12/06/2013

500 Bombeiros Profissionais Protestaram em Abrantes

Cerca de cinco centenas de bombeiros profissionais de todo o país desfilaram hoje pelas ruas de Abrantes numa manifestação de protesto contra a extinção dos bombeiros municipais daquele concelho.

Promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP), o "gesto de solidariedade" daquela classe profissional aconteceu poucos dias depois de a Câmara de Abrantes ter extinguido o corpo de bombeiros municipais e ter integrado alguns dos seus elementos noutros serviços da autarquia.

A presidente da câmara, Maria do Céu Albuquerque (PS), apoiou a criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) para gerir a corporação e cedeu todo o seu espólio através de um protocolo, alegando que "um corpo de bombeiros integrado na AHBVA está em melhores condições para prosseguir a missão de socorro e segurança", uma leitura que tem sido sempre contestada pela associação e pelo sindicato nacionais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANBP disse hoje que a "teimosia" da presidente da câmara "vai agravar as condições de socorro" em Abrantes e reiterou que, com uma associação humanitária, "a cidade não fica melhor nem fica mais fortalecida, em termos de socorro e segurança".

Fernando Curto disse ainda que se sentiu "enganado" ao longo das várias conversações com os responsáveis do município, afirmando ter-lhe sido "garantido" que os bombeiros municipais nunca seriam extintos.

"Fomos enganados e isto é tudo uma aldrabice, porque os até agora Bombeiros Municipais de Abrantes, altamente especializados em missões de socorro, com centenas de horas de formação e com 20 e 30 anos de serviço, passaram a desempenhar funções de técnicos administrativos, de coveiros e em serviços de limpeza. Como é que os serviços de socorro podem melhorar?", questionou.

dn.p
Foto:© Henriques da Cunha/ Global Imagens

FIRESHELTER52

Sem comentários: