27/09/2010

Exercício internacional de mergulho profundo Deep Divex decorre em Portimão


O exercício internacional de mergulho profundo Deep Divex 2010, decorre até 8 de Outubro, conduzido pela Marinha Portuguesa, na área a sul de Portimão.

O Deep Divex é um exercício anual organizado de forma rotativa pelos países participantes, que tem como principais objetivos o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da guerra de minas, inativação de engenhos explosivos, salvamento submarino e missões de serviço público, nomeadamente no combate ao narcotráfico, operações de busca e salvamento e colaboração com outras entidades na resolução de acidentes subaquáticos.

A participação no exercício, que começou no dia 27 de Setembro, constitui uma excelente oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo consolidar e validar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências, procedimentos, cooperação e interoperabilidade entre as várias Marinhas das nações aliadas participantes.

Para este exercício, foram designadas duas áreas, a 5 e a 10 milhas a Sudoeste de Portimão.

O exercício contará com a presença de cerca de oito dezenas de representantes de Portugal (pais anfitrião), Bélgica, Canadá, Estónia, Noruega, Itália, Holanda, Suécia e Estados Unidos da América, os quatro últimos como observadores.

Para além das nações indicadas, participam ainda no exercício uma equipa da Unidade de Mergulho Experimental da Defesa do Canadá (DRDC – EDU) e uma equipa da Carlton Technologies Inc., entidade que desenvolve o equipamento de mergulho profundo utilizado por todas as nações participantes no exercício.

FIRESHELTER52

Sem comentários: