Separadores SAFEPLACE52

31/07/2012

Incêndios obrigam Águas do Algarve a testar plano de emergência

Na sequência dos graves incêndios que ocorreram no distrito de Faro, a Águas do Algarve, S.A., teve a necessidade de testar o seu plano de emergência interno (PEI), num cenário real de ameaça de incêndio, a uma das suas mais importantes infraestruturas do abastecimento de água à região, a estação de tratamento de água (ETA) de Tavira, localizada no sítio do Malhão no concelho de Tavira.

Esta instalação é responsável pelo fornecimento de água para consumo humano aos municípios de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, S. Brás de Alportel, Faro e Loulé, e encontra-se a tratar nesta época do ano cerca de 5000 m3 de água por hora.

No seu recinto estão inseridos o Centro de Comando da Operação do Abastecimento de Agua do Sotavento Algarvio, uma Unidade Laboratorial, e um conjunto de outras instalações e equipamentos, de elevada especificidade e risco para o meio envolvente em caso de incêndio ou explosão, tais como um tanque com cerca de 25 toneladas de oxigénio líquido e reservas de cerca de 6 toneladas de cloro, entre outros reagentes utilizados no processo de tratamento de água.

Por forma a acautelar a proteção desta instalação e a minimizar o risco associado ao rápido alastramento do incêndio à área envolvente, a Águas do Algarve S.A., mobilizou de imediato e de forma integrada, os seus meios materiais e humanos para o local, recorrendo para o efeito às suas equipas internas de prevenção e às equipas do prestador de serviços da manutenção da empresa Veolia Agua.

No âmbito do Plano de Emergência e face à célere e adequada avaliação da gravidade da situação pelas equipas da empresa no terreno, foram estabelecidos os necessários contactos com o Comando Distrital das Operações de Socorro (CDOS) da Proteção Civil, que prontamente disponibilizou meios externos para o local.

A intervenção integrada das várias equipas, conferiu grande eficácia à atuação no teatro das operações, assegurando a continuidade do funcionamento da estação de tratamento de água e garantindo, nesta situação de elevado risco, o abastecimento público de água a toda a região do Sotavento algarvio.

Constata-se, mais uma vez, que a capacidade de planeamento e definição de estratégias para resposta a acontecimentos inesperados, a execução e implementação de planos estabelecidos e a experiência adquirida em cenários de emergência, proporciona uma efetiva salvaguarda, quer das instalações, quer da continuidade dos serviços de que esta empresa está incumbida.

barlavento.pt

FIRESHELTER52


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52