22/07/2010

Digam-me se isto é Possível ou é Coincidência...


O destino, ou o mero acaso, e ainda o sangue-frio de Gonçalo Santos salvaram da morte, por afogamento, um menino sugado pela bomba submersível de um espelho de água na praceta Diogo Corte Real, em Tavira.


Foi o casual aparecimento do homem que permitiu retirar vivo da água Paulo, de nove anos, ainda que com graves ferimentos.
...
Gonçalo Santos, com instruções do 112, entretanto alertado, realizou manobras de reanimação, que foram completadas, com sucesso, com a chegada da equipa do INEM.

"Foram momentos de grande aflição.
Só me lembrava do meu menino de ano e meio.

Felizmente, pude ajudar a salvar aquela vida", afirma.
...
In Correio da Manhã

Mas...

Gonçalo Santos viu-se envolvido numa acesa polémica em Maio de 2010, quando necessitou dos serviços do INEM após ter desmaiado em casa, vindo a ser recusada a saída da ambulância INEM por não preencher o requisitos de activação, onde acabou por ser enviada uma ambulância de transporte da CVP, que os familiares acabaram por recusar, transportando o jovem Gonçalo a uma clínica particular em carro próprio.

Familiares e amigos, recorreram á comunicação social e protestaram da situação que envolveu o árbitro de andebol e o INEM.

O destino fez agora que Gonçalo se torna-se o salvador desta criança, fazendo o papel de um socorrista do INEM.

Gonçalo atingiu os objectivos, executando SBV, ganhou o tempo necessário mantendo uma via aérea permeável e alguma ventilação e circulação até a chegada do apoio diferenciado.

As manobras foram cruciais para a manutenção de alguns sinais de vida na criança.

O destino troca-nos as voltas sem estarmos á espera.

Um grande louvor a este exemplo de civismo, que soube colocar os juízos de valor de lado e colaborou a 100% com as entidades que lhe dificultaram a vida quando ele necessitou de ajuda.

Em prol de uma vida humana que acaba de ser salva...

Obrigado Gonçalo!

FIRESHELTER52

Sem comentários: