Separadores SAFEPLACE52

31/01/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente que envolveu um trator de rastos na serra de Tavira.


Um trator de rastos é um equipamento mais pequeno que uma máquina de rastos com lagartas que se encontrava em serviço no mato na zona de serra do Bemparece em Santa Catarina.

Do acidente resultou um ferido que foi prontamente assistido e transportado ao Hospital de Faro pelos Bombeiros Municipais em estado grave.

Responderam a este violento acidente 8 Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância de socorro e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento apoiados ainda pela autoridade.

FIRESHELTER52

30/01/2017

Limpeza e Desobstrução de Via Publica - Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram durante a tarde de hoje uma ação de limpeza e desobstrução de via publica em Tavira.



Os Bombeiros Municipais removeram o produto da estrada e de seguida limparam a via de circulação na zona da Porta Nova em Tavira, garantindo a circulação pedonal e automóvel.

A ação de limpeza congestionou ligeiramente a circulação à passagem pelo local tendo sido a circulação garantida pelo apoio da PSP de Tavira até ao final das operações.

Estiveram empenhados nesta operação quatro Bombeiros Municipais com um Veiculo.

FIRESHELTER52

A Previsão do Tempo para esta Semana - Tavira

Para o sotavento algarvio durante esta semana prevê-se alguma nebulosidade, vento e também algumas chuvas.

Com vento fraco para já e algumas nuvens, já amanhã podem cair algumas pingas de forma pontual e ao inicio da tarde com rajadas de vento que não devem ultrapassar os 40km/h.

Temperaturas mínimas perto dos 10 graus e máximas quase a chegar aos 20.

O tempo vai-se manter assim pelo resto da semana.


Já os espanhóis dizem que a situação do tempo vai ser diferente, virada para a tempestade forte.

Prevê até 4 frentes vêm a entrar pela península pelo oeste ao longo desta semana, alguns deles chuvas muito pesadas e rajadas de vento de mais de 70-80 km /h.

Vamos ter que estar muito atentos ao que acontece na quinta-feira com uma frente atlântica muito mais ativa que entrará através de Portugal com chuvas persistentes e pesada associada com uma tempestade profundo com fortes ventos de mais de 60-70 km /h a 80-85 km /h.



Por isso vamos continuar a vigiar....

http://www.extremadura7dias.com/

www.windytv.com/37.126/-7.650?36.722,-7.650,8

FIRESHELTER52

Formação em Emergências Pediátricas em Escola de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira levaram a cabo o desenvolvimento de uma ação de formação em Suporte Básico de Vida Pediátrico e resposta a Emergências Médicas em Pediatria.



A ação foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas Don Manuel I em Tavira e teve como destinatários as educadoras dos jardins de infância das escolas e infantários deste agrupamento.

A ação desenvolveu-se em duas sessões, uma vocacionada às emergências mais comuns em pediatria e a respetivas respostas, o conhecimento sobre o SIEM Sistema Integrado de Emergência Médica e uma outra sessão no âmbito "life saving" em Suporte Básico de Vida Pediátrico incluindo crianças com idades inferiores a um ano, tal como manobras de desobstrução de vias aéreas nestas faixas etárias.

No final podemos concluir que os formandos encontram-se agora com conhecimentos mais aprofundados nestes temas e técnicas preparados para responder ainda melhor a situações que envolvam a comunidade pediátrica.

As ações foram ministradas na escola Don Manuel I em Tavira pelos formadores dos Bombeiros Municipais José Nascimento e João Horta.

FIRESHELTER52

29/01/2017

Campanha de esterilização de gatos Vadios em Tavira

Nos dias 28 e 29 de janeiro, a Câmara Municipal de Tavira promove uma campanha de esterilização de gatos errantes (vulgarmente conhecidos por gatos de rua), nas freguesias de Conceição-Cabanas, Santo Estêvão-Luz, Santa Luzia e Tavira.



Nos dias 28 e 29 de janeiro, a Câmara Municipal de Tavira promove uma campanha de esterilização de gatos errantes (vulgarmente conhecidos por gatos de rua), nas freguesias de Conceição-Cabanas, Santo Estêvão-Luz, Santa Luzia e Tavira.

A campanha terá lugar, no Centro de Recolha Oficial de Tavira, e conta com a colaboração de vários médicos veterinários, associações ADOTA e Miau Cabanas, assim como de voluntários para a captura dos animais.

A captura-esterilização-devolução é a abordagem mais eficaz para a gestão de colónias. Por intermédio deste programa, os gatos errantes são capturados, esterilizados, vacinados, marcados com um corte na orelha esquerda e devolvidos à sua colónia original.

Esta prática evita a reprodução, e consequente sobrepopulação, assim como comportamentos incómodos associados à presença de gatos não esterilizados (ruído, lutas, marcação de território).

Face ao exposto, apela-se à compreensão e colaboração da população de modo a não interferir nas capturas dos animais, devendo manter os seus gatos dentro de casa ou identificando-os com coleira ou microchip.

algarvenoticias

FIRESHELTER52

ISN contrata 26 novos tripulantes de embarcações salva-vidas

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) celebrou esta semana contrato de trabalho com 26 novos elementos, que vão reforçar as tripulações das estações salva-vidas a nível nacional.


Os candidatos admitidos vão agora iniciar um período de formação de 60 dias, seguindo-se mais 30 dias de estágio na estação em que, posteriormente, ficarão a desempenhar funções.

Este foi o primeiro de três períodos de recrutamento de tripulantes de embarcações salva-vidas, estando prevista a abertura do segundo período de recrutamento em 2017 e o terceiro em 2018. Concluídos os três períodos, o ISN ficará com as lotações completas em todas as estações salva-vidas.​

Por: AMN

FIRESHELTER52

Bombeiros Procuraram Homem em Ribeira no Algarve

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António, Portimão, Lagoa e Monchique estiveram empenhados numa missão de busca na Ribeira do Arade em Messines nas circunstâncias do desaparecimento de uma pessoa desde quarta-feira.



Após solicitação do Comando Distrital das UNISA (Unidades de Salvamento Aquático) aos corpos de bombeiros os mesmo procederam as ações.

O Corpo do homem acabou por ser encontrado pela GNR a 400 metros do local inicial da busca preso na vegetação das margens da ribeira.

Fotografia: Bombeiro 3.°, Gonçalo Mascarenhas.


FIRESHELTER52

Há 11 anos nevava na Serra de Tavira

Recordando um dos mais importantes eventos meteorológicos de sempre na serra de Tavira, lembrei-me de publicar o nevão de 29 para 30 de Janeiro de 2006.



Eram 7:30 da manhã, quando os Bombeiros Municipais sediados na Aldeia de Cachopo, informaram a Central em Tavira que a estrada e o campo estavam tapados de neve na sequência de um nevão que tinha caído durante a madrugada na zona mais alta da serra.

Lembro-me de contar os minutos até às 8 horas, hora que saia de serviço para me poder deslocar até lá com outro colega de turno e ver o que não se via à mais de 40 anos no Conselho de Tavira... NEVE!

No inicio do caminho, já na zona da Picota se podia vislumbrar numa manhã linda de sol, os cumes dos serros mais altos da serra bem tapados de branco.

Quando chegamos perto do cume, deslocamo-nos a um lugarejo, “Água dos Fusos”, onde vi uma das paisagens mais lindas de sempre, as habitações com os telhados cobertos de neve, e toda a zona agrícola imaculadamente branquinha...

Seguiu-se uma visita ao ponto mais alto da serra, Alcaria do Cume, onde a cor que mais imperava era o branco, lá ajuda-mos a construir um boneco gigantesco.

Seguimos ainda mais para norte em direcção a cachopo, de lá fomos até à localidade de Feiteira, onde o campo de igual forma estava coberto com neve.



Perto da hora de almoço viemos para baixo novamente e a neve, essa, já tinha desaparecido, o que se mantinham eram pequenos amontoados de gelo junto às bermas da estrada, mas pessoas e carros eram às centenas, para não dizer milhares...

Foi a conjugação de uma linda manhã de “primavera” com uma paisagem única de inverno, que seguindo os almanaques meteorológicos se repetirá daqui a quase 40 anos novamente...

FIRESHELTER52

27/01/2017

Estatísticas INEM 2016

Um Milhão cento e trinta e seis mil trezentos e quarenta e nove serviços de emergência médica pré-hospitalar (1.136.249)foram no ano de 2016 acionados pelo INEM.


Destes 1.136.249 serviços apenas 171.899 serviços foram operados por equipas do INEM sendo que quase nove vezes mais serviços de Emergência Médica foram prestados pelos Bombeiros e Cruz Vermelha no total de 964.540.

Outros dados estatísticos estão disponíveis no comunicado do INEM onde se englobam os acionamentso SIV - VMER- Helis e motos.

A maior fatia do socorro nacional em emergência médica pré-hospitalar cabe aos Bombeiros deste país que se desdobram em recursos materiais e humanos para que nenhum cidadão fique sem a assistência necessária.

Todos os dias os quartéis de bombeiros ficam desguarnecidos de efetivos nas respostas aos incêndios urbanos desencarceramentos e salvamentos para se poder responder às necessidades de emergência médicas da população desenvolvendo um esforço elevadíssimo em prol da comunidade.

Veja o resto das estatisticas em : https://www.sns.gov.pt/noticias/2017/01/27/inem-balanco-2016/


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Inundações em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam no decorrer da chuva que caiu ao inicio da noite de ontem a algumas situações pontuais de inundações rápidas em meio urbano.


Vários pedidos de ajuda foram feitos por populares para a zona da Porta Nova onde a face à forma impetuosa da chuva que se fazia sentir inundou algumas vias de comunicação sem provocar estragos apenas a condicionar a mobilidade rodoviária nos locais.

Os Bombeiros Municipais empenharam uma equipa de Bombeiros para responder às solicitações e vigilância.

Passado alguns minutos da passagem da frente de chuva a água foi escoada pelas vias pluviais de forma normal e natural sem causar estragos.

Consultando o site do Centro de Ciência Viva de Tavira no separador da meteo, consigo transmitir o PRTSC do tempo que se fez sentir entre as 18 e as 20 horas de ontem dia 26 na passagem pela estação meteo de Tavira.


Segundo a velocidade da água pluvial na zona da Porta Nova, dá a entender que a chuva caída a Norte da EN125 teria sido em maior quantidade.

A evitar o "TURISMO DE CHEIA", que se trata de curiosos que no decorrer destes períodos de intempérie se deslocam na cidade para ver e fotografar casos de acidente e incidentes provocados pela chuva e vento forte. 

Colocam-se a eles e aos outros em perigo, além de aumentarem os danos provocados pela água na passagem das viaturas que circulam.

FIRESHELTER52

Autoridade Marítima oferece 10 Salva Vidas a Moçambique

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai doar dez embarcações de pequeno porte ao Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) de Moçambique, no âmbito do acordo de “Cooperação no Domínio da Autoridade e Defesa Aquática” celebrado entre Portugal e Moçambique.



As dez embarcações, também conhecidas como “vetas”, eram utilizadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e foram totalmente recuperadas a nível estrutural pelo Centro de Manutenção da AMN, que acrescentou inclusivamente alguns melhoramentos.

Nestes meios está a ser colocado um motor fora-de-borda de 8HP, bem como todo o equipamento necessário para o eficaz cumprimento da sua missão, permitindo à SENSAP reforçar o apoio a banhistas e socorro a náufragos em Moçambique.

amn.pt

FIRESHELTER52

Portugal Envia Bombeiros para o Chile

O Governo de Portugal acedeu ao pedido de ajuda internacional efectuado nas últimas horas pelo Governo do Chile e vai enviar de imediato um contingente composto por elementos da Força Especial de Bombeiros para combater a vaga de incêndios que atinge aquele país.


O blog actualizará esta informação assim que a mesma seja disponibilizada pelo Comando Nacional de Operações de Socorro.

Coligido in bombeiros.pt

FIRESHELTER52

Barra de Tavira e Vila Real Condicionadas Face ao Mau Tempo

Segundo informações coligidas no site da Autoridade Marítima Nacional há neste momento 7 barras fechadas a Norte de Lisboa e duas condicionadas no Algarve.


As Barras de Tavira e Vila Real de Santo António estão condicionadas à navegação de embarcações de comprimento inferior a 10 metros.



Muita Atenção às atividades que se desenvolvem junto à orla costeira, pode haver perigo de arrastamento para o mar.

FIRESHELTER52

25/01/2017

Bombeiros Respondem a Acidente na Serra

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam hoje por volta das 14 horas a um acidente de viação na zona da Corte António Martins / Fasfato.



 Tratou-se de um despiste de um ligeiro de passageiros e resultou um ferido ligeiro.

As equipas de emergência no local assistiram e transportaram a vitima ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros de Vila Real de Santo António com seis operacionais apoiados num Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

Dados e fotos coligidos na página dos Bombeiros de Vila Real in facebook.

Visite a página dos Bombeiros de Vila Real e siga de perto a atividade destes operacionais.
Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António

FIRESHELTER52

Tavira dinamiza 1.º Plano de Ação de Juventude

A autarquia tavirense promove, até maio de 2017, em colaboração com a Cooperativa ECOS, o projeto «Tavira 2020 Jovem», o qual visa a criação do 1.º Plano de Ação de Juventude de Tavira.


Um processo dinâmico e participativo que inclui a realização de sessões destinadas à consulta de opinião das camadas jovens em dez áreas de atuação do concelho. 

O primeiro encontro, agendado para dia 08 de março, consistirá num momento de trabalho e reflexão, bem como de apresentação de propostas concretas de ação.

Tendo por base os desafios propostos, será criado um grupo de trabalho temático composto por jovens, técnicos da Câmara Municipal, elementos de organizações da sociedade civil e outros stakeholders que irão desenvolver o 1.º Plano de Ação de Juventude.

Por: CM Tavira

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente Mortal na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de ontem a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Calada em Tavira.


O acidente envolveu um ligeiro de passageiros e um ciclista na casa dos 60 anos de idade.

As equipas de emergência no local desenvolveram todos os esforços na assistência e prestação de cuidados de emergência médica à vitima, mas infelizmente veio-se a registar o óbito no local.

Estiveram envolvidos na resposta a esta ocorrência os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância se socorro o INEM com uma ambulância INEM SIV e a Viatura Medica de Emergência e Reanimação de Faro.

As operações de segurança ficaram a cargo da GNR e concessionária da estrada nacional, onde a mesma se manteve condicionada para peritagens até depois de cair a noite.

FIRESHELTER52

TDT - Em 10 regiões 2 com Bom Sinal

Cerca de 16% das famílias portuguesas dependem da Televisão Digital Terrestre (TDT) e continuam mal servidas, concluiu a Deco, que numa amostra de 10 regiões apenas encontrou boa receção de sinal na rede TDT em duas.


Apesar de a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) apontar a elevada estabilidade do sinal, graças à medição da sua rede de 400 sondas instaladas no país, a associação de defesa dos consumidores Deco diz que MEO – detentora da licença de TDT – “apresenta mapas de cobertura nem sempre fiáveis”.

Nas medições que efetuou em 10 regiões de norte a sul do país, a Deco verificou que “a realidade é menos simpática do que a ‘pintada’” pela ANACOM, apontando como caso mais flagrante Monte Gordo, distrito de Faro.

“Apesar de a MEO, detentora da licença, e a ANACOM apresentarem uma total ausência de problemas, nos nove locais onde efetuámos medições registámos valores de potência insuficientes e níveis elevados de ruído que não permitem uma receção estável”, refere a Deco na sua edição de fevereiro.

Como Monte Gordo é “uma zona que não dispõe de canais alternativos de receção, os consumidores ficam sem solução”, acrescenta.

A Deco fala ainda da “clara expansão dos serviços de televisão pagos” nos últimos anos, com pacotes que englobam vários serviços, como a ligação à net e o telefone fixo, mas diz que o custo nem sempre é acessível a todas as franjas da população.

A Deco defende que a transição e a utilização da TDT tem sido um verdadeiro teste à paciência dos portugueses.

“Além da eventual despesa com a compra de descodificador, cabos, antena ou deslocações de técnicos e dos poucos canais disponíveis, os consumidores queixam-se de falhas recorrentes na receção das emissões em várias localidades”, lembra a associação, sublinhando ainda que há zonas do país que “não têm cobertura por antena e são obrigadas a recorrer ao satélite”.

Contudo, em ambos os tipos de cobertura, segundo a Deco, tanto as medições que fez como alguns relatórios do regulador provam que “a informação sobre a cobertura nas diferentes localidades é pouco fiável”.

“Para piorar, as campanhas de informação foram escassas e pouco esclarecedoras”, acrescenta.

De modo a tentar minorar os problemas de receção, em maio de 2013 a ANACOM decidiu que a rede TDT, que funcionava num único canal (o 56), passaria a ser emitida em várias frequências e que o processo de aplicação desta medida ocorreria de forma faseada.

“A solução para a grande maioria das falhas passa, de facto, pela possibilidade de usar diferentes frequências. Mas, atualmente, ainda há uma larga parcela do território sem acesso aos canais alternativos, em parte por falta de uma comunicação eficaz à população”, considera.

A falta de interesse na TDT e os diversos problemas com a cobertura e a receção do sinal resultaram na frustração dos consumidores e muito provavelmente contribuíram para o aumento da subscrição dos serviços pagos de televisão, sublinha a Deco, relembrando que “a MEO é a detentora da licença de utilização da TDT e uma das grandes operadoras de televisão paga nacionais”.

Por: Lusa

FIRESHELTER52

24/01/2017

Bombeiros Combateram Incêndio num Palácio em Loulé

As emblemáticas torres, o telhado e parte do interior do Palácio da Fonte da Pipa ficaram esta manhã destruídos pelas chamas que irromperam pelas 6h10, neste edifício do século XIX, situado à entrada da cidade de Loulé. 


Os bombeiros recorreram mesmo a uma escada magirus para tentar conter o fogo na parte superior do palacete abandonado.

No entanto, ao que o nosso jornal apurou, não há vítimas deste fogo, apenas elevados danos patrimoniais.

A ajuda de alguns populares também já está a chegar aos Bombeiros, tendo a reportagem do Sul Informação assistido à entrega de alimentos, por uma senhora que parou o carro junto à entrada do Palácio da Fonte da Pipa.

Este palacete está abandonado e em acentuada degradação desde há anos.

O fogo está a ser combatido por 23 operacionais, dos corpos de Bombeiros de Loulé, Albufeira, São Brás e dos Sapadores de Faro, auxiliados por nove viaturas, A GNR também está no local.


Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

FIRESHELTER52

Contramão na A22 com 2.0 Álcool no Sangue

Foram cerca de 30 quilómetros em contramão que lançaram o pânico na Via do Infante (A22). 


A infração perigosa aconteceu domingo à noite e o condutor foi detido pela GNR depois de acusar uma taxa-crime de álcool no sangue. Tudo aconteceu por volta das 20h00. 

O condutor, com cerca de 40 anos, terá entrado na autoestrada no nó de São Brás de Alportel/Faro. 

Seguiu viagem, tranquilamente, na direção de Espanha, só que no sentido contrário do trânsito, em contramão. 

Ao que o CM apurou, encontrou de frente dezenas de viaturas que o tentaram avisar para a infração, com sinais de luzes, mas continuou a acelerar. 

A GNR foi alertada e envolveu de imediato vários meios dos destacamentos de trânsito e territoriais para conseguir intercetar a viatura que estava a praticar a infração perigosa. 

O condutor só foi localizado e identificado já nas proximidades da área de serviço de Olhão/Tavira, depois de andar cerca de 30 quilómetros. 

Apesar de se ter cruzado com vários veículos, não provocou qualquer acidente. 

Perante as autoridades, ao que foi possível apurar, o condutor foi sujeito ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa superior a 2,0 gramas por litro de sangue. 

Foi ainda sujeito a testes de consumo de drogas e poucas justificações conseguiu dar para o percurso feito em contramão. 

Perante a gravidade da situação, o condutor foi de imediato detido pela GNR pela prática dos crimes de condução com álcool e condução perigosa.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/bebedo-conduz-30-km-em-contramao-na-a22

FIRESHELTER52

23/01/2017

A22 - Olhão Tavira Condutor em Contramão

Diversos condutores afirmaram ontem à noite ter visto um veiculo ligeiro a circular em contramão ao longo de vários quilómetros na A22 no sentido Olhão-Tavira.


A situação aconteceu pouco depois das 20 horas.

Ao cruzar-se com outros veículos em sentido contrario, o automóvel em infração esteve perto de provocar vários acidentes mas ao que o CM apurou, apesar das manobras perigosas, não ha registo de qualquer incidente.

A GNR foi contactada e averigua a situação.

in CorreiodaManhã

FIRESHELTER52

Tavira - Detido pela PSP

Um homem foi detido ontem de madrugada pela PSP em Tavira por condução sob o efeito de álcool no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária.


O condutor foi sujeito ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue de 1,65g/l.
in CorreiodaManhã

FIRESHELTER52

Tavira -17.000euros para Transportes

A freguesia de Cachopo vai assegurar o transporte dos alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico para o estabelecimento escolar mais próximo, Martilongo.


A Câmara Municipal de Tavira disponibiliza 17.715,59 euros por ano para assegurar o serviço.
in CorreiodaManhã

FIRESHELTER52

20/01/2017

Secretário Geral UGT visita Bombeiros de Monchique

Recebendo hoje uma delegação da UGT liderada pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva que visita os Bombeiros Voluntários de Monchique, em reconhecimento pelo trabalho que esta Corporação desempenha, assim como para se inteirar da sua situação em termos de recursos e condições de trabalho. 


Uma enorme satisfação ouvir da parte do Senhor Comandante deste Corpo Ativo assim como do Senhor Presidente da Direção da Associação, palavras que confirmam a excelente relação e o apoio incondicional por parte da Câmara aos seus Bombeiros. Bem hajam.

Rui André Presidente da CM Monchique in facebook.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real Respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam durante a manhã de hoje a um violento acidente de viação na estrada nacional 125 na zona da Altura.


Uma colisão com um veiculo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias fez um ferido.

A vitima foi assistida no local pelas equipas de emergência tendo sido posteriormente para a SUB de Vila Real de Santo António.

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António e a GNR responderam a este evento com 10 operacionais apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, uma ambulância de socorro.

19/01/2017

Massa de ar frio faz cair neve no Algarve

Caiu neve no Algarve esta manhã, de Vila Real de Santo António a Salir.


Contactado pelo POSTAL, Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pela página Meteofontes, admite que este “é um evento raro, principalmente pelas baixas cotas que têm ocorrido”.

“O fenómeno deve-se à massa de ar muito frio que se deslocou para cima da Península Ibérica vinda de Nordeste, em conjugação com uma depressão no Mediterrâneo”, explica o meteorologista.

“Têm-nos chegado relatos do sotavento, desde Vila Real de Santo António, a Cacela Velha, São Brás de Alportel, Tavira, ou até mesmo Estoi”, diz Bruno Gonçalves, que acrescenta que em algumas situações apenas há registo de água-neve. Ainda assim, há “uns bons blocos de neve que, apesar de não acumular, já dão para ver nitidamente”.

A neve no Algarve estará, porém, no fim, uma vez que “a chuva já está praticamente toda sobre o mar”.

postal.pt

FIRESHELTER52

18/01/2017

Polícia Marítima Tavira apreende três embarcações de pesca

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, em articulação com o Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, desenvolveu na segunda feira, uma operação de fiscalização às embarcações de pesca entre a praia da Manta Rota e a barra do Lacém.


Segundo a Autoridade Marítima, nesta operação foram apreendidas três embarcações de pesca portuguesas, tripuladas por cidadãos espanhóis, por várias infrações, nomeadamente, artes ilegais, pescado subdimensionado, falta de equipamentos de segurança, entre outras.

Foram ainda apreendidos cerca 230 kg de polvo, dos quais cerca de 120kg eram de polvo subdimensionado.

O pescado com o tamanho e peso permitido pela lei foi reencaminhado para a Lota de Santa Luzia, em Tavira, e o pescado subdimensionado foi doado a várias instituições de caridade de Tavira.​

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

17/01/2017

Frio com Fartura... Neve que é Bom...... NADA

Seguindo as previsões a região de serra do sotavento algarvio não tem previsão de ficar pintada de branco a não ser pela geada.


Apontam-se para as 9 da manhã em Alcaria do Cume 3 graus mas com rajadas de 32km/hora o que perfaz uma sensação térmica de 10 graus negativos (-10).

Para toda madrugada de quarta para quinta a temperatura na serra de Alcaria do Cume não ultrapassa os zero graus (0) com rajadas de vento que rondam os 28km/hora o que perfaz uma sensação térmica de perto dos 14 graus negativos (-14)

Deixo aqui um exemplo de tabela de sensação térmica e um PRTSC da previsão.


FIRESHELTER52

Bombeiros Tavira Respondem a Acidente com Encarcerados

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um violento acidente de viação a norte da  en125 na Conceição de Tavira.



Uma colisão entre um ligeiro e um pesado fez dois feridos sendo que um dos quais se encontrava encarcerado.

A pronta e rápida intervenção das equipas de emergência e a eficaz prestação do socorro foi determinante para o sucesso da assistência.

Após assistidas as vitimas foram encaminhadas para o hospital em Faro.

Os Bombeiros Municipais de Tavira empenharam 7 operacionais apoiados por um veiculo de salvamento e desencarceramento e uma ambulância de socorro.

A circulação na zona do acidente ficou condicionada até à remoção dos veículos e dos destroços, operação que foi apoiada pelas autoridades.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real Respondem a Acidente com Encarcerados

Ontem dia 16, por volta das 12:00, os Bombeiros de Vila Real de Santo António foram alertados para um acidente rodoviário, o qual resultou da colisão de entre dois veículos ligeiros de passageiros, na EN125-6, entre as localidades de S. Bartolomeu do Sul e Castro Marim.


Deste acidente resultou uma vítima ligeira, que se encontrava encarcerada, a qual após os trabalhos de extracção, foi avaliada, imobilizada, estabilizada e posteriormente transportada para o Hospital de Portimão, afim de ser observada pelo serviço de Ortopedia.

No local, estiveram operacionais dos Bombeiros de Vila Real de Santo Antonio apoiados por um veículo de desencarceramento (VSAT) e uma ambulância de socorro (ABSC), uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV), do INEM e uma patrulha da GNR.


FIRESHELTER52

"Corpo Vigiles" o primeiro corpo de bombeiros de história

Alimentar-se, proteger-se contra as inclemências do tempo e garantir a sua segurança. 

Estas foram as necessidades básicas de que o homem tem tentado cobrir desde a sua origem como uma espécie.

A satisfação destas necessidades tem sido a motivação que o levou a aplicar seu esforço e engenho no alcance de um bem-estar e segurança.

A necessidade de se sentir seguro é um fato observado na sociedade desde os tempos antigos, muitas foram as ameaças que a humanidade enfrentou: a fome, epidemias,guerras...

Na medida em que as sociedades se desenvolveram, o homem têm tentado eliminar, ou pelo menos mitigar todas estas ameaças. 

O estabelecimento de sociedades e núcleos mais ou menos estáveis levou ao desenvolvimento de aldeias e cidades o que levou ao surgimento de novos riscos, entre outros os incêndios urbanos. 

Para fazer face a estes novas ameaças que enfrentavam no desenvolvimento social criou um grupo organizado de homens com a missão de socorrer.

Assim, após o devastador incêndio no ano 6 d.c. em Roma, Augusto decidiu criar o corpo Vigiles que hoje podemos considerar como o primeiro corpo de bombeiros profissionais de história.


Daquela época até hoje, o número de missões confiadas aos bombeiros não só tem crescido como se tem adaptado às exigências das necessidades das comunidades. 

Combate a incêndios, transporte de água resgates no mar e em altura, acidentes de trânsito, salvamentos de todos os tipos, os acidentes com produtos químicos, biológicos ou radiológicos, aconselhamento técnico, inspecções a instalações são apenas uma amostra dos muitos tipos de serviços prestados por estas equipas hoje em dia.

Hoje, Segurança, Rapidez e Eficácia são as três palavras chaves que a população quer ouvir, ver e sentir quando solicita a ajuda dos Bombeiros.

E, tal como antes, e no caminho do futuro os Bombeiros alistam-se, frequentam uma escola, aprendem, praticam, atualizam-se e crescem, para que as emergências de hoje sirvam de exemplo amanhã.

Que se orgulhem da geração de hoje como me orgulho das gerações passadas, da história e da vida dos Bombeiros de Portugal e do mundo.

FIRESHELTER52

Gadget: medidor de distância laser

Este dispositivo permite-nos conhecer rapidamente a distância que separa o veículo do edifício e a distância do veículo à janela ou varanda a alcançar. 



Assim conseguimos saber se o ângulo da auto-escada nos permite chegar ao local desejado ou tem que alterar a posição para uma outra estratégia de acesso.

O gadget também tem um ponteiro laser que ajuda a dar explicações ou apontar pontos na fachada.

Também tem opções para encontrar a superfície, volume ou quatro formas diferentes de aplicar o teorema de Pitágoras.


Display retro iluminado. Grau de proteção IP54.
As faixas de medição são variáveis dependendo do modelo.
Precisão 2 mm.
Potência do laser <1 mW.





FIRESHELTER52

16/01/2017

CDOS Faro apoia Operação Mar Limpo nas praias da Ria Formosa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, apoiou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) na operação de limpeza de cerca de 20 km de areal das praias das ilhas da Armona, Culatra e Deserta, na jurisdição das Capitanias de Olhão e de Faro, na qual foram recolhidas cerca de 90 toneladas de substância poluente (óleo de palma).


Nesta operação, que durou 5 dias, no âmbito do 2.º grau de prontidão do Plano Mar Limpo, a ANPC mobilizou para o Teatro de Operações, além dos recursos humanos do CDOS de Faro, elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) e diverso equipamento para apoio logístico, nomeadamente, tendas, geradores e equipamento informático.

Os trabalhos de remoção desta substância poluente iniciaram-se no dia 5 de janeiro, por parte da BIRPOL (Brigada de Intervenção Rápida Poluição) do Departamento Marítimo do Sul da AMN, com a colaboração da Marinha e de outras entidades, regionais e locais, nomeadamente: as Câmaras Municipais de Faro e Olhão, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, os Corpos de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa e Olhão, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Corpo Nacional de Escutas. 

A estas entidades juntaram-se muitos voluntários (moradores e outras pessoas a título individual e coletivo), que prontamente se disponibilizaram a colaborar, totalizando assim a colaboração de mais de 500 pessoas.



FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real Constroem Veiculo de Resgate

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António levaram a cabo um projeto de transformação de um antigo Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios num Veiculo para Operações de Resgate.

O trabalho foi executado na corporação pelos operacionais e a reconstrução é sem duvida uma mais valia para o serviço e equipa de resgate.

Veja aqui as fotos da transformação, clique para aumentar:




FIRESHELTER52