Separadores SAFEPLACE52

28/12/2019

Acidente na Serra de Tavira faz Um Morto

Os Bombeiros Municipais de Tavira e São Brás de Alportel responderam durante a manhã de hoje a um acidente na serra de Tavira de onde resultou uma vitima mortal.


Presume-se que tenha sido um despiste na zona de Agua de Tábuas Santa Catarina da Fonte do Bispo serra de Tavira, onde a viatura envolvida ficou numa barreira que ladeava a estrada estando um ocupante sem sinais de vida no interior.

Segundo as autoridades e a comunicação social, trata-se de um cidadão de nacionalidade Alemã com 43 anos de idade.

Estiveram envolvidos nesta operação de socorro os Bombeiros Municipais de Tavira com uma equipa de Salvamento e Desencarceramento, uma Ambulância dos Bombeiros de São Brás de Alportel e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro.

Foto: SAFEPLACE52 DR

FIRESHELTER52

27/12/2019

Câmara de Tavira com orçamento de 35 milhões de euros para 2020

A Câmara de Tavira vai ter em 2020 um orçamento de 35 milhões de euros que prioriza a coesão social e a afirmação da identidade para potenciar o desenvolvimento do concelho, disse hoje à Lusa fonte do município.


O orçamento mantém o mesmo valor deste ano, após a proposta do executivo municipal presidido por Ana Paula Martins (PS), ter sido aprovada pela Câmara com os votos favoráveis dos eleitos socialistas (cinco) e as abstenções dos vereadores do PSD (dois).

A proposta foi também aprovada em Assembleia Municipal, com o posicionamento a favor do PS (19 votos), contra do PSD (cinco) e do Bloco de Esquerda (um) e a abstenção do movimento Nós Cidadãos (um) e da CDU (um), disse a mesma fonte à agência Lusa.

Mais de metade (51%) do valor do orçamento refere-se ao item “fomentar a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados”, que inclui o funcionamento interno da autarquia ou as operações financeiras, atingindo os 17,8 milhões de euros.

O município algarvio, um dos 16 do distrito de Faro, indicou que vai também dedicar 5,3 milhões de euros (15%) a “potenciar a atratividade e o desenvolvimento do concelho” e 4,9 milhões (14%) a “afirmar Tavira em termos de segurança, mobilidade, qualidade ambiental e ordenamento do território”.

No documento estão ainda inscritas verbas de 3,2 milhões de euros (9%) para “afirmar e preservar a identidade de Tavira” e de 3,6 milhões (10%) para “promover a coesão social do concelho”.

A consolidação da Feira da Dieta Mediterrânica como “grande evento da cidade”, o possível alargamento do programa “Viva a Primavera” ao outono, oferecendo uma animação cultural reforçada fora do verão, são outras das metas da autarquia para 2020.

A Câmara algarvia garantiu que vai também manter a aposta em “programação de qualidade” para os períodos festivos do Natal, Passagem de Ano ou Páscoa, Santos Populares e verão.

A obra de renovação do cineteatro António Pinheiro, em curso no centro histórico da cidade, vai ter mais desenvolvimentos em 2020, após a conclusão de um ciclo de trabalhos arqueológicos que a Câmara ajudou a financiar e realizar até 2019.

A habitação social é outras das área na qual a Câmara de Tavira vai apostar, prevendo avançar com a construção de residências a custos de controlados, que “permitam fixar jovens no concelho”.

A autarquia referiu ainda que vai manter os apoios para instituições de apoio social e para transportes escolares.

MHC // MAD (Lusa)


FIRESHELTER52

Bombeiros Tavira respondem a Acidente na EN125


Os Bombeiros de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação na Estrada nacional 125 São Pedro perto de cemitério de Tavira.


O despiste de uma viatura ligeira de passageiros fez um ferido que foi assistido no local e transportado ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvido na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira com a equipa de uma ambulância de socorro e a GNR.

A circulação na EN125 ficou condicionada à passagem pelo acidente.

Foto SAFEPLACE52 Arquivo DR

FIRESHELTER52

26/12/2019

Asteroide gigante aproxima-se hoje da Terra

10442 (2000 CH59) é um asteroide que pertence a um grupo de asteroides chamados Aton, com cerca de 600 metros de largura e que voa a uma velocidade média de 44.172 km/h.


Segundo os investigadores, o asteroide passará hoje perto do nosso planeta a uma distância de 7,2 milhões de quilómetros (19 vezes a distancia entre a Terra e a Lua).

Conforme sabemos, esta distância pode parecer longe demais em medidas terrestres, no entanto, num escala espacial, é muito perto, mas fiquem descansados que a NASA não tem qualquer simulação que mostre o impacto deste com a Terra nos próximos 100 anos.


Meteoalerta

FIRESHELTER52

24/12/2019

Mais um Relato de Noite de Distúrbios em Tavira

Li numa página do facebook que sigo, " "AMIGOS DE TAVIRA", que mais uma noite se desenvolveram distúrbios em viaturas na baixa da cidade.


Deixo aqui o testemunho de um dos lesados e em caso de saberem algo por favor partilhem a informação a fim de se perceber quem são, porque o fazem e serem responsabilizados pelos danos causados.

Tavira é uma terra de paz, sem violência e assim queremos que continue.


FIRESHELTER52

EPIDEMIA DE GRIPE NO ALGARVE

Nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo a actividade gripal vai subir para grau 3 (numa escala de 1 a 5) na próxima semana


O pico da epidemia de gripe, a nível nacional, deverá ocorrer na segunda semana de Janeiro.

O alerta é das farmácias, que lançaram este ano uma ferramenta revolucionária de previsão da epidemia de gripe, com base nos dados de venda de medicamentos. «O pico da epidemia só deverá ocorrer na segunda semana de Janeiro, mas as pessoas devem tomar medidas de imediato de prevenção dos contágios, como lavar frequentemente as mãos, usar lenços descartáveis e na ausência de lenço espirrar para o antebraço», recomenda António Teixeira Rodrigues, director do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.

O “Despertador das Farmácias” antecipa em duas semanas a fase epidémica da gripe, com base nos números diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde. A rede de farmácias atende, em média, 520 mil pessoas por dia. Isso permite ao CEFAR monitorizar diariamente a evolução da actividade gripal, concelho a concelho. «Testámos o modelo com os dados reais dos últimos cinco anos. O poder de antecipação das farmácias é uma evidência», declara Peter Heudtlass, investigador do CEFAR.


FIRESHELTER52

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

Tome nota das recomendações de segurança e, quer se desloque a pé ou de carro, circule com cuidado


FIRESHELTER52

23/12/2019

Acabar o ano com tempo primaveril

A partir do dia 28 até fim do ano, vamos entrar em um padrão de tempo primaveril, tudo devido a colocação do anticiclone bem em cima da Península Ibérica, o que provocará uma corrente de sul que arrastará ar temperado até às ilhas britânicas.


Continuaremos a acompanhar esta situação e não perca as novas actualizações.

Continuação de uma boa semana e fiquem #Meteoalerta

FIRESHELTER52

22/12/2019

Madrugada Tavira - Bombeiros Respondem a Acidente

Os Bombeiros de Tavira e de Vila Real de Santo António responderam durante a madrugada deste Domingo a um acidente de viação em Tavira.



Um despiste de um ligeiro de passageiros na zona que liga Fonte Salgada a Tavira fez 3 feridos ligeiros que após assistência no local pelas equipas de emergência acabando por um ser transportado ao Hospital.

Estiveram envolvidos na resposta a esta emergência os Bombeiros Municipais de Tavira com uma equipa de salvamento e desencarceramento e os Bombeiros de Vila Real com uma Ambulância de Socorro.

A PSP de Tavira tomou as diligências do trânsito na zona do acidente.

FIRESHELTER52

Militares da Marinha e do Exército apoiam proteção civil

Uma equipa de 14 Fuzileiros da Marinha foi accionada, em consequência da subida do nível da água no rio Mondego, com a missão de reconhecimento, mapeamento e avaliação das zonas afetadas junto a Coimbra, em apoio direto à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Para esta operação, os militares serão apoiados por dois botes, drones (veículos autónomos aéreos) e quatro viaturas.

Também em resposta a um pedido da ANEPC, uma equipa de nove militares e duas viaturas do Regimento de Engenharia do Exército foi empenhada entre o dia de ontem e as 13h00 de hoje, para reconhecimento e apoio na estabilização de duas Dragas ancoradas no Rio Tejo, a montante da ponte de Constância.

Os militares, com o apoio permanente dos Bombeiros de Constância e elementos da autarquia, realizaram o reforço da amarração e a remoção dos detritos acumulados a montante das mesmas, evitando que estas começassem a navegar à deriva.


FIRESHELTER52

Sismo no Mar de 4.1 a SW de Sagres

O Instituto Geográfico Nacional registou hoje dia 22 às 2:34 da manhã um sismo de magnitude 4.1 no mar a SW de Sagres a 20 km de profundidade.



Não há indicações que o mesmo tenha feito estragos ou tenha sido sentido em terra no entando já se considera uma magnitude digna de registo e observação.

Segue-se em observação, para saber mais visite a página do Instituo Geográfico Nacional.

http://www.ign.es/web/resources/sismologia/tproximos/prox.html

FIRESHELTER52

21/12/2019

Odeleite Ainda tem partes Secas

Fotos colocadas esta tarde no blog por um local:





FIRESHELTER52

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “INEM | À VELOCIDADE DA VIDA”

- REGULAMENTO - 



1) TEMA 
As fotografias têm de obedecer ao tema: “INEM | À VELOCIDADE DA VIDA”. 

2) PERÍODO DE CANDIDATURA 
São aceites fotografias até às 23h59m do próximo dia 22 de dezembro de 2019. 

3) CONDIÇÕES GERAIS 
a) Podem concorrer todas as pessoas, sendo que menores deverão estar autorizados por representante legal.
 b) Cada participante pode concorrer com até cinco fotografias originais e sobre as quais detenha os respetivos direitos de autor, bem como autorização de utilização e publicação de todos os intervenientes.
 c) Os participantes poderão recorrer a programas de edição de imagem, mas não serão aceites montagens/compilações/colagens ou assinaturas. 
d) Não serão consideradas fotografias enviadas por outros meios senão o definido (correio eletrónico). 
e) Os participantes aceitam tacitamente que as fotografias submetidas a concurso sejam publicadas nos canais de comunicação oficiais do INEM. 
f) O INEM reserva-se ao direito de não publicar fotografias que entenda não corresponderem à essência do tema do concurso. 

4) PROCESSO DE CANDIDATURA 
a) As fotografias têm de ser enviadas por correio eletrónico para inem@inem.pt 
b) O título do mail de participação deve ser: “INEM | À VELOCIDADE DA VIDA”. 
c) No corpo do mail deve constar o nome, contato telefónico e endereço de e-mail do(a) autor(a). 
d) O nome do ficheiro/fotografia deve ser o primeiro e último nome do participante (ex: joaocardoso.jpg, joaocardoso2.jpg) 

5) VENCEDORES 
O INEM publicará simultaneamente toda as fotografias elegíveis num Álbum com o título “INEM | À VELOCIDADE DA VIDA” na sua página oficial do Facebook e serão consideradas vencedoras as cinco fotografias que reunirem na nossa página mais “emoções” (gosto, adoro, riso, surpresa, tristeza ou ira) e partilhas até às 12h00m do dia 6 de janeiro de 2019, da mais (1.º Lugar) à menos “votada” (5.º Lugar). 

6) PRÉMIOS 
Serão atribuídos aos vencedores os seguintes prémios: 
1.º Prémio – Livro sobre emergências médicas + Mochila INEM + Caneca INEM 
2.º Prémio – Mochila INEM + Caneca INEM 
3.º Prémio – Garrafa térmica INEM 
4.º Prémio – Mochila INEM 
5.º Prémio – Marmita INEM


FIRESHELTER52

Previsão - Hoje Ainda muito Vento

O vento começa a aumentar ao final da manhã/início da tarde. 

No centro e sul as rajadas máximas deverão andar pelos 70-80km/h com rajadas máximas de até 90km/h nas terras altas e após as 18h o vento tenderá a acalmar significativamente, começando a aumentar a ondulação na costa litoral.


Já nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, a tarde e até perto da meia noite será de vento forte com rajadas máximas nas terras altas acima dos 120km/h e nas restantes terras entre os 90km/h e os 110km/h.

Como já referi poderá ser semelhante à Elsa em termos de ventos nestes distritos e muito mas muito mais suave a centro e sul quer na duração quer na intensidade.

A precipitação continuará a cair a norte e centro e começando a centrar-se cada vez mais a norte com o passar do dia. Neste momento e com os caudais que os rios transportam qualquer que seja a precipitação é um problema acrescido.

Volto a referir que a partir da noite de hoje e até ao final da manhã de domingo (diminuindo depois gradualmente ao longo do dia) o mar estará muito alterado!




FIRESHELTER52

Tavira - Homem caçado a traficar droga

O homem, de 24 anos, circulava diante de um carro-patrulha da PSP de Tavira, quando, de repente, parou a viatura para abastecer de droga um toxicodependente que o abordou. Foi imediatamente detido pelos agentes policiais tavirenses.


Segundo o CM apurou junto de fonte do Comando Distrital de Faro da PSP, a detenção ocorreu cerca das 18h00 de quinta-feira. O suspeito circulava num carro de matrícula espanhola e não se terá apercebido da presença do carro-patrulha da PSP, que seguia mesmo atrás.

De acordo com a mesma fonte do Comando da PSP, o suspeito tinha na sua posse 58 doses de cocaína e ainda 100 euros, que foram apreendidos, bem como a viatura ligeira em que o mesmo circulava.

O facto de o homem que pretendia adquirir droga ao suspeito estar já referenciado como consumidor pelos agentes permitiu a rápida atuação destes, a qual culminou com a detenção do alegado traficante, de nacionalidade espanhola, e a apreensão do material atrás referido.

No seguimento das investigações que foram depois efetuadas em torno do caso, os agentes da PSP vieram ainda a apreender, no âmbito de uma busca domiciliária - neste caso ao quarto do hotel onde o presumível traficante se encontrava alojado - mais mil euros que o suspeito tinha guardados numa mala. Tudo leva a crer que o referido valor seja igualmente proveniente do tráfico de estupefacientes, apurou o Correio da Manhã.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Dados das Barragens do Algarve

As barragens de Odeleite e Beliche tiveram um crescimento de volume residual, de escassas décimas, nas últimas horas de chuva, apurou esta sexta-feira o JA junto da empresa Águas do Algarve.


Face aos últimos dados disponíveis, de sexta-feira passada (13 de dezembro), o volume útil (aquele que está em condições físicas de ser utilizado face à altura a que se encontra o túnel de escoamento) da barragem de Odeleite cresceu de 21,52 para 22,02 hectómetros cúbicos, o que representa um crescimento percentual de 0,46%, de 19,78 para 20,24% da capacidade útil total.

Já a contígua barragem de Beliche passou de 7,35 para 7,52 hectómetros cúbicos, o que representa um crescimento de 0,38%, de 17,14% para 17,52%.

A mais beneficiada das três barragens de abastecimento público do Algarve foi Odelouca, que recebeu um pequeno “dilúvio” de 5,1 milhões de metros cúbicos nas últimas horas, o que fez saltar o volume útil de 25,78 para 30,84 hectómetros cúbicos. Em percentagem, o saldo é de 3,96%, de 20,11% para 24,05%

As chuvas dos últimos dois dias, impulsionadas pela depressão Elsa, provocaram um acréscimo de 0,8 milhões de litros no sistema de barragens Odeleite/Beliche, a sotavento da região, e 5,1 milhões na barragem de Odelouca, no barlavento, mas no total a quantidade que choveu nas últimas horas dá para menos de um mês de consumo médio no Algarve (29,5 dias).

Assim, aquelas três barragens, que abastecem toda a região do Algarve, estão muito longe de atingir as suas capacidades totais, reconheceu ao JA fonte da Águas do Algarve.

João Prudêncio


FIRESHELTER52

Há 6 barras fechadas à navegação no Algarve

As barras de Albufeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Faro/Olhão, Quarteira/Vilamoura e Tavira estão fechadas a toda a navegação devido ao estado tempo. 


A informação foi publicada na página da Autoridade Marítima Nacional.

Segundo a mesma fonte, apenas se mantêm abertas as barras da Baleeira, Lagos e Portimão.

A nível nacional existem 6 barras condicionadas, 17 fechadas e 24 abertas.

Devido à agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo toda a costa portuguesa (Viana do castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) até às 0h00 de sábado.

https://postal.pt/sociedade/2019-12-20-Forte-agitacao-maritima-ha-6-barras-fechadas-a-navegacao-no-Algarve?fbclid=IwAR2uoQk16JDwMnUbwL0o2IWLuG5nWLLQzSn0M0xLy2CwoUEDUc50RCsOVdQ

FIRESHELTER52

19/12/2019

Força do Vento Será Maior Durante a Noite e Madrugada

O período mais intenso do vento será entre as 19h e as 22h em todo o país, sendo que por essa hora são esperadas a norte e centro rajadas máximas que podem superar os 120/130km/h nas terras altas e podem aproximar-se dos 110km/h sobretudo nas regiões mais próximas do litoral.

Nos distritos de Beja, Évora e Faro, a intensidade do vento será maior já de noite com rajadas que podem atingir os 90-100km/h, mais no litoral, sendo que no interior poderão rondar os 70-90km/h.


FIRESHELTER52

Bombeiros do Algarve Respondem a 26 Ocorrências Durante a Madrugada

Já era esperada uma madrugada com muita chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Elsa pelo nosso país.



No Algarve os bombeiros foram chamados para 26 ocorrências, no período compreendido entre a meia-noite e as 7h00, com quedas de árvores, queda de estruturas e inundações.

Na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é notória essa atividade dos bombeiros.

As quedas de árvores foram registadas no Corotelo - São Brás de Alportel, Alvor - Portimão, Luz - Lagos, São Marcos da Serra - Silves e Areias de São João - Albufeira.

Quanto às inundações o Barlavento foi o mais afetado, com 20 situações de pedido de ajuda, apenas uma no Sotavento em Castro Marim.

No Carvoeiro, concelho de Lagoa, os bombeiros foram solicitados para uma situação de queda de estruturas temporárias ou móveis às 02h37.

Nesta quinta-feira a chuva vai continuar a cair com períodos de alguma intensidade, acompanhada de trovoada e vento forte. Um cenário que deverá manter-se até sábado.


Foto: SAFEPLACE52 - Arquivo DR

FIRESHELTER52

18/12/2019

Como devemos proceder perante a previsão de "mau tempo"

Os indicadores meteorológicos indicam que no começo da próxima noite o tempo irá mudar de forma agressiva, aumentando exponencialmente a velocidade do vento associado também a chuvas que podem ser pontualmente fortes.


A noticia da chegada do mau tempo faz manchete nos meios de comunicação, mas para o SAFEPLACE52 mais que a previsão do que ai vem torna-se importante transmitir o que devo fazer e como devo fazer.

Assim e por sua vez com o consequente aumento da precipitação, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias rápidas.

Inundações e cheias rápidas em meio urbano, acontecem pela grande quantidade de chuva que cai num determinado tempo em determinado local, sem que o escoamento pluvial o consiga encaminhar em tempo útil, havendo um acumulo de agua nas ruas.

O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

• Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.


Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.

Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112.

FIRESHELTER52

Sismo no Mar Frente a Tavira

Foi registado no Instituto Geográfico Nacional um sismo de magnitude 3.0 frente à costa de Tavira, (sotavento algarvio), hoje de manhã dia 18 às 07:30 hora local.


Não há indicações que o sismo tenha sido sentido em terra ou que tenha havido estragos no decorrer do evento.

A informação foi coligida in: http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2019yryaj&zona=1

FIRESHELTER52

Meteorologia para as Próximas Horas -PREVISÕES

A previsão do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que vamos ter precipitação forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, até 20 de dezembro, sexta-feira.


O vento vai soprar com rajadas até 90 km/h, em especial no litoral, sendo até 100 km/h nas terras altas.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de oeste deverão variar entre os 4 e 5 metros de altura, na costa sul a ondulação de sudoeste também deverá rondar os 4 a 5 metros.

À semelhança da depressão Daniel e da instabilidade atmosférica prevista com a depressão Elsa para as próximas 48 horas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para algumas medidas preventivas de forma a minimizar os impactos adversos do mau tempo.

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias; 

Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; 

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais, são alguns dos conselhos a ter em conta.

Nas mesmas recomendações, é ainda desaconselhada a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, e evitar o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

FIRESHELTER52

Polícia Marítima deteta três indivíduos em excesso de captura na Ria Formosa

A Polícia Marítima realizou, no dia 13 de dezembro, uma operação de fiscalização na Ria Formosa da qual resultou a apreensão de 25kg de organismos marinhos, vulgarmente conhecidos por salsicha.


O produto da captura foi apreendido pois excedia o limite máximo permitido para o indivíduo, que era de meio quilo.

Os organismos marinhos apreendidos foram entregues na Estação Piloto de Piscicultura do IPMA de Olhão, entidade que realiza investigação, desenvolvimento e demonstração experimental dos seres vivos que habitam a Ria Formosa.

No decurso desta operação foram também intercetados dois indivíduos com excesso de capturas, respetivamente oito quilos de berbigão, e seis quilos de amêijoa boa, sendo que apenas podiam apanhar dois quilos cada um.

O produto apreendido foi de imediato devolvido ao seu habitat natural, por se encontrar vivo.

Foram levantados três autos de notícia por excesso de captura.

Nos últimos dias, a Polícia Marítima tem encetado diversas operações direcionadas para a deteção de apanha ilegal de bivalves, bem como para a eventual deteção de captura da espécie cavalo-marinho.


FIRESHELTER52

16/12/2019

Acumulado de Chuva de Hoje 17,4mm


Há a registar no dia de hoje numa estação meteorológica sedeada em Tavira um acumulado de chuva de 17,4mm.

O acumulado mensal ronda os 28.0 mm e o acumulado anual os 177.4mm
Que continue a cair devagar mas continuamente, de preferência na nossa serra e terrenos agrícolas.



FIRESHELTER52

Atentos ao que chegará na quinta-feira-Sexta-feira

Se hoje vos pareceu que fez muito vento, atentos ao que chegará na quinta-feira-Sexta-feira porque poderia ser bastante mais forte: a passagem de uma pequena tempestade em pleno desenvolvimento traria um autêntico temporal de vento e chuva em grande parte da península.


MeteoBadajoz

FIRESHELTER52

13/12/2019

A Metodologia de Trabalho Ideal num Treino de Incêndios Urbanos

As operações seguras e eficazes num campo de treinos de combate a incêndios estruturais exigem que o formador detenha um conhecimento da dinâmica prática do fogo, bem como a habilidade na aplicação de estratégias e táticas de combate ao mesmo, associadas à capacidade de transmitir aos formandos toda esta informação de forma (Keep it Short & Simple)


A observação e conhecimento comportamental ao Fogo deve integrar ações curtas de instrução em sala de aula, simulação - demonstração, exercícios em pequena escala sem fogo e por final treino em estratégia ofensiva com incêndio ativo em desenvolvimento.

Deve desenvolver ainda durante o treino dos participantes estes aspetos fundamentais:
  • Que todos consigam ter uma sólida compreensão do desenvolvimento dos incêndios no interior de uma estrutura. (totalmente diferente de um incêndio ao ar livre).
  • Que o formando tenha a capacidade de "ler" os principais indicadores de comportamento dos fenómenos da combustão e antecipar o desenvolvimento dos mesmos.
  • Conhecimento de como as táticas de aplicação do agente extintor influenciarão o fogo e o ambiente dentro da estrutura.
  • Compreender e desenvolver as técnicas bases de libertação de energia para o exterior da estrutura e a sua implicação na combustão e desenvolvimento do incêndio.
Que a falta de metodologia do treino ou do formador não seja um fator que aumente os eventos traumáticos entre os bombeiros, que o treino não sirva para incutir, medo, stress fisico, stress térmico, mas sim um espaço onde cada Bombeiro possa melhorar o seu desempenho, ganhar confiança e cresça no conhecimento.

Embora a prática e o treino por si só não substituam a experiência real, podem estes aumentar significativamente o conhecimento, a compreensão e a segurança destes operacionais nas intervenções do dia a dia.


Para que a mortalidade e os acidentes sejam diminutos ou ausentes, os bombeiros precisam de treinar mais, sair da alçada da oferta formativa única, procurar novas fontes de saber, terem vontade e disponibilidade para o fazerem.

João Horta
Subchefe de 1ª classe
Formador Incêndios Urbanos

FIRESHELTER52

12/12/2019

Serviço de Emergência : Liderança Requer Ação

A solução de problemas é prejudicada quando os chefes não tomam ações ousadas e decisivas.


Existem algumas etapas que podemos tomar para nos ajudar a progredir nos desafios de tomada de decisão ou solução de problemas.

Conheça a missão e a visão: Centralize sua visão em torno de valores que sustentem as mais altas tradições do serviço público. Comece com confiança, honra e ética / integridade.

Defina expectativas: Você, o (chefe) deve compartilhar as suas expectativas e as do serviço aos seus colegas Bombeiros, Operadores de comunicações e outros funcionários que interajam com as equipes de emergência nas respostas às solicitações, todos juntos serão um só.

Forneça orientação e suporte: A hierarquia de necessidades de Abraham Maslow vem à mente nesta altura tal como as necessidades mais básicas do seu pessoal e a auto-realização. A maioria das pessoas não pode fazer isso sozinha, portanto, forneça orientação e suporte para ajudar na resolução de problemas e na tomada de decisões.

Lidere pelo exemplo: Não se torne o chefe condenado que é derrubado ou desacreditado porque não pode, não quer, ou não consegue tomar uma decisão.
Não se esqueça com ou sem farda envergada, dentro ou fora do quartel você é um chefe de Bombeiros.

FIRESHELTER52

O Socorro do Acidente de Comboio em Estombar 1997

Por volta das 18:45 do dia 8/11/1997 dois comboios colidiram no quilómetro 326,275 da Linha do Algarve, uma zona de via única junto ao sítio dos Pardais, em Estômbar.




A locomotiva do comboio 5806 destruiu a cabina do comboio 981, que galgou sobre o outro comboio, matando o maquinista e um passageiro no compartimento de primeira classe.

Depois as carruagens do comboio 5806 comprimiram a carruagem de primeira classe contra a máquina, provocando outros 2 mortos.

Deste desastre resultaram ainda 14 feridos ligeiros, tendo os danos materiais avultado a mais de um milhão de contos.

Pouco depois de ter sido dado o alarme, chegaram os bombeiros, tendo sido envolvidos nas operações de resgate 150 homens de dez corporações, com o apoio de um helicóptero vindo de Beja.

Os feridos foram transportados para o Hospital de Portimão.

Por volta da Meia-noite, ainda se julgava que poderia haver corpos dentro dos destroços dos comboios.

No dia seguinte, ainda não tinham sido retirados as duas composições acidentadas, uma vez que para esta operação era necessário um comboio especial, o Comboio de Socorro.

Uma vez que as vias férreas no Alentejo estavam interditadas devido aos estragos provocados por um temporal na semana anterior, o Comboio de Socorro veio por estrada do Barreiro até Tunes, onde seguiu pelo caminho de ferro.

Uma grande operação de emergência e socorro na região algarvia.


FIRESHELTER52

Chuva vai chegar ao Sul do país

Boas noticias para quem mora a Sul do país.


A partir da madrugada e ao longo do dia de Segunda-feira (dia 16) vamos ter períodos de chuva moderada a forte em grande parte do Continente e em especial no Sul do país que tanto precisa.

Também se prevê chuva para dia 19 mas neste dia vamos aguardar ainda pela confirmação dos modelos.

Partilhem para que um maior número de pessoas possa ter acesso a esta informação e assim se prepararem e prevenirem.

Continuação de uma boa semana e fiquem


FIRESHELTER52

Sapadores Florestais Encontram Projetil de Guerra no Mato

A equipa dos SAPADORES FLORESTAIS de Loures durante trabalhos de gestão de combustível encontro um projéctil de RPG isto só por si demonstrar os riscos inerentes à profissão.


Já foram acionados os meios das minas e armadilhas correu bem ...mas poderia ter corrido mal...


Já agora um pouco mais sbre o RPG:

O RPG-7 (em russo: РПГ-7) é um lançador de granada propulsada por foguete (RPG, na sigla em inglês) portátil, reutilizável, de mira manual e utilizado no ombro, principalmente como arma anticarro. 

Originalmente o RPG-7 (Ручной Противотанковый Гранатомёт  – Ruchnoy Protivotankoviy Granatomyot – "lançador de granada anti-tanque manual") e seu predecessor, o RPG-2, foram projetados pela União Soviética no final da década de 1950; atualmente é fabricado pela empresa russa conhecida como Bazalt. A arma é designada pelo GRAU como 6G3.


FIRESHELTER52

11/12/2019

Criança desaparecida de Tavira estava na casa da avó de um amigo

O pai da criança desaparecida de 15 anos, desde segunda-feira de manhã, disse esta tarde, na sua página de Facebook, que o seu filho Daniel já foi encontrado e que se encontrava bem de saúde.


A mulher do pai da criança disse ao POSTAL que o Daniel esteve escondido estes três dias na casa de um amigo, também com 15 anos, em Maragota (concelho de Olhão - Moncarapacho).

Na terça-feira, o pai foi à Escola Secundária de Tavira e foi-lhe dito que o filho já estava chumbado por faltas, situação que o pai estranhou por nunca ter sido informado. Mais estranhou quando conseguiu depois falar com a diretora de turma que afirmou que o filho não estava a faltar às aulas, mas ao verificar a situação do aluno de informática, confessou que, afinal, ele estava mesmo chumbado por faltas, situação que ela ignorava até então.

A própria PSP de Tavira terá dito, ao encarregado de educação do Daniel, estranhar, pois a escola tem obrigação de sinalizar à CPCJ situações destas.

Quem acabou por sinalizar o Daniel à CPCJ foi o Pai, na sequência do seu desaparecimento. Esta manhã, o pai confirmou ao POSTAL que era a primeira vez que tal acontecia.

Ainda na terça-feira, o pai foi acompanhado pela GNR à casa do amigo, em Maragota, mas a avó desse amigo terá afirmado desconhecer o paradeiro do filho. Hoje à hora do almoço, a Tatiana, mulher do pai, tentou novamente verificar se estava na casa do amigo e acabou por surpreender lá o filho, situação que poderá ter consequências criminais para a avó do amigo.

Recorde-se que a última vez que o Daniel tinha sido sido visto foi quando “saiu de casa para ir à Escola Secundária de Tavira”.

O pai tinha solicitado ontem à noite ajuda e apelava que se alguém o vir para contactar a PSP de Tavira ou a GNR”.


FIRESHELTER52

O que fazer perante os primeiros sintomas de gripe

Proteja a sua saúde do frio e saiba o que fazer perante os primeiros sintomas de gripe


FIRESHELTER52

A sua mão em cêntimetros

Assim podemos ter uma noção "média"...


FIRESHELTER52

8 Marroquinos desembarcaram na praia de Monte Gordo

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António recebeu hoje, pelas 10h10, a informação de que tinha sido avistada uma embarcação encalhada na praia de Monte Gordo, com pessoas a desembarcarem na praia.



​A Polícia Marítima, que se encontrava no local, no âmbito de uma ação de fiscalização, dirigiu-se de imediato para a praia, por via marítima e terrestre, tendo intercetado oito pessoas, do sexo masculino, nas dunas da praia de Monte Gordo.

Os jovens, que aparentam ter idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos e alegam ser de nacionalidade marroquina, revelavam sintomas de princípio de hipotermia, tendo sido transportados em segurança para o Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana. 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o Ministério Público de Vila Real de Santo António foram contactados.


FIRESHELTER52

8 Migrantes Tentaram Desembarcar em Praia do Sotavento Algarvio

Oito jovens, com idades entre os 15 e os 16 anos, foram intercetados pela Polícia Marítima numa praia do sotavento algarvio, esta quarta-feira.


As oito pessoas, de nacionalidade marroquina, ficaram retidas pelas autoridades que estão a investigar se este se trata do primeiro caso de desembarque de migrantes em Portugal.

Os jovens chegaram numa baleeira - barco de pequenas dimensões - que foi apreendida.

A Polícia Marítima chamou o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - por suspeitas de imigração ilegal.

Não há indícios de tráfico de droga.

Em atualização


FIRESHELTER52