28/02/2010

Objectivo Formar ou fazer negócio?



As necessidades formativas de uma sociedade de bombeiros aumentam o grau de exigência de dia para dia.

Os responsáveis pelos meios humanos na tentativa de poderem responder ao desenvolvimento das actividades laborais e formativas desdobram-se em esforços pessoais e financeiros para que se consiga manter os elementos dos Corpos de Bombeiros dentro de parâmetros de formação elevados e com um grau e nível bastante operacional.

As entidades formadoras, dedicam-se ao não acompanhamento dos esforços produzidos por aqueles que por vezes tem de abandonar as famílias para mais de 400 km, por vezes durante semanas.

Pedem-se actualizações em Salvamento e desencarceramento, pede-se mais formadores e chefes de equipa, pede-se as renovações dos CAP´s de formadores...

E o que se recebe em troca?

Um curso pago pelos formandos.

Queres um curso com técnicas avançadas de desencarceramento?

Paga-o tu, pois a Escola Nacional de Bombeiros dedica-se á venda de formação.
Para mais informações consulta a página da ENB.

Leva logo o cartão de crédito, o mínimo da formação é superior a 1000 euros já com os 15% do tal desconto para bombeiros.

Fireshelter52

6 comentários:

Anónimo disse...

O Curso que o Sr. diz que custa mais de 1000 euros é uma formação qualificante, que já muitos bombeiros forma fazer à Holanda e gastaram quase o triplo. É uma formação para todos os agentes da Protecção e Socorro tendo os Bombeiros um desconto de 15%. Qual é a parte que não percebeu?

Zé Farto de Saloios

Fireshelter52 disse...

Se os bombeiros que foram a Holanda gastar o triplo tivessem um bocadinho de juizo ou não fossem salois exigiam que essa formação fosse fianciada pelo estado e aplicada a todos os CB´s do Pais pela ENB.
Pagavam a 10 ou 20 formadores de SD, faziam a formação, e depois transmitiam os conhecimentos.
Agora isto é mais rentável ,até calculo que a ENB perca dinheiro :)
Ou o direito a formação de técnicas de salvamento e desencarceramento "avançadas", são só para quem não é saloio e tem dinheiro?

O saloio cá do sitio

Fireshelter52

Anónimo disse...

Exmos.

O autismo que infelizmente ainda prevalece em alguns (muitos) Bombeiros deste país,resulta em comentários negativos como este. Aqui só me resta dizer uma coisa: A Escola Nacional de Bombeiros, ter sido reconhecida oficialmente como um polo do ICET na Peninsula Ibérica, só deverá ser motivo de orgulho para qualquer Bombeiro Nacional. Mais, espero que o sr. não seja um daqueles, MUITOS bombeiros que a escola convoca para fazer formação e não aparecem, ou dizem à ultima da hora que não podem. Ou mais, a ENB criou ULF's, para que se desse cumprimento à tão ambicionada descentralização, forma Formadores em várias áreas...e depois o que é que falta???...FORMANDOS!! Realiza-se formação muitas vezes com 40 ou 50% da sua capacidade de lotação.
Não fale do que não sabe.
Contacte a ENB para ser esclarecido...o direito ao esclarecimento é um direito civico, use-o em vez da difamação gratuita!!!

FF

Fireshelter52 disse...

As ULF´s não são para aqui chamadas, alias já referi atrás a boa táctica da criação de tais pólos formativos, e a sua referente descentralização.
Não fuja ao tópico...
Os bombeiros pagam para receber formação, o que tal não deveria acontecer.

Fireshelter52 disse...

... Fiz o meu TAS na ENB em 1998, e já a ENB tinha mandado a Holanda 4 ou 5 formadores para o curso do ICET.
Quando em 2001, 2005 e 2009 fui a ENB fazer as respectivas recertificações do TAS sempre se falou na ambição de ser a ENB certificada pelo ICET.
Quando aconteceu aplaudi de pé e com orgulho a certificação.
O que me refiro, é de o senhor e eu para podermos salvar outros temos de pagar...

Acha bem isto?

Este curso é assim tão bom como o senhor refere no seu post?

Acredito em si, mas ser eu e os meus colegas a pagar a formação para podermos melhorar o nosso desempenho, não concordo, a escola faz da formação um negócio.

Quer a ENB cobrar dinheiro pelos cursos e pelas estadias?

Acho muito bem, mas... cobre-o ao Estado, pois nós no nosso dia-a-dia trabalhamos em prol dos Municípios e do Estado, na segurança da população.

Fireshelter52 disse...

Quanto a faltar ou desistir da formação, só acontecia uma vez,

Se a LBP averigua-se disciplinarmente o motivo, e o mesmo não fosse plausível, e penalizassem o CB do elemento faltoso, o senhor comandante ou a direcção dos Voluntas pensaria duas vezes em voltar a manda-lo a formações.

Pois, se eu for convocado para uma formação na ENB paga pelo município de Tavira de certeza que quando chegar o papel da ENB a informar a situação da minha falta não justificada, tenho á pega um processo de inquérito disciplinar.

Que poderá custarem uma valente multa no vencimento...

Já agora, e antes de mais, muito obrigado por participar nos post´s do blog.