por exemplo, no caso das testemunhas de Jeová, que por motivos religiosos rejeitam transfusões.
Através deste documento, o cidadão pode ainda recusar-se a ser submetido a tratamentos que se encontrem em fase experimental, bem como a participar em estudos de fase experimental, investigação científica ou ensaios clínicos.

Os médicos responsáveis pela prestação de cuidados de saúde ao doente acedem a toda a informação actualizada no RENTEV, através do Portal do Profissional da Plataforma de Dados da Saúde.Todos os que no exercício das suas funções tenham conhecimento dos dados pessoais disponíveis no RENTEV ficam obrigados ao sigilo profissional, mesmo após o termo das suas funções.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/testamento-vital-com-135-registos-em-menos-de-um-mes-1665694?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

FIRESHELTER52

Calendário Escolar Ano Letivo 2014-2015

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR


O Despacho n.º 8651/2014 do Ministério da Educação e Ciência apresenta o Calendário Escolar ano letivo 2014-2015 em excel relativo ao ensino pré-escolar, básico e secundário bem como o respetivo Calendário de Exames para o ano letivo de 2014-2015.

http://economiafinancas.com/

FIRESHELTER52

06/08/2014

Jovem levou um tiro em São Brás de Alportel

Um jovem de 20 anos, confundido com um assaltante, foi atingido à porta da casa da mãe com um tiro de caçadeira, na madrugada desta quarta-feira em São Brás de Alportel.

Disse fonte do comando de Faro da GNR.
Segundo as autoridades, o jovem vive com o pai, mas esta madrugada, ao ter sido impedido de entrar na casa, decidiu ir para casa da mãe, localizada no sítio do Desbarato.

Quando tentava entrar, o enteado da mãe confundiu o jovem com um ladrão, disparou a caçadeira e atingiu o jovem num braço. Segundo fonte do comando de Faro da GNR, o caso vai ser averiguado pela Polícia Judiciária.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/foi-confundido-com-um-assaltante-e-levou-um-tiro

FIRESHELTER52

05/08/2014

Há 70 Anos caia Bombardeiro Inglês a Poente do Barril - Tavira

Fazendo referência cronológica no livro “Tavira Memórias de uma Cidade” encontrei algo interessante que se passou no decorrer da II Grande Guerra Mundial nos Mares Algarvios.

Diz o autor, que por volta das 17 horas de 27 de Agosto de 1941, a poente da Armação do Barril, um Bombardeiro Inglês bimotor (HD967), despenhava-se com toda a sua tripulação.

No decorrer deste acidente todos os seus seis tripulantes foram resgatados com vida, ficando alojados na Cidade por algum tempo até ao regresso a terras de sua majestade.

Procurei na net referência sobre este desastre na costa algarvia sendo que nada se descrimina sobre o mesmo, assim deduzindo que não se terá tratado de uma amaragem mas sim mesmo uma aterragem na Ilha...

Já agora e por ser interessante deixo-vos aqui um link com uma base de dados sobre os mais imponentes naufrágios na costa algarvia que ficaram registados em acentos.

PRINCIPAIS NAUFRÁGIOS NA COSTA ALGARVIA (Clicar para ver)

FIRESHELTER52

04/08/2014

Cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico para Pais

O conselho diretivo regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com o Hospital de Faro, vai promover Cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico para Pais, que terão início no próximo sábado, dia 2 de agosto, em Faro.

Os cursos destinam-se a pais, professores e educadores, realizam-se aos sábados, são gratuitos e têm como objetivo capacitar os participantes para intervenção de urgência em caso de acidente.

O afogamento em crianças continua a ser um problema de saúde pública, com especial incidência na época balnear, pelo que esta formação reveste-se de particular interesse.

Os formadores são enfermeiros e enfermeiros especialistas do Centro Hospitalar do Algarve, EPE e as ações realizam-se no Hospital de Faro, das 9:00 às 17:00 horas.

Para participar, de forma gratuita, basta preencher o formulário online disponível no sítio:


.diariOnline RS

FIRESHELTER52

02/08/2014

Postos de Saúde nas Praias do Algarve

FIRESHELTER52

Febre hemorrágica Ebola

O vírus Ebola pode causar surtos de febre hemorrágica viral grave em seres humanos, com até 90% de taxa de mortalidade


O vírus foi detectado pela primeira vez em dois focos simultâneos que ocorreu em Nzara (Sudão) e Yambuku (República Democrática do Congo) em 1976. A aldeia em que ocorreu que um segundo está localizado perto do Rio Ebola, que dá nome ao vírus.


Existem cinco espécies diferente de vírus Ebola: Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire.

Ao contrário das espécies de Côte d'Ivoire e Reston, Bundibugyo, Sudão e Zaire espécies têm sido associadas com grandes surtos de febre hemorrágica na África. 

É uma doença com uma taxa de letalidade de taxa de 25% para 90%. 

As espécies de Reston detectadas nas Filipinas, podem infectar os seres humanos, mas a data ter sido não relataram doenças ou mortes em seres humanos.


Factos e Números:
  • O vírus Ebola provoca surtos de febre hemorrágica viral grave em seres humanos.

  • Surtos de febre hemorrágica viral tem a até 90% de taxa de mortalidade.

  • Surtos de febre hemorrágica Ebola ocorreram principalmente em aldeias remotas na central e África Ocidental, perto de florestas tropicais.

  • O vírus é transmitido aos seres humanos por animais selvagens e espalhar nas populações humanas pela transmissão de pessoa para pessoa.

  • Os família Pteropodidae morcegos são considerados os hospedeiros naturais do vírus.

Não há nenhum tratamento ou vacina para pessoas ou animais.


Mapa histórico do Ebola na África

Transmissão


O vírus Ebola foi introduzido na população humana como resultado do contato com sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados. 


Comprovada a casos de infecção associada com a manipulação de chimpanzés, gorilas, morcegos, macacos e antílopes nas florestas e porcos-espinhos infectados que doente ou morto tinha sido encontrado na selva na África.
Posteriormente, o vírus se espalhou na Comunidade, passando na pessoa para pessoa, devido ao contato com sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas. 


As cerimônias de enterro em que os membros do cortejo fúnebre tem contato direto com o corpo também podem jogar um papel significativo na transmissão. Transmissão de sêmen infectado pode ocorrer até a sete semanas após a recuperação clínica.


Freqüentemente, membros da equipe de saúde tem contraído a infecção quando o tratamento de pacientes infectados, uma vez que tiveram contato próximo com eles sem tomar as precauções necessárias para o controle de infecções ou procedimentos de isolamento dos doentes.Por exemplo, trabalhadores de saúde que não usam luvas, máscaras ou óculos de proteção podem ser expostos ao contato direto com o sangue de pacientes infectados, com o risco que isso implica.


Entre os trabalhadores que tiveram contato com macacos ou suínos infectados com o vírus Ebola Reston foram relatados vários casos de infecção assintomática.
 Portanto, parece que esta espécie tem menos capacidade de causar doenças em seres humanos do que outras espécies. 


No entanto, os dados recolhidos relativos apenas relacionam os machos adultos saudáveis, e seria prematuro de extrapolar para todos os grupos da população, tais como os imunocomprometidos, pessoas com condições médicas subjacentes, mulheres grávidas e crianças. Mais estudos sobre o Ebola Reston vírus é necessário antes de conclusões definitivas sobre sua patogenicidade e virulência em humanos ser removido.


Sinais e sintomas


Sangramento Ebola febre hemorrágica é uma doença viral aguda grave caracterizada pelo aparecimento súbito de febre e dor de cabeça, fraqueza intensa, músculos e garganta, que é seguida por vômitos, diarréia, erupções cutâneas, disfunção renal e hepática e, em alguns casos, internos e externos. Resultados de laboratório mostram uma diminuição no número de leucócitos e plaquetas, bem como a elevação das enzimas hepáticas.


As pessoas podem se espalhar se o vírus está presente no sangue e secreções. 


O vírus Ebola foi isolado de fluido seminal até 61 dias após o aparecimento da doença em caso de infecção contraída no laboratório.


O período de incubação (intervalo de infecção para o início dos sintomas) varia de 2 a 21 dias.
Surtos de febre hemorrágica Ebola, a taxa de mortalidade tem variado, dependendo do foco, entre 25% e 90%.


http://emssolutionsint.blogspot.pt/2012/12/ebola-fiebre-hemorragica-del-ebola.html


FIRESHELTER52