25/10/2011
Fenómeno Meteorológico” DOWNBURST” em Faro
Após o estudo da situação meteorológica ocorrida na madrugada do dia 24 na zona de Faro efectuado pelo Instituto de Meteorologia chegou-se à conclusão que não ocorreu um tornado mas sim um fenómeno um pouco diferente.
Na região sul do território do continente, em particular, esta actividade verificou-se na presença de um perfil vertical do vento horizontal caracterizado por uma ligeira rotação na sua direção (no sentido dos ponteiros do relógio), numa camada entre a superfície e os 2000 metros, bem como por uma intensificação na sua intensidade.
A análise das observações Doppler efetuadas pelo radar de Loulé / Cavalos do Caldeirão, permitiu identificar algumas destas SC, embebidas na estrutura frontal, embora com caraterísticas inicipientes, isto é, relativamente pouco marcadas."
E a informação preliminar do IM prossegue, afirmando que em particular, "pelas 4 UTC, um destes aglomerados convectivos atingiu a região de Faro, designadamente a área do aeroporto e locais vizinhos, para Este e Nordeste do mesmo.
Os movimentos verticais descendentes organizados, que são típicos deste tipo de fenómeno, foram particularmente intensos naquela região e produziram um fenómeno designado por downburst:
Trata-se de um escoamento descendente e muito forte que se propaga como vento horizontal, junto ao solo. Na estação de Faro/aeroporto foi registada uma rajada com uma intensidade de aproximadamente 157 km/h, pelas 4:10 UTC.
Na circulação das SC, para além de vento horizontal muito forte, também é possível a geração de tornados.
Neste episódio essa hipótese não pode ser excluída, mas a maior parte dos elementos disponíveis aponta para que o fenómeno de vento forte se tenha ficado a dever à ocorrência de um downburst".
:Noticia completa linkada ao título desta postagem:
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário