Separadores SAFEPLACE52

31/01/2012

Acidente na EN 125 Luz Tavira


Um ferido ligeiro foi o resultado de uma colisão entre automóveis na EN 125 na zona da Palmeira Luz de Tavira durante a tarde de hoje.

No local esteve a ambulância INEM SIV sediada em Tavira e a autoridade, sendo ainda que ninguém necessitou de ser transportado ao hospital.



Muita precaução na utilização desta via de comunicação que segundo as informações mais recentes aumentou o seu tráfego automóvel consideravelmente, aumentando assim o risco de acidentes entre viaturas ou atropelamentos dentro e fora das povoações.

Lembre-se vale mais perder uns minutos na 125, que algumas horas na urgência do Hospital de Faro…


Siga as reras de segurança, conduza com precaução.

FIRESHELTER52

Inalação de monóxido de carbono 111 Mortes em 6 Anos


Mais de cem pessoas morreram entre 2005 e 2011 devido a intoxicação por monóxido de carbono, sendo que o maior número de vítimas foi registado na região Norte, de acordo com dados do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML).

Nos últimos seis anos, o INML registou após autópsia que 111 pessoas morreram devido à inalação de monóxido carbono, 55 na zona Norte, 12 na zona Centro e 44 no Sul.

De acordo com os dados do INML, a que agência Lusa teve acesso, dos 55 casos registados no Norte 39 ocorreram em contexto de acidente doméstico com lareiras, braseiras e esquentadores.

No Centro do país, contabilizaram-se 12 casos (oito homens e quatro mulheres), sendo quatro referentes a acidentes de trabalho (bombeiros), um de um lactente e um de acidente de viação seguido de incêndio.

O INML registou na zona Sul 44 casos de mortes relacionadas com a inalação de monóxido de carbono.

Em declarações à agência Lusa, o chefe do Núcleo de Segurança e Saúde da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), José Cunha da Cruz, explicou o que é o monóxido de carbono, os sintomas de uma intoxicação e como evitar situações de risco.

"Nunca é demais alertar as pessoas para os perigos da inalação de monóxido de carbono. A maior parte das vezes são os comportamentos das pessoas, a distracção que faz com que estejam expostas ao perigo", disse.

José Cunha da Cruz explicou que o monóxido de carbono é um gás que tem por características físicas tudo a favor para ser um gás venenoso, que não tem cheiro, não tem sabor, nem cor.

"É um gás que tem uma densidade muito parecida com a densidade do ar atmosférico e por isso se difunde com muita facilidade em qualquer ambiente. Se nós estivermos num ambiente em que haja quatro por cento de monóxido de carbono num determinado volume de ar este é letal para o ser humano", salientou.

Cunha da Cruz aconselha por isso especial cuidado com as lareiras, braseiras e salamandras que estejam em lugares fechados sem renovação de ar, pois a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono bem como com esquentadores.

"Em caso de uma intoxicação, a pessoa não se apercebe bem do que está a acontecer, os sinais estão camuflados, podem ser outra coisa qualquer. O monóxido de carbono provoca dores de cabeça, mal-estar, náusea progressiva, o indivíduo vai ficando mal disposto, mas como não cheira a nada e está num ambiente aquecido a pessoa deixa-se adormecer, fecha os olhos, descansa um bocadinho e é o princípio do fim", disse.

Na opinião do médico, a prevenção passa pela educação das pessoas, o conhecimento dos sistemas de queima que têm de ter manutenção e exaustão, nunca ter janelas fechadas, ou seja, deixar sempre uma pequena frecha para entrar o oxigénio.

"Antigamente isso não acontecia, as pessoas usavam mais a lareira e as braseiras do que hoje mas também tinham casas em que havia má qualidade de isolamento, por isso entrava ar. Hoje com as casas modernas a intoxicação é mais fácil", contou.

Desde o início do ano, várias pessoas morreram alegadamente devido a intoxicação por inalação de monóxido de carbono. No dia 09 de Janeiro, um casal e uma criança com cerca de dois anos foram encontrados mortos no quarto (que tinha uma lareira acesa) da residência em Árgea, concelho de Torres Novas.

De acordo com José Cunha da Cruz, estas situações têm vindo a aumentar nos últimos anos mas, a sua contabilização é difícil uma vez que só através de exames toxicológicos se pode provar que foi devido à inalação de monóxido de carbono.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Último dia para trocar notas de 100 escudos por euros


Andam por aí, nas gavetas dos portugueses, porque na carteira não têm valor, e hoje é o último dia em que o Banco de Portugal aceita a troca da nota com a cara de Fernando Pessoa. Feitas as contas, são 4 milhões de euros.

Os portugueses ainda têm mais de quatro milhões de euros em notas de 100 escudos com a figura de Fernando Pessoa, cujo prazo de troca no Banco de Portugal termina na terça-feira, disse o regulador à Lusa.

O prazo de vinte anos para ser feita a troca no Banco de Portugal, da nota de 100 escudos com a efígie de Fernando Pessoa termina esta terça-feira. O papel entrou em vigor a 26 de agosto de 1987 e saiu de circulação a 31 de janeiro de 1992.

Até 31 de dezembro de 2011 foram trocadas 575.637 destas notas de 100, representando 287 mil euros, mas até à última sexta-feira o câmbio dos 100 escudos por moeda de lei europeia aumentou para 581.804 notas, totalizando 290 mil euros.

A figura do Fernando Pessoa rendeu aos portugueses que ainda guardavam estas notas mais de 3.076, euros entre o final do ano e 27 de janeiro.

Cada um dos valores das notas tem uma data específica de recolha, pelo que os valores totais, relativamente às notas de 500 e 1000 escudos, que ainda podem ser trocadas, serão superiores.

Quatro milhões ainda não forma trocados

De acordo com valores avançados pelo Banco de Portugal no final do ano, a propósito dos 10 anos do euro, mais de 163 milhões de euros em notas e moedas de escudo estavam ainda em poder dos portugueses.

Porém, e segundo o Banco de Portugal, ainda estão fora dos seus cofres quatro milhões de euros dispersos por mais de oito milhões de notas.

As notas recolhidas são destruídas, enquanto as moedas são vendidas à Casa da Moeda, para fusão.

observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

30/01/2012

Descida de Temperatura na Ordem dos 6 graus


DESCIDA ACENTUADA DA TEMPERATURA

A ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa, deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental, a partir de dia 3.

Assim, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia prevê, para o continente, uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos 6ºC a partir dessa data.

Esta situação deverá manter-se até dia 7, altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura.

O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB

http://www.meteo.pt/

FIRESHELTER52

O veneno aos olhos de uma criança...

A fotografia não é de minha autoria, apenas traduzi o texto para Português.

Mas desde que blogo, para mim, esta é a postagem mais séria, dura e cruel que partilho com os meus leitores.

Se a vocês também lhes tocou da mesma forma, e possuem sentido de responsabilidade, copiem e partilhem...

Os acidentes domésticos que envolvem intoxicações com crianças ainda são uma realidade.



FIRESHELTER52

Alterações Climáticas... Conhecimento !


As alterações climáticas são acontecimentos naturais, que ocorrem desde sempre. Contudo, durante o último século, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Tal facto é resultado da intensificação das intervenções humanas sobre o meio natural, com impactes negativos.


Efeito de Estufa

A atmosfera é constituída principalmente por oxigénio e azoto (cerca de 99% da sua composição), vapor de água e dióxido de carbono, entre outros componentes.

Na atmosfera, o vapor de água e o dióxido de carbono, entre outras funções, funcionam como um “cobertor”, que mantém a superfície da Terra como uma temperatura amena (média 15ºC). Se tal não acontecesse, a temperatura média da Terra seria muito mais baixa (cerca de -20ºC). É o chamado efeito estufa.

Gases com efeito de estufa: Dióxido de carbono, vapor de água e metano.
Gases sem efeito de estufa: Azoto e oxigénio.

O efeito de estufa é assim um fenómeno muito importante para a manutenção da vida na Terra. Contudo, se for muito intenso, tem o efeito contrário. O planeta fica demasiado quente.

Atualmente, o impato das actividades humanas no ambiente é enorme, e o consequente aumento das emissões de dióxido de carbono tem vindo a intensificar o efeito de estufa, contribuindo para o aumento da temperatura média da superfície da Terra.

Consequências das alterações climáticas

Efeitos como o aumento da temperatura, degelo, subida do nível médio do mar, escassez da água, aumento da erosão, alterações diretas e/ou indiretas nos usos e capacidade dos solos, aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos como secas, cheias ou ondas de calor, maior risco de incêndio, entre muitos outros, serão cada vez mais visíveis e frequentes, com consequências económicas, sociais e ambientais.

O que podemos fazer para combater as Alterações climáticas?

Não obstante as medidas tomadas pelos países a nível mundial, nomeadamente e assinatura do Protocolo de Quioto (1997), através do qual foram definidas metas e prazos para que os países desenvolvidos reduzem as suas emissões de gases com efeito de estufa, entre os quais Portugal, todos nós podemos contribuir para a diminuição deste fenómeno:

Combatendo as alterações climáticas

#Utiliza lâmpadas economizadoras e desliga as lâmpadas e equipamentos quando não são necessários;
#Utiliza os transportes públicos;
#Cumpre os limites de velocidade, pois assim diminuis as emissões de gases com efeito de estufa do teu veículo;
#Compra electrodomésticos com boa eficiência energética (as categorias A e AA são as mais eficientes no mercado);
#Deixa entrar sol em casa durante o Inverno, para aproveitar as luz solar para aquecimento.

Publicada por Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) Loulé

FIRESHELTER52

29/01/2012

Risco de incêndios urbanos


Os incêndios urbanos são um dos fenómenos mais preocupantes que podem ocorrer nas cidades, mas os cidadãos podem diminuir o risco destes incêndios acontecerem, explica o "Engenharia num minuto", uma rubrica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

“Os incêndios não podem ser completamente evitados mas conseguimos reduzir as ocorrências se tivermos uma postura responsável”, disse João Lopes Porto, especialista de segurança contra incêndios de edifícios, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no vídeo que pode ser visto aqui.

O “Engenharia num minuto” é uma rubrica produzida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para a divulgação de ciência.

O PÚBLICO é parceiro neste projecto e vai, nos próximos meses, publicar duas edições ao fim-de-semana.

FIRESHELTER52

Molécula que ataca Alzheimer e cancro descoberta em Portugal


Um estudo coordenado por uma investigadora da Universidade do Minho descobriu uma molécula-chave que «abre novas perspectivas» no tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, hipertensão hereditária e cancro.

«Este estudo abre novas perspetivas no tratamento destas e de outras doenças», sublinha Sandra Paiva, da Escola de Ciências da UM.

Como explica, as células produzem proteínas responsáveis pela entrada dos nutrientes disponíveis ou preferidos e destruindo as proteínas que não são necessárias.

Naquele estudo, foi descoberta uma molécula-chave envolvida no processo de destruição de proteínas na célula.

«Quando a molécula recebe informação da presença de determinado nutriente, destrói então os transportadores indesejáveis», acrescenta.

Segundo Sandra Paiva, os resultados deste estudo representam «um grande avanço» na compreensão dos mecanismos de degradação de proteínas.

«Os defeitos nestes mecanismos estão associados a doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, à hipertensão hereditária e ao cancro. Este estudo abre novas perspectivas no tratamento destas e de outras doenças», sublinha.

Lembra que as células de cancro, por exemplo, «necessitam de muita energia e ao conseguirmos reduzir o número de transportadores podemos de algum modo privá-las de alimento, tornando-as mais sensíveis à quimioterapia».

Este trabalho utilizou como modelo um microrganismo, a levedura do pão ou da cerveja, que é fácil de crescer em laboratório e partilha uma grande semelhança dos seus genes com os genes em humanos.

A investigação foi realizada por uma equipa coordenada por Sandra Paiva e por Sebastien León, do Instituto Jacques Monod da Universidade de Paris.

A equipa inclui ainda Neide Vieira, Margarida Casal, Carina Cunha e Jéssica Gomes, todas da UMinho, e outros investigadores das universidades de Paris e Madrid.

A investigação acaba de ser publicada no conceituada revista Journal of Cell Biology e foi premiada no 2011 Nature Cell Biology Poster Prize Winners, na Croácia.

Sandra Paiva recebeu o American Club Annual Award 2001 e tem 15 artigos publicados em revistas científicas.

FIRESHELTER52

Choque frontal de motorizadas mata dois em Portimão


Dois jovens morreram na madrugada deste sábado na sequência de um choque frontal entre motorizadas, na zona do cais comercial de Portimão, disse à Lusa fonte da PSP.

O acidente ocorreu por volta da meia noite e os dois jovens, de 17 e 19 anos, tiveram morte imediata.

Segundo a mesma fonte, um dos jovens seguia em contramão, no sentido do cais, e foi embater frontalmente na outra mota que estava a sair da zona do porto, na sua faixa, e não se conseguiu desviar a tempo.

A mesma fonte acrescentou que na zona do cais comercial de Portimão é frequente reunirem-se jovens para "apreciar as motas uns dos outros, mas às vezes as coisas descambam."

Por esse motivo, cerca de meia hora antes do acidente tinha estado no local uma equipa de intervenção rápida da PSP que identificou e conversou alguns dos jovens com o intuito de "prevenir e persuadi-los de comportamentos ilícitos."

O INEM ainda foi chamada ao local mas pouco pôde fazer, "pois os jovens já estavam cadáver".

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

28/01/2012

SIC Noticias... Com o novo acordo ortográfico Carvalho escreve-se com ou sem V?

O nome do ainda coordenador da CGTP-Intersindical, Manuel Carvalho da Silva, apareceu escrito com uma letra a menos durante o 'Jornal da Noite' da SIC desta sexta-feira, transformando-o em "Caralho da Silva".



O erro de inserção de caracteres foi corrigido em poucos segundos durante o noticiário conduzido por Rodrigo Guedes de Carvalho.
No seu blogue oficial, a estação de Carnaxide reconheceu o erro, afirmando-se que "acontece aos melhores". "Fica uma gaffe para a história do canal", concluiu o autor do texto.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

27/01/2012

Tavira Caminhada ambiental no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas


O Centro Ciência Viva de Tavira promove, no dia 4 de fevereiro, a partir das 10:00 horas, um percurso ambiental no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas.

O passeio, em ecossistemas de sapal e dunar, guiado pelo Coronel Rosa Pinto, especialista em flora algarvia, passará pelas salinas, campos agrícolas, sapal e terminará na área dunar perto do Forte do Rato.

“Venha conhecer os ambientes em redor de Tavira onde estarão em foco as principais características adaptativas e morfológicas das espécies vegetais mais comuns”, refere a organização.

O percurso, com uma extensão de 5 km, tem dificuldade fácil e duração de cerca de três horas. O preço é de 5 euros por participante ou de 10 euros por um grupo de três participantes.

A concentração está marcada para o estacionamento de terra batida em frente ao centro comercial Gran Plaza.

Mais informações ou inscrições pelo contacto 281326231.

FIRESHELTER52

Acidente EN125 Conceição de Tavira com Encarcerados


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao início da noite de hoje a um acidente na EN 125 no cruzamento da Cumeada na Freguesia da Conceição de Tavira, a uma colisão entre um quadriciclo e um veículo ligeiro.

Do acidente resultaram dois sinistrados um dos quais encarcerado.

As operações de socorro desenvolveu-se naquele local condicionando o trânsito automóvel.

No local esteve um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e um veículo de comando dos Bombeiros Municipais de Tavira, uma Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro.


A GNR e a empresa concessionária da estrada EN125 também se encontram no local.

A vitima do quadriciclo seguiu para o Hospital de faro em estado grave.



FIRESHELTER52

26/01/2012

Promoção turística "Allgarve" pode ser extinta


A Secretaria de Estado do Turismo admitiu hoje a extinção do programa de promoção turística Allgarve, embora a questão ainda esteja em análise.

"Está em análise, o que não quer dizer que não possa vir a ser extinto", afirmou a fonte da Secretaria de Estado do Turismo.

A Lusa questionou a Secretaria de Estado sobre o alegado fim do ‘Allgarve' na sequência das declarações no passado fim-de-semana da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, citadas pela revista Ambitur, em que a governante afirma que o programa "não foi a forma mais correta de promover a região".

O alegado fim do programa turístico lançado em 2007 pelo anterior Governo será o assunto principal a abordar numa conferência de imprensa na sexta-feira pelo Turismo do Algarve.

Já hoje, o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, adiantou à Lusa que, "perante as notícias de que o programa ia acabar, não pode ficar a ideia de que o Algarve vai ficar sem qualquer animação", referindo ainda que o programa dinamizou a região ao longo de cinco anos através de 300 eventos.

Fonte ligada ao Allgarve disse entretanto à Lusa que o projecto está neste momento sem coordenador, depois de não ter sido renovada a comissão de serviço a Augusto Miranda, que terminou a 31 de Dezembro.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Conferência Intermunicipal "Sismo 1755, e se fosse hoje"

A proteção civil de Loulé e de S. Brás de Alportel, informam que irão realizar uma conferência intermunicipal: intitulada SISMO 1755, e se fosse HOJE?, no dia 9 de Março em S. Brás de Alportel.

O Programa e inscrições serão apresentados posteriormente…



smpcloule

FIRESHELTER52

25/01/2012

Viatura para socorrer vítimas encarceradas foi considerada pela população de São Brás de Alportel como uma das prioridades de investimento


A aquisição de uma viatura para socorrer vítimas de acidentes rodoviários foi considerada pela população de São Brás de Alportel como uma das prioridades de investimento do município, nos inquéritos do orçamento participativo para 2012.

O presidente da autarquia, António Eusébio (PS), fez hoje o balanço da participação dos munícipes no orçamento camarário para o corrente ano, que tem um orçamento global de 13,3 milhões de euros, uma redução de cerca de três milhões de euros face às despesas do ano de 2011.

A compra da viatura de desencarceramento de vítimas de acidentes, no valor de 203 mil euros, obteve o segundo lugar nas prioridades da população manifestadas nas 102 respostas válidas ao inquérito do município (60,8% das referências), logo a seguir à criação de um espaço desportivo no jardim Carrero Viegas, no valor de 10 mil euros (64,7%).

“É uma forma de as pessoas mostrarem que estão socialmente preocupadas e que preservam o valor da sua vida e dos outros”, disse o autarca, garantindo que, graças às opiniões demonstradas, a aquisição da viatura será antecipada.

Ao contrário dos orçamentos participativos de anos anteriores – em que se podia eleger qualquer investimento, mesmo da sua criação, este ano os munícipes tinham uma lista pré-determinada de 25 projetos de investimento, dos quais deveriam escolher 10, por ordem de preferência.

Além dessa ordenação, a população podia ainda colocar na ficha de participação outros investimentos não referidos.

De acordo com o município, a opção pela lista pré-determinada deve-se à necessidade “de que as pessoas pensem mais no conjunto e menos nos limites da sua rua, como acontecia em orçamentos anteriores”.

“Mesmo assim, integrámos no orçamento de 2012 um total de 18 propostas de todas as 40 que foram introduzidas pelos inquiridos e não faziam parte da lista”, sublinhou António Eusébio.

Das restantes 22 propostas, seis estão fora da área de competência do município, três estão em análise e 13 não foram integradas, por causas diversas, entre as quais as dificuldades financeiras da câmara algarvia.

Os projetos que mereceram as duas posições cimeiras – mais as primeiras e segundas posições na ordem de preferências assinaladas nos inquéritos – nas escolhas dos inquiridos foram a requalificação do parque escolar do concelho (485 mil euros) e a construção da 3ª fase da Circular Norte da vila, no valor de 1,49 milhões de euros.

Relevando que não tem dívidas, António Eusébio referiu que as “enormes dificuldades” do orçamento deste ano derivam sobretudo do corte de 20% das transferências do Orçamento do Estado e da previsível quebra de receitas do Imposto Municipal de Transacções, de 1,3 milhões em 2011 para 300 mil euros este ano.

Mesmo assim, o autarca assegurou que será dada prioridade ao reforço das medidas sociais, em detrimento de alguns investimentos com a realização de obra.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Tempestade solar que atinge a Terra é mais forte do que se pensava


A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) afirma que inicialmente foi subestimado o poder da tempestade solar que atinge a Terra. A agência afirmou na segunda-feira que a tempestade era a maior desde maio de 2005, quando um evento parecido ocorreu, contudo, esta terça-feira, os instrumentos do NOAA já registravam uma intensidade maior ao anterior.

A radiação solar intensa pode causar problemas aos satélites da Terra, além de ser um inconveniente para os astronautas. Esta é a temporada de tempestades mais intensa desde Setembro de 2005. A erupção, que começou no domingo, deve enviar partículas até quarta-feira.

«Devido a este fenómeno, é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética (perturbações no campo geomagnético da Terra causadas pela tempestade solar)», explica um comunicado da NOAA. «A labareda solar associada alcançou a altura máxima no dia 23 de Janeiro», acrescentou.

A tempestade ainda pode causar problemas na rede eléctrica. Em 1972, uma erupção solar mais poderosa impediu as ligações de longa distância no Estado americano de Illinois. Em 1989, um evento parecido deixou 6 milhões de pessoas no escuro na província canadiana do Quebec.

Com receio da falha de comunicações, a companhia aérea norte-americana Delta, desviou vários voos da rota. As ligações afectadas são as que partem dos Estados Unidos com destino à Ásia.

TVI24

FIRESHELTER52

Alunos da Primária visitam Bombeiros Municipais

Uma turna do 2º ano da Escola da Porta Nova em Tavira, dentro do programa escolar que visava a visita a várias instituições do concelho visitou hoje de manhã o quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Entre conversas e visita, foi sendo divulgado às crianças a missão dos Bombeiros na comunidade, as diversas vertentes do socorro exercidas pelos bombeiros e ainda os meios que apoiam o serviço, tal como ambulâncias, veículos de combate a incêndios, auto escadas, barcos entre outros.

Os alunos tiveram oportunidade de interagir com alguns equipamentos, como por exemplo Aparelhos Respiratórios usados pelos bombeiros em incêndios urbanos, linhas de mangueiras e agulhetas, visitaram por dentro as ambulâncias de emergência e trabalharam inclusive com um sistema de produção de Espuma de Ar Comprimido, “CAF”.

Visitaram as instalações e poderam ver de perto os diversos equipamentos de proteção individual usado pelos bombeiros nas diversas atividades.

No final da acão foi tirada uma fotografia de grupo para mais tarde recordar esta pequena “grande” aventura, e entregue uma agenda ilustrada com o tema defesa da floresta a cada aluno.




FIRESHELTER52

Portugal poderá enfrentar seca extrema em Fevereiro


Portugal continental poderá enfrentar uma situação de seca extrema em Fevereiro, caso se mantenha a falta de precipitação verificada em Janeiro, disse o meteorologista Manuel Costa Alves.

"Tudo depende de Fevereiro. Mas tem que ser um Fevereiro muito chuvoso para inverter a situação. Se o comportamento de Fevereiro for semelhante ao de Janeiro chegaremos à seca extrema", sublinhou o especialista.

Manuel Costa Alves considera ser extremamente importante que os próximos meses possam trazer a chuva, mas explicou que "perdida a precipitação de inverno a precipitação da primavera nunca é suficiente para inverter a situação".

Lembrando que Outubro de 2011 foi extremamente quente, o meteorologista destacou que em Dezembro, "mês que em geral contribui com a maior quantidade de precipitação no território", o nível de precipitação em Portugal ficou "praticamente a zero"

“O apuramento dos dados no final de Dezembro já dá 83 por cento [do território] em seca fraca, seis por cento em seca moderada, oito por cento normal e três por cento húmido", afirmou.

Segundo Manuel Costa Alves, no fim de Janeiro "provavelmente uma parte muito significativa do território ficará com seca moderada", existindo também "uma percentagem significa de seca severa, antes da extrema, que é o último grau, havendo também uma parte com seca fraca".

O meteorologista afirma que a situação de seca é um "risco inerente ao clima" de Portugal continental, lembrando que a última grande seca foi a de 2004/2005.

"Esta de 2004/2005 foi a mais intensa desde 1941. A de 2004/2005 tem de ser referenciada porque foi muito intensa e causou prejuízos a variadíssimas actividades", concluiu.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Empresas instalam-se nos parques empresariais de Tavira


Criação de 16 postos de trabalho
Duas empresas já iniciaram as obras de construção das suas futuras instalações, num investimento conjunto de 650 mil euros e vão criar de 16 postos de trabalho. Saiba os pormenores.

O grupo Silva & Silva foi a primeira empresa a avançar com a construção de um edifício destinado a escritórios e área de vendas no Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Mais recentemente, o empresário Arménio Viegas, cuja atividade é a serralharia e montagem de estruturas metálicas, já ocupou o espaço adquirido na Área de Localização Empresarial, esperando-se que as obras estejam concluídas ainda no primeiro semestre do corrente ano, informa a empresa municipal EMPET – Parques Empresariais de Tavira, EM.

A conclusão das infraestruturas dos dois parques empresariais de Tavira originou o arranque das primeiras obras em dois lotes adquiridos por empresas locais, adianta a empresa municipal.

Criada em 2002, a EMPET só concluiu com a execução das infraestruturas dos dois loteamentos urbanos de natureza empresarial em 2008, no que se refere à construção do Parque de Feiras e Exposições, na zona do Vale Formoso, e em março de 2011 na Área de Localização Empresarial, em Santa Margarida, próximo do nó de acesso à A22 / Via do Infante.

Terminada esta fase do processo, a EMPET pretende assumir-se como entidade gestora de ambos os equipamentos, potenciando a utilização do Parque de Feiras e Exposições para a realização de certames de âmbito nacional e internacional e dinamizando a Área Empresarial como pólo de empresas industriais, comércio e serviços.

observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

24/01/2012

Ordenação de três novos diáconos com forte ligação ao concelho de Tavira


A Diocese do Algarve viveu, no dia 22 de Janeiro, um dia particularmente significativo com a ordenação de três novos diáconos, na catedral de Faro.

Os três têm uma forte ligação ao concelho de Tavira, justificando-se uma nota de congratulação do Município, pela sua dedicação e empenho na vida comunitária.

Natural de Vila Real de Santo António, Albino Martins, leigo mandatado pelo bispo do Algarve vive e trabalha há 21 anos com a sua família na paróquia de Cachopo, será então ordenado no primeiro grau do sacramento da Ordem com caráter definitivo.

Naturais de Tavira e de Ferreiras (Albufeira), respetivamente, os seminaristas Miguel Ângelo Falcão e Vasco Figueirinha frequentam o Ano Pastoral (6º ano) e cumprem a terceira e última etapa antes de serem ordenados padres.

Atualmente, estes dois estudantes frequentam o mestrado de Teologia, o Miguel Falcão na área de História da Igreja, e o Vasco Figueirinha, em Sagrada Escritura, e colaboram, respetivamente, com as paróquias São Pedro de Faro e de Tavira.

O Município de Tavira felicita as comunidades paroquiais de Santiago, Santa Maria e Cachopo e as famílias dos três ordenandos, associando-se às comemorações do Dia de São Vicente (padroeiro da Diocese do Algarve) através da cedência de transporte, devendo as pessoas interessadas contactar as respetivas Paróquias.

FIRESHELTER52

Santarém vai iniciar formação de bombeiros profissionais


Onze operacionais dos Bombeiros Municipais de Santarém vão realizar formação com vista ao ingresso na carreira de bombeiro municipal profissional, a partir do próximo dia 1 de Fevereiro.

O Curso tem 1041 horas de formação e será ministrado por 21 formadores: elementos dos Bombeiros Municipais de Santarém, dos Bombeiros Municipais de Leiria, do Cartaxo e de Tomar, reconhecidos pela Escola Nacional de Bombeiros e pelo CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica, contando igualmente com formadores externos, com experiência profissional reconhecida.

A formação vai ter lugar até 31 de Agosto e decorre entre as 8h00 e as 17h00, sendo a parte teórica ministrada na sala de formação dos Bombeiros Municipais de Santarém e nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, devidamente adaptadas à componente prática do Curso.

Esta formação tem como principal objetivo reforçar o quadro dos Bombeiros Municipais de Santarém, de modo a aumentar a capacidade de resposta e por inerência a qualidade do socorro prestado à população.

A realização deste curso é possível graças ao protocolo que a autarquia assinou com o CEFA.

FIRESHELTER52

O que são tempestades geomagnéticas?


Os ciclos solares são fenómenos complexos e ainda mal compreendidos. Contudo, constata-se que o número de pontos negros (sunspots) que aparecem à superfície do Sol atinge um pico de 11 em 11 anos.

Desde a invenção do telescópio - há quatro séculos - que o Homem tem vindo a monitorar estes "sunspots".

Os sunspots dão origem a súbitas descargas de enormes quantidades de energia e, por exemplo, a mais forte destas erupções liberta a mesma quantidade de energia que 40 biliões de bombas atómicas.

Esta energia aquece os gases próximos e gigantescas bolhas de matéria escaldante são cuspidas pelo Sol. Estas massas de protões e electrões – chamadas – nuvens de plasma – podem acabar por atingir a Terra.

Quando se dirigem à Terra...

Uma rajada solar pode viajar à estonteante velocidade de 300 a 1 200 km/s !

Mas são necessários alguns dias para que este vento solar cubra os 150 milhões de km que separam o Sol da Terra. Enquanto que os fotões levam 8 minutos a atingir a Terra, as partículas electricamente carregadas levam 2 a 5 dias para atingirem o nosso planeta. Felizmente, a maioria delas é deflectida pelo campo magnético da Terra.

Contudo, as partículas que penetram a atmosfera geram poderosas correntes eléctricas de intensidade variável. As correntes fluem a uma altitude de cerca de 100 km na ionosfera por alguns minutos, horas ou mesmo dias, criando belos fenómenos chamados aurora boreal (norte) e aurora austral (sul).

Infelizmente, estes belos e coloridos espectáculos não são o único efeito dos ventos solares.

As correntes eléctricas na ionosfera rapidamente alteram a intensidade do campo magnético da Terra, provocando tempestades. Elas também induzem correntes na crosta da Terra que procuram bons condutores, tais como carris ferroviários, pipelines, cabos transoceânicos e linhas eléctricas.

As linhas de transmissão eléctricas são ligadas à Terra pelo neutro dos transformadores e por isso constituem-se como um circuito de mínima resistência.

A forte corrente produzida pelas tempestades magnéticas flui através dos transformadores que não foram desenhados para lidar com este tipo de correntes e, por seu lado, isso causa flutuações de voltagem.

Os equipamentos de protecção tratam essas anormais correntes como um pico de voltagem ou como sobrecargas e, desnecessariamente, desligam os sistemas de transmissão.

Mais informações em: http://zapper.xitizap.com

FIRESHELTER52

Forte tempestade geomagnética pode atingir hoje a Terra


A mais forte tempestade geomagnética dos últimos seis anos deve atingir hoje a Terra.
De acordo com o Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos, rotas aéreas, redes de energia e operações por satélites podem ser afetadas.

O Sol encontra-se num estado muito ativo, desencadeia uma erupção maciça do plasma solar. O fenómeno faz com que as partículas solares sejam conduzidas a cerca de 2 mil quilómetros por segundo, cerca de cinco vezes mais rápido que o habitual, explicou o especialista Terry Onsager, do Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos.

A intensidade da tempestade solar pode ser moderada ou forte, neste caso deverá oscilar entre os níveis dois e três, numa escala de cinco.



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Viana do Castelo vão à Câmara ameaçar entregar telemóveis de serviço


Os elementos do corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo ameaçaram hoje, em plena reunião quinzenal do Executivo da Câmara, entregar os telemóveis de serviço, para que não sejam usados como arma de arremesso.

"Se é para termos um telemóvel que só serve para nos dar castigos, o próximo passo será entregá-los ao senhor presidente da Câmara, porque não os queremos para nada", denunciou hoje Miguel Gramacho, um dos cerca de trinta bombeiros municipais que marcaram presença na reunião quinzenal do Executivo.

Em causa está a exigência dos elementos daquele corpo profissional sobre a "clarificação" dos critérios de tempos de prontidão para chegarem ao quartel, quando acionados pelo Comando em gozo de folga.

Associação de sinistrados culpa UGT por acordo que aumenta risco de acidentes


A Associação Nacional de Deficientes Sinistrados no Trabalho criticou hoje o secretário-geral da UGT, João Proença, por ter assinado um acordo de concertação social que faz aumentar o risco de acidentes no trabalho.

Com mais carga horária, «desorganização do tempo de trabalho, pressões psicológicas aumento de precariedade» e o «desinvestimento dos patrões na prevenção e das doenças profissionais», o acordo «potencia mais acidentes e mais doenças profissionais», escreveu o presidente da associação, Luís Machado, numa carta aberta a João Proença.

No documento, Luís Machado afirmou que com o aval de João Proença, muitos «trabalhadores vítimas (sem culpa) de acidente ou doença profissional» que ficaram incapacitados «podem, agora, ser facilmente despedidos por alegada inadaptação».

Diário Digital

FIRESHELTER52

23/01/2012

Cruz Vermelha vai morar para os Bombeiros de Almancil


A Cruz Vermelha apoiará os Bombeiros de Loulé nos pedidos de transporte de doentes, sempre que solicitado, em operações de emergência, através dos seus meios, e com uma ambulância aos fins de semana em eventos desportivos, culturais e outros, a título gratuito.

Este é um dos pressupostos do protocolo que a Câmara Municipal de Loulé e a Cruz Vermelha Portuguesa vão celebrar a 2 de fevereiro, pelas 16h00, no edifício dos Paços do Concelho, que permitirá a instalação da associação humanitária no Destacamento do Corpo de Bombeiros em Almancil.

Segundo a autarquia, esta iniciativa permitirá aumentar significativamente a rede de prestação de socorro no Concelho de Loulé e a capacidade de resposta aos pedidos de serviços particulares e o apoio às operações do Corpo de Bombeiros.

Por outro lado, fica também aberta “a possibilidade da criação de um PEM – Posto de Emergência Médica do INEM”, que permitirá aumentar a rede de socorro pré-hospitalar no Município, utilizando a localização geográfica privilegiada de Almancil, onde não existe nenhum Posto do INEM.

A área de intervenção preferencial das ambulâncias aí instaladas é a área de atuação própria do Corpo de Bombeiros, podendo essa atuação ser alargada sempre que as necessidades de prestação de socorro o exijam, esclarece a nota do executivo liderado por Seruca Emídeo.

Este intervenção irá ocorrer “em situações cuja gravidade clínica implique a necessidade de intervenção de meios humanos mais treinados ou diferenciados, em situações de escassez ou inexistência temporária de veículos ou tripulação adequada, em situações de necessidade imperiosa de reforçar os meios próprios existentes nas áreas de atuação própria de outros corpos de bombeiros e ainda em casos em que a situação clínica implique a ativação do meio mais próximo”.

Nesta colaboração o município destaca ainda o apoio social que a Cruz Vermelha vai garantir em articulação com os serviços de Divisão de Gestão Social e Saúde e Gabinete de Prevenção e Socorro da Câmara.

22/01/2012

O que nunca fazer em incêndios em FRITADEIRAS


Por favor veja este video, partilhe com os seus amigos e familia, toda a informação que dele possa retirar.








São factos reais, neste caso simulados, para que possa ter a percepção de quão nefasto e perigoso pode ser um foco de incêndio numa simples fritadeira.



Isto é uma realidade, procure adoptar uma cultura de prevenção, e em caso de incêndio ligue 112...

FIRESHELTER52

BAJA CARMIM, Campeonatos Todo Terreno arrancam em Tavira


Em Março, o Algarve volta a ser palco de abertura do Campeonato de Todo-o-terreno.

Sob a alçada do Clube Automóvel do Algarve, a Baja Carmim percorrerá os concelhos de Tavira, Mertola e Alcoutim, contando com a participação de automóveis,motos, quads e buggys.

A edição de 2012 da Baja CARMIM, disputa-se de 17 a 18 de março, e marca a início dos campeonatos da FPAK e FMP. A prova, que promete muita competitividade, volta a centrar-se na Praça da Republica, no centro da bonita cidade de Tavira.

Com um programa semelhante a 2011, a baja começa com o prólogo/super especial no Sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos automóveis, estando o “grosso” da prova reservada para Domingo.

Uma vez mais o secretariado e o Gabinete de Imprensa são acolhidos pelo Hotel Vila Galé.

A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira e Alcoutim.

Toda a informação em www.clubeautomovelalgarve.pt ou na página do Clube Automóvel do Algarve no Facebook

FIRESHELTER52

Olhão Assassinado com tiro na cabeça


Um homem de nacionalidade estrangeira foi assassinado esta madrugada, com um tiro na cabeça, por outro estrangeiro que se pôs em fuga, na povoação de Quelfes, concelho de Olhão, informou fonte do Comando da PSP de Faro.

O alerta foi dado à 01h52 deste domingo, por um homem que, segundo relatou às autoridades, convidou os dois estrangeiros, seus conhecidos, para irem a sua casa consumir haxixe e depois saiu para comprar cigarros.

Quando chegou a casa, um dos convidados jazia no chão, com um tiro na cabeça, e o outro tinha desaparecido.

A vítima, que aparentava ter entre 30 e 35 anos, tinha em sua posse cerca de sete gramas de haxixe, adiantou a fonte policial, que disse desconhecer o tipo de arma usada no crime.

O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal e o caso está agora entregue à Polícia Judiciária.

Fonte: Correio da Manhã

FIRESHELTER52

21/01/2012

Assêca Tavira carro carbonizado com cadáver no interior


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de hoje a um incidente perto da zona da Assêca em Tavira onde estava envolvido um veículo automóvel e um cadáver carbonizado.

Quando os Bombeiros Municipais de Tavira chegaram ao local, já a viatura se encontrava completamente consumida pelas chamas.

A autoridade policial ainda se encontra no local em peritagens, todas as hipóteses estão a ser consideradas.

Acompanha-se a evolução das operações.


ATUALIZAÇÕES CORREIO MANHÃ 22-01-2012

Um corpo, cujo sexo ainda era desconhecido ontem à noite, foi encontrado num carro em chamas num caminho rural na zona da Asseca, perto de Tavira, no Algarve.

Tudo se passou pelas 18h30 de ontem, tendo o macabro achado sido feito pelos Bombeiros Municipais de Tavira, chamados ao local para apagar o incêndio na viatura.

Mal viram o cadáver, os bombeiros chamaram a GNR.

O veículo, ao que se conseguiu apurar um Ford Fiesta, será propriedade de um morador em Tavira.

No entanto, fonte da GNR explicou ao Correio da Manhã que o carro "poderá ter sido vendido sem que fosse actualizado o proprietário, ou até ter sido furtado".

Ao início da noite, as informações sobre o sucedido ainda eram "muito limitadas", adiantou fonte policial.

Depois de tomarem conta da ocorrência, os militares da GNR comunicaram o caso à Polícia Judiciária, que prossegue com a investigação.


Por:João Mira Godinho/Tiago Griff

FIRESHELTER52

Dado curioso...

Para que funcione com os outros que nos propomos salvar...
Somos nós os primeiros... a testar os equipamentos...




Tal como um cozinheiro que prova de sal a sopa, antes de a colocar na mesa...

FIRESHELTER52

Manta Rota; Evacuada de Helicóptero após Incêndio Urbano


Uma mulher ficou gravemente ferida na noite passada, na sequência de um incêndio no anexo de uma habitação em Manta Rota, Vila Real de Santo António, informou fonte dos Bombeiros do Algarve.

A mulher, que sofreu queimaduras extensas, teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital de Faro.

São ainda desconhecidas as causas do incêndio, declarado às 23h45 de sexta-feira, na arrecadação de uma moradia na Rua do Norte, Manta Rota, onde a mulher vivia sozinha.

Correio da Manhã

Manta Rota: Vítima de incêndio é um homem e já foi transferida para Lisboa

A vítima do incêndio ocorrido sexta-feira em Manta Rota é um homem, e não uma mulher, como inicialmente divulgaram os bombeiros, e já foi transferida para o Hospital de São José (Lisboa), disse fonte hospitalar.

Trata-se de um homem com queimaduras graves nos membros superiores, e não uma mulher de origem britânica, como inicialmente dissera à Lusa fonte do Centro Coordenador Operacional dos Bombeiros do Algarve.

A vítima foi inicialmente para o Hospital de Faro, onde chegou a dar entrada, e posteriormente foi transferida para o Hospital de São José (Lisboa), dada a extensão dos ferimentos, disse à Lusa a fonte do Hospital de Faro.

O incêndio foi declarado às 23:45 de sexta-feira, na arrecadação de uma moradia na Rua do Norte, Manta Rota, concelho de Vila Real de Santo António.

Algarve Primeiro/Lusa

FIRESHELTER52

Homem com dois corações sobrevive a ataque cardíaco duplo


Um italiano de 71 anos com dois corações protagonizou um improvável episódio ao sobreviver a um duplo ataque cardíaco.

A situação aconteceu em 2010 mas só agora está a ser divulgada. Segundo o site Body Odds, o septuagenário deu entrada no hospital com dificuldades em respirar, suores e pressão arterial baixa.

A surpresa veio quando a equipa médica se deparou com um segundo coração. Tratava-se de um paciente que tinha recebido um implante de um outro coração para ajudar a bombear o sangue.

O problema é que certas emoções podem causar ritmos diferentes no batimento dos dois corações, despoletando problemas como o que aquele italiano sofreu.

Recorrendo a um desfibrilhador, os profissionais de saúde conseguiram salvar a vida do paciente, que continua até hoje vivo.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

INEM Accionado para Doente à porta da Urgência Vila Real Stº António


Uma ambulância do INEM estacionada nos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António foi chamada para socorrer um homem que estava inconsciente à porta do Centro de Saúde da cidade.
A chamada de emergência terá sido feita do interior da própria unidade de saúde.


O INEM explicou que, às 17h50 de anteontem, recebeu um pedido de socorro para um homem que, após queda, batera com a cabeça no chão.

"O Centro de Orientação de Doentes Urgentes foi informado de que a vítima estava inconsciente e face às informações fornecidas foi accionada uma ambulância dos bombeiros."

Quando chegaram, os tripulantes da ambulância aperceberam-se de que o homem, de 45 anos, poderia ter sido assistido pelo pessoal da unidade.

"Pegaram nele à mão e levaram-no lá para dentro", conta José Paulo, que testemunhou o caso.

"Dispersaram meios para uma situação caricata, que poderia ter sido facilmente resolvida pelos funcionários do Centro de Saúde", diz por seu lado Paulo Simões, comandante dos bombeiros.


Segundo apurado, a chamada a pedir auxílio terá sido feita da própria unidade mas Administração Regional de Saúde não respondeu ao pedido de esclarecimentos do CM.

Por:Teixeira Marques
Correio da Manhã

FIRESHELTER52

20/01/2012

Bombeiro em Portugal é arriscado? Veja o video...


Desembarque e montagem do cabeçote do balde no helicoptero, que não correu como o planeado...



Felizmente parece que foi mais o susto que realmente o perigo, e com esta lição podemos mais uma vez ver de forma muito positiva, que o trabalho dos bombeiros é muito arriscado, e que a segurança é cada vez mais fundamental nos teatros de operações.

Convido-vos a visualizarem este video, e tirarem as vossas próprias ilações...



FIRESHELTER52

BATISMO DE MERGULHO - TAVIRA (DDI)


A Disablet Divers Internacional (DDI) escolheu Portugal para realizar o seu I Encontro Internacional, reconhecendo o trabalho da representação portuguesa que num ano conseguir formar 35 instrutores de mergulho e 4 mergulhadores portadores de deficiência.


Para a realização do encontro Portugal recebe o fundador e presidente da DDI que irá apresentar o trabalho da DDI em conjunto com a Deptherapy Foundation nos Estados Unidos com o rigor científico conferido pela Universidade John Hopkins.

O Encontro realizar-se-á em Tavira no próximo dia 27 de janeiro, sendo que o programa se estende a sábado com a realização de Batismos de Mergulho na Piscina Municipal de Tavira, das 10h às 13h.

Esta iniciativa estende-se aos associados da ACAPO que queriam participar, basta que para o efeito enviem um e-mail até ao dia 24 de janeiro, para a Dra. Vanda Pinto (DDI) através do endereço vanda.pinto@ddivers.org, com as seguintes indicações:

Nome:

Idade:

Tipo de deficiência:

Outros problemas de saúde:

Tamanho e t'shirt:

N.º de calçado:


Mais informamos que no dia do mergulho (sábado dia 28 de janeiro) deverão levar calção ou fato de banho, touca, chinelos e toalha.

http://www.acapo.pt/noticias/batismo-de-mergulho-tavira-ddi

FIRESHELTER52

Forno impulsiona estudo sobre estruturas em incêndios


O Grupo de Pesquisa de Segurança das Estruturas contra Incêndio, coordenado pelo professor Valdir Pignatta e Silva, da Escola Politécnica da USP (Poli) da USP, promove estudos sobre a resistência de materiais usados em edificações em situações de incêndio.

A equipe do grupo colaborou com a construção do primeiro forno brasileiro para pesquisa de estruturas em caso de incêndio, coordenada pelo professor Carlito Calil Junior, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A previsão é de que em março deste ano ele já esteja em funcionamento.

O trabalho dos pesquisadores dos grupos de Pignatta e de Calil é determinar quais são as mínimas dimensões de elementos da construção para suportar os esforços do dia-a-dia e assegurar sua resistência quando submetidos a situações de incêndio. “Hoje, a grande filosofia se baseia, antes de tudo, em garantir que os usuários tenham tempo para sair do edifício em chamas, antes que a estrutura se rompa, que entre em colapso”, explica Calil.

Além disso, trabalha-se com a exigência de algumas normas governamentais,de que, caso o incêndio ocorra, que seja o máximo compartimentado. “Isso quer dizer que o fogo não deve se alastrar para outros andares e setores do edifício. Daí a importância da eficiência de portas-corta-fogo, por exemplo”, complementa Pignatta.

O grupo do professor da Poli reúne pesquisadores da EESC, das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRS), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras instituições.

A previsão do comportamento de estruturas como as portas corta-fogo é imprescindível. “Até agora, todos os pesquisadores que trabalham no Brasil nessa área fazem simulações computacionais, em que se analisa virtualmente o comportamento das estruturas. Quando muito, fazemos alguns estudos com fornos muito pequenos”, lembra Pignatta. “Como se conhece muito dos materiais que compõem as estruturas, recorremos também a normas internacionais e adotamos valores para os nossos casos”, completa Calil.

Forno

Em vários países com grande investimento em pesquisa e inovação, existem laboratórios equipados com fornos que permitem que elementos estruturais (vigas, colunas, lajes, paredes) e, em alguns casos, até subconjuntos sejam submetidos ao fogo do forno, para se analisar o comportamento das estruturas em incêndio. “Na América Latina, existe um forno para pesquisas no Chile. No Brasil, temos um forno mais voltado para prestação comercial de serviço no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e um forno no Centro Tecnológico de Engenharia Civil da usina Eletrobras Furnas, em Goiânia, mas que não têm todas as qualidades de forno ideal para o trabalho de pesquisa”, esclarece Pignatta.

Foi diante desse panorama, que os professores Calil, Pignatta, Jorge Munaiar Neto, também da EESC e Armando Lopes Moreno Junior, da Unicamp criaram, em 2009, um projeto temático para a Fapesp, para construção de um forno horizontal. A partir de março ele permitirá realizar ensaios que antes não eram possíveis de serem feitos no Brasil. “Será, portanto, o segundo forno na América Latina para pesquisa de estruturas contra incêndio”, comemora Pignatta.

Coordenador do projeto, Calil detalha a escolha e vantagens do forno recém-construído. “Vamos poder fazer ensaios de elementos estruturais (pilares, vigas, lajes e colunas), de aço, madeira e concreto em sistemas mistos, por exemplo. E por ser horizontal, conseguiremos fazer o ensaio com a aplicação de carga, simulando, portanto, uma estrutura está sob carregamento do dia a dia em situação de incêndio.”

Toda a empreitada custou cerca de dois milhões de reais. Além do forno, que foi produzido por uma empresa paulista de cerâmica, foi necessário importar oito queimadores alemães e construir um prédio especial para abrigar o equipamento. “A Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo] colaborou muito para que esse forno fosse construído”, ressalta Calil.


Leia mais sobre esse assunto em http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=70253#ixzz1k05RdXZN

FIRESHELTER52

19/01/2012

Menos 15% de nadadores salvadores


O número de nadadores-salvadores a formar este ano no Algarve será inferior em 15 por cento ao de 2011, devido a novos planos de segurança, que, segundo a Marinha, fazem diminuir as necessidades de profissionais.

Antes do início da época balnear regular de 2011, realizaram-se em todo o Algarve 14 cursos, que englobaram 314 formandos, mas este ano só estão previstos 12 cursos, precisou o comandante da Zona Marítima do Sul, Marcos Ferreira.

Admitindo que por enquanto não são conhecidos em detalhe os números globais de formandos, uma vez que as candidaturas ainda decorrem, o mesmo responsável disse que, tal como ocorre com o número de cursos, possa haver menos 15 por cento de formandos a frequentá-los.

A colocação em prática de planos integrados de segurança explica que as necessidades de profissionais sejam menores, explicou, sublinhando que em 2011 esses planos abrangeram 10 praias e para este ano se preveem mais cinco.

Os planos integrados implicam o recurso a tecnologia e meios suplementares de socorro a usar ao longo de um areal com concessões contíguas, de forma a que o número de nadadores-salvadores possa diminuir sem pôr em causa a segurança dos banhistas, explicou Marcos Ferreira.

Assim, os planos preconizam o recurso a telecomunicações, motos de água e motos quatro, meios que possibilitam que um mesmo nadador-salvador possa cobrir maior área ao longo da praia.

A afetação de um plano integrado de segurança implica que dois ou mais concessionários contíguos se juntem e apresentem uma candidatura, que será posteriormente analisada pelo Instituto de Socorros a Náufragos e aprovada pelo capitão do porto respetivo.

Os meios necessários para a implementação do plano representam um investimento inicial a cargo dos concessionários, que se vai diluindo ao longo dos anos de vida útil dos equipamentos, disse à Lusa o comandante dos portos de Portimão e Lagos, Cruz Martins.

As candidaturas para a próxima época balnear começaram a ser recebidas em novembro e podem ser apresentadas até 31 de janeiro.

Em 2011 houve planos em dez praias da região: Meia Praia, Alvor-Poente, Alvor-Nascente, Rocha/Portimão, Praia Grande, Armação de Pêra, Praia do Vau, Clareanes, Amado e Três Castelos.

Dos 314 nadadores-salvadores formados em 2011, 160 tiveram formação em Lagos/Portimão, 98 em Faro, 27 em Tavira e 29 em Vila Real de Santo António.

Os cursos, que demoram algumas semanas, têm a validade de três anos, pelo que, a acrescer aos alunos formados cada ano os efetivos em serviço na praia contam ainda com profissionais que transitam de anos anteriores.

De acordo com Marcos Ferreira, o número total de nadadores-salvadores até aqui em serviço nas 250 concessões de zonas balneares algarvias deverá ascender a 700.

Este ano, os cursos de nadador salvador começaram a 16 de janeiro na piscina municipal de Lagoa e decorrerão até maio, estando já calendarizadas 10 das 12 ações de formação previstas.


regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Viatura Médica do INEM atropelou jovem junto a escola


Um adolescente de 15 anos foi ontem à tarde atropelado, à saída da escola, por uma viatura do INEM, na Estrada da Luz, em Lisboa, quando atravessava a estrada fora da passadeira para apanhar o autocarro que o levaria com os amigos até ao jardim zoológico.

O acidente ocorreu cerca das 13h30, depois de Rafael Fernandes ter saído da Escola Delfim Santos, onde frequenta o 8º ano de escolaridade.

O adolescente foi atingido de frente pelo carro e com o violento embate partiu o vidro da frente do carro do INEM e foi projectado vários metros – antes de cair no chão, com a face coberta de sangue.

O médico e enfermeira que seguiam no carro do INEM – que circulava, de acordo com aquela entidade a cerca de 30 km/h e não seguia em marcha de emergência – assistiram o menor, que "esteve sempre consciente". O jovem sofreu vários ferimentos na face e no corpo, que se verificaram ligeiros, depois de o adolescente realizar, durante toda a tarde, vários exames no hospital.

"Lamentamos a situação. Houve alguma falta de atenção por parte do rapaz, mas felizmente acabou tudo bem", disse ontem ao CM uma fonte do INEM. À hora de fecho desta edição, o jovem continuava em observação no Hospital de Santa Maria.

Por:Sara G. Carrilho
Correio da Manhã

FIRESHELTER52

18/01/2012

DAE 12 utilizações em ambiente extra-hospitalar em 2011


O INEM contabilizou, em 2011, 12 utilizações em ambiente extra-hospitalar de dispositivos portáteis que permitem analisar ritmos cardíacos e recomendar ou não um choque elétrico, no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgados à Lusa, três das 12 utilizações ocorreram em centros comerciais: Arrábida Shopping, em Gaia (06 de janeiro), Continente de Portimão (30 de janeiro) e Vasco da Gama, em Lisboa (28 de agosto).

Este equipamento foi também utilizado em aeroportos nacionais: duas no Porto (abril e outubro) e outra em Lisboa (janeiro).

Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Espinho, onde funciona um programa autónomo de DAE, utilizou quatro vezes o equipamento em 2011, sempre em situações de domicílio.

Também os Bombeiros Voluntários Espinhenses e o Hospital Magalhães de Lemos, no Porto, recorreram ao DAE no ano passado (em julho e setembro, respetivamente).

Noticia completa:http://www.rtp.pt/noticias/?t=INEM-contabilizou-12-utilizacoes-de-desfibrilhadores-automaticos-externos-em-2011.rtp&article=519238&visual=3&layout=10&tm=8

Já em Tavira o SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica) dispõe de 3 Desfibrilhadores, 1 na Ambulância INEM SIV sediada no Centro de Saude de Tavira e mais dois em ambulâncias INEM SBV sediadas nos Bombeiros Municipais de Tavira.

Entre quase uma dezena de utilizações do DAE por Tripulantes de Ambulância de Socorro dos Bombeiros Municipais de Tavira desde Abril de 2011, uma situação foi alvo de desfibrilhação precoce, possibelitando a implementação do SAV e transporte da vitima até ao Hospital de Faro.


FIRESHELTER52

Helicópteros Puma fora do combate a incêndios e INEM


Governo vai abrir concurso para encontrar fornecedores de serviços aéreos para a Administração Interna e para a Saúde.

Os velhinhos helicópteros Puma, da Força Aérea Portuguesa, não vão ser reabilitados nem colocados ao serviço do INEM ou sequer do combate aos incêndios, afirma o ministro da Administração Interna.

Miguel Macedo entende que aqueles helicópteros não são adequados a nenhuma das funções e que as reparações necessárias para os fazer voar novamente são demasiado onerosas.

“Um Puma tem 42 anos, estão desactivados há um ano e meio e significa um investimento inicial, à cabeça, de 9 milhões para a sua recuperação”, argumenta.

Por isso, o governante defende que o Estado lance um concurso público internacional para encontrar fornecedores de serviços aéreos para a Administração Interna, no caso do combate a incêndios, e para a Saúde, para transporte de doentes.

O concurso será aberto até ao final deste mês e destina-se a suprir as necessidades do país para o próximo ano.

Miguel Macedo defende que o Ministério da Saúde e a Administração Interna partilhem estes recursos, se daí resultar poupança para os cidadãos.

Renascença

FIRESHELTER52

Incêndios Florestais com tendência para aumentar


Os incêndios florestais em Portugal têm tendência para aumentar nos próximos anos e a curva ascendente só poderá ser invertida se houver uma intervenção efetiva no espaço e na gestão florestal, alertou hoje um especialista.

"Houve, de facto, nos últimos anos um abaixamento do número de incêndios, mas com base nos últimos dados e nos elementos atuais, as estatísticas não apontam essa tendência de diminuição, antes o contrário", explicou Luciano Lourenço, professor e investigador do departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, à Agência Lusa.

Durante uma conferência sobre incêndios florestais, o especialista afirmou que os mesmos resultam "de causas indiretas e complicadas", que têm a ver com a sociedade e a forma como esta se organizou. A solução, disse, passa por "intervir no espaço e na gestão florestal" de uma forma efetiva.

SIC NOTICIAS

FIRESHELTER52

17/01/2012

Governo não confirma retirada da GNR no combate a incêndios


O ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo, não confirma que os elementos do GIPS, o Grupo de Intervenção de Combate a Incêndios da GNR, vão deixar de combater incêndios.

Diz que não faz sentido manter a funcionar duas estruturas que fazem o mesmo serviço.

Foi uma resposta dada aos deputados que fizeram questão de querer saber mais sobre uma das notícias que a Antena1 avançou esta manhã como nos conta a jornalista Patrícia Cerdeira, para ouvir aqui na enquete em baixo.

Curso de Nadador Salvador


Tem início no próximo mês de fevereiro mais uma edição do Curso de Nadador Salvador, nas Piscinas Municipais cobertas de São Brás de Alportel, destinado a formar 28 novos profissionais de prevenção e socorro a náufragos.

A realização deste curso resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Instituto de Socorros a Náufragos, com o intuito de reforçar os recursos humanos disponíveis para garantir a segurança dos banhistas e de adeptos de atividades aquáticas.

Esta formação, composta por teoria e prática, destina-se a jovens com idade mínima de 18 anos e decorre em horário pós laboral até meados de Março.

No final pretende-se que os formandos estejam aptos para desenvolver a atividade de nadadores salvadores e intervir nas zonas marítimas, fluviais ou em piscinas.

As inscrições encontram-se abertas nas Piscinas Municipais Cobertas, através do tel. 289 840 019, ou e-mail piscinas.cobertas@cm-sbras.pt até dia 27 de janeiro.

FIRESHELTER52

O naufrágio do último sábado não é o primeiro acidente em que um navio da Costa Cruzeiros se envolveu


Inacreditavelmente a empresa do Costa Concórdia possui outros navios cruzeiros que já sofreram multiplos acidentes por vários locais do mundo.

Segundo a noticia num telejornal Brasileiro riscos de colisão com outros navios de passageiros de grande envergadura e colisões contra as docas, vários foram os acidentes que envolveram estes navios.

Visualizem o video.



FIRESHELTER52

16/01/2012

A Equipa...


Foi esta a equipa que durante a manhã de hoje assistiu ao parto que decorreu na Ambulância dos Bombeiros Municipais a caminho do Hospital de Faro.

Hugo Ribeiro, José Valadas e Luís Bonito

FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira fazem parto na Ambulância


Uma grávida deu à luz dentro de uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Tavira enquanto se procedia à deslocação da mesma para o Hospital de Faro.

A menina que não quis esperar para nascer no hospital, e sem tempo quase para pedir licença, decidiu nascer mesmo ali na EN125 perto do Livramento.

A equipa da ambulância INEM era composta pelos Bombeiros Municipais José valadas, Luís Bonito e Hugo Ribeiro.

Posteriormente ao nascimento, foram assistidos pela equipa da VMER de Faro.

Este é o 3º parto que os bombeiros Municipais de Tavira realizam foram do ambiente hospitalar, nos últimos 6 meses.

FIRESHELTER52

Algarve choque com ambulância fez 5 feridos


Um acidente que envolveu uma ambulância INEM sedeada nos Bombeiros de Lagos no sítio da Penina, enquanto fazia o transporte de um sinistrado ao Hospital do Barlavento Algarvio sofreu uma colisão com um automóvel de onde resultaram 5 feridos.



As vítimas foram socorridas e transportadas ao Hospital do Barlavento Algarvio.

FIRESHELTER52