16/05/2014

Bombeiros do Algarve e Alentejo vão receber Rádios SIRESP no Domingo

Um total de 46 corporações de bombeiros municipais e voluntários dos distritos de Beja, Évora e Faro recebem no domingo 276 rádios do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que após as entregas já feitas, desde o início da exploração da rede SIRESP, em 2007, a efetuar no domingo e previstas vão estar disponíveis para operação 6.244 rádios do SIRESP a nível nacional e no contexto do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais deste ano.

No domingo, os 276 rádios do SIRESP vão ser entregues numa cerimónia a partir das 10:00 nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja e que será presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

A exploração da rede SIRESP pela ANPC e pelos bombeiros, que arrancou em 2007, num projeto-piloto envolvendo as corporações do distrito de Santarém, tem, atualmente, "uma expressão absolutamente nacional", frisa a ANPC.

Segundo a ANPC, o SIRESP visa "dotar as forças e serviços de segurança, emergência, proteção civil e socorro de uma rede única de comunicações, a nível nacional".

A existência da rede nacional permite também "satisfazer, de forma eficiente, os requisitos operacionais" daquelas forças e serviços, "garantindo a qualidade, a fiabilidade e a segurança das comunicações" e "a racionalidade dos meios e recursos existentes".

Através da definição de grupos de segurança, o SIRESP permite que cada força e serviço de segurança, emergência, proteção civil e socorro utilize o sistema como se fosse uma rede privativa.

O SIRESP permite também que, em caso de necessidade de coordenação, todos os grupos que participem na resolução de uma situação de emergência sejam "facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários específicos".

As corporações de bombeiros, "enquanto primeiro pilar na condução das ações de proteção e socorro", partilham com a ANPC toda a configuração SIRESP, estando integrados no mesmo Grupo de Segurança e utilizando os mesmos grupos de conversação.

"Garante-se, desta forma, uma permanente unidade de comando, controlo e de comunicações", frisa a ANPC.

FIRESHELTER52

Sem comentários: