
Monchique tem a fatura mais barata da região – inclui água, saneamento e resíduos –, com os 120 m3/ano a custarem 99 euros, confirma hoje o "Correio da Manhã".
No município, a água fornecida aos consumidores é de captações da câmara, enquanto no resto da região, as autarquias compram a água à empresa Águas do Algarve. E, em Monchique, não há taxa de resíduos.
"Estas tarifas representam uma mais-valia para as famílias, não se justificando fazer aumentos numa altura em que se vive um período de dificuldades económicas", diz Rui André, presidente da câmara.
O autarca garante que o sistema é autossustentável.
O facto de a distribuição ser feita pelo sistema gravítico reduz os custos, dado que evita o recurso a equipamentos que gastam energia. Rui André frisa ainda que "a água é de grande qualidade".
Pelo contrário, os consumidores de Tavira pagam a fatura mais cara da região, se excetuarmos as duas zonas de luxo de Vale do Lobo e Quinta do Lago, no concelho de Loulé. Os 120 m3/ano custam 315,36 euros.
Jorge Botelho, presidente da câmara, destaca que os tarifários são semelhantes a outros concelhos do Litoral.
E acrescenta que, desde que tomou posse, "94% das famílias passaram a pagar menos ou mantiveram o mesmo valor", devido às alterações introduzidas nos escalões e com a baixa nas tarifas fixas.
O autarca acrescenta que está a trabalhar "para tentar reduzir" os valores cobrados, apesar da subida dos preços pagos pela câmara à Águas do Algarve.
http://algarveprimeiro.com/
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário