A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) desenvolveu, em parceria com o grupo Portucel Soporcel, o programa-piloto “Floresta Segura” que visa sensibilizar as populações residentes em áreas periurbanas e rurais sobre os princípios básicos da prevenção de incêndios.
Este projeto terá um âmbito nacional e será implementado em 9 municípios-piloto, estando a primeira ação marcada para o próximo domingo (27 de maio) pelas 16.00 horas em Vila Nova de Poiares (Centro de Convívio do Carvalho, freguesia de Arrifana).
Este é um programa bastante pertinente considerando que mais de metade dos incêndios são provocados por atos negligentes, que resultam do mau uso do fogo para eliminação de sobrantes agrícolas, matos ou lixos. A ENB, entidade responsável pela formação dos bombeiros e agentes da proteção civil portuguesa, pretende contribuir para a sensibilização da população rural para a adoção de boas práticas que conduzam à diminuição do número de ignições.
Ensinar os agricultores e a população rural a fazer queimas, fogueiras e borralheiras seguras e mobilizar as entidades locais para ajudar os agricultores na eliminação de sobrantes sem colocarem em risco a floresta, é o principal objetivo deste projeto.
Outro dos objetivos contemplados é o incentivo à aproximação e articulação entre as populações, os corpos de bombeiros e as diversas entidades municipais ligadas à gestão e proteção florestal.
O programa-piloto é composto por 20 ações de sensibilização a realizar, de maio a novembro de 2012, em 3 regiões – Douro Litoral, Pinhal Interior Norte e Lisboa e Vale do Tejo – que têm registado tipologias de fogo (motivações e causas) distintas consoante as práticas agrícolas, florestais ou silvopastoris. Para além de Vila Nova de Poiares, também as populações residentes em espaços agroflorestais ou interfaces urbano-florestais dos municípios de Góis, Lousã, Torres Vedras, Mafra, Alenquer, Valongo, Gondomar e Paredes terão a oportunidade de participar nas ações de sensibilização.
No final será feita uma avaliação dos resultados deste projeto-piloto para uma disseminação futura em diversas áreas territoriais.
Com o programa “Floresta Segura”, a ENB assume um papel ativo na prevenção dos incêndios florestais e na proteção das populações colaborando com grupo Portucel Soporcel numa iniciativa que conta, ainda, com o apoio institucional da Autoridade Nacional Florestal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana.
http://www.enb.pt/
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52