Separadores SAFEPLACE52

31/12/2015

Regras de Segurança em Locais com Elevadas Concentrações de Pessoas

Nos eventos onde existe uma elevada concentração de pessoas, podem gerar algum risco.

A desordem e o pânico podem gerar acidentes graves. A melhor resolução de uma possível situação dependerá do comportamento calmo e ordeiro das pessoas envolvidas.

Não transporte objetos que possam por em risco a segurança;
Memorize a localização das saídas, inclusive das saídas de emergência;
Leve as crianças pela mão;
Combine um ponto de encontro com quem o acompanha, para o caso de se perder;
Preste especial atenção aos idosos ou a que tenha dificuldades motoras.

Em caso de perigo:

• Não grite;
• Não empurre;
• Abandone o local calmamente e de forma ordeira;
• Tranquilize quem está à sua volta;
• Não bloqueie as saídas ou caminhos;
• Colabore no que for necessário não interferindo no trabalho das equipas de socorro e de segurança;
• Se assistir a atos de violência procure afastar-se do local e informe as autoridades.

https://www.facebook.com/pcloule/?fref=nf

FIRESHELTER52

Alterações na validação dos cursos TAS e TAT

Por deliberação do Conselho Diretivo do INEM, de 30 de dezembro de 2015, foi determinado que:

1. A partir de 1 de janeiro de 2016, a validade dos cursos de TAT, TAS e respetivas Recertificações passa a ser de 5 anos.

2. Este prazo de validade é aplicável aos cursos TAS/RTAS e TAT/RTAT, com o módulo SBV-DAE integrado, que ainda se encontrem válidos no dia 1 de janeiro de 2016.

3. Os cartões TAT e TAS e os Certificados de Formação TAT/TAS e RTAT/RTAS emitidos entre 1 de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2015 passam a ser válidos por um período de 5 anos.

FONTE: http://www.anteph.pt/news/altercoes-em-relacao-a-validacao-dos-cursos-tas-e-tat/

FIRESHELTER52

26/12/2015

Foi há 293 anos o maior sismo e tsunami atingiu o Algarve

Embora existam relatos e estudos sobre o dantesco sismo de 1755, 33 anos antes tinha ocorrido um sismo igualmente avassalador na região.

Em termos de estragos registados o sismo de 1722 descreve um maior e mais dantesco registo de cidades severamente afetadas.

Tendo durado «pouco mais que o tempo de uma Avé Maria», os abalos foram tão fortes que fizeram badalar os sinos sozinhos em Tavira, Faro e Loulé.

O grau de intensidade de destruição está atualmente avaliado como de grau IX da escala de Mercalli: 

Pânico geral, muitos edifícios colapsados, destruídos ou grandemente danificados, danos gerais nas fundações, fraturas importantes no solo, formação de nascentes e ejeções de lamas em terrenos de aluviões de granulometria fina…

Estudos mais recentes não são unânimes na estimativa sobre o local do epicentro. 

Há quem opine que terá sido no mar, mas as hipóteses com mais reconhecimento oficial apontam para uma zona sensivelmente onde eu fiz a foto que ilustra este post: a noroeste de Tavira.

Provavelmente, o sismo de 1722 foi provocado por um fenómeno de diapirismo (a ascensão tectónica de rochas pouco densas sob elevada pressão). 

O certo é que na sequência da propagação das poderosas ondas sísmicas (uns 7,8 graus na escala de Richter) a vila de Loulé ficou praticamente destruída.

Estudos recentes de risco sísmico e zonamento de danos potenciais apontam para um panorama de 12 mil mortos se um sismo igual ao de 1722 ocorresse agora.




"marafado.wordpress.com"
"http://w3.ualg.pt/"

FIRESHELTER52

Doente de Tavira com AVC foi parar a Coimbra de ambulância

Um homem de 74 anos está internado em Coimbra em estado de coma profundo, após ter sofrido um AVC, no Hospital de Faro.

Segundo revelou hoje a TVI, a família do doente aponta para uma "sucessão de falhas no diagnóstico" que começou no Centro de Saúde de Vila Real de Stº António, e prosseguiu em Faro.

Segundo descreve um dos filhos, o pai queixou-se de falta de visão repentina, tendo sofrido um AVC seis horas depois de entrar nas urgências.

Conforme descreve a TVI, "sem meios de tratamento em Faro, a solução mais próxima estava no Hospital de S. José em Lisboa", mas também aqui não foi possível fazer o atendimento, "porque o médico-especialista de serviço estava de saída, por volta das 20h00".

A família adianta que o doente, teve de ser transportado por uma ambulância de Armação de Pêra, até Coimbra "com algum material de assistência avariado", já que as condições atmosféricas não permitiam que fosse evacuado de helicóptero, tendo sido assistido nove horas após o AVC.

Os filhos prometem não ficar de braços cruzados e já apresentaram queixa no Hospital de Faro e vão fazer o mesmo junto da Entidade Reguladora da Saúde.

A TVI ressalva que tentou obter explicações junto das unidades de Faro e de S. José, "mas ninguém se mostrou disponível para prestar esclarecimentos".

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

24/12/2015

Bombeiros Respondem a Alerta Vermelho no Aeroporto de Faro

Um avião da companhia aérea peruana LAN aterrou de emergência hoje de manhã, por volta do meio dia, no Aeroporto de Faro, depois de ter reportado «falha total num motor», disse ao Sul Informação fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS),

A aeronave, um Boeing 763 que fazia a ligação entre Lima, capital do Peru, e Madrid, «aterrou com sucesso», acrescentou a mesma fonte.

O voo LA 2707, que transportava 244 passageiros, foi forçado a aterrar de emergência no aeroporto algarvio depois de ter reportado uma «falha total num dos motores».

Com o aeroporto algarvio a ser posto em alerta vermelho, foi ativado, como é normal nestas circunstâncias, o Plano Prévio de Intervenção (PPI), tendo sido chamados também «meios externos» à infraestrutura.

Ao todo, segundo a fonte do CDOS, foram acionados 161 operacionais e 64 veículos, dos bombeiros, GNR, INEM, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional. É que, tendo em conta a situação do aeroporto, à beira da Ria Formosa, foram também acionadas duas embarcações, da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

A fonte do CDOS recordou que ainda há cerca de uma semana teve lugar, no Aeroporto de Faro, um grande exercício para testar os meios, sublinhando que a situação deste dia de vésperas de Natal «confirmou que a articulação entre os meios correu bem».

Quanto aos 244 passageiros que se dirigiam para Madrid e que ficaram retidos em Faro, a companhia peruana terá agora de proceder ao seu acolhimento e reencaminhamento para a capital espanhola.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

22/12/2015

Equipas de Emergência Respondem a Acidente às Portas de Faro

Pelo menos quatro viaturas estão envolvidas num acidente registado à entrada de Faro pela Estrada Nacional 2, conhecida como Estrada de São Brás, junto às “lavagens do Elefante Azul”.

Para o local foram, ao que o POSTAL apurou, enviados meios do INEM, Bombeiros Sapadores de Faro e PSP.

Os feridos estão ainda a ser evacuados para o Hospital de Faro em ambulâncias escoltadas por carros da PSP.

No local estiveram várias ambulâncias que devido às dificuldades do trânsito na Estrada de São Brás, cortada para obras, têm utilizado a Estrada da Penha como alternativa par chegar ao hospital com os feridos resultantes da colisão.

O trânsito que está muito demorado naquela entrada / saída da cidade está já a afectar a o trânsito na zona da Rotunda do Hospital e Chelote.

Como alternativa à entrada para Faro podem os automobilistas dirigir-se à zona da Conceição de Faro e desde aí para a cidade via Estrada da Penha ou em direcção a Mar e Guerra entrando a partir dali em Faro pela Estrada da Senhora da Saúde.

http://www.postal.pt/2015/12/acidente-grave-a-entrada-de-faro/

FIRESHELTER52

Há 23 Anos caia Avião no Aeroporto Internacional de Faro

Acontecimento histórico do dia 21 de Dezembro de 1992

Pelas 08h33 uma aeronave DC10 da companhia aérea Holandesa Martinair (Voo MP 495 ) com 327 passageiros e 13 tripulantes a bordo, despenha-se ao aterrar no Aeroporto de Faro na pista 11, resultando a morte de 54 passageiros e dois tripulantes.

O Acidente ocorreu na fase final de abordagem à pista, a péssima visibilidade e a forte tempestade contribuíram para uma violenta aterragem que fracturou o trem principal de estibordo e fez explodir o tanque de combustível da asa direita, partindo o avião em dois.

Fotografias: Pedro Aragão e de autor desconhecido


FIRESHELTER52

20/12/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Habitação

Os Bombeiros Municipais de Tavira respondera hoje a um incêndio numa habitação na serra de Tavira.

Construída em madeira, a casa ficou completamente destruída pelo incêndio.

Desconhecem-se as causas do incêndio não se excluindo a hipótese no entanto de ter sido atingida por um relâmpago.

O incêndio ocorreu perto da localidade do Faz-fato na freguesia da Conceição de Tavira.

As operações iniciaram-se por volta das 13 horas tendo por término as 17:00.

Estiveram envolvidos perto de uma dezena de operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque.

Felizmente não houve vitimas a registar.

FIRESHELTER52

Morre dentro de caixão em Faro

O cadáver de um homem foi encontrado esta sexta-feira à tarde numa caixa em forma de caixão, em Gambelas, à entrada de Faro.

No local estava também uma botija de gás com um tubo ligado à urna improvisada. O alerta para as autoridades foi dado por volta do meio-dia.

Aquilo que parecia um caixão, com cerca de dois metros de comprimento, e a botija de gás estavam junto a uma construção devoluta, num terreno de difícil acesso.

GNR, Bombeiros de Faro e INEM foram chamados ao local, onde, depois de garantida a segurança, a caixa foi aberta, tendo-se confirmado que, no interior, estava um homem morto.

No exterior, na madeira, estavam escritas algumas frases. A identidade do morto não estava, esta sexta-feira, totalmente esclarecida, mas, ao que o CM apurou, trata-se de um homem na casa dos 30 anos, que já estaria desaparecido há cerca de quatro dias.

A investigação do caso ficou entregue à Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, que também foi chamada ao local, mas, ao que tudo indica, não existem suspeitas de qualquer crime.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/morre_em_caixao.html

FIRESHELTER52

19/12/2015

Bombeiros do Algarve em Formação de Incêndios Urbanos e Industriais

Decorreu na Unidade Local de Formação do Algarve instalada no quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António um curso para Bombeiros de Operações Essenciais de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais.

Com a participação de Bombeiros Formandos oriundos das corporações dos Bombeiros de Portimão, Albufeira e Lagos a Formação teve inicio no passado mês de Novembro e terminou hoje.

Tratou-se de uma formação de aperfeiçoamento técnico com o objetivo de dotar os Bombeiros formandos com competências técnico-operacionais para integrar equipas de primeira Intervenção em operações de extinção de incêndios urbanos e industriais.

A formação tem como Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros  Valter Raimundo e João Horta, estando em estágio na fase final da Formação de Formadores o 2º Comandante dos Bombeiros de Lagos Márcio Regino.

FIRESHELTER52

18/12/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Capotamento na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 junto ao cemitério de Tavira.

Um violento despiste com consequente capotamento de um ligeiro de passageiros fez um ferido.
A vitima foi assistida no local pelas equipas de emergência socorro e salvamento e transportada ao hospital de Faro.

A circulação na EN125 ficou parcialmente cortada fazendo-se a circulação de forma lenta.
Estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais de Tavira com um  Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, os Bombeiros Municipais de Olhão com uma ambulância de Socorro, o INEM com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação e a Autoridade.

FIRESHELTER52

Fotos do Exercício no Aeroporto de Faro

O Exercício resultou num importante trabalho de validação da capacidade de resposta de meios humanos e técnicos em situação de acidente grave. 

O Aeroporto de Faro e a Região do Algarve estão assim melhor preparados para responder a eventuais ocorrências.

Fotos coligidas no facebook, na página da Proteção Civil de Alcoutim














FIRESHELTER52

900 Familias Receberam Cabaz de Natal em Tavira

O Município de Tavira contemplou, com cabazes de Natal, novecentas famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes nas seis freguesias do concelho.

Este ano, a autarquia alargou esta ajuda a mais de 600 agregados familiares relativamente ao ano passado.

O objetivo consiste em proporcionar uma ceia de Natal condigna a estas famílias.

Para a edilidade "na atual conjuntura e no âmbito do espírito de solidariedade que se coaduna com a época natalícia, estas iniciativas revestem-se de maior relevância e reforçam a estratégia da edilidade na adoção de medidas que visam colmatar necessidades imediatas de famílias socialmente desfavorecidas".

Esta ação resulta num investimento de cerca de 30 mil euros.

FIRESHELTER52

15/12/2015

Esperadas Temperaturas Anormais para esta Altura do Ano

O estado do tempo vai melhorar ao longo do dia de hoje Terça-feira, de manhã ainda são esperados aguaceiros fracos no Norte e Centro diminuindo de frequência com o passar da manhã, a tarde o Sol já vai aparecer. 

Nos próximos dias vamos ter Sol, algumas nuvens e uma subida das temperaturas do ar. 

Começam a ser um pouco anormais as temperaturas esperadas nesta altura do ano, a partir de amanhã as temperaturas vão subir cerca de 4/6ºc e os termómetros podem chegar aos 22ºc em algumas zonas do Interior Alentejano e Sul do País. 

A imagem é bem elucidativa da anomalia das temperaturas para a próxima semana.

FIRESHELTER52

Apreciação pública para a carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar.

Foi publicado no Boletim de Trabalho e Emprego o projecto de diploma para apreciação pública para a carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar.
Fica aqui o Link onde pode ser consultado.

Boletim de Trabalho e Emprego



FIRESHELTER52

14/12/2015

Bombeiros Combateram Incêndio em 30 viaturas em Faro

Um incêndio destruiu esta madrugada 27 automóveis e provocou estragos em muitos outros, no parque de estacionamento da empresa algarvia de rent-a-car LuzCar, situado à beira da EN125-10, a chamada estrada do aeroporto, perto de Montenegro (Faro).

Não se sabe ainda se o incêndio começou com um curto-circuito ou resultou de um ato de vandalismo, segundo apurou o Sul Informação.

O alerta para o fogo foi dado às 2h51 desta madrugada, tendo sido combatido por nove veículos dos Bombeiros Sapadores de Faro e dos Voluntários de Faro e Municipais de Loulé, com um total de 26 operacionais, segundo disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Armando Santana lamentou ainda o facto de haver «pouca iluminação pública» na zona da estrada do aeroporto. «Já dissemos à Junta de Freguesia de Montenegro, à Câmara de Faro e à GNR que, para eles pouparem meia dúzia de tostões na iluminação pública, fica a zona mais insegura».

sulinformacao

FIRESHELTER52

12/12/2015

Meia Centena de Pais Natais Visitaram Presépio dos Bombeiros Municipais

Meia centena de Pais e Mães Natais visitaram esta tarde os Bombeiros Municipais de Tavira nas suas motos.

Ficam aqui algumas fotos da visita, clique para aumentar.


FIRESHELTER52

09/12/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de Domingo a um acidente de viação na EN125 perto de Tavira.

Uma colisão entre vários ligeiros de passageiros fez um ferido que foi assistido e transportado ao Hospital pelas equipas de Emergência dos Bombeiros Municipais de Tavira.

A PSP de Tavira também esteve no local a controlar a circulação que ficou congestionada neste acesso da Cidade.

Foto: Amândio Lopes

FIRESHELTER52

Inaugurado Presépio dos Bombeiros Municipais de Tavira

Foi hoje inaugurado no Quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira o Presépio de Natal deste ano.

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, alguns vereadores, comando do Corpo de Bombeiros e alguns elementos da corporação, família e amigos todos juntos, abriram-se as portas do quartel para receber a população em mais uma época de tradição.

O Presépio dos Bombeiros Municipais de Tavira poderá ser visitado até dia 06 de janeiro, entre as 09h00 e as 23h00, no quartel.

Composto por mais de dois milhares de figuras distribuídas, em mais de 150 m2, construído sobre musgo, areia, pedras e cursos de água retratam o nascimento do Menino Jesus, num cenário com características da época e efeitos decorativos realistas.

Partilhe esta informação e faça-nos uma visita.

Para qualquer esclarecimento pode contactar os Bombeiros Municipais de Tavira pelo número de telefone 281322122.

FIRESHELTER52

6º Aniversário SAFEPLACE52

Tudo começou a 9 de Dezembro de 2009 quando através de uma carolice criei o blog e comecei a partilhar  na internet o que de melhor se fazia nos Bombeiros.

Foi fácil começar, o mais difícil foi escolher o rumo adequado a dar ao espaço.

A ideia era promover a imagem e o trabalho das pessoas e instituições ligadas às estruturas de proteção e socorro, aproxima-las da comunidade que servem dando a conhecer o serviço por elas desempenhado.

Por outro lado, eventos inesperados de diferentes vertentes surgiriam no dia-a-dia fustigando as populações, levando a que o blog tomasse partido de diferentes maneiras no aconselhamento público e nos reforços dos avisos emitidos pelas autoridades.

O empenhamento junto das áreas de proteção e socorro construiu os alicerces do blog virando-o para a vertente do conhecimento e informação.

Situações de emergência que ocorriam eram divulgadas em favor da resposta dos meios de socorro, o que sem ser planeado se tornou um chamariz de visitas com o reflexo do sentido critico para cada ocorrência.

Este último não foi planeado, simplesmente apareceu despoletado pela curiosidade da comunidade sobre as ocorrências, tendo o SAFEPLACE52 mostrado no seu mural que o objetivo não é fazer “notícia”, nem ser o profeta da desgraça...

O crescimento, o saber, o conhecimento foi tomando partido, reflexo disso foi que sem publicidade ou outros agentes externos ao SAFEPLACE 52 juntaram-se 250 seguidores na blogosfera, 4000 na página do facebook...

Este ano passamos a barreira do Milhão e meio...  foi incrível.

E assim continuarei a trabalhar... De uma forma amadora mas próxima da população, de portas abertas, sem máscara ignorando outros tantos invejosos que tentam jogar abaixo este projeto...

Novas oportunidades estão surgindo, junto de jornais, escolas, instituições e programas de rádio, o que me leva a ver que o trabalho é reconhecido, e eu fico muito contente por saber que estou a ajudar alguém.

A única promessa que faço, tal como a do ano passado, é que para 9 de Dezembro de 2014, espero estar aqui com vocês com a mesma ou melhor dinâmica daquela que tenho hoje.

Não posso deixar também de agradecer a todos aquelas pessoas e instituições que diariamente divulgam, partilham e ajudam o crescimento do blog.

Um forte abraço a todos...

FIRESHELTER52

João Horta

08/12/2015

Sistema de apoio ao Arrendamento Jovem - Canditaturas Abertas

O próximo período de candidaturas ao sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens Porta 65 Jovem irá decorrer de 16 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. 

Poderão candidatar-se a este programa todos os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30.

Documentos (imprescindíveis):

» Senha online das Finanças (uma por cada elemento candidato), solicitada previamente em www.e-financas.gov.pt;

» IRS do ano transato (2014);

» Declaração de Prestações Compensatórias ou de outros subsídios não tributáveis, caso se aplique (Subsídio de maternidade, Subsídio de Paternidade, RSI ou Subsídio de Desemprego), referente ano de 2014 (de 1 de janeiro a 31 de dezembro), a solicitar previamente na Segurança Social da área de residência;

» Contrato de arrendamento, onde deverá constar a fração e artigo da habitação, ou em alternativa Contrato-Promessa de arrendamento;

» Recibo de renda do próprio mês ou referente ao mês anterior;

» Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (incluindo menores), nomeadamente Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Número de Identificação Fiscal e Número de Segurança Social;

» IRS dos ascendentes (opcional), caso se aplique. Em situações em que os rendimentos auferidos pelos ascendentes não ultrapassem o valor de três ordenados mínimos nacionais os candidatos recebem maior pontuação na candidatura (20 pontos) e a possibilidade acrescida de receber o apoio supracitado.

Os candidatos deverão, ainda, disponibilizar endereço de email e NIB de uma conta bancária (a utilizar para efeitos de pagamento) e todos os elementos que compõem o agregado familiar deverão possuir a morada fiscal da habitação arrendada.

Visita o Portal da Habitação : https://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

FIRESHELTE52

04/12/2015

Bombeiros de Vila Real Respondem a Incêndio em Altura

Ontem, dia 3, cerca das 15:13h os Bombeiros de Vila Real de Santo António receberam um pedido de socorro para um incêndio que teria deflagrado na antiga ETAR de Altura.

Segundo informações, encontravam-se trabalhadores a proceder ao corte para desmontagem de diverso material de ferro no interior de um antigo depósito da estação, quando aconteceu uma pequena explosão seguida de foco de incêndio que rapidamente se propagou ao acumulado de restos de pvc que se encontravam no seu interior, provocando uma coluna de fumo bastante intensa e escura, visível a vários kms de distância....

O Corpo de Bombeiros de Vila Real esteve a combater o incêndio com 9 Bombeiros e 4 veículos.


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais adquiriram Câmara de imagem Termográfica

Os Bombeiros Municipais de Tavira adquiriram uma câmara de imagem termográfica de alto desempenho com vista a tornar as ações de busca salvamento e resgate mais seguras, rápidas e eficazes.

Um equipamento de ponta inovador e moderno que se ajusta às necessidades de segurança das equipas de busca e na melhoria e rapidez da deteção de vitimas ou incêndios ocultos.

Principalmente dirigida para incêndios em habitações ou estruturas fechadas vai possibilitar o bombeiro de progredir em segurança e ter visão sobre o local, podendo identificar ainda a alguma distância pessoas ou focos de incêndio.


FIRESHELTER52

03/12/2015

Bombeiros de Lagos fazem parto na EN 125

Bombeiros Voluntários de Lagos fazem parto na ambulância, a caminho do Hospital do Barlavento Algarvio.

O parto aconteceu em plena nacional 125, na terça-feira dia 02 de Dezembro, às 04h04m, quando uma parturiente de nacionalidade portuguesa era transportada na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Lagos, para o CHBA em Portimão.

No decorrer do percurso entre a casa da parturiente e o hospital, e ainda com 10 Km para chegar ao hospital, a parturiente começou a ter sinais de parto iminente. 

João Lopes, Bombeiro de 1ª, há 37 anos nos Bombeiros de Lagos, acompanhado de Cármen Santos, Bombeira de 3ª, há 2 anos nos Bombeiros, após encostarem a ambulância na berma da estrada nacional 125, realizaram o parto na célula da ambulância, tendo tudo corrido da melhor maneira possível, ali nasceu uma menina de seu nome, Ana Beatriz Seromenho Velhinho com 49cm e 3,520 Kg.

Após avaliação de mãe e filha, ambas foram conduzidas até ao Hospital do Barlavento Algarvio, onde foram prestados todos os cuidados necessários, encontrando-se ambas bem de saúde.

Correio de Lagos in facebook

FIRESHELTER52

GNR de Tavira apreende plantação de cannabis

Os Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da GNR de Tavira detiveram na manhã do dia de ontem, 02 de dezembro, um cidadão de 44 anos de idade indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes.

As diligências investigatórias relacionadas com o processo, conduziram à realização de uma busca domiciliária à residência do visado, localizada na localidade das Hortas, concelho Vila Real de Santo António, da qual resultou a apreensão de:

*Cento e vinte e oito (128) plantas de canábis sativa em fase de crescimento variando entre os 3 cm e 17 cm de altura;
*Quatrocentos e trinta (430) gramas de folha seca de cannabis sativa;
*Uma (1) planta de canábis sativa com 155 cm de altura;
*Quinhentas e trinta e cinco (535) sementes de canábis;

As plantas apreendidas, estavam a ser cultivadas no quintal da habitação sujeita à ação policial, a folha seca de cannabis sativa encontrava-se em processo de secagem, bem como as sementes. Sendo convicção que o responsável pela presente ação delituosa, se dedicava ao cultivo das referidas plantas na sua habitação com vista à sua comercialização.

Este é mais um dos resultados visíveis do empenhamento operacional implementado no combate a este tipo de crime.

No decorrer do presente ano já foram apreendidas novecentas e setenta e uma (971) plantas de canábis sativa, pelo Comando Territorial da GNR de Faro, na região algarvia.

O detido, residente na habitação onde foi detetada a plantação, vai ser hoje presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Vila Real de Santo António para aplicação das medidas de coação.

Por GNR Faro

FIRESHELTER52

Faz hoje 26 anos a grande Cheia de Tavira

3 de Dezembro de 1989, ao inicio da noite uma parede de água, lama e detritos proveniente das ribeiras da Fornalha e Alportel descia o Séqua com tamanha violência levando tudo à sua passagem.

A destruição da ponte Romana em Tavira, camiões no rio Gilão, barcos no Largo da Praça são imagens que ficarão para sempre marcadas na memória dos Tavirenses.

A nível de mortes, felizmente não nada a registar, a torrente chegou de noite, onde as ruas na baixa encontravam-se desertas, com o comercio fechado e pouca ou mesmo nenhuma circulação automóvel, estando as pessoas em casa após um dia invernal onde a chuva marcou presença.

Danos irreparáveis em casas da baixa e vias de comunicação, desalojados foram centenas...

Hoje em dia, as cheias em meio urbano provocadas por chuvas repentinas em curtos espaços de tempo, associadas a marés vivas são bastante diferentes da cheia ocorrida em 3-12-89.

Estas cheias que tem afetado a cidade ultimamente, são cheias progressivas, lentas, onde os serviços de proteção e socorro podem intervir na prevenção atempada com avisos e ajudas pontuais aos serviços municipalizados.

A 3-12-89 nada disto foi possível...

A parede de lama irrompeu pela cidade a baixo levando tudo e todos à sua frente, sem aviso, sem dó nem piedade...
Nunca mais se registou tamanha violência só sendo comparada uma cheia um pouco diferente em 69 há 45 anos...

A cheia de 89 pode ser comparada a uma situação que ocorreu em 20 de Fevereiro de 2010 na Madeira, onde uma parede de água lama e detritos fez 32 mortos e mais de 70 feridos.

A situação é idêntica, chuva forte, ribeiras a descarregar no sentido do ponto onde vão desaguar, caudais saturados, grande velocidade e o caus instalado...

Se a situação de 3-12-89 tivesse ocorrido ao meio dia, as coisas teriam sido diferentes, infelizmente para pior.

Com as ruas da baixa cheias de pessoas, comercio a funcionar, viaturas a circular na ponte e nas ruas alagadas...

Resta-nos hoje lembrar o que aconteceu, e, que um dia pode voltar a acontecer e temos de estar preparados para responder da melhor forma possível.

FIRESHELTER52

Recrutamento - Bombeiros de Vila Real de Santo António

RECRUTAMENTO 2016
Novo ano, vida nova e... Novos Bombeiros!
Nunca tiveste vontade de ajudar alguém e sentiste impotência por não saber o que fazer? Não gostavas de ser útil no socorro, nas diversas situações de emergência que ocorrem nos nossos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim?
Numa altura em que crescem movimentos voluntários em diversas áreas da nossa sociedade, julgamos que devemos abrir as nossas portas a novos elementos, de forma a enriquecer o melhor que temos, a nossa massa humana, os nossos operacionais! Junta-te a nós e vem fazer parte da nossa grande família!
Até dia 31 de Dezembro, o nosso Corpo de Bombeiros, tem inscrições abertas para Estagiários da Carreira de Bombeiro Voluntário e para a Escola de Infante e Cadetes.

FIRESHELTER52

24/11/2015

Salva-vidas resgata pescador em Lagoa


A Estação Salva-vidas (ESV) de Ferragudo resgatou no passado dia 22 de novembro, um pescador lúdico, após queda de falésia a nascente da praia da Sra. Da Rocha, no concelho de Lagoa.

O alerta foi recebido pelas 17h46 e, não sendo possível resgatar a vítima por terra, foi empenhada a embarcação da ESV para efetuar o resgate.

O sinistrado, português de 24 anos, foi evacuado do local para a ESV de Ferragudo e, posteriormente, transportado pelos Bombeiros de Lagoa para o Hospital do Barlavento Algarvio.

Dois agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão deslocaram-se para o local para tomar conta da ocorrência.​

http://www.amn.pt/

FIRESHELTER52

1º Livro de nutrição oncológica

Numa altura em que os mais recentes estudos indicam que 1 em cada 3 pessoas sofre de cancro e que se prevê que dentro de 30 anos, com o desenvolvimento da doença, 1 em cada 2 pessoas possa vir a ser afectada por esta patologia, achamos muito pertinente desenvolver este livro, assente em princípios básicos e flexíveis da nutrição, que ajudará cada doente a conseguir encontrar a alimentação ou ementa adequada a cada momento e tratamento da sua doença, ultrapassando as barreiras da sua tolerância alimentar e mantendo os níveis de energia e defesas” explica a Presidente da Direcção da aTTitude, Bibi Sattar.

O livro “Receitas deliciosas para doentes oncológicos em tratamento” será lançado oficialmente no dia 7 de Dezembro. No entanto, será realizado a partir do dia 23 de Novembro um Pré-Lançamento, através de uma Campanha Online de angariação de donativos - por cada donativo no valor de 20€ é oferecido 1 livro. Os donativos podem ser feitos através do site www.nutricaooncologica.org.pt. A Campanha convida ainda todos os cibernautas a ter aTTitude através da partilha do hashtag - #eutenhoaTTitude.

As receitas provenientes da venda do livro, reverterão a favor de dois projectos: Programa de cursos de formação básica em nutrição oncológica e Programa de cursos de formação avançada em cuidados paliativos pediátricos.

sferreira@creativepress.pt

FIRESHELTER52

Segurança dos Aquecedores a Óleo


O ano passado foi postado aqui no SAFEPLACE52 e partilhado em outros espaços um assunto de elevada importância que reflecte o saber das necessidades e conhecimento sobre o funcionamento e perigos dos aquecedores a óleo, este ano vamos voltar a falar sobre o tema, Partilhe:

Os aquecedores a óleo funcionam de uma forma relativamente simples. Imaginemos um recipiente metálico cheio de óleo.

No fundo desse recipiente existe uma resistência eléctrica. Ao fazermos passar corrente eléctrica através da resistência, esta aquece, e transmite calor ao óleo.
Este óleo transmite calor às paredes metálicas do recipiente. É essencialmente isto que se passa dentro de um aquecedor a óleo.

Hoje em dia, devido à regulamentação em vigor, existem várias normas de segurança que no caso dos aquecedores a óleo, obrigam a garantir a estanquicidade do reservatório metálico, para prevenir eventuais derrames.

Os aquecedores têm de resistir a choques e a tombos, sem quebrar a estanquicidade. Isso garante que no caso de um acidente "normal", como um tombo do aquecedor, o óleo não é derramado para o exterior.

Os aquecedores a óleo modernos estão todos providos de um termóstato que mede a temperatura do óleo.
No painel de controlo pode-se regular essa temperatura, e o termóstato serve para ligar e desligar o sistema eléctrico de forma a manter a temperatura do óleo dentro do intervalo programado. Esse mesmo termóstato também é usado como mecanismo de salvaguarda. Caso a temperatura do óleo aumente demasiado, a energia é cortada para garantir a segurança do aparelho.

O óleo é um material isolante, pelo que a parte eléctrica do aparelho está isolada electricamente do metal exterior. No entanto, como com qualquer aparelho eléctrico, recomendam-se alguns cuidados básicos na sua operação. As principais vantagens de um aquecedor a óleo são a sua segurança e operação silenciosa.

São considerados mais seguros que os aquecedores eléctricos com a resistência visível, pois estes últimos além de trabalharem a temperaturas bastante mais elevadas, apresentam sempre o risco de contacto com a resistência, o que é bastante perigoso.

Um aquecedor a óleo apresenta uma temperatura de contacto muito inferior.

Devido à forma como são construídos, e ao seu princípio de funcionamento, os aquecedores a óleo não precisam de cuidados especiais.

Não consomem oxigénio, nem atingem temperaturas muito elevadas.

Os principais cuidados acabam por ser os que se devem ter com qualquer aparelho que faz uso de energia eléctrica.

Devem manter-se a ficha e o cabo de ligação em bom estado. Se algum destes componentes apresentar desgaste ou deficiência visível, deve ser reparado antes de se voltar a usar o equipamento. Idealmente o aparelho deverá ter uma ficha como ligação à terra (obrigatório nalguns países) e deverá apenas ser ligado numa tomada que também possua ligação à terra.

Existem no entanto, vários modelos que se apresentam com uma ligação simples. Se puder, opte por um aparelho com ligação à terra.

Deve ter atenção ao consumo eléctrico do aquecedor a óleo. É obrigatória a indicação da potência e do consumo de corrente do aparelho. Deve apenas ligá-lo numa tomada correspondente a um circuito com capacidade para fornecer a corrente necessária.

Em caso de dúvida deve consultar um técnico electricista. Se usar extensões de tomadas, deve igualmente garantir que suportam a corrente necessária.
Os aquecedores a óleo destinam-se a serem usados em espaços interiores. Não os use no exterior.

Alguns aquecedores trazem um acessório que permite pendurar roupa para a secar.

Recomenda-se que não deixe as peças de roupa muito tempo junto ao aquecedor, pois existem diferentes tipos de materiais têxteis, e no caso de algumas fibras sintéticas, estas podem derreter ou mesmo pegar fogo a temperaturas relativamente baixas.

Deve posicionar o aquecedor a óleo num local estável, preferencialmente afastado da parede, mas sem que haja riscos de que alguém tropece nele, ou no cabo de alimentação. Deve sempre garantir que há boa circulação de ar em torno do aquecedor.

Se o usar num quarto, por exemplo, deve ter cuidado com a roupa de cama para evitar que esta entre em contacto com o aquecedor.

FIRESHELTER52

23/11/2015

O que é um Bico de Papagaio - Porque doí?

Osteofitose é uma patologia que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras cujo disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, está comprometido. 

Essas alterações, os osteófitos ou bicos-de-papagaio, surgem como consequência da desidratação do disco intervertebral, o que favorece a aproximação das vértebras e torna possível a compressão das raízes nervosas. 

O nome bico-de-papagaio pelo qual a doença se tornou popularmente conhecida deve-se à semelhança dessa expansão óssea com o bico recurvado da ave.

Afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em pessoas mais jovens expostas a fatores de risco, como a má postura, sedentarismo e obesidade, não esquecendo a predisposição genética e o desgaste natural dos discos intervertebrais próprio da idade. 

Os principais sintomas são dor forte, limitação dos movimentos, perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos e, em alguns casos, formigueiro.

Não existe tratamento para recuperar o disco intervertebral e os bicos-de-papagaio quando se instalam exigem cuidados para toda a vida. 

Analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar a dor, mas o essencial é desenvolver hábitos que facilitem a correção dos problemas de postura. 

Desta forma, a Fisioterapia, utilizando técnicas manipulativas e meios físicos, juntamente com a prática regular de exercício físico, são recursos benéficos para o controle da doença. 

Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, tais como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamentos.

Se sofre desta doença, procure ajuda na Clínica de Medicina Física e Reabilitação na CVP de Tavira para o controle e tratamento da mesma.

FIRESHELTER52

AGENDA SOLIDÁRIA DOS AMIGOS DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE FARO

Projeto de solidariedade arranca amanhã e visa angariar receitas para humanizar espaços pediátricos

Dando continuidade à iniciativa de sucesso já realizada em anos anteriores, a Associação dos Amigos de Pediatria do Hospital de Faro lança este ano uma nova edição das Agendas solidárias, editando a AGENDA 2016. 

Num formato útil, prático e carregado do simbolismo por ser integralmente concebida com os desenhos de crianças assistidas neste Centro Hospitalar, o projeto visa angariar receitas para humanizar espaços pediátricos, promovendo o bem-estar dos pequenos utentes que passem pela unidade de saúde.

Quem deseje contribuir para a causa, adquirindo um ou mais exemplares da AGENDA 2016 que, de acordo com a organização, é “sempre uma excelente opção de presente para as festividades que se avizinham”, podê-lo-á fazer no Serviço de Pediatria do Hospital de Faro.

Os restantes pontos de venda serão oportunamente anunciados no site ou através do emailamigospediatria.hfaro@gmail.com, sendo que estarão disponíveis já amanhã, dia 21 de novembro, na«Caminhada da Prematuridade», a ter lugar a partir das 14h30 no Parque Ribeirinho de Faro, numa iniciativa promovida pelo Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica do CHAlgarve para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade.

Por: CHAlgarve

FIRESHELTER52

22/11/2015

TAP abriu candidaturas para Oficiais de Operações de Voo

A companhia aérea procura candidatos para a função de Oficial de Operações de Voo.

Está a decorrer o período de candidaturas ao posto de Oficial de Operações de Voo, na conhecida companhia aérea portuguesa. 

Procuram-se homens ou mulheres, com o 12.º ano de escolaridade, licença de Oficial de Operações de Voo válida, que dominem o português e o inglês – escrito e falado – e que possuem conhecimentos de informática, na ótica do utilizador.

A TAP dá preferência a candidatos com experiência profissional na função, que detenham conhecimentos de francês, também escrito e falado. 

O perfil ideal deverá preencher requisitos como, capacidade de comunicação e de planeamento e organização, facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa, e sentido de responsabilidade.

Para enviar a sua candidatura, clique aqui. Deve fazê-lo até ao dia 30 de novembro, anexando o seu CV detalhado e Licença de VOO.

http://www.empregopelomundo.com/noticias/tap-abriu-candidaturas-para-oficiais-de-operacoes-de-voo/

FIRESHELTER52

Promoção EDP – Troque lâmpadas de halogéneo por LED

Tudo o que seja poupar é normalmente do interesse das pessoas. Para quem está disposto a conseguir poupar cerca de 86% de energia com a substituição das suas lâmpadas de halogéneo tradicionais por lâmpadas LED então saiba que a EDP tem actualmente uma promoção.

A EDP tem actualmente em curso uma promoção que permite a qualquer pessoa trocar as lâmpadas de halogéneo convencionais por lâmpadas LED a um preço bastante reduzido. 

Para quem já andou nestas andanças sabe certamente que uma boa lâmpada LED custa algum dinheiro e daí que esta promoção feita pela EDP seja interessantes.

Na loja

Nas lojas EDP poderá efetuar a troca de 2 lâmpadas de halogéneo por 2 lâmpadas LED por apenas 2,95€ por pack.

Oferta apenas disponível para lâmpadas com casquilho GU10.

Segundo a própria EDP, a poupança poderá chegar aos 86%.
Vamos a um exemplo:

A família Gomes é composta por 4 pessoas. Substituíram na sua habitação as suas lâmpadas de foco de halogéneo por lâmpadas LED e alcançaram as seguintes poupanças e melhorias de eficiência energética:

86% de redução no consumo total de eletricidade
17€ de poupança anual
16,4€ de investimento inicial
12 meses para o retorno do investimento

39 kg CO2 eq Redução anual de CO2Esta acção da EDP é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Oferta limitada a 200.000 unidades na troca em lojas EDP e a 100.000 unidades na troca em casa.

FIRESHELTER52