Separadores SAFEPLACE52

21/10/2010

Socorro em Risco... CBM Viana do Castelo


Raul Carvalho, membro da Secção Regional do Norte do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP) admitiu ontem a possibilidade de se avançar para a “luta”, se o problema da falta de efectivos nos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo não for resolvido.

Ontem, em comunicado, o SNBP e a Associação Nacional de Profissionais manifestaram preocupação com a actual situação de socorro.

Alias, a falta de efectivos nos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo tem sido denunciada quer pela Associação Nacional quer pelo SNBP referidos.
O problema é que agora essa falta está “a interferir na operacionalidade da própria corporação.

O número de elementos por turno não chega para as ocorrências e já nem a ajuda dos Bombeiros Voluntários pode valer à população” — sublinham.

No passado domingo a situação piorou. Passaram a estar de serviço sete e oito elementos por tunos nos Municipais, “e em que deixaram de estar ao serviço os Bombeiros Voluntários da cidade, pagos para reforçarem o efectivo na fase Charlie” de combate a incêndios florestais. Esta fase prolongou-se até 30 de Setembro.

“A estes dois factores, junta-se um horário de trabalho pouco ade quado às necessidades actuais da corporação” — acrescenta o texto, explicando que as dificuldades de pessoal agora sentidas nos Municipais se fica a dever também ao facto de muitos elementos estarem a usufruir do descanso compensatório pela horas extraordinárias cumpridas durante o Verão por causa do elevado número de ocorrências registadas e que a Câmara Municipal, segundo o Sindicato, alega não poder pagar.

Portanto, a situação actual deverá manter-se até Maio próximo, altura em que estará no terreno o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

Para tanto, abriu concurso visando a integração de mais 15 elementos nos Municipais de Viana do Castelo. No entanto, o SNBP considera esse número insuficiente, “já que pelo menos cinco elementos desta corporação deverão, entretanto, reformar-se”.


:baclink no titulo da postagem:

FIRESEHLTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52