Separadores SAFEPLACE52

30/07/2011

A22 - Via do Infante - Acidentes


Com a troca de quinzena e o aumento previsto de veículos a circular nas principais vias de acesso ao Algarve e no Algarve durante a manhã de hoje, foi a Via do Infante palco de alguns acidentes de viação na zona Sotavento.

Logo pela manhã na zona de Olhão ao km 103 um despiste de um ligeiro provocou 2 feridos, sendo que na altura da hora de almoço uma outra colisão perto da zona das portagens entre Faro-Olhão provocou mais um ferido.

Na resposta a estes eventos Bombeiros e INEM socorreram as vítimas e transportaram-nas ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

29/07/2011

Bombeiros Municipais respondem a vários incêndios no Concelho de Tavira


Depois de uma acalmia fora do normal no serviço de combate a incêndios no meio rural associando os factores climatéricos que se fazem sentir na região desde o inicio da semana, os Bombeiros Municipais de Tavira responderam hoje a duas ignições quase em simultâneo.

Na resolução de um pequeno foco de incêndio que teve a sua ignição em pasto perto do Centro de Saúde de Tavira já ao final da tarde, os Bombeiros Municipais foram activados para um incêndio no sítio do Faz-Fato na Freguesia da Conceição de Tavira.

Um pombo que colidiu com uns cabos de electricidade provocou um curto-circuito que deu origem a um incêndio em pasto e mato.

Foram para o local em resposta, 3 veículos de combate a incêndios florestais dos Bombeiros de Tavira, Alcoutim e Vila Real de Santo António e um helicóptero de ataque inicial sedeado em Cachopo.

Á chegada dos meios o incêndio estava extinto, foi apenas feito operações de rescaldo e vigilância activa.



FIRESHELTER52

Bombeiro da Pampilhosa faleceu


Sérgio Miguel, o jovem bombeiro, de vinte e oito anos, vítima de um acidente, na manhã da passada quarta-feira, 27 de julho, quando se dirigia, numa viatura da corporação da Pampilhosa VLCI para o Pisão, uma localidade de Barcouço, a fim de combater um incêndio florestal, faleceu esta manhã – 29 de julho -, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Lembramos que o bombeiro ficou encarcerado na viatura e quando foi retirado estava em paragem cardio-respiratória, que foi possível reverter com manobras de reanimação, tendo entrado com vida nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O estado foi sempre “muito reservado” desde essa altura.

O acidente, um despiste seguido de capotamento, ocorreu cerca das 10h 20m, na estrada que liga a Pampilhosa a Santa Luzia, mais concretamente à Estrada Nacional 1, e do qual resultaram quatro feridos: Para além do jovem de vinte e oito anos, também um homem de quarenta e cinco anos de idade, em estado grave; e duas mulheres, com cerca de vinte e cinco anos de idade, com ferimentos ligeiros, que já tiveram alta hospitalar.

No local do acidente estiveram duas viaturas do INEM e quatro ambulâncias. Segundo podemos apurar, no dia do acidente, foi também enviada “uma equipa de psicólogos destacada para prestar assistência no quartel dos Bombeiros da Pampilhosa”.

Jornal da Mealhada

FIRESHELTER52

Curiosidade... Poupar combustivel













Encher o tanque pela manhã cedo.

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa.Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo de terra.

Ao estar a terra mais fria, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isto, se encher o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.

Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

Cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.

Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro.

Ao sair mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras de saída devolvem o vapor ao tanque.

Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação.

Encher o tanque antes que este baixe da metade

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.

Os grandes depósitos cisternas das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

FIRESHELTER52

26/07/2011

7 Feridos em Acidente na EN125 com carrinha da Guarda Prisional


Uma carrinha de transporte de reclusos embateu violentamente num auto ligeiro perto de Olhão.

O acidente registou-se no «cruzamento de Belamandil, perto do armazém da loja Moviflor», cerca das 15:30, informou fonte do posto de trânsito de Tavira.

Dos 7 feridos 3 eram prisioneiros, 3 eram guardas, e uma outra vítima do outro veículo envolvido. Tudo indica que um dos veículos não respeitou a sinalização luminosa vertical no local e deu-se a colisão, o veículo celular circulava em marcha de emergência no sentido Faro-Olhão e o ligeiro preparava-se para executar inversão de marcha.



No local estiveram a prestar socorro, os Bombeiros Municipais de Olhão, várias ambulâncias INEM sedeadas em Faro e Olhão e Tavira, e ainda os Bombeiros de Faro, uma viatura médica, a mota e o helicóptero do INEM.

FIRESHELTER52

Golfinho salvo na Ilha de Tavira pela organização do Tavira Sailing


A organização do Tavira Sailing salvou um golfinho ao largo da costa da Ilha de Tavira.

O salvamento decorreu enquanto os balizadores se dirigiam para a preparação do campo de regatas para o 3º dia do Campeonato Europeu de 420, a decorrer em Tavira até ao dia 29 de Julho.

Alguns elementos da tripulação filmaram o momento do salvamento.

O mamífero estava preso a meia milha da costa da ilha de Tavira num covo destinado à pesca.



FIRESHELTER52

23/07/2011

Sismo 3.7 ao largo de Sagres


Um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 85 km a Sudoeste do Cabo S.Vicente foi registado às 20h19 desta sexta-feira nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Não há para já dados que o evento tenha sido sentido pela população ou tenha provocado estragos.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Atropelamento em Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam esta manhã a um atropelamento nas Ponte dos Descobrimentos em Tavira que vitimou com gravidade uma pessoa.

A maior e mais movimentada ponte do circuito urbano da Cidade de Tavira localiza-se perto do mercado municipal e é um elo de ligação importante à zona comercial e à zona das praias, aos Sábados devido ao mercado há um afluente maior de pessoas naquela zona.

O Acidente ocorreu mesmo no cimo da ponte e no local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma Ambulância de Socorro, o INEM com uma Viatura Médica sedeada em Faro, e a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

22/07/2011

ENB Recertifica 120 Tripulantes de Ambulância de Socorro


Durante os meses de Maio e Junho, a Escola Nacional de Bombeiros recertificou cerca de 120 tripulantes de ambulância de socorro.

Estas formações de actualização técnica, além de fazerem cumprir as normativas de acreditação, são fundamentais para a validação dos conhecimentos essenciais à prestação do socorro e transporte de doentes.

A importância desta formação é também reforçada pela sua aplicabilidade a situações reais pois é através desta que se trocam impressões, partilham-se experiências e tiram-se dúvidas decorrentes da actividade quotidiana.

ENB

FIRESHELTER52

20/07/2011

Bombeiros Recrutas iniciam estágio de adaptação nos Municipais de Tavira


O curso de formação para estagiários da carreira de bombeiros profissionais teve a duração de seis meses e foi ministrado nos três centros de formação da Escola Nacional de Bombeiros.

Entre as diversas áreas temáticas desenvolvidas, destaca-se a de salvamento e desencarceramento, onde os recrutas puderam aprender técnicas avançadas (Método SAVER™) obtendo assim uma certificação internacional de Técnico Multidisciplinar de Salvamento (Especialista SAVER™), no âmbito da creditação da ENB enquanto CITO - Certified ICET Training Organization.

A recruta foi constituída por sete elementos dos Bombeiros Municipais de Olhão e seis dos Bombeiros Municipais de Tavira que, no âmbito de um contrato celebrado com a Fundação CEFA -- Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, receberam a formação imprescindível ao desempenho das suas funções nos respectivos Corpos de Bombeiros.

Iniciam a fase de adaptação à profissão, apoiados por um gestor de estágio formador da ENB nos respectivos corpos de Bombeiros.



FIRESHELTER52

Tavira abriu concurso para construção de Centro Municipal de Proteção Civil em Cachopo


A Câmara de Tavira abriu concurso público para a construção do Centro Municipal de Proteção Civil, a instalar em Cachopo, no interior serrano do concelho.

Segundo a autarquia, estima-se que a intervenção tenha um valor base de 705.119,53 euros + IVA e um prazo de execução de 720 dias.

O projeto engloba a execução da pista e estrutura de apoio ao heliporto de Cachopo.

A Câmara de Tavira salienta que «o atual equipamento serve, unicamente, para auxílio no combate a incêndios em situações diurnas».

No entanto, com a construção da futura pista, a autarquia visa «melhorar as caraterísticas do local, de forma a uma eficiente resposta operacional de meios aéreos, assim como as condições para a permanência das respetivas equipas».

Está prevista, igualmente, a edificação de uma estrutura com uma área de 315.87 metros quadrados.

Este espaço irá albergar a central telefónica e de rádio e outros espaços técnicos. A sala comum garante a vigilância das operações e funciona como o desafogo visual essencial aos espaços reduzidos.

Estão, ainda, pensados três quartos, uma área destinada aos pilotos e um gabinete de apoio, assim como zonas de arrumos.

A concretização desta obra destina-se a melhorar as condições de estadia e segurança das forças de Proteção Civil, na freguesia de Cachopo, assim como otimizar os meios disponíveis para uma intervenção mais eficiente e qualificada dos agentes.

Esta nova infraestrutura possibilitará o despacho de meios operacionais, a formação e pedagogia na área, o apoio logístico e pré-posicionamento de meios humanos e materiais, durante todo o ano, para sustentação das operações, nomeadamente no que se refere a um centro de despacho alternativo de combate a incêndios florestais, sismos e outras ocorrências

:BAcklink no título da postagem:

FIRESHELTER52

19/07/2011

Criada “FOCOM” de Nadadores-Salvadores no Algarve


Algarve: Plano Integrado de Salvamento compensa redução de nadadores-salvadores em praias

A concorrida Praia da Rocha, em Portimão, é uma das sete praias do Algarve que aderiram este ano ao Plano Integrado de Salvamento (PIS), projeto que compensa a redução de nadadores-salvadores com a introdução de meios materiais de salvamento.

O PIS permite reduzir o número de nadadores-salvadores em praias com apoios balneares contínuos, passando os meios humanos e materiais de vigilância e salvamento a serem geridos de forma conjunta por um coordenador e sendo os custos suportados por todos os concessionários da praia.

"A lei obriga a que cada concessionário dos apoios balneares funcione com dois nadadores-salvadores em permanência, mas este plano reduz essa obrigatoriedade", explicou à agência Lusa o comandante dos portos de Portimão e de Lagos, Cruz Martins.

18/07/2011

Bombeiros de Tavira respondem a Acidente na A22


Um carro com uma caravana atrelada despistou-se ao final da tarde de hoje na Via do Infante entre o Nó de Tavira e o Nó de Olhão.

Os veículos ficaram tombados lateralmente e sobrepostos, do acidente resultaram vários feridos ligeiros, que foram assistidos no local.

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao pedido com três ambulâncias de socorro e um veículo de salvamento e desencarceramento, foi complementado o socorro com uma Viatura Médica do INEM e uma ambulância SIV-INEM sedeada em Tavira, o Helicóptero do INEM também foi activado para o local, mas acabou por ser desmobilizado.

FIRESHELTER52

16/07/2011

Reportagem MOTA-INEM Faro


Em Faro está, há cerca de um mês, uma moto do INEM para chegar mais depressa junto de quem precisa de auxílio.

O veículo está devidamente equipado para intervir em situações de emergência. O técnico que o conduz faz a primeira avaliação e a estabilização das vítimas até à chegada de mais meios.

É uma espécie de ambulância compactada. Tem oxigénio, desfibrilhador e tudo o que é preciso para intervir em situações de emergência médica, como doenças súbitas e acidentes.



FIRESHELTER52

15/07/2011

SAFEPLACE52- Meia Centena de Seguidores


O espaço SAFEPLACE52 atingiu hoje, e ao fim de mais de 1300 postagem no blog meia centena de seguidores.

O SAFEPLACE52 foi um espaço que cresceu ligado a eventos anormais em torno de situações e acontecimentos associados ao serviço de socorro à população, na divulgação de eventos ligados à segurança e ainda eventos profissionais relacionados com o sistema nacional e internacional de protecção e socorro.

Quem são e o que fazem os bombeiros, o que é e para que serve a protecção Civil, com o que é que a população pode contar em caso de diversas situações anómalas que as possa afectar nefastamente, foram temas de interesse que aproximaram os leitores seguidores destes serviços.Chegou a servir inclusive de ponte entre a população e os Bombeiros, na forma de facilidade de acesso a agradecimento aos bombeiros municipais pelos serviços prestados

No caso especial do SAFEPLACE, mostrar à comunidade que pode e deve contar com a protecção e socorro da sua Cidade, que os serviços funcionam, são acessíveis, e que na maioria das vezes os mesmos encontram-se em cima dos acontecimentos numa fase de antevisão.

São milhares de fotografias, textos, pareceres, e comentários ligados à emergência e ao socorro, do viver,e do dia a dia dos Bombeiros e equipas de emergência em Portugal.

Assim, e no seguimento deste crescimento com um ano e meio vamos ver se conseguimos passar a mensagem da segurança a cada vez mais pessoas e consequentemente atingir um maior numero de seguidores.

Muito Obrigado

FIRESHELTER52

Emergência em estilo Motard na Concentração em Faro


2 Motas de emergência do INEM, várias ambulâncias de socorro da Cruz Vermelha, e outros tantos veículos de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Faro,entre outros dispositivos, prestam o socorro aos utilizadores do recinto e espaço contíguo à Concentração de motas Organizada pelo Moto Clube de Faro.

A ocorrência de alguns acidentes na de viação envolvendo motas perto da zona da Praia de Faro, embora tudo com feridos ligeiros tem dado algum trabalho às equipas de socorro no local que se encontram presentes no decorrer do evento Internacional.

FIRESHELTER52

14 e 15 de Julho Temperatura Elevada no Algarve "NIVEL AMARELO"


De acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) informamos que se espera para (14 e 15.07.2011), no que se refere aos níveis de calor, para a região algarvia o Nível de Alerta AMARELO.

Algumas Recomendações:

#Evite a exposição ao sol entre as 11h e as 16h;

#Reduza os esforços físicos intensos;

#Faça pausas frequentes nas actividades ou trabalho no exterior e descanse em locais frescos;

#Arrefeça a sua casa, fechando as janelas nas horas de maior calor, abra-as à noite quando a temperatura baixar;

#Use roupas leves de algodão e de cor clara;

#Faça refeições ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos;

#Beba regularmente água, mesmo sem sede, evite bebidas com cafeína e álcool.

http://smpcloule.blogspot.com/

FIRESHELTER52

14/07/2011

Bombeiros respondem a Incêndio em Cacela Velha



OS Bombeiros Municipais de Tavira, juntamente com os Voluntários de Vila Real de Santo António, Alcoutim, Sapadores Florestais, GIPS´s da GNR, e um helicóptero de Ataque Inicial sedeado em Cachopo, combateram um incêndio em pasto na zona de Cacela Velha de onde arderam 2 hectares de pasto.

Inicialmente, devido às condições climatéricas propicias ao desenvolvimento do incêndio o mesmo progredia com forte intensidade e rapidez, mas foi dominado pelos bombeiros antes que entrasse numa zona de denso canavial.
A densa coluna de fumo era visível desde a cidade de Tavira.

FIRESHELTER52

1 morto e 11 feridos em Acidente com Motards


Rumavam com destino à Concentração de Motas em Faro

Da colisão entre três automóveis e quatro motas, ocorrida esta Quinta-feira, pelas 12h35, no IP2, na zona do Mendro, entre Portel e Vidigueira, resultou um morto e onze feridos.

Os feridos, todos ligeiros, foram transportados para o Hospital de Évora, de acordo com informações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.
Fonte da GNR adiantou que as quatro motas envolvidas no acidente "seguiam, em princípio, para a Concentração de Motos em Faro", que decorre entre hoje e domingo em Vale das Almas, em Faro.

De acordo com o CDOS local, por esta altura o trânsito continua cortado e a ser desviado para a Estrada Nacional 18, pois ainda decorrem os trabalhos de limpeza na via.

FIRESHELTER52

13/07/2011

Dry Shot Fire Extinguisher

O Dry Shot Fire Extinguisher faz uso de uma pistola, que é o propulsor para projetar o cartucho com pó químico em direção à base do fogo.

Vem acompanhado de 03 cartuchos e bolsa de transporte.

Está sendo comercializado com preço de aproximadamente 40 Euros.
Uma outra forma descoberta para o seu uso foi a de defesa pessoal.



FIRESHELTER52

Acidentes com bombeiros em análise


O Conselho Geral da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) reúne-se hoje para analisar a atual época de incêndios, os acidentes com bombeiros, a questão dos seguros de acidentes e o caderno reivindicativo da classe.

O presidente da ANBP, Fernando Curto, referiu que pretende analisar a questão do seguro de acidentes com bombeiros com a nova equipa do Ministério da Administração Interna, revelando que já foi pedida uma audiência ao ministro Miguel Macedo.

Além do problema do seguros em caso de acidente, a ANBP defende a necessidade de os bombeiros terem "mais formação na área da condução rodoviária", havendo também a preocupação de que as famílias dos bombeiros falecidos em serviço sejam ressarcidas das verbas atempadamente.

Na segunda-feira, um bombeiro de 56 anos, com 30 anos de experiência, casado e pai de duas filhas, morreu na sequência de um acidente com uma ambulância em Setúbal, quando transportava uma mulher que acabara de dar à luz em plena ambulância.
Do acidente, salvaram-se a bebé, a mãe e uma bombeira, com ferimentos ligeiros.

Do caderno reivindicativo da ANBP constam ainda várias outras preocupações, designdamente as dotações orçamentais para as câmaras municipais com bombeiros profissionais, a falta de efectivos, a progressão na carreira e a formação profissional.

Fernando Curto manifestou-se preocupado com a falta de dotação financeira das autarquias para "investir na protecção civil", observando que não se trata de pedir mais dinheiro, mas de reorganizar as verbas disponíveis. Toda a carreira profissional dos bombeiros, a falta de efectivos e o facto de muitos deles se terem aposentado são outras questões que o presidente da ANBP pretende expor ao ministro da Administração Interna.

Na reunião da ANBP será ainda debatida a situação interna de todos os quartéis, a organização da estrutura da ANBP/SNBP e assuntos ligados à Sede Regional dos Açores.

:Backlink no título dapostagem:

FIRESHELTER52

12/07/2011

Níveis de Calor na Região Algarvia


De acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) informamos que se espera para hoje dia 12.07.2011, no que se refere aos níveis de calor, para a região algarvia o Nível de Alerta AMARELO.

Nível 1Alerta Verde – Temperaturas normais para a época.

Nível 2Alerta Amarelo – Temperaturas elevadas com repercussões na saúde.

Nível 3Alerta Vermelho – Temperaturas muito elevadas com graves consequências na saúde.

Algumas Recomendações:

Evite a exposição ao sol entre as 11h e as 16h;

Reduza os esforços físicos intensos;

Faça pausas frequentes nas actividades ou trabalho no exterior e descanse em locais frescos;

Arrefeça a sua casa, fechando as janelas nas horas de maior calor, abra-as à noite quando a temperatura baixar;

Use roupas leves de algodão e de cor clara;

Faça refeições ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos;

Beba regularmente água, mesmo sem sede, evite bebidas com cafeína e álcool.

:PCLoulé:

FIRESHELTER52

10/07/2011

Incêndio em Vale Caranguejo Tavira


Fica aqui o vídeo de um incêndio que eclodiu no sitio do Vale de Caranguejo, perto do Eurotel em Tavira.

Neste vídeo podemos visualizar as actividades conjuntas de várias equipas de trabalho no terreno, Bombeiros, GIPS´s da GNR e Helicóptero.



FIRESHELTER52

Manual de Bolso: Incêndios Estruturais


Manual das décadas de 80/90, escrito pelo Coronel de Engenharia António Santinho Matias e pelo Comandante de Bombeiros Serra e Moura.

Um manual que realçava a importância do comportamento e do estado dos edifícios no combate a incêndios a fim de evitar a perda de vidas nas acções de combate e rescaldo, e ainda abordar o tema do fogo urbano, chamando a atenção para algumas situações que poderiam surgir, não sendo intenção do autor haver um desenvolvimento do assunto já que tal não seria possível num livro de bolso.

Não pode ser considerado inadequado, pois os conceitos visados hoje em dia nestas áreas ainda se mantém, porem alguns deles pouco mais elaborados e com estudos mais aprofundados.

Como formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, gostei principalmente do realce e importância a que o autor dedica ao tema do combate exterior com monitores e agulhetas de grande débito ainda com bombeiros e pessoas no interior das edificações, quais os perigos, e consequências de tais manobras, entre outros assuntos.

Se houver pessoal que ainda possua estes manuais antigos, ou os queira divulgar, comentar etc, esteja à vontade, não nos podemos esquecer que foram estes os primeiros passos que nos levaram hoje a ser os bombeiros que somos.

FIRESHELTER52

09/07/2011

CBM TAVIRA - Equipa Ilha de Tavira


Desde o dia 6 de Julho que a Ilha de Tavira dispões em permanência de uma equipa de bombeiros profissionais.

Estão lá para dar resposta a todas as situações de emergência Pré-hospitalar, Combate a Incêndios em meio natural ou instalações, transporte e evacuação por via marítima ou fluvial de sinistrados, e ainda a todas as outras acções de apoio aos veraneantes que utilizem a Ilha de Tavira.

Para o efeito dispõe de um veículo capaz de andar rapidamente sobre a areia, polivalente, de combate a incêndios com tecnologia de extinção CAF.
E na outra vertente de adaptação para resposta de emergência pré-hospitalar, capaz de transportar a equipa de socorro mais o material SBV e uma maca adaptável à estrutura.



Possuem ainda um barco com material de socorro a náufragos, e equipamento de Emergência Pré-Hospitalar.



No complemento existe ainda um posto de enfermagem em funcionamento na Ilha durante o dia.

FIRESHELTER52

Guia de Protocolo de Cerimónias


ANPC edita Guia de Protocolo em Cerimónias de Bombeiros.
O Guia de Protocolo em Cerimónias de Bombeiros tem por objectivo difundir um conjunto de formalidades e procedimentos a adoptar nos actos solenes e cerimónias oficiais da vida das entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros, tendo sido elaborado pela ANPC em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Pode ser consultado em : http://www.prociv.pt/Documents/Guia%20de%20Protocolo%20Cerimonias%20Bombeiros_www.pdf

FIRESHELTER52

08/07/2011

FIREPLACE52GALLERY

www.fireplace52gallery.blogspot.com



FIRESHELTER52

06/07/2011

Formação do INEM continua a merecer Certificação de Qualidade


Terminou esta semana a primeira auditoria de acompanhamento levada a cabo pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), no seguimento da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito da Formação em Emergência Médica e Acreditação de Entidades para a Formação nesta mesma área. Desta auditoria resultou a confirmação, por parte da APCER, que os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade estão a ser assegurados, mantendo o Instituto a sua Certificação nesta área.

Esta Certificação, que está de acordo com a norma europeia NP EN ISO 9001:2008, foi conseguida pelo INEM no mês de Julho de 2010, e teve como objectivo a uniformização de todos os procedimentos relacionados com a Formação, tendo em vista a medição e monitorização de indicadores para a melhoria contínua dos seus processos.

A APCER é acreditada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) para certificar diversas áreas em Portugal, e é parceira da rede de entidades internacionais certificadoras, a International Certification Network (IQNet).



FIRESHELTER52

Traumatismo provocado por anel num dedo


Vi e achei muito interessante partilhar estas fotografias de um site da internet de uns Bombeiros em Espanha “Alcorcon”.
Tarefas simples, mas de elaboração complexa, pois mexem com a dor de quem tem um traumatismo num dedo, normalmente provocado por esmagamentos, entalanços, ou outros traumatismos dolorosos.

O edema do dedo ou mesmo a deformação pós traumatismo geralmente provoca o “garrote anelar”, impedindo a sua extracção. Já assisti a vítimas ficarem sem dedos tudo por causa de anéis que agravaram as lesões.

Assim ficam aqui umas fotografias de uns bombeiros tentando retirar um anel em metal de um dedo de uma vítima de 13 anos.






:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

05/07/2011

Diagrama para Resolução de Problemas

... Resolver conflitos ou Problemas...
Veja Aqui o diagrama


FIRESHELTER52

218 sismos registados em maio no Continente


Um total de 218 sismos locais e regionais foi registado no mês de maio no território continental e área adjacente, revelou hoje o Instituto de Meteorologia.

Três desses sismos foram sentidos no continente, todos com intensidade máxima III (MM56, Escala Mercalli Modificada), tendo um sido registado em Reguengos no dia 2, outro em Évora no dia 4 e outro em Viana do Alentejo no dia 22.

Constatou-se que a maior parte da sismicidade ocorreu a Sul e Sudoeste do Algarve.

Relativamente aos arquipélagos dos Açores e Madeira há a referir o baixo nível de sismicidade registada, em particular nos Açores.

Em termos de sismicidade global destaca-se a ocorrência de um sismo de magnitude local (ML) 5.2, no dia 11, pelas 17:47 (hora local), cujo epicentro se localizou próximo da cidade de Lorca (Espanha), a cerca de 480 km a Este do território de Portugal Continental.

Este sismo foi precedido por um precursor de magnitude 4.5, e seguido de várias réplicas, tendo a Rede Sísmica Nacional registado as sete maiores.

O sismo foi sentido com uma intensidade VII (EMS-98, Escala Macrossísmica Europeia), tendo causado a morte a nove pessoas e danos elevados nos edifícios.

FIRESHELTER52

INEM contratou 76 novos Técnicos de Ambulância de Emergência


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar, a partir de hoje, o quadro de pessoal com 76 novos técnicos de ambulância de emergência, que vão assegurar o funcionamento das viaturas em várias zonas do país.

Estes técnicos, que foram selecionados entre 1.187 candidatos, tiveram formação em técnicas de emergência médica, condução de veículos de emergência e desfibrilhação automática externa.

Destes novos colaboradores, 34 vão trabalhar na região de Lisboa e Vale do Tejo, 29 na região Centro, 10 no Algarve e três na região Norte, onde irão desempenhar funções de assistência pré hospitalar às vítimas de acidente ou doença súbita, assegurando a prestação de socorro não-medicalizado e, também, a condução dos veículos de emergência.

FIRESHELTER52

04/07/2011

AFOCELCA


Por vezes lemos ou ouvimos em noticias que os trabalhos de combate ao incêndio contaram com a ajuda da AFOCELCA.

Mas quem é esta entidade?

Para onde e para quem trabalha?

Assim o SAFEPLACE52 deixa aqui uma breve explicação sobre a entidade em questão.

A AFOCELCA é um Agrupamento Complementar de Empresas, criada em 2002 pela união de esforços entre as empresas Aliança Florestal (Grupo Portucel-Soporcel), Celbi (Stora-Enso), e Silvicaima (Caima).

Actualmente, o agrupamento mantém-se com as empresas florestais do grupo Portucel - Soporcel e do grupo ALTRI.

Desde a sua criação que a AFOCELCA se tem revelado como uma iniciativa de sucesso em Portugal, quer pelos resultados obtidos, quer pelos critérios e praticas de actuação que foram também incorporados pelas instituições do sistema nacional de protecção contra incêndios florestais.

Neste contexto, nos últimos anos a AFOCELCA tem sido referida como uma organização de boas práticas e de modelo a seguir em vastos domínios da Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Desde 2005 a AFOCELCA integra o dispositivo nacional de defesa da floresta contra incêndios florestais (DFCI), da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A nível internacional, a AFOCELCA integra como membro fundador, a “Aliança para Acções em Manejo do Fogo”, estabelecida em 16 de Maio 2007 durante a 4ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais realizada em Sevilha, Espanha.

Representando um investimento na ordem dos 2 milhões de euros anuais, a AFOCELCA através da criação de uma estrutura eficiente e flexível, tem como objectivos reduzir os custos de protecção e minimizar os prejuízos que os incêndios florestais representam para as empresas do ACE, detentoras de mais de 250 mil hectares de floresta em Portugal.

A AFOCELCA tem uma organização simples, funcional e orientada para uma rápida tomada de decisões e cumprimento dos seus objectivos.

Assim, a AFOCELCA contempla um esquema organizativo com um Conselho de Administração formado por um administrador que representa cada uma das empresas agrupadas, e cujas funções são definir as políticas gerais da AFOCELCA, aprovar os orçamentos anuais, aprovar a incorporação de novas instituições, bem como o relacionamento externo do ACE; um Director Executivo, com a função de administrar e dirigir os meios da AFOCELCA conforme as políticas e critérios definidos pelo Conselho de Administração e um Conselho Técnico, conformado por representantes técnicos das empresas agrupadas, cuja função é apoiar a gestão do director executivo e representar o parecer técnico individual das empresas agrupadas.

Fonte: http://195.8.58.171/?mid=3&zona=Organização#
FIRESHELTER52

03/07/2011

Verão em Tavira...Eventos em Segurança


Chegou o verão e com ele dezenas de actividades de lazer e de cultura são difundidas por toda as partes da Cidade.

Chegam nesta altura milhares de turistas vindos de todo o lado para assistir aos programas culturais proporcionados pelas entidades de diversão.

No entanto, pessoas em massa num determinado espaço obrigam a cuidados redobrados de segurança, principalmente com os mais novos e idosos.

O SAFEPLACE52 deixa aqui alguns conselhos que devem de ser tomados em conta quando se frequentam espaços públicos perspectivando grande nível de confusão.

CONSELHOS PARA SABER COMO AGIR NUM EVENTO DE ASSISTÊNCIA EM MASSA

•Leve as crianças pela mão.

•Preste especial atenção aos idosos ou a quem apresenta alguma dificuldade nomeadamente motora, visual ou auditiva.

•Combinem ponto de encontro no exterior do recinto, para se reunir com quem vai acompanhado caso se perca.

•Se verificar que o local apresenta algum tipo de perigo retire-se, não vale a pena correr riscos.

•Não assista aos espectáculos em lugares perigosos (ex: telhados ou sentado em vedações).

•Observe e memorize a localização das saídas inclusive as de emergência.

*SINALIZAÇÃO MAIS FREQUENTE*


*Siga as indicações das autoridades que se encontram no local para salvaguardar a sua segurança. Sempre que necessário recorra a elas.

*Para a maioria dos espectáculos e aglomerados não é permitido levar objectos que possam pôr em risco a segurança dos espectadores.

*Se presenciar discussões ou actos de violência procure afastar-se do local. Não fomente a violência e informe as autoridades.

*Em caso de necessidade ou acidente, abandone o local com calma e ordeiramente.

*Não corra; não bloqueie as saídas ficando parado junto a portas, escadas ou corredores.

*Colabore se necessário, mas não interfira no trabalho das equipas de socorro e de segurança.

Atenção! Primeiros socorros mal prestados podem ocasionar lesões ou agravar as já existentes.

Em caso de necessidade ficam aqui os contactos das entidades que prestam socorro em Tavira

FIRESHELTER52

Incêndio na Universidade do Algarve


Um foco de incêndio deflagrou ontem, ao final da tarde, num dos laboratórios da Universidade do Algarve, no pólo das Gambelas.
O fogo terá começado num forno de queima de lixo do Departamento de Química, Bioquímica e Farmácia da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Foi combatido por dez elementos dos Bombeiros de Faro.
Correio da Manhã

FIRESHELTER52