O Governo proibiu a caça na área atingida pelos grandes incêndios florestais de Julho, bem como nos terrenos limítrofes, nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel.
A medida é aplicada na época venatória em curso, que se estende até 31 de Maio do próximo ano.
Segundo a portaria publicada ontem em Diário da República, os incêndios "afectaram significativamente as populações das espécies existentes na área". Por esse motivo, é necessária a adopção de medidas "de protecção da fauna, com o fim de possibilitar a sua recuperação".
O Governo decidiu, assim, proibir a caça "a qualquer espécie" na área percorrida pelos fogos e numa faixa de 100 metros em redor. As entidades que gerem as zonas de caça não pagarão a taxa anual.
A Federação de Caçadores do Algarve (FCA) concorda com a proibição, mas pede apoios para a instalação de "abrigos, comedouros e bebedouros artificiais, para a caça e para reposição da sinalização ardida" revelou ao CM Vítor Palmilha, presidente da FCA.
Os fogos afectaram uma área de 21 mil hectares e 29 zonas de caça, com mais de mil associados. Os restantes clubes da região já disponibilizaram algumas caçadas aos afectados.
Por:José Carlos Eusébio
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/governo-proibe-caca
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52