30/10/2011

Bombeiros Municipais respondem a incêndio em casa devoluta


Um antigo moinho de maré, situado em pleno sapal junto ao Rio Gilão, ardeu parcialmente durante o inicio da noite de ontem.

As causas do incêndio não são conhecidas nem há registo de vítimas.

A estrutura, em avançado estado de degradação foi ocupada por alguns jovens, que com plásticos e outros artigos tentaram construir uma cobertura para abrigo.

A zona é referenciada a situações de toxicodependência, e a habitação está localizada ao descer da ponte dos Descobrimentos perto da discoteca UBI em Tavira.

Os danos provocados pelo incêndio são visíveis desde a ponte.

Os Bombeiros Municipais estiveram no local com dois veículos e 7 elementos juntamente com a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

26/10/2011

Bombeiros Municipais respondem a Acidente no Centro Comercial Plaza Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na tarde de hoje a um grave acidente no centro comercial plaza em Tavira.

Um acidente de origem eléctrica provocou um incêndio e um queimado em estado grave.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo de Combate a Incêndios Urbano e 6 elementos, uma ambulância INEM SIV sedeada em Tavira e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação; VMER-Faro.

Ponderou-se a evacuação aérea da vítima através do helicóptero do INEM sedeado em Loulé, mas as condições adversas da meteorologia não o permitiram.

Os meios ainda foram dirigidos para o Estádio do Ginásio Clube de Tavira, local de aterragem do helicóptero, mas foram posteriormente reorganizados para uma evacuação em Ambulância INEM-SIV, para o Hospital de Faro.


FIRESHELTER52

25/10/2011

ATENÇÃO...Mau Tempo para a Região


Segundo os indicadores meteorológicos para a região do sotavento algarvio entre o dia 26 e 27 de Outubro espera-se um agravamento das condições meteorológicas.

As forças de Protecção Civil já se encontram de prevenção a fim de evitar situações que possam condicionar ou colocar em risco a vida e os bens das populações.

Deste modo, prevê-se, a partir da manhã do dia 26 até madrugada do dia 27 de outubro, precipitação forte e vento forte com rajadas, que poderão atingir os 90 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas.

A partir da tarde de 27 e até ao próximo domingo, deverá ocorrer uma melhoria significativa do estado do tempo, sem de precipitação e com a temperatura a enquadrar-se dentro dos valores normais para esta época do ano.

O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt

FIRESHELTER52

Fenómeno Meteorológico” DOWNBURST” em Faro


Após o estudo da situação meteorológica ocorrida na madrugada do dia 24 na zona de Faro efectuado pelo Instituto de Meteorologia chegou-se à conclusão que não ocorreu um tornado mas sim um fenómeno um pouco diferente.

Na região sul do território do continente, em particular, esta actividade verificou-se na presença de um perfil vertical do vento horizontal caracterizado por uma ligeira rotação na sua direção (no sentido dos ponteiros do relógio), numa camada entre a superfície e os 2000 metros, bem como por uma intensificação na sua intensidade.

A análise das observações Doppler efetuadas pelo radar de Loulé / Cavalos do Caldeirão, permitiu identificar algumas destas SC, embebidas na estrutura frontal, embora com caraterísticas inicipientes, isto é, relativamente pouco marcadas."

E a informação preliminar do IM prossegue, afirmando que em particular, "pelas 4 UTC, um destes aglomerados convectivos atingiu a região de Faro, designadamente a área do aeroporto e locais vizinhos, para Este e Nordeste do mesmo.

Os movimentos verticais descendentes organizados, que são típicos deste tipo de fenómeno, foram particularmente intensos naquela região e produziram um fenómeno designado por downburst:

Trata-se de um escoamento descendente e muito forte que se propaga como vento horizontal, junto ao solo. Na estação de Faro/aeroporto foi registada uma rajada com uma intensidade de aproximadamente 157 km/h, pelas 4:10 UTC.

Na circulação das SC, para além de vento horizontal muito forte, também é possível a geração de tornados.

Neste episódio essa hipótese não pode ser excluída, mas a maior parte dos elementos disponíveis aponta para que o fenómeno de vento forte se tenha ficado a dever à ocorrência de um downburst".

:Noticia completa linkada ao título desta postagem:

FIRESHELTER52

Tavira Vendaval Madrugada de 24 de Outubro de 2011

Deixo-vos aqui o registo de como se encontrava a baixa da Cidade de Tavira na madrugada do vendaval que assolou o Algarve.

São alguns vídeos gravados por um telemóvel dai a qualidade não ser a melhor mas não deixando de mostrar a gravidade e intensidade dos acontecimentos.









FIRESHELTER52

24/10/2011

Temporal desta madrugada no Sotavento Algarvio somou 16 Feridos


Sabe-se agora que o número de feridos causados pelo temporal de chuva e vento que afectou principalmente o Sotavento algarvio durante a madruga de hoje chegou aos 16.

Registaram-se 5 feridos no Aeroporto de Faro com o desabamento de uma parte do tecto de uma gare, sendo que um dos feridos ainda se encontra em estado grave.

Não a muitos quilómetros do local desta ocorrência, perto da estrada nacional nº2 na zona do Serro do Bruxo à saída da Cidade de Faro num acampamento Cigano ocorreram mais onze feridos, sendo um também em estado considerado grave.

9 Adultos e duas crianças foram transportados ao hospital de Faro, sendo apenas que ainda um adulto se encontra internado em observação.

Segundo a Protecção Civil não há registo de mais feridos relacionados com o temporal, apenas muitos danos e infra-estruturas danificadas.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a dezenas de pedidos de ajuda durante madrugada e manhã


Os trabalhos para os Bombeiros Municipais de Tavira iniciaram-se logo por volta das duas da madruga seguindo de uma forma quase ininterrupta até por volta da hora do almoço de hoje.
Há a registar uma dezena de intervenções em cenários de cheias rápidas em espaços urbanos, inundações, quedas de árvores entre outros incidentes.
A baixa da Cidade ficou rapidamente inundada por águas pluviais e registou-se apenas uma saída de emergência médica.
FIRESHELTER52

23/10/2011

Jornal Bombeiros de Portugal faz referência a salvamento efectuado por bombeiro de Tavira



O salvamento de duas pessoas na praia da terra estreita em Tavira mereceu a atenção do Jornal Bombeiros de Portugal que quis de uma forma simples descrever e dar a conhecer um feito protagonizado pelas equipas de emergência daquela cidade.

Para ler a entrevista em formato de página de jornal clicar no titulo da postagem.


FIRESHELTER52

Praia de Odeceixe 5 Afogamentos em simultâneo


5 Vítimas de idades entre os 20 e 30 anos de nacionalidade Russa e Ucraniana, foram salvos do mar por surfistas ontem na Praia de Odeceixe em Aljezur.

Tudo começou quando duas raparigas foram apanhadas por uma corrente muito forte existente no local.

Três rapazes do grupo entraram no mar para as salvar e ficaram igualmente em dificuldades.

Dois surfistas locais , e um pescador lúdico praticante de body-board, aperceberam-se da situação e, embora correndo risco, agiram de imediato.

"Com as pranchas, atirámo-nos à água e, embora com dificuldade, conseguimos tirar os cinco da corrente", revelou um dos surfistas, adiantando que os banhistas, "apesar de terem ficado em pânico e engolido muita água, não precisaram de cuidados médicos".

A Autoridade Marítima foi informada do caso.

FIRESHELTER52

21/10/2011

Infantário! Profissão... Bombeiro


No decorrer do processo pedagógico que fala sobre profissões, foi pedido aos pais dos alunos do Infantário Âncora em Santa Luzia que interajam com a turma, explicando cada qual a sua profissão e a forma como a desempenham.

Hoje, coube-me a mim apresentar a profissão de bombeiro.

Felizmente, todos eles com 3 e 4 anos sabem o que são e para que servem os bombeiros, sendo assim muito fácil motiva-los para uma pequena sessão de esclarecimento e uma brincadeira com elevado valor pedagógico sobre a profissão.

Acho que as fotografias falam por si, e garantidamente no final da sessão tinha-mos um grupo de crianças com muita vontade de ser...Bombeiros.





FIRESHELTER52

Ponte São Domingos Assêca – Prevenção cheias


Encontra-se a decorrer, tal como no ano passado antes da época das grandes chuvas, acções concertadas de Protecção Civil a fim de minimizar problemas que ocorrem devido a cheias e ribeiradas vindas do norte do Conselho.

Desta feita, encontra-se em curso uma limpeza profunda com alargamento do leito da Ribeira da Assêca na zona de São Domingos que visa a minimização de problemas de cheias naquela zona, e ainda capacitando a Ribeira para um melhor escoamento das águas de monte até ao leito do Gilão.

Esta intervenção na Ribeira da Assêca em Tavira é um projecto da Câmara de Tavira com o apoio do PRODER orçamentada em 75000 euros.

Vejam as fotos e tentem reconhecer o local, que nesta altura e com a obra em curso já se encontra muito diferente.

De outra forma, na melhor acção preventiva deste flagelo que afecta a população no inverno, encontramos uma obra recente que atravessa a Ribeira da Assêca a sul da zona da carreira de tiro de Tavira que em caso de cheia eventualmente poderia ser um obstáculo ao escoamento da água das cheias aumentando o nível de água fora do leito naquela zona, já identificada e em estudo de viabilização.

(CLICAR PARA AUMENTAR)






FIRESHELTER52

20/10/2011

Curiosidades: Fosfato de Amónio como agente extintor


Esta é uma das postagens mais lidas do blog e que desenvolve algumas curiosodades e interesses, assim, volta aqui a ser publicada.

O fosfato de amónio seco, segundo uma agência petrolífera e armazenista de hidrocarbonetos internacional, é o mais eficaz agente extintor para extinção de incêndios envolvendo matérias sólidas inflamáveis, líquidos inflamáveis, gases inflamáveis e equipamentos eléctricos.

Este agente pode ser usado em combinação com agentes extintores de espuma. Ele apresenta eficácia superior na extinção de incêndios de grandes áreas e é amplamente utilizado na protecção contra incêndios e de extinção de incêndios em campos de petróleo, depósitos de petróleo, refinarias de petróleo, indústrias químicas de grande porte, depósitos químicos, navios, aeroportos, minas, fábricas, restaurantes e hotéis, como bem como em áreas florestais.

Actualmente os extintores de pós químico seco são constituídos tendo por base o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio adicionados ainda componentes desumidificantes, sendo que os extintores de pó químico seco “polivalentes” tipo A-B-C, são comercializados tendo por base as características químicas do fosfato de amónio.

FIRESHELTER52

Pontos de Vista...


FIRESHELTER52

19/10/2011

Acidente com Helicóptero de Combate a Incêndios Florestais

Um helicóptero de combate a incêndios florestais caiu ontem ao final da tarde, em Moreira de Rei, Trancoso, provocando ferimentos num dos bombeiros que seguiam na aeronave


FIRESHELTER52

Concelho de Tavira já possui Equipa de Sapadores Florestais


Desde Setembro que 5 elementos concluíram a formação de Sapador Florestal, e hoje, apoiados por um veículo ligeiro de vigilância e combate a incêndios denominado por SF 08 – 150 já se encontram a desempenhar funções nas serras do Concelho de Tavira.

Junto das populações do conselho interior fazem uma cultura preventiva no que toca ao uso do fogo para queima dos sobrantes agriculas, vinculando os seus potenciais perigos e cuidados a ter.

Fazem vigilância activa no terreno, procurando identificar algum incêndio em fase inicial.

Executam reconhecimento e registos dos pontos de água que possam vir a ser utilizados por equipas de combate terrestres e também pelos meios aéreos.

Desenvolvem acções de limpeza dos locais estratégicos de reconhecimento.

Combatem incêndios.

Apoiam nos rescaldos de zonas afectadas por incêndios.

Depois da época de maior incidência dos incêndios florestais, procedem a acções de silvicultura preventiva em pontos estratégicos.

Estão ligados ao Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Tavira.

FIRESHELTER52

18/10/2011

Mecanismos da Desfibrilhação


Encontrei numa partilha do facebook este vídeo, que até á data e, embora em Inglês explica de uma forma muito curta clara e concisa o que é a fibrilhação e como actua o acto da Desfibrilhação.

Vejam o vídeo, é muito didáctico e esclarecedor.



FIRESHELTER52

Chuva... só dia 23.... e para alguns!!!!


Prevê-se que a situação de tempo quente se mantenha no decorrer da semana, ainda que se espere que a partir da tarde de amanhã, dia 18, a circulação do ar predomine do quadrante oeste, com neblinas ou nevoeiros matinais no litoral norte e centro e que a temperatura possa ter uma descida a partir de quarta-feira, 19.

A partir de dia 23, regista-se uma forte probabilidade para a ocorrência de precipitação em todo o território do continente, também acompanhada de uma tendência para uma descida mais acentuada nas temperaturas (máximas e mínimas).

A persistência do tempo seco e das temperaturas com valores acima da média para esta altura do ano deve-se à situação meteorológica que afetou o território do continente, caracterizada por um anticiclone de bloqueio localizado sobre a Europa Central e que se estendeu a quase toda a Europa Ocidental, desde a Escandinávia ao Mediterrâneo e da Polónia à Península Ibérica, transportando na sua circulação ar muito quente e seco.

Esta situação originou, em Portugal continental, vento em geral fraco de leste e valores baixos da humidade relativa do ar, excetuando os dias 6 e 7, em que o vento soprou moderado do quadrante norte, por vezes forte no litoral e nas terras altas, tendo-se registado temporariamente uma descida da temperatura.

Dados históricos ultrapassados e ondas de calor

Entre os dias 1 e 15 foram ultrapassados os extremos históricos da temperatura máxima para o mês de outubro em algumas estações, nomeadamente Bragança com 30.8ºC no dia 12, Lisboa com 33.9ºC no dia 13, Anadia com 35.8ºC no dia 13, Carrazeda de Ansiães com 29.9ºC no dia12 e Mirandela com 33.9ºC no dia 5 de outubro.

A persistência do tempo quente determinou que durante o mesmo período se tenham registado duas ondas de calor, a primeira com inicio ainda durante o mês de setembro e que se prolongou até 6/ 7 de outubro, que teve uma duração mínima de 6 dias no Montijo, Lavradio e Sines e duração máxima de 12 dias em Alverca e Alcácer do Sal.

A segunda teve início em 9/10 de outubro e ainda só terminou nas estações do Porto, Setúbal e Sines no dia 14.

:Noticia Original Linkada no título da postagem:

FIRESHELTER52

Veiculo de Combate a Incêndios Florestais CBM Tavira


FIRESHELTER52

17/10/2011

HPI 1000 Impulse Gun Bombeiros


Quando a tecnologia pode ajudar alguém, temos imediatamente que a dar a conhecer.

E, quando a tecnologia pode ser usada para ajudar algo tão importante como um bombeiro, não há nenhuma dúvida que temos de lhe dar tanta atenção quanto possível.

Especialmente quando ele é apenas um conceito.

Um conceito que precisa ser colocado no mundo real, o mais rapidamente possível.

Isso é exactamente o caso com o HPI 1000 Impulse Gun, especificamente orientadas para os bombeiros.

O HPI 1000 Impulse Gun foi projectado com base no IFEX 3000 e inventado por um Jan Thinius.

É destinado a combater pequenos incêndios, e fazê-lo muito mais rapidamente do que o tradicional, e, atualmente, canhões de água utilizada pelos bombeiros.

Ele tem 25 bares de pressão, o tanque pode armazenar um litro de água.

O Impulse Gun pode acelerar a liberação de que a água de até 400 km / h, que posteriormente é atomizado por meio de uma membrana especial.

Como sai dessa membrana, e é empurrado para fora da arma em tal velocidade, a água liberada é capaz de penetrar mais profundamente nos incêndios.

Como dissemos, é apenas um conceito agora, mas considerando os benefícios óbvios que teria para os bombeiros, não podemos ver que alguém não gostaria de tornar isto uma realidade.

http://www.slashgear.com/hpi-1000-impulse-gun-for-firefighters-designed-to-take-out-small-fires-quickly-0596734/

FIRESHELTER52

Holandês morre afogado em praia sem vigilância


Esta altura do ano é negra para as praias Algarvias.

Na costa do Algarve de leste a Oeste sucedem-se os acidentes com náufragos, a situação é preocupante pois na última semana morreram afogados nas praias algarvias 2 pessoas e ainda outra no hospital vítima de complicações de um pré-afogamento.

As condições meteorológicas convidam os turistas, que nesta altura do ano são maioritariamente idosos a visitas e lazer nas praias, que por ventura não se encontram vigiadas.

Ontem em lagos, um homem holandês de 64 anos de idade entrou no mar, temperatura da água que rondava os 24 graus com ondulação de levante, sendo imediatamente arrastado e entrou em pré-afogamento.

A polícia marítima e populares conseguiram resgatar o homem do mar mas já inconsciente.

Mesmo com apoio do INEM e manobras de SBV/SAV a vítima veio a falecer no areal.

As entidades que promovem o Algarve no estrangeiro como local de interesse turístico deveriam se precaver futuramente para que em situações meteorológicas idênticas às desta época, as praias mais frequentadas continuassem com vigilância activa, nem que na forma de prevenção ou dissuasão aos banhos no mar.

Aos leitores desta postagem, as condições do estado do mar nesta altura do ano mesmo sem grandes ondulações já são muito diferentes das vividas no verão, a falta de vigilância e socorro precoce são um grande problema, evite de entrar no mar em zonas não vigiadas.

Não queira fazer parte das estatísticas, com o mar não se brinca.

FIRESHELTER52

16/10/2011

Saiba como evitar multas na Via do Infante


A introdução de portagens na Via do Infante foi aprovada quinta feira no conselho de ministros. A legislação tem de ser promulgada pelo Presidente da República e publicada em Diário da República, para cobranças avançarem.

Embora na altura o PSD tenha revelado reservas, as portagens devem avançar nos moldes definidos pelo anterior Governo.

Todos os residentes e empresas sedeados na região vão ter isenções e descontos até 1 de Julho de 2012.

A partir desta data, o regime de excepção acaba de todo, isto porque as isenções só se aplicarão nas regiões onde o PIB per capita é inferior a 80 por cento da média nacional, o que não é o caso do Algarve.

Até 1 de Julho de 2012 e porque não há nenhum concelho do Algarve que tenha alguma parte do seu território a menos de 20 quilómetros da Via do Infante, os residentes e empresas não pagam as primeiras dez utilizações mensais e as seguintes terão um desconto de 15 por cento.

A vantagem da manutenção dos descontos é o facto de só poderem beneficiar os utilizadores de um sistema de cobrança electrónico tipo Via Verde, a melhor opção anti-fraude, matéria muito valorizada pelas concessionárias.

DEM e Via Verde

Para ter acesso aos descontos é necessário adquirir um dispositivo electrónico de matrícula (DEM), cujo preço previsto varia entre 25 e 27 euros ou recorrer a equipamentos como a Via Verde. O pagamento é automático, através de cobrança directa na conta bancária do utilizador, ou, em alternativa, os automobilistas podem fazer um pré-carregamento.

No acto de contratação com a entidade de cobrança de portagens é preciso apresentar o documento único automóvel ou o livrete e título de registo de propriedade.

Por enquanto, os distribuidores retalhistas autorizados a vender os dispositivos electrónicos de matrícula são os CTT e a Via Verde.

Para quem não beneficia das isenções e descontos, há também a possibilidade de pós-pagamento. A cobrança realiza-se com base na fotografia da matrícula do veículo, devendo o pagamento ser realizado no prazo de cinco dias após a passagem, nos CTT ou na rede Payshop.

Neste caso há um acréscimo de custos administrativos de 25 cêntimos a dois euros, mais IVA. Os estrangeiros não podem utilizar este sistema.

Multas de 75 euros

O valor da multa por falta de pagamento é de cerca de 75 euros. Pode, no entanto, atingir os 100 euros, porque, além da multa, vai ser incluído o valor da portagem em falta e os custos administrativos.

As concessionárias das SCUT garantem aos utentes um período de adaptação para que percebam o funcionamento das portagens. Por isso a fiscalização só se vai iniciar algumas semanas após a aplicação da cobrança.

Automóveis sem isenções podem fazer pré-carregamentos

Os automobilistas sem isenções também podem optar por um pré-carregamento anónimo, através de um dispositivo temporário (DT). Prevê-se um pré-carregamento mínimo obrigatório de 50 euros (ligeiros) ou 100 euros (pesados). Essa deverá ser a opção mais prática para os turistas.

De acordo com a proposta do anterior Governo, o percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António custaria perto de nove euros, cerca de 68 cêntimos por quilómetro.

:Fonte da Noticia Linkada no título da postagem:

FIRESHELTER52

14/10/2011

Dispositivo Florestal de Combate a Incêndios Florestais prolongado até ao final do mês


Os Corpos de Bombeiros contarão com uma extensão de operacionalidade das equipas DECIF, aquelas que estão vocacionadas para intervenção em contexto de incêndios florestais.

A ANPC estendeu a continuação das equipas até 31 de Outubro, devido, aos factores meteorológicos que afectam todo continente, elevando a probabilidade da ocorrência de incêndios florestais, tal como se regista neste final de Setembro e princípio de Outubro.

As Equipas do DECIF que operam no ataque inicial no concelho de Tavira são compostas por 7 elementos dos Bombeiros Municipais apoiadas por um veículo florestal de combate a incêndios e um Auto-tanque, operam 24 horas por dia e a sua prontidão de saída é ao minuto.

Actuam no Concelho de Tavira, mas numa conjugação de trabalho inicial musculado, com o objectivo do domínio rápido de qualquer foco de incêndio, articulam o seu serviço para todos os incêndios de interface florestal rural ao primeiro alarme nos concelhos de Olhão, Castro-Marim, São Brás, Vila Real e Alcoutim.

Da mesma forma, a resposta é igual por parte destes Corpos de Bombeiros em ataque inicial sempre que surge um foco de incêndio no Concelho de Tavira.

Durante a fase Charley do DECIF, as equipas eram apoiadas por helicópteros e brigadas helitransportadas o que já não se verifica desde 30 de Setembro.

Em contexto de ataque ampliado “reforço”, os Bombeiros no Algarve dispõem de um grupo formado por 4 corporações em prontidão para ajuda em caso de necessidade de meios de ataque.

FIRESHELTER52

13/10/2011

Exercício Público Nacional de Preparação para Sismos


Divulga-se o Exercício Público de simulação de um sismo previsto para 24 de Novembro de 2011.

Convida-se a todos a aderirem à iniciativa que terá lugar no dia 24 de Novembro pelas 11h 15m, nos Centros Comerciais, Praças do Município, Escolas, espaços públicos...

Denominado por Terramoto, esta acção de sensibilização da sociedade civil, promovida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), prevê sete passos que permitem às pessoas saber como se devem comportar antes, durante ou após um sismo.

Veja o vídeo em exposição e saiba de que forma deve actuar perante um evento desta importância.

A preparação e conhecimento são passos importantes para a minimização da perda de vidas e bens.

Participa, o SAFEPLACE52 manterá actualizado toda a informação disponível a todos aqueles que quiserem aderir.



FIRESHELTER52

12/10/2011

Afogado na Barra de Cacela


O corpo de um homem de 60 anos foi esta segunda-feira encontrado a boiar junto à barra nova de Cacela, na Ria Formosa.

Segundo a Polícia Marítima de Tavira, as autoridades retiraram o corpo da água após o alerta ao fim da manhã e uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ainda tentou a reanimação, mas o homem não deu quaisquer sinais de vida.

O homem não tinha quaisquer mazelas visíveis no corpo e encontrava-se vestindo calções e camisa pelo que não deverá ser um banhista, considera a autoridade marítima.

As causas da morte serão apuradas no Instituto Médico-Legal de Faro, para onde o cadáver foi transportado.

A Polícia Judiciária tomou conta da ocorrência.

: Noticia original linkada no título desta postagem:

FIRESHELTER52

Açores: actividade sísmica «acima do normal»


O Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores alertou esta terça-feira para a ocorrência de uma «actividade sísmica acima do normal» na região central da ilha de S. Miguel, apesar de os sismos não serem sentidos pela populaçãO.

João Luís Gaspar, responsável do Centro de Vigilância e Informação Sismovulcânica dos Açores, afirmou que a zona entre as lagoas do Fogo e do Congro tem estado mais activa nos últimos dias, registando-se um número de eventos mais elevado na segunda-feira.

Trata-se de um fenómeno que ocorre com alguma «periodicidade», acrescentou este especialista, para quem o alerta da Protecção Civil se justifica com a necessidade de manter a população informada e atenta face à eventual necessidade de precauções.

Os sismos registados nos últimos dias na região Fogo-Congro revelaram baixa magnitude.

:Fonte da Noticia Linkada no titulo da postagem:

FIRESHELTER52

11/10/2011

Tavira Mapas Interactivos


Simplesmente prático, necessário, e muito operacional.

È desta forma que podemos adjectivar este widget que se encontra ao alcance de um clique na página on line do município.

Para quem chega, e quer conhecer ou aceder aos serviços que a cidade lhe propõe, tais como lazer, económicos, sociais, religiosos entre outros, pode aceder a esta plataforma e em poucos segundo passa a barreira do desconhecimento, podendo criar uma orientação capaz de lhe proporcionar condições de orientação e conhecimento dos melhores e mais indicados sítios para aquilo que pretende.

Achar uma morada até mesmo com número da porta de qualquer rua da cidade ou freguesia, comercio, restauração, tudo isto à distância de um clic em forma de mapa ou Orto-foto-mapa, para melhor identificação do local.

No contexto de Intranet, a protecção civil e bombeiros possui já um diversificado sistema de informação geográfica capaz de responder às necessidades globais de intervenção no município.

O complexo sistema, mas de fácil acesso ao utilizador atribui uma fonte de saber e gestão capacitando o mesmo para uma organização rápida e eficaz a vários tipos de respostas a acidentes.

O sistema actualizado constantemente numa plataforma municipal está também disponível no CDOS para que se em caso de incidente em Tavira se possa resguardar num backup.

Estão sem dúvida os operadores informáticos do município de parabéns por este excelente trabalho produzido onde, numa próxima oportunidade será apresentado as suas principais valências em contexto de gestão e organização de teatro de operações de socorro.

Visite a página, veja a sua rua, faça procuras e teste o serviço.

A morada do sítio na net è:
http://mapas.cm-tavira.pt/site/

Ou então clicando no titulo desta postagem.

FIRESHELTER52

10/10/2011

Grupo de Combate a Incêndios Florestais GCIF Algarve


Face às previsões de temperaturas elevadas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil reforçou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais através da mobilização de 14 Grupos de Combate a Incêndios Florestais (GCIF).

No Algarve, e pela primeira vez, também foi constituido um destes grupos.

O Grupo Especial de Combate a Incêndios Florestais no Algarve constituído por 26 Operacionais e 7 veículos, encontra-se em prontidão 24 horas por dia desde dia 4 de Outubro até dia 15 do mesmo mês.

Fazem parte do GCIF Algarve os Corpos de Bombeiros dos Municípios de Faro, Loulé, Olhão e Tavira.

Esta é uma das medidas operacionais de antecipação preconizada pela ANPC, que visa reforçar no imediato e com elevado grau de prontidão a capacidade já instalada de ataque ampliado aos incêndios Florestais, este grupo (GCIF) funciona em missões de apoio directo ao Distrito de Faro.

FIRESHELTER

09/10/2011

FIREPLACE52GALLERY


FIRESHELTER52

Petição ISENÇÕES DAS TAXAS MODERADORAS DOS BOMBEIROS


Bombeiros preparam-se para perder isenção de taxas moderadoras na Saúde

Um dos benefícios de trabalhar em troca de nada, enquanto o governo poupa à pala do serviço do voluntariado, boa vontade e civismo, era, e ainda é, a isenção do pagamento das taxas moderadoras na saúde por parte dos bombeiros voluntários.

È apenas uma representação simbólica, e um gesto de boa vontade na troca da prestação de um serviço comunitário ao povo Português.

Aquele homem ou mulher, que se farda de paz, e nas suas folgas ainda priva a família da sua companhia por algumas horas para ajudar quem precisa, para ajudar a salvar vidas e bens, vê agora alguns dos incentivos à continuação da sua boa prestação serem retirados em prol de uma política economicista.

Assim, decorre uma petição publica para que tal não aconteça, a morada é :

http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N14906

Ou clica sobre o título da postagem que serás encaminhado.

Se estiveres de acordo preenche os campos e envia a tua petição.

Podes fazer ainda mais, na tua página do facebook, ou no teu blog, podes divulgar a petição para que no final se obtenham resultados favoráveis.

A decisão é tua, tens como bombeiro ou cidadão livre arbítrio nesta decisão, não se pretende influenciar ninguém.

Obrigado pelo teu tempo a ler esta mensagem
FIRESHELTER52

08/10/2011

Fim-de-semana Quente – Atenção aos Acidentes em Meio Aquático


O SAFEPLACE52, na véspera da chegada deste tempo de leste quente e seco que coincidiu com o feriado de dia 5 alertou para os perigos da falta de vigilância nas Praias.

Foi feito uma postagem que identificava alterações significativas do estado do mar, falta de vigilância e perigos diversos.

Só num dia, e no Concelho de Tavira 3 pessoas se afogaram, sendo que 2 receberam assistência Médica Pré-hospitalar e outra foi ainda evacuada de helicóptero para o hospital em estado critico.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, ANPC, avisa que as condições do estado do tempo irão ser mantidas assim até à próxima segunda feira.
Espera-se para o fim-de-semana uma corrida aumentada por parte da população às principais praias do Concelho.

Assim o SAFEPLACE52 volta a lembrar:

Estas correntes de leste que se fazem sentir no Sotavento algarvio, elevando a temperatura do ar para perto dos 30 graus, com uma brisa seca e moderada estando também a água do mar num autêntico “caldo”, chegando a atingir os 25 graus.

São nestas alturas “mortas” do turismo que se registam os maiores e mais mortais acidentes no meio aquático.

O término da época alta nas praias obriga as concessões a diminuírem os efectivos de vigilância e socorro, sendo que em caso de acidente no meio aquático a resposta pode chegar de forma tardia e desadequada, pondo em risco de vida quem se faça ao mar fora das zonas de vigilância das concessões.


Não faça parte das estatísticas negras da lista de afogamentos, tome precauções.

Tome banho em áreas vigiadas por nadadores salvadores, respeite o estado do mar, tome cuidados com o sol e o calor.

FIRESHELTER52

06/10/2011

CERN Suíça - 5 vagas para Bombeiros


Mais uma vez o CERN vem junto das corporações de Bombeiros Profissionais procurar bombeiros interessados em trabalhar dentro da Infra-estrutura Geral Departamento de Serviços.

Para mais informações carrega sobre o titulo desta postagem, onde serás encaminhado para a página original.

O Serviço é composto por bombeiros profissionais de vários Estados-membros do CERN e este grupo de bombeiros, portanto, também representa um fórum para o intercâmbio de experiências e prática profissional dentro dos corpos de bombeiros europeus.

Organização Europeia para a Investigação Nuclear

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), conhecido como CERN (antigo acrônimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) , é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça, e criado em 195.

A organização tem vinte Estados membros e é atualmente o local de trabalho de aproximadamente 2.600 funcionários em tempo integral, assim como 7.931 cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).

A principal função do CERN é fornecer aceleradores de partículas e outras infraestruturas necessárias para a pesquisa de alta energia física.

FIRESHELTER52

05/10/2011

Afogamento na Praia da Terra Estreita Ilha de Tavira


Um homem de 60 anos de idade entrou em afogamento esta tarde na Ilha de Tavira na Praia da Terra Estreita.

A esposa que seguiu em seu socorro acabou ela também por necessitar de ser retirada da água com ajuda visto as condições do estado do mar, o cansaço e da ansiedade da mesma.

A mulher, a primeira a ser resgatada descreveu de imediato a história clínica do marido, problemas do foro respiratório, o que permitiu um pedido de SAV precoce ao INEM, mesmo antes de estabelecer contacto com o afogado que já se encontrava a mais de 100 metros da costa, para lá da zona de rebentação.

Um Bombeiro Municipal de Tavira que fazia uma caminhada e passava no local, um familiar do afogado, e ainda um habitante da Cidade de Tavira que veraneava naquele sítio, conseguiram resgatar do mar o homem ainda com vida, mas em estado grave.

Pouco tempo depois do resgate, chegou ao local, um veiculo todo terreno de uma concessão da Ilha de Tavira com um Nadador Salvador e material de Salvamento, e quase em simultânea uma mota de água do ISN sedeada na praia do Barril com mais dois nadadores Salvadores.

Não intervieram no salvamento na água, mas disponibilizaram os seus meios para a promoção do transporte da vítima até um dos Cais de embarque na Ilha.

A colaboração entre as entidades de Protecção Civil Municipal, Bombeiros Municipais, INEM, Concessões Balneares e Policia Marítima foi no mínimo excelente e rápida.

As equipas da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER do INEM) e da Ambulância INEM SBV sedeada nos Bombeiros Municipais, foram transportadas rapidamente ao local na lancha da Policia marítima garantindo um socorro à vitima que seguiu para o Hospital de Faro sem correr risco de vida.

A zona onde ocorreu o acidente já não se encontrava concessionada nesta altura do ano.

FIRESHELTER52

Afogamento na Praia das Cabanas de Tavira


Um homem afogou-se esta tarde na tarde na Praia das Cabanas de Tavira.

Foi retirado da água em estado grave pelos nadadores salvadores e ainda no local recebeu a primeira assistência de Suporte Básico de Vida.

Para o local foi enviado uma Ambulância INEM SIV sedeada em Tavira, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação sedeada em Faro, e a Policia Marítima de Tavira.

A Vitima de Nacionalidade Portuguesa seguiu no Helicóptero do INEM para o Hospital em estado grave.

FIRESHELTER52

04/10/2011

Alerta Meteorológico Algarve – Protecção Civil


De acordo com a informação actualizada pelo Instituto de Meteorologia, salienta-se para os próximos dias, e, pelo menos até 7 de Outubro:




- Continuação de Tempo quente e seco.

- Ausência de precipitação.

-Presença de um fluxo de vento de Leste moderado induzindo estes factores temperaturas acima da média em relação ao expectável para esta época e provocando simultaneamente a ocorrência de valore reduzidos de humidade relativa.


Face ao previsível agravamento destas condições meteorológicas, informa-se que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), tal como a Base de Helicóptero de Socorro Permanente de Loulé (BHSP-Loulé), passam ao estado de Alerta Amarelo a partir das 14:00 horas de Terça-Feira dia 4 de Outubro até às 20:00 horas de sexta-feira 7 de Outubro de 2011.

Aos agricultores e pessoas que façam desta actividade a sua subsistência, aconselha-se que de forma alguma usem o fogo durante este período para eliminação de sobrantes agrícolas ou outros cultivos.

Grande número de incêndios são provocado por queimas, que, face às condições meteorológicas adversas rapidamente fogem do domínio do homem, provocando grandes incêndios rurais e florestais.

Pede-se aos mais novos ligados às novas tecnologias que numa acção cívica de protecção de vidas e bens partilhem estas informações com a população do interior rural a fim de evitar comportamentos que possam advir em situações muito complicadas de Incêndio ou perdas de vidas.

Tenha também muita atenção ao calor, evite a exposição prolongada ao sol, a desidratação e vigie os mais velhos e crianças.

FIRESHELTER52

03/10/2011

“Este Vai direitinho para Angola...”

Este veículo de Bombeiros, no qual desconheço a origem, aguardava hoje em cima de um camião reboque para seguir uma longa viagem até ao hemisfério Sul.

Parado à alguns dias na Nacional 2 Perto de Faro, aguardava o momento da nova vida.

Por curiosidade, no regresso de um serviço, parei a ambulância e tirei algumas fotografias.

O motorista do reboque, aproximou-se e disse:

“Este vai direitinho para Angola”...

Mais não disse...



FIRESHELTER52

02/10/2011

Incêndio em Monchique Dominado


O incêndio que lavrou hoje no Concelho de Monchique cedeu aos meios de combate e acabou por ser dominado durante a tarde de hoje.

Decorrem trabalhos de rescaldo e vigilância activa no local.

Os meios humanos e materiais ainda se encontram no terreno em prontidão.

FIRESHELTER52

Bombeiros Tavira respondem a grande incêndio na Serra de Monchique


Os Bombeiros Municipais de Tavira juntamente com quase todas as corporações de
Bombeiros do Algarve totalizando mais de 122 homens combatem um grande incêndio que se desenvolve em duas frentes na Serra de Monchique.


No local, Ribeira de Monchicão, a situação é preocupante onde actuam também elementos dos GIPS´s da GNR e Sapadores Florestais apoiados por dois helicópteros.

A nível de decisão operacional, os Bombeiros Municipais de Tavira preparam-se para receber no seu quartel uma equipa de combate a Incêndios vinda de Alcoutim, a fim de reforçar o Sul da zona Sotavento Algarvio que enviou meios de reforço para o incêndio em Monchique.

Seguimos atentamente este que ao que parece é o grande incêndio no Algarve desta época.

FIRESHELTER52

01/10/2011

Perigos de Praia - PREVENÇÃO


Embora estejamos em pleno mês de Outubro, o estado da meteorologia convida a população à praia como se estivéssemos a atravessar o mês de Agosto.

Estas correntes de leste que se fazem sentir no Sotavento algarvio, elevando a temperatura do ar para perto dos 30 graus, com uma brisa seca e moderada estando também a água do mar num autêntico “caldo”, chegando a atingir os 25 graus.

Este tempo de leste, caracterizado por levante, provoca também o aumento da força e altura das ondas no mar, que nesta altura está muito convidativo a banhos e brincadeiras.

Assim, o SAFEPLACE52 lembra, que pelo término da época alta nas praias as concessões diminuíram os efectivos de vigilância e socorro, sendo que em caso de acidente no meio aquático a resposta pode chegar de forma tardia e desadequada, pondo em risco de vida que se faça ao mar fora das zonas de vigilância das concessões.

Neste momento está bandeira vermelha em toda a costa da Ilha de Tavira, logo devem adoptar medidas de segurança e vigilância activa no que concerne às brincadeiras e banhos.

São nestas alturas “mortas” do turismo que se registam os maiores e mais mortais acidentes no meio aquático.

Respeite o mar, e lembre-se de uma velha máxima do Instituto de Socorros a Náufragos com mais de 30 anos:

“Há mar e mar, há e ir e voltar”

FIRESHELTER52