21/02/2010

Organização dos Bombeiros em Portugal



Um novo ciclo de formação técnico profissional, de carácter interno, entrou e funcionamento no CBM Tavira.

Como referido anteriormente o primeiro grupo de bombeiros municipais já se deslocou para as quatro semanas de formação na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.

OS restantes, juntos com os voluntários do CB, entram numa nova era.

Iniciando o espaço formativo interno com a organização dos Bombeiros em Portugal, refrescamos ideias, arrumamos a casa, e colocamos em ordem o saber, tentando evoluir sempre na positiva.

Com a necessidade de cumprir com os requisitos propostos aos voluntários, o CBM Tavira teve de adaptar as circunstâncias legislativas ao núcleo de voluntários do quadro activo do CB.

De notar que os mesmos não tinham qualquer tipo de obrigação proposto para uma participação activa do CBM.

Faziam a formação inicial, consecutivamente formavam-se activamente em instruções técnicas e recertificações de SD e TA, quando havia, faziam as escolas de progressão de carreira.

Em caso de urgências e activação de pessoal, sabíamos que tínhamos na maioria das vezes todo o apoio dos voluntários do CB.

Tecnicamente preparados, com o EPI e restante equipamento igual e sem descriminações aos Municipais do CB, participavam em ECIN’s, ELAC’s, patrulhamentos e serviço na ilha, protecções a eventos desportivos, serviços de longo curso, entre outros.

Agora devido aos processos de avaliação, recenseamento Nacional, e cumprimento de horas, foi pedido as suas disponibilidades a fim do cumprimento da missão legislativa.

Os profissionais do CB vêm com bons olhos as medidas tomadas e propostas pois as mesmas aumentam a operacionalidade dos turnos.

Com mais pessoal principalmente no horário nocturno, podemos dedicar tempo á formação teórica aprofundada, e uma politica de proximidade ao material existente no CB.

Fireshelter52

Sem comentários: