15/01/2012

GNR prestes a dizer adeus à gravata e botas de cano alto


Os operacionais da GNR podem vir a deixar de usar gravata e botas de cano alto, que só serão utilizadas pelos militares dos destacamentos de trânsito e da cavalaria, revelou este domingo à agência Lusa o presidente da ASPIG.

Estas são algumas das alterações que constam do projecto de novo regulamento de uniformes da GNR e que está no gabinete do comandante geral da Guarda Nacional Republicana, adiantou José Alho, presidente da Associação Sócio Profissional Independente da Guarda (ASPIG).

José Alho afirmou que os operacionais vão substituir a gravata por um pólo, enquanto as botas de cano alto só serão utilizadas pelos militares do trânsito e da cavalaria.

Segundo José Alho, o fardamento actual não é adequado às condições de trabalho dos operacionais, sobretudo para os patrulheiros.

Desde o anterior Governo que existe um projecto de alterações ao fardamento da GNR, tendo mesmo chegado a existir uma passagem de modelos, mas por falta de verbas ainda não foi aprovado, disse o presidente da ASPIG, acrescentando, que eram necessários cerca de 20 milhões de euros.

Nesse sentido, o comando geral da Guarda Nacional Republicana está a proceder a algumas alterações não implementando na totalidade as novas regras de fardamento, fazendo as mudanças de forma faseada. José Alho sublinhou que a prioridade será dada aos operacionais.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto e concordo. Agora é a vez de modernizar e adequar o fardamento dos bombeiros municipais/sapadores, todos de igual.

Anónimo disse...

não esquecendo os voluntários

emilio disse...

NOVO FARDAMENTO DA GNR...
Segundo a noticia,há uma falta de 20 milhões de euros, para a nova alteração ao fardamento desta corporação, que segundo alega a ASPIG, o fardamento actual, já não é adequado ás condições de trabalho.Nas condições actuais do país,discordo absolutamente com esta despesa desnecessária. Li também, que os profissionais da guarda, têm alguma dificuldade, em arranjar principalmente, calças e camisas, no departamento de stock da secção de fardamento, que pelos vistos, á já algum tempo, não tem capacidade de resposta aos muitos dos pedidos.Vejam bem ,até que ponto, é que este país está a chegar.Uma força policial, onde os seus homens já não têm onde adquirir as suas fardas novas.Será que também outras forças policiais terão na mesma situação?Se sim, talvêz agora encontre a resposta para eles terem deixado de se vêr por bairros e ruas a pé, é que já só fazem patrulhas em carros! Mas isso agora também não interessa nada.O que me está a intrigar mais é que esses mesmos profissionais, que não conseguem fardamento dentro das suas instalações,o vão comprar cá fora a empresas particulares...mas e isso não será considerado roupa contrafeita?Ironia do destino não é? Enfim com culpas ou não, é o país que temos!

Anónimo disse...

tambem concordo ofardamento dos bombeiros esta antiquado e feio e para quando usar boina

Anónimo disse...

À quantos anos têm os bombeiros de portugal este fardamento? Cabe na cabeça de alguém que em pleno verão andemos a fazer serviços de ambulância de calça preta vincada e camisa engomada? Não imaginam o calor que fica. Actualizar fardamento dos bombeiros é urgente.
Na questão da GNR o fardamento e tal,... o site da jubileu tem sempre disponível roupa, também não concordo que tenham de ser os GNR a comprar roupa, mas por um lado eles também recebem um subsidio para o fazerem, nos bombeiros isso já não acontece, queres pedes ao comando eles dizem que não e lá tens tu que tirar do teu bolso. Outra questão, porque dizem sempre "os profissionais da gnr", será que existem voluntários?