Luís Escudeiro, formador convidado do Curso de Condução Defensiva Avançada na Escola de Polícia Judiciária, explica a melhor forma de os condutores prevenirem acidentes.
ESTRADA. Na primeira meia hora de chuva, todos os detritos que se acumularam na berma da estrada deslocam-se para a faixa de rodagem. Deixe primeiro que a chuva lave a estrada. O risco nos primeiros minutos é muito elevado.
PRESSÃO DOS PNEUS. Se verificar que a pressão dos pneus do seu carro é insuficiente, lembre-se que isso afeta a estabilidade e o comportamento da viatura. Controlar a sua viatura em dias de chuva é uma prioridade.
DESGASTE DE PNEUS. Dê especial atenção aos seus pneus em dias de chuva. Nesta altura do ano, é aconselhável que troque de pneus. O seu desgaste excessivo pode comprometer a sua condução, especialmente em piso escorregadio.
VELOCIDADE. Em dias de chuva, deve reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança. Assim, terá mais tempo para reagir a qualquer imprevisto.
TRÂNSITO. O pavimento de estradas mais movimentadas tende a ficar mais polido com o fluxo do trânsito, o que diminuiu a taxa de aderência dos pneus à estrada.
ESCOVAS. Troque as suas escovas limpa pára-brisas nesta altura do ano, para que tenha uma melhor visibilidade nos dias de chuva. A água da chuva diminui a visibilidade das passagens de peões e, por isso, o risco de atropelamento aumenta.
LUZES. O menor contraste luminoso em dias de chuva, agravado pela maioria dos automóveis em Portugal serem cinzentos ou pretos, diminui a visibilidade do seu veículo na estrada. Para contrariar este problema, ligue os médios nesta altura do ano.
in;CM
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário