Hoje 24 de Dezembro, entrou em funções nos Bombeiros de Vila Real de Santo António a Equipa de Intervenção Permanente.
As Equipas de intervenção Permanente destinam-se ao cumprimento de missões que, no âmbito da Proteção Civil,estão confiadas aos bombeiros.
São compostas por 5 elementos,neste caso, 1 da estrutura de comando, 4 do corpo ativo.
Podem ser vistas como uma forma de profissionalizar o socorro aumentando a proximidade entre as associações humanitárias de bombeiros voluntários, Câmaras municipais e demais instituições envolvidas.
Uma EIP tem a missão de assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos seguintes casos:
a) Combate a incêndios;
b) Socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos,abalroamentos
e em todos os acidentes ou catástrofes;
c) Socorro a náufragos;
d) Socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir-se aos acordos com a autoridade nacional de emergência médica – instituto nacional de Emergência médica (INEM);
e) Minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave;
f) Colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.
Outras tarefas de âmbito operacional que podem ser desempenhadas pelos elementos que integram a Equipa incluem planeamento,formação,reconhecimento dos locais de risco e das zonas críticas, preparação física e desportos, limpeza e manutenção de equipamento, viaturas e instalações, sem prejuízo da prontidão do socorro.
Parabéns ao município de Vila Real e ao respetivo comando do CB sendo que esta equipa virá a criar condições para uma melhor resposta na prontidão do socorro no concelho de Vila Real.
Apontamentos coligidos em Portaria n.º 75/2011. d.r. n.º 32, série i de 2011-02-15
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário