Os bombeiros profissionais vão estar presentes, na quarta-feira, nas galerias da Assembleia da República, para reivindicar a regulamentação da carreira e o reconhecimento da profissão como sendo de risco e de desgaste rápido, anunciou este domingo o sindicato do setor.
O presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), Sérgio Carvalho, disse à agência Lusa que a Lei do financiamento das corporações dos bombeiros é discutida, na quarta-feira, na Assembleia da República, debate que vai contar com a presença de bombeiros nas galerias.
Sérgio Carvalho adiantou que o Governo não pode apenas legislar para financiar as corporações de bombeiros, "esquecendo-se do lado humano" ao não regulamentar a carreira, nem reconhecer a profissão de bombeiro como sendo de risco e de desgaste rápido.
Para o SNBP, a atividade de bombeiro "não pode ter como limite para aposentação os 66 anos", sendo uma situação que tem de ser "urgentemente regulamentada", uma vez que "prejudica os bombeiros e a sua capacidade de prestar um bom socorro à população, bem como as próprias associações humanitárias de bombeiros, suas entidades patronais, que cada vez mais têm uma estrutura profissional envelhecida".
A lei do financiamento, a falta de regulamentação do sector e a inexistência de um estatuto profissional foram alguns dos assuntos em debate no encontro de hoje, em Faro, de bombeiros profissionais das associações humanitárias.
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário