25/02/2010
Estação do Salva Vidas de Tavira
Quantas vezes para finalizar o nosso passeio dirigimo-nos às quatro águas e olhamos a ria contemplando a sua beleza?
O crescimento empresarial da zona, embora lento mas de década para década foi aumentando qualquer coisita, uns parques de estacionamento, uns restaurantes uns restauros na doca, o crescimento do clube náutico, entre outros...
Mas... Uma coisa nunca mudou, nem de aspecto, nem de local, e a imponência daquela infra-estrutura continua a passar desapercebido á maioria das pessoas que lá vão passear.
Refiro-me á estação do salva vidas.
Continua a produzir a sua actividade como agente da protecção civil, sob a alçada da Marinha Portuguesa, e a função daquela equipa é o socorro a náufragos na nossa costa e rede fluvial, estendendo-se o socorro também a ajudas a embarcações em dificuldades de navegação.
Trabalha com uma equipa composta por 3 funcionários e está aberta das 9 as 17 de segunda a sexta, estando os funcionários em prontidão de disponibilidade nas suas casas fora deste horário.
Com o apoio de duas embarcações, uma semi-rígida marcada pela sua rapidez e manobralidade, e outra cabinada, mais lenta mas possuidora de uma força impar, prestam socorro aos pescadores ou a navegadores na nossa costa quando se encontram com problemas ou em perigo de naufrágio.
Quando estão em doca seca, encontram-se em escuta activa ao posto da Rádio Faro e canal 16 VHF, onde recebem instruções meteorológicas e de navegação pela autoridade marítima.
Informam também os profissionais da pesca e outros navegadores através de balões de cor preta e luzes, sobre o estado do mar e condições de navegação.
Em breve abordaremos com eles as suas condições profissionais, e relatos de ajudas de relevante importância.
Agora fica a mensagem que aquela estação está operacional.
Fireshelter52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário