30/12/2018

Conselho para uma Noite de Passagem de Ano em Segurança

Temos na próxima noite um evento em Tavira que de forma pendular atrairá milhares de pessoas a um local especifico, a baixa da cidade.

Nesse local, divertimento e espectáculo serão os anfitriões da noite com um rio ao lado e muito fogo de artificio pelo ar, barulho, musica, luzes e álcool farão também parte da festa para alguns.



No entanto, pessoas em massa num determinado espaço obrigam a cuidados redobrados de segurança, principalmente com os mais novos e idosos.

O SAFEPLACE52 deixa aqui alguns conselhos que devem de ser tomados em conta quando se frequentam espaços públicos perspectivando grande nível de confusão.

CONSELHOS PARA SABER COMO AGIR NUM EVENTO DE ASSISTÊNCIA EM MASSA

•Leve as crianças pela mão.

•Preste especial atenção aos idosos ou a quem apresenta alguma dificuldade nomeadamente motora, visual ou auditiva.

•Combinem ponto de encontro no exterior do recinto, para se reunir com quem vai acompanhado caso se perca.

•Se verificar que o local apresenta algum tipo de perigo retire-se, não vale a pena correr riscos.

•Não assista aos espectáculos em lugares perigosos (ex: telhados ou sentado em vedações).

•Observe e memorize a localização das saídas inclusive as de emergência.



*Siga as indicações das autoridades que se encontram no local para salvaguardar a sua segurança. Sempre que necessário recorra a elas.

*Para a maioria dos espectáculos e aglomerados não é permitido levar objectos que possam pôr em risco a segurança dos espectadores.

*Se presenciar discussões ou actos de violência procure afastar-se do local. Não fomente a violência e informe as autoridades.

*Em caso de necessidade ou acidente, abandone o local com calma e ordeiramente.

*Não corra; não bloqueie as saídas ficando parado junto a portas, escadas ou corredores.

*Colabore se necessário, mas não interfira no trabalho das equipas de socorro e de segurança.

Atenção! Primeiros socorros mal prestados podem ocasionar lesões ou agravar as já existentes.

Em caso de necessidade ficam aqui os contactos das entidades que prestam socorro em Tavira


FIRESHELTER52

Calendário de Luas para 2019


FIRESHELTER52

29/12/2018

Tavira Tremeu Durante a Madrugada

O Instituto Geográfico Nacional - Espanha registou um pequeno sismo na cidade de Tavira esta madrugada por volta das 5:52 da manhã com uma magnitude baixa de 1,6 na Escala de Richter.


Ontem dia 28 durante a noite o mesmo organismo regista no mar frente a Faro um sismo de magnitude 3 na Escala de Richter a 60 km´s de profundidade.


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Loulé Com Novo Veiculo

Foi apresentado esta quinta-feira o veículo 6x4, adquirido recentemente pela autarquia de Loulé para o serviço do Corpo de Bombeiros Municipais e que é uma viatura com características singulares a sul do Rio Tejo, informa comunicado do Município.


Trata-se de um veículo denominado por Veículo de Socorro e Assistência Especial (VSAE), que permite uma intervenção combinada em 6 valências diferentes, com apenas um veículo.

Assim, pode atuar em caso de incêndios urbanos e industriais, desencarceramento de ligeiros, pesados e ferroviários, acidentes com equipamentos elétricos, tendo ainda capacidade de levantamento de objetos (grua), escoramento de estruturas em risco de colapso e de socorro de pessoas em espaços confinados.

O veículo encontra-se equipado com equipamentos e ferramentas da mais avançada tecnologia do âmbito de operações de resgate, socorro e emergências, adianta a autarquia.

A aquisição deste veículo que vem reforçar a frota deste Corpo de Bombeiros rondou os 400 mil euros.

FIRESHELTER52

28/12/2018

Italiano cai de muralha quando tirava 'selfie' com telemóvel em Tavira

Um homem italiano de 57 anos caiu, esta quinta-feira à tarde, da muralha do castelo de Tavira, quanto tentava tirar uma selfie com o telemóvel. 


O caso aconteceu pelas 18h00, com a vítima a cair de uma altura de cerca de três metros.

O homem, que estava com a mulher, sofreu ferimentos ligeiros mas foi levado ao hospital de Faro, para realizar exames médicos.

No local estiveram a ambulância de Tavira e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro do INEM,e ainda a PSP.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/italiano-cai-de-muralha-quando-tirava-selfie-com-telemovel-em-tavira

FIRESHELTER52

27/12/2018

Equipas de Emergência Responderam a Queda no Castelo de Tavira

As equipas de emergência da ambulância INEM SIV de Tavira e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro responderam durante a tarde de hoje a uma aparatosa queda no castelo de Tavira.


Ao que o SAFEPACE52 sabe, obtendo alguma informação verbal junto de "mirones" que estavam junto ao local, um estrangeiro caiu de um ponto alto do castelo de Tavira ficando ferido com alguma gravidade.

As equipas do INEM acompanhadas pela colaboração da Policia de Segurança Publica da Esquadra de Tavira responderam de imediato e convergiram esforços para que a mobilidade de meios ao local o socorro e a evacuação corre-se de forma rápida e eficaz.

A vitima foi transportada ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente de Mota na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um violento acidente na Estrada Nacional 125 na zona do Livramento.


Uma colisão entre uma mota e um ligeiro de passageiros provocou um ferido grave.

Assistido no local pelas equipas de emergência a vitima acabou por ser transportada ao Hospital de Faro.

A circulação automóvel naquele local ficou congestionada com a interrupção parcial de uma faixa de rodagem enquanto decorriam as operações de assistência à vitima.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro e a Autoridade GNR.

FIRESHELTER52

26/12/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente perto de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a noite de hoje a um violento acidente de viação perto de Tavira.


O despiste de uma viatura ligeira de mercadorias na Estrada Municipal 508 perto da zona da Fonte Salgada fez um ferido.

O socorro à vitima foi desenvolvido num processo de assistência pré-hospitalar e desencarceramento onde posteriormente foi transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro e um veiculo de salvamento e desencarceramento.

O INEM esteve no local com a equipa de uma ambulância de suporte imediato de vida sediada em Tavira.

A Autoridade territorial controlou o acesso e movimentação de transito na zona.

FIRESHELTER52

Há 296 anos um Sismo Varreu o Algarve

Embora existam relatos e estudos sobre o dantesco sismo de 1755, 33 anos ocorreu um sismo que se descreve muito mais destruidor para toda a região Algarvia.


Em termos de estragos registados o sismo de 1722 descreve um maior e mais dantesco registo de cidades severamente afetadas.

Tendo durado «pouco mais que o tempo de uma Avé Maria», os abalos foram tão fortes que fizeram badalar os sinos sozinhos em Tavira, Faro e Loulé.

O grau de intensidade de destruição está atualmente avaliado como de grau IX da escala de Mercalli:

Pânico geral, muitos edifícios colapsados, destruídos ou grandemente danificados, danos gerais nas fundações, fraturas importantes no solo, formação de nascentes e ejeções de lamas em terrenos de aluviões de granulometria fina…

Estudos mais recentes não são unânimes na estimativa sobre o local do epicentro.

Há quem opine que terá sido no mar, mas as hipóteses com mais reconhecimento oficial apontam para uma zona sensivelmente a noroeste de Tavira.

Provavelmente, o sismo de 1722 foi provocado por um fenómeno de diapirismo (a ascensão tectónica de rochas pouco densas sob elevada pressão).

O certo é que na sequência da propagação das poderosas ondas sísmicas (uns 7,8 graus na escala de Richter) a vila de Loulé ficou praticamente destruída.

Estudos recentes de risco sísmico e zonamento de danos potenciais apontam para um panorama de 12 mil mortos se um sismo igual ao de 1722 ocorresse agora.



"marafado.wordpress.com"
"http://w3.ualg.pt/"

FIRESHELTER52

Alguma atividade Sísmica frente à costa Faro- Tavira- Cádiz

Alguma atividade frente à costa Faro- Tavira- Cádiz.

Golfo de Cádiz bastante ativo nos últimos 30 dias, sismos a profundidades relativamente baixas, fracos e moderados na intensidade.

Ontem dia 25 de Dezembro logo pela manhã a terra voltou a tremer frente a Tavira, com um sismo de 2,7 escala de Richter a profundidade de apenas 4km.


clique na imagem para aumentar

FIRESHELTER52

Carro Vandalizado em Tavira na Noite de Natal

Uma viatura ligeira de passageiros estacionada no centro da cidade de Tavira foi vandalizada durante a madrugada da noite de 24 para 25 de Dezembro.


O proprietário da carrinha colocou as fotos da sua carrinha que foi alvo de uma possível "brincadeira" de mau gosto arrastada e virada no local do estacionamento.

São visíveis alguns danos na carrinha.

Se houver informações por parte de alguém que tenha assistido ou visto presumíveis autores pode sempre mandar uma mensagem em privado que será entregue de imediato ao proprietário.




https://www.facebook.com/photo.phpfbid=2030452796991695&set=pcb.2030453160324992&type=3&theater

FIRESHELTER52

Sismo de 4.1 Frente a SW de Sagres

FIRESHELTER52

21/12/2018

Reforçado atendimento nos centros de saúde

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve anunciou que vai reforçar o atendimento nos centros de saúde da região.


Todos os Centros de Saúde do Barlavento Algarvio (Aljezur; Lagos, Lagoa, Portimão, Silves, Monchique, Vila do Bispo), assim como, os Centros de Saúde de Faro, de Olhão, de São Brás de Alportel (ACeS Central) e do Centro de Saúde de Tavira (ACeS Sotavento), vão estar abertos nos dias 24 e 31 de Dezembro, para garantir a prestação de cuidados de saúde à população no seu centro de saúde.

“A afluência de utentes aos serviços de cuidados de saúde primários é monitorizada diariamente pelos ACeS, de modo a que o reforço de recursos humanos e/ou de horários dos Centros de Saúde, nomeadamente da Consulta Aberta ou Consulta do Recurso do Dia, possam ser adaptados, em caso de necessidade, para fazer face a um eventual aumento de afluência de utentes neste período do ano, designadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias”, explica a ARS em comunicado.

A ARS Algarve recomenda que “no caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar, em primeiro lugar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado”
http://www.postal.pt/2018/12/reforcado-atendimento-nos-centros-de-saude-nas-vesperas-de-natal-e-ano-novo/
FIRESHELTER52

30 acidentes por dia nas estradas algarvias

Este ano já foram registados mais de 10 mil acidentes nas estradas algarvias, mais concretamente, 10.257. Este é o segundo ano consecutivo em que a barreira dos 10 mil acidentes é ultrapassada.


Tendo em conta que estes dados, disponibilizados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, se reportam a 15 de dezembro, isso significa que, em média, ocorrem todos os quais praticamente 30 acidentes nas estradas da região.

O ano fica, também, marcado por um aumento substancial do número de mortes resultante de acidentes rodoviários. Até meio do corrente mês já tinha sido contabilizados 39, um acréscimo de 11 (+39%) em relação ao ano transato.

Quanto a feridos graves foram registados 189, mais dois do que em 2017.

http://www.algarvemarafado.com/2018/12/20/ha-30-acidentes-por-dia-nas-estradas-algarvias/

FIRESHELTER52

Docapesca iniciou dragagem do canal de Santa Luzia

A Docapesca informou que já deu início à dragagem de restabelecimento do acesso marítimo aos cais flutuantes do porto de pesca de Santa Luzia, em Tavira, que se prevê estar concluída no prazo de 60 dias, representando um investimento próximo dos 150 mil euros.


A empreitada contratada pela Docapesca pretende "restabelecer as condições de segurança, navegabilidade e de estacionamento de embarcações naquele porto".

Em comunicado a Docapesca adianta que os materiais dragados serão depositados na Ilha de Tavira, para alimentação artificial da praia da Terra Estreita e reforço do cordão dunar adjacente, seguindo o parecer técnico da APA/ARH Algarve.

www.algarveprimeiro.com/d/taviradocapesca-iniciou-dragagem-do-canal-de-santa-luzia-para-restabelecer-condicoes-de-seguranca/24537-4

FIRESHELTER52

Tavira atribui cabazes de natal a 900 famílias

O Município de Tavira irá contemplar, com cabazes de Natal, novecentas famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes nas seis freguesias do concelho.


Esta ação resulta num investimento de cerca de 57 mil euros, e de acordo com comunicado da autarquia, "reforça a estratégia da edilidade na adoção de medidas que visam colmatar necessidades imediatas de indivíduos e famílias socialmente desfavorecidas".

https://www.algarveprimeiro.com/d/tavira-atribui-cabazes-de-natal-a-900-familias-/24562-1

FIRESHELTER52

19/12/2018

Escuteiros e Guias de Monchique ajudam a Construir Presépio

E assim terminou mais um desafio proposto pelo município aos Escuteiros e Guias de Monchique! 
A construção da "cabana" para o presépio. 




Carlos José in facebook

FIRESHELTER52

Onicofagia: Compulsão em roer unhas é sinal de alerta

Roer a unha pode parecer normal. Mas muitos desconhecem os danos que pode causar à saúde se isso se tornar um hábito compulsivo. É a chamada onicofagia, que atinge homens e mulheres de todas as idades, sendo mais comum em crianças e adolescentes.

Para a psicóloga clínica de São Paulo Marina Genova, isso não é considerado um distúrbio, mas um sintoma de que algo não está bem. “Na psicologia é dito como um fenômeno subjetivo, que podem ser pensamentos, comportamentos, um sinal de que alguma coisa possa estar causando muito sofrimento, ansiedade e angústia”, explica.

Além disso, a psicóloga explica que há estudos que abordam a onicofagia. “Estes dizem que esse hábito pode estar intimamente relacionada à compulsões, ou seja, comportamentos adotados no alívio da ansiedade. Também pode associar-se a depressão”, ressalta.

Outro motivo que leva as pessoas a roerem as unhas é o nervosismo. O analista de suporte de Santo André João Ângelo de Marchi Junior, de 22 anos, sabe bem disso. “Quando fico nervoso com alguma coisa é a hora que mais fico roendo as unhas”, diz.

O ato de levar a unha até a boca pode causar o seu desgaste, ocasionar cáries e até uma infecção. Para o dermatologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, Valter Claudino, os problemas vão além da estética. “Além disso, esse ato estará eliminado a barreira de proteção da unha dando oportunidades à entrada de bactérias e fungos, ocasionando as infecções secundárias”, afirma.

A tecnóloga de Santo André Aline Cantão Lima, de 22 anos, é um exemplo. Ela roe as unhas desde criança e já provocou até sangramentos. Aos 15 anos teve depressão o que a fez roer mais ainda. No mesmo ano, surgiu a gastrite e, por isso, teve que começar a se controlar.

Recomendação – A psicóloga explica que o acompanhamento psicológico é bastante valioso e aconselhável para as pessoas que sofrem com isso. “Psicoterapeuta e paciente, poderão trabalhar e descobrir o que está por trás da ansiedade que eventualmente está desencadeando aquele sintoma, além de observar outros conteúdos que fazem o paciente ser quem é”, afirma.

Ela ainda conta que produtos com gosto desagradáveis para passar nas unhas e evitar que sejam roídas, podem até amenizar. “Esse efeito será por um determinado período, porque na verdade o sintoma reaparecerá na mesma forma ou apresentado sob outra, que poderá ter também um caráter de automutilação ou não”.

https://resilienciamental.com/2018/05/08/onicofagia-compulsao-em-roer-unhas-e-sinal-de-alerta/?fbclid=IwAR0XPR7vWZMDOwJ6kEfMLMFQdr7z8XyqKZaEVRPsdK_uICl9PtGlMRBSEys

FIRESHELTER52

Sismos - SW do Cabo São Vicente continua a "Abanar"


Clique na imagem para aumentar

FIRESHELTER52

18/12/2018

Unidade de Emergência de Proteção e Socorro na Guarda Nacional Republicana (UEPS da GNR)

A UEPS é a unidade especializada da Guarda que tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático.


A UEPS prossegue as seguintes atribuições: 
a) Proteger, socorrer e auxiliar os cidadãos e defender e preservar os bens que se encontrem em situações de perigo, por causas provenientes da ação humana ou da natureza; 
b) Executar ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situação de acidente grave e catástrofe, abrangendo a generalidade das operações de emergência de proteção e socorro; 
c) Realizar ações de gestão de combustível rural, incluindo queimas e queimadas, de gestão de fogos rurais e de proteção contra incêndios rurais; 
d) Realizar ações de supressão de fogo, em ataque inicial e ampliado; 
e) Participar em ações de sensibilização, de prevenção, vigilância, deteção e fiscalização de matérias da sua responsabilidade; 
f) Prosseguir as demais atribuições que lhe forem cometidas pela lei.


FIRESHELTER52

17/12/2018

Autarquias vão gerir atividades nas praias em 2019

Faro, Portimão, Albufeira e Tavira são quatro das câmaras algarvias que deverão assumir já no próximo ano a gestão das praias, no âmbito da descentralização de competências do Governo, apurou o CM. 



As autarquias ficarão responsáveis por licenciamentos, concessões de praia e assistência a banhistas.

Contactada pelo CM, fonte da Câmara de Faro explicou que "não existe ainda uma decisão, mas o mais provável é que a autarquia venha a assumir essa competência". Por seu turno, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, revela que tem a intenção de propor aos órgãos municipais que a autarquia fique com a gestão das "praias e da zona ribeirinha", referindo a vantagem de passar a haver "uma única entidade a gerir o território".

Em Albufeira, José Carlos Rolo diz que "nada está definido" mas admite também a hipótese de a câmara assumir a gestão das praias já no próximo ano. O autarca frisa que "o assunto terá de ser discutido pelos órgãos municipais".

Posição idêntica tem o presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, que revela que será "em princípio" aceite essa competência.

Pelo contrário, a autarquia de Lagoa deverá optar por recusar, para já, a gestão das zonas balneares.

PORMENORES 
Prazo de 60 dias A transferência para as câmaras produz efeitos a 1 janeiro de 2019, mas é dado um prazo de 60 dias para os municípios poderem comunicar que não aceitam, para já, essas competências.

A partir de 2021 as câmaras têm de, obrigatoriamente, assumir a gestão das praias.

Nadadores-salvadores 
As capitanias vão perder grande parte das competências incluindo a assistência a banhistas. As câmaras terão de garantir a presença dos nadadores-salvadores e dos equipamentos e sinalética, após definição técnica da Autoridade Marítima.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/autarquias-vao-gerir-atividades-nas-praias-em-2019

FIRESHELTER52

Greve dos Bombeiros Profissionais da Administração Local- Sapadores e Municipais

Os bombeiros profissionais a prestar serviço nos Corpos de Bombeiros Profissionais da Administração Local das Câmaras Municipais- Sapadores e Municipais- vão estar em greve entre as 00H00 do dia 19 de Dezembro de 2018 até às 24H00 do dia 2 de Janeiro de 2019.


Esta paralisação nacional tem como objectivo reivindicar a dignificação e valorização da carreira e pelo direito a aposentação e reforma condignas após o limite de idade que a especificidade e as exigências do exercício das funções impõem, designadamente:

1. Pelo vínculo de nomeação e pela manutenção estatutária da carreira como corpo especial de protecção civil;

2. Pela manutenção da carreira com actividade e funções de prestação permanente de socorro, distinguindo-se de outras carreiras que intervêm apenas na actividade funções de prevenção, nomeadamente de incêndios florestais;

3. Pela manutenção duma estrutura de carreira que não restrinja nem limite a promoção às categorias e postos superiores;

4. Pela habilitação e qualificação específica para a criação de carreira ou categoria de oficial bombeiro que só deverá ser criada depois de instituído estabelecimento de ensino superior público específico para efeito, devendo os actuais postos de chefe e de subchefe principal ser considerados categorias de recrutamento transitório para a carreira especial de oficial sapador bombeiro;

5. Pela manutenção da idade de ingresso e pela manutenção dos actuais limites de idade da carreira;

6. Pela instituição de um regime de disponibilidade ou reserva que constitua direito dos trabalhadores a manter-se ao serviço para perfazer o tempo legal de formação das pensões de aposentação ou reforma, sem prejuízo de regime especial dadas as exigências específicas das funções e do direito a bonificação de tempo em serviço de socorro, mediante o pagamento dos correspondentes descontos para o respectivo regime previdencial;

7. Pelo direito a acesso aos cursos para promoção aos trabalhadores com limitações físicas adquiridas no exercício da profissão;

8. Pela garantia de que a fixação de habilitações literárias mais exigentes para a carreira especial de sapador bombeiro não prejudica a progressão e promoção dos trabalhadores já integrados nas carreiras de bombeiros profissionais da administração local;

9. Pela avaliação de desempenho específica e adequada à prestação do exercício das funções;

10. Pela organização do trabalho em regime de horário de 12 horas de prestação consecutivas, sem prejuízo da igualdade do período normal de trabalho de 35 horas semanais;

11. Pela remuneração base justa que assuma e garanta as condições específicas mais exigentes da prestação de funções na carreira;

12. Pela remuneração, em suplemento, ou acrescida na remuneração base, do ónus específico de sujeição em disponibilidade permanente;

13. Pelo pagamento do trabalho suplementar, prestado ou não, em situação de convocação ao abrigo da disponibilidade permanente;

14. Pela regulamentação imediata e pagamento dos suplementos de risco e penosidade e insalubridade, sem prejuízo do pagamento dos suplementos remuneratórios do regime geral da regulamentação do trabalho em funções públicas.


Nos termos do Artigo 397º e 398º da da Lei nº35/2014, de 20 de Junho e do Artigo 537º e 538º da Lei nº7/2009, de 12 de Fevereiro, o SNBP – Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, indica como “serviços mínimos” ao serviço correspondente ao conteúdo funcional dos Bombeiros Profissionais da Administração Local.

Anbp Snbp

FIRESHELTER52

Concurso 5 Vagas : "Proteção Civil e Luta contra Incêndios" do Gabinete de Bombeiros Municipais e Heliporto

Encontra-se aberto, pelo prazo de dez dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento de 5 postos de trabalho, na categoria de assistente técnico, da carreira de assistente técnico, a afetar à atividade "Proteção Civil e Luta contra Incêndios" do Gabinete de Bombeiros Municipais e Heliporto.


Desempenho das funções previstas no Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, ao qual corresponde o grau 2 de complexidade funcional, na carreira e categoria de Assistente Técnico, designadamente o desempenho de funções na Central de Comunicações do Gabinete de Bombeiros Municipais e Heliporto, na modalidade de horário de trabalho em regime de turnos permanente total (3x8horas).

Clike no link em baixo será redireccionado  para mais informações:

Diário Republica - Aviso n.º 18938/2018

FIRESHELTER52

16/12/2018

Atividade Sísmica - Sul da Península Ibérica

Deixo-vos aqui a atividade sísmica dos últimos 30 dias registada no Instituto Geográfico Nacional, onde podem observar alguns sismos no sul da península frente ao Sotavento Algarvio com magnitude superior a 3 ER e outros superior a 4 ER no Atlântico zona de Cabo São Vicente.


FIRESHELTER52


Exercício europeu de Proteção Civil CASCADE’19


A ANPC está a organizar o exercício europeu de Proteção Civil CASCADE’19. 


Este exercício visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. 

Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com diversos cenários, a terem lugar nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal, que vão envolver 600 operacionais oriundos de 6 países, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia. 

Para organizar este exercício, cofinanciado pela Comissão Europeia, foi constituído um consórcio internacional que é integrado pela Direção-Geral da Autoridade Marítima e por outras 5 entidades estrangeiras de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia. 

O CASCADE’19 decorrerá entre 29 de maio e 1 de junho de 2019.

Acompanhe a organização do CASCADE’19 emhttp://cascade2019.pt/.
Procure o CASCADE’19 pela hashtag:#exercisecascade19

FIRESHELTER52

Queda de helicóptero: saque de destroços, curiosidade mórbida e perímetro furado

Há quem tenha conseguido furar a barreira policial e chegado perto dos destroços. Mais do que um dos curiosos afirma ter recolhido um pedaço dos mesmos.


ANDRÉ VIEIRA e PAULO PIMENTA 16 de Dezembro de 2018, 13:00

"Há quem tenha conseguido furar a barreira policial e chegado perto dos destroços. Mais do que um dos curiosos afirma ter recolhido um pedaço dos mesmos. Ao PÚBLICO, duas pessoas que arriscaram chegar de moto-quatro perto do local onde a aeronave caiu exibem um pedaço do helicóptero, que parece ser a tampa de um depósito de combustível. Afirmaram que o recolheram a alguns metros do local."

https://www.publico.pt/2018/12/16/sociedade/noticia/curiosidade-morbida-perimetro-furado-saque-despojos-heli-caido-1854924?fbclid=IwAR1obigHHH96z955jv-uqEhussn13miqu-SVt5JRwE0viDFUz2uFpmjSidU

FIRESHELTER52
Guardar

15/12/2018

Helicóptero do INEM com 4 pessoas a bordo desaparece em Valongo

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros está em parte incerta, depois das comunicações com o meio aéreo terem sido perdidas, na zona de Campo, no concelho de Valongo, durante a tarde deste sábado.



Segundo o que o CM conseguiu apurar junto de fonte oficial do INEM, no meio aéreo seguiam dois pilotos e dois profissionais que integravam a equipa do INEM.

 O doente foi deixado no hospital de Santo António, no Porto, quando se deu o desaparecimento do helicóptero, que já estava a fazer o caminho de regresso à base, avançou a mesma fonte.

O alerta foi dado às 18h30. Estão a decorrer buscas a pé para localizar a aeronave. A Força Aérea também mobilizou um helicóptero para tentar localizar a aeronave, um Augusta A109S.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/alerta-cm--helicoptero-do-inem-desaparece-em-valongo?fbclid=IwAR3txfjjznq5w4XAmJVWViW89_ANYRnscDeq61uTaN9x9w5TSOuppr0sUZc

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Desenvolveram Ação de Suporte Básico de Vida

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram durante o dia de hoje uma ação de formação em Suporte Básico de Vida aos Instrutores de Ju-jitsu.


O pessoal do grupo é praticante da arte marcial Ju-jitsu, da Federação Nacional de Ju-jitsu de Portugal, a quem pudemos transmitir algumas noções sobre Suporte Básico de Vida, Desobstrução de Via Aérea e Posição Lateral de Segurança.


Os Bombeiros Municipais Luís Bonito, Silso Rogaciano e Ricardo Pereira moderaram a ação.

FIRESHELTER52

14/12/2018

Lagoa homenageia tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo

A tripulação da Estação Salva-vidas de Ferragudo recebeu ontem um louvor da Câmara Municipal de Lagoa, tendo sido condecorados, com medalha, três tripulantes.



Nesta cerimónia foi também assinado um protocolo entre o Município de Lagoa e a Direção-Geral da Autoridade Marítima, representados pelos seus dirigentes, que se materializou na cedência de uma viatura Volkswagen Amarok, à Estação salva-vidas de Ferragudo.

Esta viatura será utilizada no âmbito do cumprimento das atribuições da Estação Salva-vidas de Ferragudo, nomeadamente no reforço de vigilância, salvamento marítimo e assistência a banhistas, bem como de apoio e sensibilização às comunidades ribeirinhas durante todo o ano, com especial enfoque na área geográfica do concelho de Lagoa.

Por: AMN

FIRESHELTER52

Em Tavira há mais Natal no Museu

O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria promove, nos dias 20 e 21 de dezembro, entre as 10h15 e as 12h15, as oficinas “Decorações para o Natal” e “Ano Novo, Calendário Novo”, as quais têm como principal objetivo comemorar a época natalícia e o Ano Novo.


No dia 20, a oficina “Decorações de Natal” visa apelar à criatividade dos participantes na conceção de objetos (coroa e/ou centro de mesa) alusivos a esta quadra.

E porque a passagem para 2019 implica um novo calendário, a ação “Novo Ano, Calendário Novo”, no dia 21, convida à ilustração e personalização de datas.

As inscrições, gratuitas e obrigatórias, destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e a um número máximo de 12 pessoas e um mínimo de seis.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria- Serviço Educativo.

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2304).

FIRESHELTER52

2 Raparigas Atropeladas por Comboio em Faro

Duas raparigas de 19 anos de idade e de nacionalidade portuguesa, foram hoje atropeladas por uma composição que circulava na linha de Faro, junto ao Centro de Ciência Viva.


Fonte do CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, disse ao Algarve Primeiro que ambas as jovens, foram assistidas no local e enviadas para o Hospital de Faro.
A mesma fonte adiantou que o alerta foi dado às 15h51. No local estiveram 18 operacionais do INEM, Sapadores de Faro, Bombeiros Cruz Lusa, PSP e Autoridade Marítima.
Ambas as vítimas não inspiravam cuidados.

https://www.algarveprimeiro.com/d/faroatropelamento-ferroviario-resulta-em-dois-feridos-leves-/24461-1?fbclid=IwAR2MyR--s7wnb542UnTdsFw6TbBEg2Hem8wgsP1CK40UEsPcAj8zTjTx6wM

FIRESHELTER52

13/12/2018

Carta Área Ardida Portugal 2018

Cada um que tire as ilações que quiser, segurança, prevenção, estratégia e empenhamento, a resposta está nestes dados.


Comparando 2017:

clique nas imagens para aumentar.

FIRESHELTER52

Emprego - Guarda Prisional Abre Candidaturas

Procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento para admissão ao curso de formação inicial destinado ao ingresso na categoria de guarda da carreira de guarda prisional da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais - Referência 207/G/2018

12/12/2018

Chuva Regressa esta Madrugada

A madrugada iniciará com períodos de chuva Moderada e pontualmente Forte no Norte, Moderada no Centro e Fraca a Sul. Depois passaremos a regime de aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes e de granizo no Norte e acompanhados de alguma trovoada pontual, sendo mais fracos no Sul e menos frequentes a partir da tarde.


FIRESHELTER52

Tavira - Rastreio do cancro da mama a partir de 17 de dezembro

A Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama da ARS Algarve recebe, até 31 de janeiro de 2019, utentes inscritas no Centro de Saúde de Tavira para efectuarem gratuitamente o rastreio das 9:30 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:30 horas (dias úteis).


Mulheres entre os seus 50 e 69 anos, inscritas no Centro de Saúde de Tavira, serão chamadas por carta, enviada pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve, com a marcação/convite para realizarem gratuitamente a mamografia digital na unidade móvel, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama do Algarve.

Este rastreio efetuado a 3D, com Tomossíntese, e diagnóstico assistido por computador (CAD), permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

Desde o mês de julho e 2017, o rastreio do cancro da mama foi realizado através de uma nova unidade móvel que permitiu ao Algarve ser a primeira região do País a realizar o rastreio com esta tecnologia de última geração.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 (dias úteis das 10:00 às 17:00 horas) ou do e-mail: rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt.

Ademar Dias

FIRESHELTER52

Porta 65: nova fase de candidaturas de apoio ao arrendamento jovem arranca hoje

Arranca esta quarta-feira (12 de dezembro de 2018) o novo período de candidaturas ao programa de arrendamento jovem Porta 65.



O concurso estará aberto a partir das 10h00 do dia de hoje e as 18h00 do próximo dia 7 de janeiro de 2019, segundo as informações divulgadas no Portal da Habitação.

O Porta 65 Jovem pretende regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando “estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento”, lê-se na página de apresentação do projeto.

Quem pode candidatar-se a este programa?

Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 37 anos) que reúnam as seguintes condições:

- sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I;

- não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;

- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional;

- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.

Por quanto tempo poderás beneficiar do Porta 65?

A subvenção é concedida por períodos de 12 meses, podendo ter candidaturas subsequentes até ao limite de 60 meses, seguidos ou interpolados. Podem ser apresentadas pelo menos 5 candidaturas no mesmo período em que realizou a primeira candidatura, para que a subvenção não seja interrompida.

Quando são conhecidos os resultados?

Após a submissão da candidatura, poderás receber um pedido de esclarecimento na área de mensagens da candidatura, para regularizar em 5 dias úteis, alguma informação que não esteja conforme. Este pedido pode ocorrer a qualquer momento durante o período de análise das candidaturas, que é de 60 dias após o termo das candidaturas de abril e de 45 dias após o termo das candidaturas de setembro e dezembro.

Os resultados das candidaturas aprovadas com subvenção, até ao limite das verbas estabelecidas para cada período de candidatura, são publicados no Portal da Habitação, onde também poderás tiras dúvidas sobre os dados necessários para te candidatares, sobre os documentos e de que forma poderás fazer uma simulação.

Por: Idealista

FIRESHELTER52

10/12/2018

Site com as Informações de Certificados de Óbitos em Portugal

Sabia que o nosso governo possui um site sobre a vigilância da mortalidade nacional?



Lá podemos ver diariamente o numero de mortes ocorridas, as suas causas, as idades dos falecidos e até previsões de mortalidade.

O site já tem alguns anos, e pode dar informações interessantes como por exemplo, no conselho de Tavira a média de óbitos por semana é de 7.

Mas se quiser saber mais, idades, género e outras informações posso consultar on line.


para saber mais clique no link em baixo:

Mortalidade em tempo real

FIRESHELTER52