29/03/2011

Militares combateram silvas para prevenir incêndios na Serra de Monchique


Terminado o exercício operacional na Serra de Monchique, os militares do Regimento de Infantaria nº 1 colocaram as armas de parte e muniram-se de roçadoras, foices e enxadas e colocaram mãos à obra para travar uma luta bem mais real: contra os incêndios.

A zona envolvente da aldeia de Casais ficou mais limpa de mato, uma área que, em 2003, foi das mais fustigadas pelos incêndios florestais.

Segundo o coronel Pereira da Silva, esta ação «vem na sequência de uma coisa que fizemos no ano passado, quando nos pediram para vir para aqui por ser uma zona problemática de risco de incêndio.

Durante o verão passado, tivemos aqui 200 homens e foi reconhecido pelo presidente da Câmara e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, que a nossa atividade impediu uma série de ignições.

Segundo o comandante dos bombeiros de Monchique, havia 15 a 20 ignições por dia mas, no ano passado, houve quatro e dessas nenhuma alastrou».

A governadora civil Isilda Gomes também se deslocou a Casais para acompanhar o trabalho dos militares e congratulou-se com o trabalho realizado em parceria com o RI 1.

«Quero registar que esta é uma experiência única a nível do país, que ajudou a que, no ano passado, tivéssemos os resultados que tivemos a nível de número de incêndios. Podia ser uma experiência replicada no país»

Já Rui André, presidente da Câmara de Monchique, agradeceu a presença dos militares e fez votos de que, neste verão, a autarquia e o exército voltem a trabalhar em conjunto.

FIRESHELTER52

Sem comentários: