Separadores SAFEPLACE52

29/02/2012

O Seguimento daquilo que Baden-Powell escreveu


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do Escutismo mundial.








Lord Baden-Powell of Gilwell;
Nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857 e faleceu a 8 de janeiro de 1941 com 83 anos em Nairobi Quênia.

Baden-Powell, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.

Foi como um herói dos adultos e das crianças que em 1901 ele regressou da Guerra da África do Sul para a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar).

O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas.

Baden-Powell viu nisto um desafio.
Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.

Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escutismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em acção um movimento que afectaria a juventude do mundo inteiro.

Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas de escuteiros não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países.

O movimento cresceu tanto que em 1910, Baden-Powell compreendeu que o Escutismo seria a obra a que dedicaria a sua vida.

Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania do que preparando meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.

Pediu então demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escutismo.

Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escutismo uma fraternidade mundial.

Deixou uma carta aos Guias de Patrulha, carta essa, que hoje é o pilar daquilo que nós Bombeiros podemos apelidar de liderança ou chefia...

"Quero que vocês, guias de patrulha, entrem em acção e adestrem suas Patrulhas inteiramente sozinhos e ao seu jeito porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro Homem.

De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestar para nada. Vocês devem fazer deles inteiramente bons.

Para conseguir isso, a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, o que vocês fizerem, os seus Escuteiros farão.

Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumpram as ordens, esteja ou não o Chefe escuteiro presente.

Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.

Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.

Baden-Powell of Gilwell."


Agora façam uma reflexão para dentro e vejam onde isto podia ser aplicado....

Foi no CNE que desde os 6 anos comecei a dar os primeiros passos na aprendizagem e na valorização do que hoje é para mim a ajuda ao próximo, o trabalho em equipa, liderança e motivação, transmissão de conhecimentos e obediência...

Quem sabe se ter sido escuteiro foi o que me abriu a porta ao gosto de ser Bombeiro...

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52