09/12/2011

Bombeiros no Algarve a Arder...


As associações de bombeiros do Algarve estão à beira do colapso financeiro.

A falta de dinheiro pode levar a despedimentos e uma das associações já iniciou o processo de lay-off (suspensão temporária dos contratos) de vários bombeiros.

Pode estar mesmo em risco a continuidade de corporações, como em Vila do Bispo.

"As dificuldades são transversais a todas as associações da região", diz Teodósio Carrilho, presidente da Federação de Bombeiros do Algarve, realçando que "há situações aflitivas".

Ao que apurou o CM, Vila Real de Santo António é uma das associações com maiores dificuldades, sendo que só a dívida em combustíveis ascende a 50 mil euros.

O cenário de dispensa de bombeiros é bem real, tendo a direcção marcado para ontem à noite uma reunião com os 40 assalariados.

Os soldados da paz já estão a equacionar formas de luta, em caso de despedimentos, defendendo que o corte de pessoal põe em causa a operacionalidade dos bombeiros no socorro à população.

O CM tentou, sem sucesso, falar com o presidente da associação.


Em Vila do Bispo, o passivo "atinge os 700 mil euros", admite José Jaime, que tomou este ano posse como presidente da associação, frisando que "é preciso fazer das tripas coração para conseguir pagar os ordenados" (existem 30 assalariados).

E acrescenta que a situação não é sustentável sem mais apoio da autarquia. "Existe a hipótese de rescisão de contratos e mesmo de a associação entrar em insolvência em breve", alerta o dirigente.

Em Portimão, não estão previstos despedimentos, mas o presidente da associação, Álvaro Bila, reconhece a falta de dinheiro para reparar viaturas (três avariadas).

Em Albufeira, a corporação vive uma situação muito delicada e ainda recentemente a autarquia teve de reforçar o apoio em 150 mil euros, porque estava em risco a operacionalidade dos bombeiros.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

1 comentário:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Quando as dividas aos Corpos de Bombeiros são por parte do estado, porque não cumprem com protocolos e obrigações que tem para com os bombeiros e a defesa da sua população... Então... é a maior vergonha de sempre, e por muito bons profissionais que estes homens queiram ser, começa a faltar-lhes o pão à mesa...
...Por união às dificuldades dos Bombeiros Algarvios... SAFEPLACE52 convosco!