Antes de continuar e para todos se poderem aperceber bem qual a gravidade do pânico gerado num cenário de evacuação massiva num espaço estrutural condicionado, gostaria que observassem o vídeo que se segue.
O mesmo pode mostrar de uma forma curta clara e concisa a rapidez, a aflição e o pânico gerado em torno de uma situação de luta pela sobrevivência.
Agora que já viste em breves segundos a rapidez com que um incêndio estrutural se desenvolve, podendo reparar também quais os comportamentos primários dos ocupantes, poderás equacionar a gravidade de uma situação que envolve a fuga ao fumo, fogo, calor e gases da combustão, tudo isto adicionado ao medo aflição e luta pela sobrevivência.
Assim e entre outras medidas básicas deves ter em atenção:
- Quando frequentares espaços com muita gente procura saber onde se localizam as saídas de emergência.
- Se por ventura as mesmas estiverem obstruídas por alguma razão informa de imediato o STAFF do evento, promove de imediato o pedido para a desobstrução das mesmas, em caso de recusa e por dever cívico e de segurança pondera a participação no livro de reclamações ou contacta as autoridades policiais com a maior brevidade possível.
Em caso de Alarme... Em caso de Evacuação Generalizada
- Mantem a calma
- Verifica através da sinalética qual a saída de emergência mais próxima da tua localização
- Dirige-te para lá, sem correr, mas em passo acelerado
- Tenta caminhar seguindo uma fila indiana tendo como ponto de referência a pessoa que está à tua frente
- Segue o mais possível junto à parede
- Em caso de fumo protege a via respiratória baixando-te a um nível inferior do teto do fumo e gases, assim conseguirás caminhar sem irritações oculares nem respiratórias
- Nunca voltes atrás para buscar pertences, segue sempre no sentido da fuga
- Se houver equipas de segurança segue as suas recomendações
- Se a tua condição física o permitir tenta ajudar os mais necessitados
- Chegando a um local seguro dirige-te sem demora ao ponto de encontro
OBSERVAÇÃO:
Será muito difícil e complicado gerir e dinamizar uma fuga, mas é muito fácil verificar as condições gerais de segurança dos espaços, as praticabilidades dos caminhos de fuga, sinalética e portas de emergência.
Cabe-nos a todos ajudar a cumprir as ações de segurança, e para que amanhã não se repita outro episódio igual, lembra-te... “CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA”...
Para que amanhã não sejas tu... mais um número...
Se te lembrares de mais algumas dicas, não hesites, deixa nos comentários a tua opinião.
FIRESHELTER52
Acerca desta tragedia e
ResponderEliminarimportante,e muito importante mesmo, que os consumidores quando se deslocam a estes locais publicos conhecam, os riscos que correm, a quando no interior de um estabelecimento de diversao fechado, seja ele qual for.A historia mais recente, foi esta a do incendio na discoteca KISS no Sul do Brasil, onde morreram cerca de 240 jovens por falta de condicoes de seguranca.Esta tragedia, esta ja a provocar uma onda de revolta, e a pedir urgentemente um debate sobre "condicoes de seguranca em locais publicos".Ca em Portugal e apesar da associacao dizer que a maioria dos estabelecimentos cumprem com as normas(e como tudo na vida)ha os que cumprem e os que nao,o melhor mesmo, seria as autarquias porem a caminho a fiscalizao nas ruas.E urgente e de extrema necessidade mandar fazer um levantamento as condicoes de seguranca dos nossos locais ou recintos fechados,dar-lhes um prazo para fazer alteracoes e a seguir punir quem nao cumprir.Porque acima de tudo e preciso PREVENCAO,e sempre ouvi dizer,que mais vale prevenir que remediar...
Coloco aqui algumas recomendacoes preventivas basicas que acho de grau 1 que acrecento e que devem existir em todos esses locais:
PLANOS DE EMERGENCIA EM LOCAIS ACESSIVEIS AO PUBLICO
VARIAS SAIDAS DE EMERGENCIA COM ESPACOS SUFICIENTEMENTE LARGOS
CAMINHOS DE EVACUACAO OBSTRUIDOS
O AR NO INTERIOR QUE SEJA SAUDAVEL E RENOVAVEL
NA AREA EXTERIOR A UMA SAIDA DE EMERGENCIA TEM DE SER LOCAL SEGURO DE BOM ACESSO E DE FACIL FUGA
SINALIZACAO DAS SAIDAS DE EMERGENCIA
INSTALACOES ELECTRICAS EM BOAS CONDICOES
O MOBILIARIO ESTAR SEMPRE FIXO
O BAR NAO DEVE ESTAR PERTO DA PISTA E USAR COPOS DE VIDRO OU GARRAFAS
O RUIDO NAO DEVE ULTRAPASSAR OS 90db
CAPACIDADE DO RECINTO NUNCA DEVE SER ULTRAPASSADA
E pronto,como tambem nao sou tecnico, sao estas as dicas que acrescento e deixo a quem frequenta locais desta natureza,sempre pensando no perigo e para que nao se repitam cenarios tristes destes.