22/04/2023

É perigoso chupar as cabeças dos camarões

É difícil imaginar um cenário melhor do que este: comer uma mariscada com os amigos ao final de um dia passado na praia. 


O alerta é da Fundação Espanhola de Nutrição, por isso tenha lá calma com aquelas mariscadas épicas.

Se concorda connosco e um dos amigos deste grupo gosta de chupar o interior da cabeça do camarão como se ele fosse o último marisco do oceano, diga-lhe para parar de fazer isso. Além de irritar as pessoas à volta, pode fazer mal à saúde.

Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (Fundación Española de Nutrición), as cabeças dos camarões têm grandes quantidades de cádmio: um metal que existe no ambiente, mas que também é o resultado da poluição e de resíduos industriais — diz o jornal“El Español”.

Desde 1993 que a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición, Aesan) alerta para as consequências deste metal para a saúde. O cádmio pode acumular-se no fígado, rins e até desmineralizar os ossos. E se a exposição for prolongada até pode provocar cancro.

Outro dos pontos negativos do camarão é o alto teor de colesterol. Segundo o “El Español”, cada 100 gramas de camarão ou gambas tem aproximadamente 200 miligramas desta substância. A dose diária recomendada é inferior a 300 miligramas, daí que seja um valor algo elevado.

Mas calma, nem tudo é mau nos camarões. O mesmo artigo artigo refere o baixo teor calórico (93 por cada 100 gramas), a presença de omega 3 na pouca gordura que têm e ainda a proteína que existe em 20 por cento da sua composição, uma percentagem idêntica à carne de vitela.


FIRESHELTER52

Sem comentários: