28/01/2011

Desempregados vão ocupar-se da prevenção contra fogos florestais


No âmbito da reunião no Governo Cívil de Faro, foram discutidos propostas e projectos a integrar no programa de defesa da floresta contra incêndios para 2011, entre os quais os Contratos Emprego-Inserção e Emprego Inserção+, resultantes de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna, Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

As candidaturas a este projecto estarão disponíveis no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já a partir de Fevereiro, permitindo integrar, a nível nacional, um total de mil desempregados que usufruem do subsídio de desemprego ou do subsídio social de desemprego, bem como beneficiários do rendimento social de inserção.

A prevenção dos incêndios florestais e a minimização dos seus efeitos, nomeadamente através da concretização de acções de silvicultura preventiva, bem como de manutenção e beneficiação de infra-estruturas e equipamentos, no âmbito da defesa da floresta e da vigilância, constitui um dos objectivos principais do protocolo.

Será desenvolvido na região Algarvia, no âmbito desta iniciativa, um plano de acção pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Autoridade Florestal Nacional (AFN), em articulação com o IEFP, podendo candidatar-se como promotoras dos referidos contratos as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, de que são exemplo as Câmaras Municipais ou as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.

Para a Governadora Civil do Distrito de Faro, o referido protocolo constitui uma mais-valia que o Algarve não pode dispensar e manifestou a sua confiança no empenho das entidades da região, no sentido de aderirem à iniciativa através de candidaturas que permitam abranger todo o território florestal.

Por determinação do protocolo foi já constituída a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos projectos a desenvolver no Algarve, com coordenação directa da Governadora Civil.

Noticia completa em:http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=112394

FIRESHELTER52

Sem comentários: