28/02/2012

43 Anos depois do ultimo grande evento sísmico em território nacional


No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.

O evento, que neste ano de 2012 se assinala o 43º aniversário, foi aquele que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.

FIRESHELTER52

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero deixar aqui os meus sinceros parabéns a este espaço, motivador, vanguardista, e cívico, elaborado por um bombeiro que se preocupa em divulgar assuntos pertinentes na sociedade que o envolve, espalhando a palavra por todo o pais levando consigo o nome de um corpo de bombeiros municipais modesto e ainda o nome da sua bonita cidade de Tavira que o acompanha desde sempre. espero que continue a ser um espaço convidativo à leitura e também à pesquisa, facultei aos meus alunos esta página para que os mesmo possam filtrar daqui informação de medidas de prevenção de ocorrências que alteram o bom funcionamento da vida em sociedade, tal como cheias, inundações, secas, frio e calor extremo e sismicidade.

Os meus sinceros parabéns Sr Horta, e aos Bombeiros de Tavira.

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Quero agradecer a sua e todas as centenas de visitas diárias ao SAFEPLACE52, continuarei seguindo esta linha, informar sem fazer jornalismo, divulgando a operacionalidade dos serviços que nos envolvem transmitindo confiança a todos vós no serviço de Bombeiros, mesmo que por vezes "coxos", somos nós a primeira e última linha do socorro.

As camisolas dos jogadores e dos árbitros de futebol da liga dos Campeões tem um patch na manga esquerda que diz "RESPECT"...

Os Bombeiros deveriam usar um nas suas mangas dizendo "CONFIANÇA"...

Um abraço e muito obrigado pela parte que me toca, de certo os Bombeiros em Tavira também ficarão contentes ao ler o agradecimento.

HORTA