Agora que foi levantada a proibição da execução de queimas de sobrantes de agricultura, centenas de trabalhadores dos espaços rurais voltaram à lide habitual da limpeza e gestão dos seus espaços rurais e florestais.
Com eles voltou também o uso do fogo.
O SAFEPLACE52 ALERTA que as condições dos terrenos, meteorologia e combustíveis secos e divididos podem originar graves incêndios.
Os incêndios que eclodem por este tipo de prática são diários e podem trazer danos irreparáveis.
É proibido acender fogueiras nas ruas, praças e mais lugares públicos das povoações, bem como a menos de 30 m de quaisquer construções e a menos de 300 m de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias susceptíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio.
CONDIÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS PARA A REALIZAÇÃO DE QUEIMAS
.Observar as condições meteorológicas, velocidade e direcção do vento e a temperatura ambiente;
.Só poderão ser realizadas caso o risco de incêndio no Conselho seja igual ou inferior moderado.
.Dividir o combustível, de modo a queimar poucas quantidades de uma só vez.
.Criar aceiros na zona contígua.
.Manter sempre durante a queima vigilância permanente, abandonar o local somente quando exista a certeza de que dai não surja reacendimento.
.Efectuar queima preferencialmente na parte da manhã por volta das 7:00horas.
.Não deixar a queima a arder durante a noite e madrugada.
As queimas de sobrantes não carecem de licenciamento, no entanto devem ser observadas as condições técnicas atrás mencionadas e ter em atenção que:
Deve-de informar os Bombeiros da localização da queima que pretende realizar, tipo de matéria a queimar e quantidade.
Muita atenção: é proibida a queima de plásticos, borracha e/ou produtos tóxicos que não resultantes de sobrantes de exploração, tais como lixos alimentares ou outros produtos, as multas podem ascender aos 6000 euros.
Antes de efectuar a queima deve ligar para os Bombeiros Municipais de Tavira:281322122 ou para o numero 117.
Passem a mensagem junto das populações no interior da serra... O perigo não passou...
FIRESHELTER52
O fogo tornou-se um grande negócio muito rentável, o importante é pagar a licença e como muita gente não tem dinheiro nem tempo a para tirar uma licença é mais fácil lançar o fogo e abandonar o local antes que seja multado, e depois arde aquilo que devia arder e aquilo que não devia arder, ou se deixa tudo como esta, um risco para a época de verão.
ResponderEliminarCom tudo isso, temos o país cheio de mato e de lixo, nada benéfico para as pessoas, para o meio ambiente, principalmente para os animais herbívoros, que não tem comida porque a erva não consegue crescer, e a situação não é nada benéfico para os bombeiros, porque quando chegar o Verão vão ter problemas graves, porque nem tudo devia ser apagado, mas é difícil entender isso para muitos bombeiros, mas como é sabido a ordem é para apagar tudo.