13/03/2018

O que Pode Causar o Contacto com as Alforrecas - Caravelas Portuguesas

Possivelmente já foram alertados por várias publicações do perigo nas costas de Huelva a Faro pelo aparecimento de caravelas portuguesas na praia devido ao temporal!


Devem ter muito cuidado para não tocá-las já que produzem uma picada muito dolorosa e até mortal para. Crianças ou idosos....

Temos de avisar TODOS!

Mas vamos completar um pouco a informação, já que são organismos muito interessantes.
É muito habitual confundir as caravelas portuguesas (physalia physalis) com medusas quando não se trata de uma medusa, nem se quiser de um ser vivo.

As Caravelas portuguesas são sifonóforos, uma colónia de organismos que se associam para sobreviver. Cada um destes organismos, denominados zooides, é especializado numa actividade necessária para a sobrevivência da colónia. Todos estes organismos se encontram unidos entre si e fisiologicamente integrados sendo incapazes de sobreviver independente.

A Caravela Portuguesa recebe seu nome comum do pólipo superior, uma espécie de bexiga cheia de gás, que pode chegar a se destacar 15 centímetros acima da superfície da água e que de alguma forma se assemelha a um navio de guerra português do século. XVI. 

Estes organismos têm o trabalho de navegar, já os tentáculos, longos e magros que podem chegar aos 50 metros de comprimento, estão cobertos de nematocistos carregados de veneno e são usados para paralisar e matar os peixes e outras criaturas pequenas de que se alimentam.

Têm poucos predadores entre eles a tartaruga boba a tartaruga alaúdes o peixe lua e o mais interessante o dragão azul (Glauco azul) também está nas fotos um nudibrânquio capaz de se alimentar dela e usar o veneno da caravela em seu organismo para se defender...

Sem comentários: