Ambulância de Socorro dos Bombeiros de Vila Real de Santo António resolveram uma obstrução de via aérea num adulto.
(situação de obstrução na "garganta" com bocado de carne, que não deixava a vitima respirar, potencialmente fatal quando não resolvida rapidamente).
Ficam aqui os relatos da situação pela "teclas" de Luís Tenreiro, o Tecnico de Ambulância de Emergência.
Masculino 65 anos. Obstrução Grave da Via Aérea. Tosse Ineficaz. Não Resolvido. Manobras de Desobstrução, aconselhadas pelo CODU. Não resolvido. Inconsciente?!. À chegada da SIV, consciente. Muito prostrado, incapaz de emitir sons, sensação de agonia extrema, pupilas em midríase. Efectuadas várias manobras de desobstrução. Não resolvido. Os segundos passam. Minutos que parecem uma eternidade. A situação não evolui...
Perda de consciência momentânea. Relaxamento muscular. Equipas, preparavam-se para efectuar SBV. Posicionado na maca da SIV. Efectuada pesquisa de corpos estranhos. Encontrado. Pedaço ENORME de um "prego" retirado. Obstrução da Via Aérea Resolvida. Como que de magia se trata-se, a vítima começa a reagir. Subitamente, segura com a sua mão direita, a mão que o salvou, que o recuperou para a vida. Aperta-a com gratidão!!
"Salvaram-me!! Estive quase a ir para o lado de lá... Se não fossem vocês..." Exclama emocionado...
Estava a comer um prego e a beber uma mini, enquanto ia vendo o jogo Dinamarca-Portugal. Quase foi o último que viu. Agradece inúmeras vezes. A alegria das equipas de Emergência é imensa. E no meio desta alegria, uma outra! Portugal, acabou de marcar. Também no limiar do tempo. Também mesmo quase ao acabar-se a "vida" naquele jogo. Ouvem-se gritos e festejos de alegria na rua.
Hoje todos estamos felizes!!!"
(objecto que provocou a obstrução mecânica na via aérea... carne)
Dados coligidos in facebook, com um especial abraço para o Tenreiro, enfermeira Patricia, Sub-chefe Ruas e André Sarapico, muitos parabéns...
FIRESHELTER52
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO Tenreiro, retribui o abraço para o amigo Horta. Foi muito gratificante o desfecho, depois de toda esta situação.
ResponderEliminarTodos juntos, podemos salvar vidas.