Era a cidade mais próxima do Norte de África e por isso desempenhou o papel de apoio logístico ás campanhas militares africanas.
O porto de Tavira admitia navios de alto bordo,e o seu comércio era florescente e avantajado e só para ele havia mais de 70 navios de alto bordo.
Vinham aqui navios bretões ,alemães ,ingleses,galegos e de outras precedências carregar sal,peixe seco,vinho e frutas.
O seu comércio de exportação era principalmente de azeite,alfarroba,amêndoa,figo,resinas ,lenha,aguardente de figo,de alfarroba e de medronhos,vinhos, cera,mel,atum,sardinha,mós de moinho e marmores.
Para se formar uma ideia de quanto era importante o porto de Tavira, e concorrido de estrangeiros ,basta ver as providências requeridas e outorgadas a seu favor pelo Poder Régio:
1-El-Rei D.João I em 5 de julho de 1412 permite que oa navios estrangeiros que vinham a Tavira ,sejam seguros assim como suas cargas.
2--El-Rei D.João III ,em 10 de Novembro de 1525,concede privilégios para se seguraremos navios que viessem a essa cidade com carga de trigo.
3-D.Afonso V ,em carta de 10 de Março de 1453,tinha permitido aos mareantes e pescadores de Tavira puderem ir vender seus pescados onde e quando quisessem .
4.El-Rei D.Manuel permite em 1499 aos moradores de Tavira que possam vender seus produtos,especialmente vinhos e frutas,em todos os portos de África até Meca,e os possam trocar por qualquer mercadoria.
Protegidos por aqueles privilégios e pelas vantagens comerciais que o seu porto lhe prestava ,Tavira teve grande prosperidade e engrandecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário