17/01/2017

"Corpo Vigiles" o primeiro corpo de bombeiros de história

Alimentar-se, proteger-se contra as inclemências do tempo e garantir a sua segurança. 

Estas foram as necessidades básicas de que o homem tem tentado cobrir desde a sua origem como uma espécie.

A satisfação destas necessidades tem sido a motivação que o levou a aplicar seu esforço e engenho no alcance de um bem-estar e segurança.

A necessidade de se sentir seguro é um fato observado na sociedade desde os tempos antigos, muitas foram as ameaças que a humanidade enfrentou: a fome, epidemias,guerras...

Na medida em que as sociedades se desenvolveram, o homem têm tentado eliminar, ou pelo menos mitigar todas estas ameaças. 

O estabelecimento de sociedades e núcleos mais ou menos estáveis levou ao desenvolvimento de aldeias e cidades o que levou ao surgimento de novos riscos, entre outros os incêndios urbanos. 

Para fazer face a estes novas ameaças que enfrentavam no desenvolvimento social criou um grupo organizado de homens com a missão de socorrer.

Assim, após o devastador incêndio no ano 6 d.c. em Roma, Augusto decidiu criar o corpo Vigiles que hoje podemos considerar como o primeiro corpo de bombeiros profissionais de história.


Daquela época até hoje, o número de missões confiadas aos bombeiros não só tem crescido como se tem adaptado às exigências das necessidades das comunidades. 

Combate a incêndios, transporte de água resgates no mar e em altura, acidentes de trânsito, salvamentos de todos os tipos, os acidentes com produtos químicos, biológicos ou radiológicos, aconselhamento técnico, inspecções a instalações são apenas uma amostra dos muitos tipos de serviços prestados por estas equipas hoje em dia.

Hoje, Segurança, Rapidez e Eficácia são as três palavras chaves que a população quer ouvir, ver e sentir quando solicita a ajuda dos Bombeiros.

E, tal como antes, e no caminho do futuro os Bombeiros alistam-se, frequentam uma escola, aprendem, praticam, atualizam-se e crescem, para que as emergências de hoje sirvam de exemplo amanhã.

Que se orgulhem da geração de hoje como me orgulho das gerações passadas, da história e da vida dos Bombeiros de Portugal e do mundo.

FIRESHELTER52

Sem comentários: