09/01/2011

20 novas equipas de sapadores florestais


O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas vai investir, em 2011, através do Fundo Florestal Permanente, 1,1 milhões de euros na constituição de 20 novas equipas de Sapadores Florestais.

De acordo com as metas previstas no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o reforço no dispositivo de prevenção de incêndios constitui um objectivo primordial do MADRP, tendo em conta a importância estratégica do desempenho das equipas de sapadores florestais na protecção da floresta portuguesa, nomeadamente na prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais.

As novas equipas localizam-se em territórios classificados de muito elevado e elevado risco de incêndio florestal, em 15 distritos: Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Viseu, Aveiro, Portalegre, Vila Real e Guarda.

As equipas de sapadores florestais são constituídas por 5 trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo. No final de 2010 estavam em funcionamento 294 equipas de sapadores florestais.

FIRESHELTER52

Sem comentários: