21/02/2019

Reforço das estruturas da Proteção Civil no Algarve

Uma antiga suinicultura, localizada na encosta sul da Picota, vai ser transformada no novo centro de meios aéreos de Monchique. 


A obra custa cerca de 1,4 milhões de euros e é suportada a 75% por fundos comunitários, através do programa transfronteiriço Interreg - que vai comparticipar três outras intervenções para reforço das estruturas da Proteção Civil no Algarve.

"O projeto já está feito e estamos apenas à espera que seja assinado o protocolo para lançar o concurso", afirma ao CM Rui André, presidente da autarquia, adiantando que, desta forma, será "retirado o heliporto do centro da vila" - será aí criado um centro rodoviário. 

O centro de meios aéreos e Proteção Civil vai ocupar o espaço de uma antiga suinicultura, que foi adquirida pela autarquia. Além do novo heliporto, serão criadas estruturas para acolher a equipa que opera com o meio aéreo e os militares do GIPS da GNR. 

O espaço deverá ainda vir a dispor de um centro de formação da Escola Nacional de Bombeiros. 

Este é um dos quatro projetos financiados pelo Interreg no Algarve, representando, no total, um investimento superior a 5 milhões de euros, apurou o CM junto de Jorge Botelho, presidente da Amal e da Câmara de Tavira.

Neste concelho, será construído um quartel de apoio no centro de meios aéreos de Cachopo , permitindo albergar mais de uma dezena de operacionais. 

Os outros dois projetos com comparticipação comunitária dizem respeito a obras de melhoria da Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé e à criação de um espaço de formação da Proteção Civil em Castro Marim.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/centro-de-meios-aereos-em-antiga-suinicultura-de-monchique

FIRESHELTER52

Sem comentários: