07/03/2012

Óleo de coentros pode substituir antibióticos


Segundo um estudo publicado recentemente, apurou-se que o óleo dos coentros pode substituir os antibióticos.

Sabendo que esta erva aromática é muito utilizada na cozinha, não se sabia era que poderia ter outras aplicações ainda mais saudáveis.

O óleo de coentros é tóxico para uma ampla gama de bactérias nocivas, concluiu um estudo da Universidade da Beira Interior, publicado no “Journal of Medical Microbiology”, pelo que, a sua utilização, seja na cozinha ou em fármacos, tem um potencial para prevenir doenças transmitidas por alimentos e até mesmo tratar infecções resistentes aos antibióticos, indica o trabalho.

Para que melhor se perceba o alcance deste estudo, o efeito do óleo de coentros foi testado em 12 estirpes de bactérias, entre as quais a E.coli, a Salmonella enterica, a Bacillus cereus e a Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

Todas elas mostraram uma redução do crescimento, sendo que a maioria delas foi eliminada por soluções que continham até 1,6% de óleo de coentros.

Apenas a Bacillus cereus e a Enterococcus faecalis resistiram ao efeito bactericida desta solução.

Para além de os coentros serem uma planta aromática amplamente utilizada na cozinha mediterrânica, o óleo é um dos 20 mais utilizados em todo o mundo, sendo já utilizado como aditivo alimentar.

Produzido a partir de sementes da planta, o óleo de coentros tem benefícios para a saúde já reconhecidos há vários séculos pela “medicina popular”, onde estão incluídos o alívio da dor, cólicas, convulsões ou náuseas, o tratamento de infecções fúngicas e uma ajuda na digestão.

O estudo da UBI não demonstra apenas que o óleo tem um efeito anti-bacteriano, mas explica também o seu funcionamento no organismo, que até agora não era conhecido. “Os resultados indicam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a célula bacteriana.

Isso interrompe a barreira entre a célula e o seu meio ambiente e inibe os processos essenciais, incluindo a respiração, o que acaba por conduzir a célula bacteriana à morte", explicou Fernanda Domingues, cientista que liderou o estudo.

O grupo de investigadores sugeriu também que o óleo poderá ter importantes aplicações na indústria alimentar e médica.

"Anualmente, nos países desenvolvidos, cerca de 30% da população sofre de doenças transmitidas por alimentos, pelo que esta pesquisa incentiva o desenvolvimento de novos aditivos alimentares que contenham óleo de coentros para combater patogénios de origem alimentar e prevenir a deterioração de origem bacteriana", assegurou a cientista.

Nas mesmas constatações, a líder do estudo frisou ainda que "o óleo de coentros também poderia tornar-se uma alternativa natural aos antibióticos comuns, já que pode ser usado como medicamento na forma de loções, anti-sépticos orais e até mesmo comprimidos para combater infecções bacterianas multi-resistentes que, de outra forma, não poderiam ser tratadas, facto que melhoraria significativamente a nossa qualidade de vida ".

Eis mais um trabalho que coloca as plantas na linha da frente da qualidade de vida e no combate das doenças.

FIRESHELTER52

Sem comentários: