“Este ‘kit’ permite, de uma maneira muito prática e adaptada às novas tecnologias, que os bombeiros e a protecção civil estejam muito mais prontos para responder a qualquer situação, nomeadamente a incêndios florestais”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Aljezur.
O novo sistema vem substituir a versão em formato papel elaborada em 2009, que tinha tido por base as cartas topográficas militares e fotografias aéreas de 2005, que, por não permitir actualizações, criava dificuldades aos agentes de protecção civil em situação de ocorrências.
Em comunicado, a Câmara de Aljezur explicou que o novo sistema permitirá actualizar dados, como os referentes à rede viária, pontos de água, faixas de gestão de combustível e outros dados que as entidades intervenientes considerem pertinente introduzir.
O sistema foi adoptado pelos três municípios que formam a associação “Terras do Infante”, entidade que adquiriu para o efeito um conjunto de 15 equipamentos informáticos carregados com os dados base e que foram distribuídos por cada um dos serviços municipais de Protecção Civil e dos Corpos de Bombeiros.
O vice-presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves disse que o comandante distrital da Protecção Civil já foi apresentado ao sistema mas que ainda não havia contactos no sentido do alargamento do sistema a outros concelhos algarvios.
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