20/02/2010
Tragédia: 32 mortos na Madeira
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, confirmou que o mau tempo na Madeira causou 32 mortos.
O governante e José Sócrates vão deslocar-se de imediato para a região.
As comunicações com o arquipélago estão muito complicadas, as viagens de e para o aeroporto do Funchal estão suspensas e as autoridades sentem muitas dificuldades para resolver todos os pedidos.
Inundações, derrocadas, estradas intransitáveis ou mar revolto são apenas alguns dos efeitos do mau tempo.
O governante adiantou que está a ponderar declarar o estado de calamidade pública para a região, podendo, assim, pedir apoios aos países da União Europeia para ajudar as vítimas do mau tempo que este sábado deixou um rasto de destruição na ilha da Madeira, uma tragédia que já superou a calamidade de 1993.
Para a Madeira, a bordo do avião Falcon, vão partir de imediato Rui Pereira, o primeiro-ministro, José Sócrates, o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, e o comandante Operacional Nacional, Gil Martins, além de oficiais de engenharia militar e técnicos da protecção civil, cuja missão é avaliar e reconhecer as necessidades.
Rui Pereira adiantou que está pronta a partir uma equipa de 100 homens, entre elementos do GIPS e dos bombeiros canarinhos, caso o Governo Regional da Madeira assim o entenda.
José Sócrates já falou ao telefone com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, prestando-lhe toda a disponibilidade para ajudar a combater os efeitos do mau tempo, que na manhã deste sábado deixou um rasto de destruição na encosta sul da ilha da Madeira.
Fonte: CM
Fireshelter52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário