23/05/2013

Manifestação Contra Extinção Bombeiros Municipais De Abrantes

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) vão organizar uma manifestação em Abrantes no próximo dia 12 de junho, contra a intenção da Câmara Municipal de extinguir os bombeiros municipais e demonstrar solidariedade com a luta destes bombeiros municipais.

A ANBP/SNBP estão ainda a ponderar interpor uma providência cautelar, para impedir a extinção dos Bombeiros Municipais de Abrantes (BMA).

A extinção dos Bombeiros Municipais de Abrantes está prevista para a próxima reunião de Câmara, a realizar dia 27 de maio (segunda-feira).

Trata-se do culminar de uma intenção à muito premeditada por parte da presidente da Câmara, que passou pela criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA), a extinção dos Bombeiros Municipais e a entrega de todo o seu património, sem quaisquer custos, à AHBVA.

A presidente da Câmara veio colocar aos bombeiros dois cenários: ou eram cedidos por interesse público à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários ou, em caso de recusa, entrariam na mobilidade interna em qualquer outro serviço do município e perdem o estatuto de funcionários públicos.

A ANBP/SNBP manifestam a sua preocupação pela situação precária em que se encontram os bombeiros municipais, pelo que vão realizar hoje um plenário no quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes para discutir todos os problemas que afetam os membros desta corporação.

Foi também solicitada uma audiência à presidente da Câmara Municipal para saber qual o destino profissional dos bombeiros de carreira.

Ao contrário do que afirma a presidente da Câmara, eleita pelo PS, a criação dos bombeiros voluntários não vai diminuir os custos pois a autarquia vai transferir anualmente mais de 600 mil para a Associação Humanitária, suporta a sua manutenção e transfere todo o património dos bombeiros municipais sem quaisquer custos. Pelo contrário, os bombeiros municipais são uma solução mais económica, com o seu custo anual a ascender a 300 mil euros.

A dissolução dos bombeiros municipais, com 184 anos de existência, coloca também em causa a segurança da população de Abrantes e demonstra que a pretensa economia afinal não passa de um pretexto para extinguir um serviço público essencial à população.


bombeirosparasempre.blogspot.com

FIRESHELTER52

Sem comentários: