22/11/2011

...E se um extintor fosse transparente?

Como seria um extintor visto por dentro?

Para nós bombeiros já não será novidade com certeza saber como é um extintor no seu interior e como tal compreender o seu funcionamento.
Para um leigo as coisas não são bem assim, ainda há quem nunca tenha visto uma actuação real com este tipo de equipamentos.

Mas, e se em vez de ferro, os extintores fossem construídos tendo por base uma fibra transparente capacitando o utilizador de visualizar o seu interior e o seu funcionamento?

O SAFEPLACE52 mostra-lhe como é um interior de um extintor de pó químico seco de 6 kg:

Para já, importa referir que há um gás propulsor destinado a empurrar o agente extintor para o exterior do mesmo, e que neste caso se encontra em contacto com o pó, representado na imagem pela parte do extintor que parece estar vazia, (superior).

No interior do seu bojo (garrafa), o extintor contem ainda 6 kg de agente extintor, neste caso trata-se de pó químico seco.

Este pó, constituído à base de Bicarbonato de Sódio ou Bicarbonato de Potássio para combater incêndios para classes B-C, ou fosfato de amónio para combater fogos em classe A-B-C é a chave e o mecanismo que despoleta a extinção do incêndio, actuando e interrompendo a reacção em cadeia na combustão.

Quando o mecanismo de utilização, (manipulo) for accionado pelo utilizador, a pressão permanente “empurrará” o pó para o exterior do extintor passando através do tubo que se encontra no seu interior até a uma mangueira, onde o seu utilizador poderá dirigir ou direccionar o agente extintor para as chamas.

E é assim, resumidamente, que funciona um extintor de pó químico de pressão permanente.

FIRESHELTER52

Sem comentários: