Separadores SAFEPLACE52

31/03/2020

Foto & História do Incêndio na Igreja de São Francisco em Tavira 1881

Hoje acrescento uma página de história ao SAFEPLACE52, coligi no perfil do historiador Ofir Renato Chagas, uma foto do estado em que ficou a majestosa Igreja de São Francisco em Tavira quando sofreu um dantesco incêndio estrutural provocado por um raio.

Clique sobre as fotos para ampliar:

Foto Depois do Incêndio:


Foto Antes do Incêndio:



Fica aqui, a descrição do sucedido acompanhada desde hoje com as fotos, esperando que tal ocorrência não se volte a verificar nunca mais...

Tavira adormecera naquela noite de 30 de Março de 1881, sob um violento temporal, com a chuva a cair copiosamente nos belos telhados de tesoura.

Era meia-noite e meia hora quando, então se fez ouvir um medonho trovão que fez tremer toda a cidade e acordar sobressaltada a população.

A princípio tudo parecia não passar de um susto coletivo, mas as consequências daquele fenómeno viria a trazer graves consequências para o património arquitetónico da terra.

Um relâmpago incendiou, de imediato, a Capela Mor da Igreja de São Francisco, a riquíssima Capela dos Terceiros.
As testemunhas oculares desta tragédia foram as sentinelas prostradas nos torreões do quartel militar que estavam próximos da igreja.

Uma das sentinelas diria, depois, que vira cair um raio no zimbório da igreja (cúpula), com tal susto que acabou por desmaiar. Outra sentinela que montava guarda ao paiol da pólvora do referido quartel, distante apenas por 50 metros do local do incêndio, vendo sair línguas de fogo pelas frestas do zimbório da igreja gritou às armas para chamar a atenção do oficial e do reforço de guardas do quartel.

Pouco tempo depois todos os sinos das torres das igrejas da cidade tocaram a rebate, fazendo saltar da cama a população.

Muita gente acorreu, então, a ajudar na luta contra o incêndio que devastava o belo templo, mas apesar de todos os esforços em poucos momentos tudo ficou reduzido a cinzas acabando apenas por se salvar a Capela da Senhora da Boa Morte e a denominada “Santuário”.

Felizmente o vento que inicialmente se fazia sentir acalmou repentinamente evitando que o incêndio se propagasse ao Hospital que ladeia a igreja ou mesmo ao paiol militar próximo do local do incêndio, acabando os populares e os militares por extinguir as chamas”...

FIRESHELTER52

Algarve - O que desceu já está a subir

Dados da ARS para o dia 31 de Março mais 15 novos casos....

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR



FIRESHELTER52

30/03/2020

Abrir Garrafas com os Dentes- Veja o que acontece

Todos nós temos algum amigo que em certas ocasiões para abrir uma cerveja ou um refrigerante leva o gargalo à boca, força a tampa com os dentes e sai a carica...

Talvez esta imagem o deva elucidar porque não deve fazer.

Procurar um abre tampas vai-lhe sair muito mais barato que algumas consultas de dentista, dores de dentes e tratamentos.

Clique na imagem para ficar maior.



FIRESHELTER52

Observa-se um agravamento das condições

Temos vindo a observar um agravamento das condições ao longo desta 2ª feira, a noite e madrugada de terça deverão seguir esta tendência, com chuva localmente forte e possibilidade de trovoadas no sul, enquanto que no interior centro esperamos neve a cotas que poderão descer até aos 500m, com acumulados de neve significativos acima dos 800m.



FIRESHELTER52

Dados da Região Algarvia - Mais 9 Casos Positivos Confirmados

A informação é da Administração Regional de Saúde (ARS) que atualizou o número de infetados no Algarve para 122, mais 6 do que avançava a Direção-Geral de Saúde (DGS).


O relatório da ARS desta segunda-feira, 30 de Março, tem, assim, mais 6 casos do que o boletim da DGS, além de «mais um óbito e um recuperado» que também não constam nos dados da Direção-Geral da Saúde.

A ARS ressalva que, «ainda que em número pouco expressivo, na sequência da investigação epidemiológica, por vezes são alteradas as residências para a respetiva morada da ocorrência dos casos».

Segundo os dados do boletim, há 15 pessoas internadas (mais duas), 8 nos cuidados intensivos.

Existem 674 contactos em vigilância ativa, menos 10 do que ontem: 177 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento, 447 no ACeS Central e 50 no Sotavento.

FIRESHELTER52

Descida muito acentuada da temperatura em particular no Sul

Entre esta Segunda-feira e Quarta-feira vamos ter uma descida muito acentuada da temperatura, sendo o dia mais frio Terça-feira em particular no Sul!


Assim é esperada uma descida acentuada em particular na Terça podendo descer 10ºC, as máximas na Terça podem ser muito baixas no Sul não superando os 7ºC a 10ºC de máxima.

Alem do frio teremos chuva em particular na Segunda e Terça e afectando apenas o Sul.

A partir de Quinta teremos de novo temperaturas mais perto do normal para a época.

Caso se justifique iremos actualizando esta informação.

Partilhem para que um maior número de pessoas possa ter acesso a esta informação e assim se prepararem e prevenirem, especialmente as pessoas mais vulneráveis ao frio, caso dos idosos, das crianças e dos portadores de doenças crónicas, já que vai ser gélido e repentino.

Pontos de Orvalho a rondar os 4º graus - clique na imagem para ver mais


Fiquem em casa e fiquem #MeteoAlerta

FIRESHELTER52

28/03/2020

Oportunidade: Aeroporto de Lisboa Procura Bombeiros

RECRUTAMENTO
Estamos a recrutar para o Aeroporto de Lisboa.



FUNÇÃO

Operador de Socorro e Emergência - Bombeiro de Aeroporto
REQUISITOS
-12º ano de escolaridade;
-Bombeiro do quadro activo (mínimo bombeiro 3ª classe ou OPSAS da Força Aérea Portuguesa);
-Formação tripulante ambulância de transporte;
-Formação de salvamento e desencarceramento 35h ou 50h;
-Carta de condução de viaturas pesadas - Categoria C;
-Aptidão física para o desempenho da função;
-Disponibilidade imediata;
-Disponibilidade para viajar.

REQUISITOS PREFERENCIAIS

-Formação de combate a incêndios urbanos e industriais;
-Chefe de equipa de combate a incêndios urbanos e industriais;
-Formação de combate a incêndios florestais;
-Formação TAS;
-Outras formações consideradas de interesse - matérias perigosas, salvamento em grande ângulo, etc.

OFERECEMOS

-Integração em empresa multinacional, de elevado prestígio e reconhecimento mundial;
-Vencimento de acordo com a função a desempenhar;
-Possibilidade de progressão na carreira;
-Formação diferenciada;
-Formação contínua;
-Carreira aliciante no sector privado.
Solicitamos o envio de candidaturas (CV com fotografia) para o e-mail: vania.amorim@falck.com

Estado de Emergência PSP em Força nas Estradas Algarvias

Ao longo do dia de hoje a Divisão Policial de Faro realizou várias acções de controlo e verificação do cumprimento do estado de emergência, nas cidades de Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de S.º António. Essas operações tiveram como principais objectivos:


1. Fiscalizar as deslocações de curta duração, quer para efeitos de realização de atividade física, quer para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, bem como o passeio de animais de companhia, por forma a verificar se estas são efetuadas nas imediações da área de residência;

2. Interpelar e fiscalizar os condutores e ocupantes dos veículos, questionando-os acerca da razão da sua deslocação, nomeadamente se as mesmas estão a ser realizadas no âmbito de férias e lazer;

3. Detetar aglomerações em espaços públicos, nomeadamente junto de supermercados e estabelecimentos a funcionar em regime de take away e, simultaneamente, garantir o cumprimento das recomendações emanadas pela Direção Geral de Saúde no que concerne às distâncias a observar entre as pessoas (2 metros entre cada pessoa);

Nos próximos dias o Comando da Polícia de Segurança Pública de Faro irá continuar a realizar este tipo de acções/operações, apelando-se a toda a população para a necessidade de se reduzirem as deslocações para fora das suas residências ao mínimo necessário.


Comando Distrital da PSP de Faro

FIRESHELTER52

Escuteiros Tavira estão a prestar apoio a grupos de risco identificados

O Agrupamento 100, Tavira, região do Algarve está a prestar apoio a grupos de risco identificados.


Numa fase em que toda a ajuda é pouca, de norte a sul do país, vão-se mobilizando esforços no combate à pandemia que vivemos. Neste momento já ultrapassam as duas centenas de escuteiros que estão a dar apoio.

A sul do país, mais propriamente, em Tavira o agrupamento estabeleceu uma parceria com a Junta de Freguesia, onde assumiram a distribuição de refeições a pessoas que fazem parte do grupo de risco e estão sem conseguir ir buscar as suas refeições como faziam anteriormente.

A recolha das refeições é feita no refeitório da Cruz Vermelha de Tavira e depois é feita a distribuição. A Junta de Freguesia de Tavira tem ainda outros voluntários responsáveis pelas compras de supermercado e a entrega das mesmas.

Nos próximos dias daremos eco dos mais diversos serviços que todos os nossos escuteiros estão a prestar à comunidade.


FIRESHELTER52

Relógios adiantam uma hora esta madrugada

Os ponteiros do relógio vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora legal de Verão, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.




Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser adiantados uma hora quando for 01:00, passando a ser 02:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 00:00, passando para a 01:00.

A hora legal voltará depois a mudar a 25 de outubro, para o regime de inverno.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.


FIRESHELTER52

Investigações revelam identidade do homem decapitado

Foi encontrada esta quinta-feira, a cabeça de um homem perto de um lago do Pego do Inferno em Tavira. Ao mesmo tempo, um corpo decapitado e amputado de membros era resgatado da base de uma arriba junto à Fortaleza de Beliche, na outra ponta da região, em Sagres.



A Polícia Judiciária já apurou a compatibilidade dos restos mortais encontrados a cerca de 150 quilómetros de distância. Trata-se de Diogo Gonçalves, um jovem com cerca de 20 anos.

O corpo de jovem foi desmembrado e lançado em vários locais do Algarve. Diogo Gonçalves estava desaparecido desde dia 18 de março.

Sabe-se ainda que os braços e os pés estão ainda por localizar. O crime macabro está a ser investigado pela PJ.

Relacionado:

Cabeça de homem encontrada no Pego do Inferno em Tavira

Noticia completa no Jornal Postal do Algarve:

Foto Postal do Algarve DR

FIREHELTER52

27/03/2020

Situação Epidemiológica do Algarve a Aumentar

Os concelhos de Monchique e Olhão têm o primeiro caso confirmado de Covid-19, segundo os dados do boletim desta sexta-feira, 27 de Março, acabado de divulgar pela Administração Regional de Saúde (ARS).


Portimão, por seu lado, registou o primeiro caso recuperado na região. Entretanto, o boletim da ARS revela que, afinal, há 16 novas infeções no Algarve e não 10, como adiantou a Direção-Geral de Saúde. O total é de 99.

Segundo apurou o Sul Informação junto de fonte oficial, seis dos casos imputados ontem ao Algarve eram de pessoas que, apesar de já terem vivido na região, residem atualmente noutros locais do país. Estas seis pessoas são as que a ARS não conseguiu, ontem, determinar em que concelho residiam.

Ao descobrir que não eram da região, o número de infetados de ontem desceu dos 89 para os 83. Isso justifica que, apesar de haver 16 novos casos hoje, a subida do número que constava no boletim da DGS tenha sido de 10.

Quanto aos novos casos de hoje, 27 de Março, dividem-se por Portimão (mais 1), Albufeira (mais 2), Loulé (mais 3), Faro (mais 1), Tavira (mais 1) e Vila Real de Santo António (mais 2).

Os totais estão agora assim: Faro (26), Albufeira (22), Portimão (17), Loulé (14), Vila Real de Santo António (5), Lagoa (4), Silves (3), Tavira (2), Monchique (1), Olhão (1).



No boletim de hoje, a ARS Algarve atualiza os dados relativos a Silves. Segundo a Administração Regional de Saúde, dois casos, anteriormente reportados neste concelho, pertencem, afinal, a Albufeira e Loulé. Daí que o número de Silves tenha diminuído de 5 para 3.

Neste documento, também não consta a morte de um professor, em Portimão, uma vez que os dados reportam à 00h00 de hoje, 27 de Março, e o óbito aconteceu depois dessa hora.

A ARS explica, ainda, que há «4 casos adicionais, reportados no relatório de situação da DGS, de informação local desconhecida». Ou seja: são quatro casos confirmados no Algarve, mas sobre os quais não se sabe, para já, a que concelhos “pertencem”.

A Administração Regional de Saúde alerta, ainda, para o facto de o caso recuperado de Portimão ainda não estar no relatório da DGS de hoje.

Segundo os dados do boletim, há 12 pessoas internadas, 7 nos cuidados intensivos.

Pelo segundo dia consecutivo, a ARS Algarve não divulga o número de casos a aguardar resultado laboratorial, mas há 642 contactos em vigilância ativa: 207 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento, 413 no ACeS Central e 22 no Sotavento.

Já houve 527 casos infirmados, ou seja, que não se confirmaram. Além do caso recuperado, já 18 pessoas tiveram alta hospitalar.


FIRESHELTER52

Estado de Emergência - Saber para Cumprir

O Ministério da Administração Interna (MAI) começou a distribuir, esta quinta-feira, através da GNR, PSP e SEF, um folheto informativo com as regras do estado de emergência.

O folheto, dividido em três categorias, identificadas por uma cor própria, será entregue nas localidades e nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres do país.

A primeira categoria diz respeito às regras de cumprimento obrigatório inerentes ao dever de confinamento.

A segunda diz respeito às recomendações associadas ao dever especial de proteção e a terceira especifica as orientações relativas ao dever geral de recolhimento.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR




FIRESHELTER52

Cabeça de Homem Encontrada no Pego do Inferno

A coincidência de descobertas sugere um crime macabro no Algarve. 


A cabeça de um homem foi encontrada por turistas esta quinta-feira perto de um lago em Tavira. 

Ao mesmo tempo, um corpo decapitado era resgatado da base de uma arriba na outra ponta da região, em Sagres.

A Polícia Judiciária tenta aferir da compatibilidade dos restos mortais encontrados a cerca de 150 quilómetros de distância.

Veja o Vídeo da SIC


FIRESHELTER52

26/03/2020

Covid-19: ARS/Algarve abre três áreas para doentes em Portimão, Olhão e Tavira

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve abriu hoje três áreas dedicadas à Covid-19 (ADC-Comunidade), nos centros de saúde de Portimão, Olhão e Tavira, no âmbito da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia.


Estas áreas, criadas em cada um dos Agrupamento de Centros de Saúde, (Portimão, Olhão e Tavira), são destinadas apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2, com equipas constituídas por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

Os ADC-Comunidade dos Centros de Saúde são compostos por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes e vão funcionar num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19.

Nesta primeira fase, os ADC-Comunidade vão funcionar todos os dias de semana, entre as 8:00 e 20:00 horas, podendo o horário vir a ser alargado, caso se venha a justificar.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve já tem a funcionar duas áreas dedicadas à Covid-19 (ADC – Serviço Urgência), 24 horas por dia, junto aos serviços de urgência dos hospitais de Faro e de Portimão.


FIRESHELTER52

Algarve já tem um crematório

O primeiro crematório do Algarve entrou em funcionamento em Albufeira, com a expectativa de fazer mais de 2.000 serviços por ano, disse hoje à Lusa fonte da empresa responsável pela estrutura.



FIRESHELTER52

Profissionais no Controle no Comprometimento e no Desafio

A personalidade das pessoas de sangue frio é definida por três fatores principais: controle, comprometimento e desafio. 

"Eles acham que têm controle sobre o que acontece. 
São profissionais altamente comprometidos com o trabalho, que geralmente o escolhem por vocação. Finalmente, quando surge uma situação diferente, eles não o consideram um problema, mas um desafio que deve ser superado. afundam diante das dificuldades, mas as consideram um aprendizado ". 


Embora nem tudo esteja no carácter, o treino e o conhecimento é essencial. 

Eles devem treinar para aperfeiçoar essas características e ser capazes de enfrentar certas situações sem paralisar. "Com a ajuda de psicólogos, eles aprendem técnicas básicas para resolução de problemas, gerenciamento adequado do tempo, habilidades sociais, eliminar pensamentos negativos e ruminações [pensando na mesma ideia há muito tempo], saber organizar, liderar e apoiar ".

O relaxamento também é essencial para manter a mente calma e agir de forma resiliente em situações extremas. Como esse estado é alcançado é algo que a ciência fez em várias ocasiões. 

Praticar meditação regularmente parece ser uma das maneiras - de acordo com alguns estudos -, mas não a única. A música é outra delas. Ouvi-lo regula a resposta ao stress hormonal, impedindo-o de nos paralisar, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Londres . E risos: aprender a ver diferentes situações com humor ajuda muito, de acordo com um estudo que analisou o comportamento dos bombeiros com sintomas de estresse pós-traumático e ocupacional.

Aqueles capazes de dar boas gargalhadas enquanto lidavam com seus problemas tendem a experimentar menos efeitos negativos em situações de stress. 

E é que o riso tem efeitos químicos em nosso corpo, libera hormonas como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina , que nos ajudam a relaxar e nos dão uma sensação de bem-estar. 


FIRESHELTER52

25/03/2020

COVID-19 Algarve - Foi Dia "Não"

No Algarve mantêm-se os 8 Concelhos afetados, com acréscimo em 4 Concelhos, passando Albufeira de 8 para 16 infetados, Faro de 15 para 17, Loulé de 3 para 7 e VRSA de 1 para 3.



O número de mortes associadas ao vírus que provoca a Covid-19 subiu para 43 em Portugal, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), num boletim que regista 2.995 casos de infeção.

O boletim epidemiológico divulgado às 12:23, que regista mais 10 mortes do que os dados revelados na terça-feira, indica que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

Das 2.995 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (mais 633 do que na terça-feira), a grande maioria (2.719) está a recuperar em casa, indica a DGS, que regista 276 pessoas internadas (mais 73), 61 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 13).

Descida significativa dos níveis de contaminação do ar

Os estados de emergência que vigoram em Portugal e Espanha proporcionaram uma descida muito significativa dos níveis de contaminação do ar, em especial nas grandes cidades da península.



FIRESHELTER52

Inverno foi quente,2º mais quente desde 1931,

Inverno muito chuvoso? Não, realidade é bem diferente


Inverno foi quente, segundo mais quente desde 1931, e seco no geral

Apenas algumas regiões do litoral Norte e Beira Interior tiveram chuva normal ou ligeiramente acima do normal, mas pouco

Os valores de precipitação registados no Norte, entre 600 a 700mm no litoral nestes 3 meses são praticamente a média normal para estes meses, como vos tinha dito o que choveu foi normal, e não acima do normal, ou muito acima do normal, como muita gente pensou

A sul claro, seco, seco, sequinho...



FIRESHELTER52

Desinfectante para Superfícies Feito por si e em Segurança

Para a desinfecção comum de superfícies:

Lavar primeiro com água e detergente; aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção: 
uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água; 
deixar atuar a lixívia durante 10 minutos; enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;

As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfectadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfectante na composição, por ser de
mais fácil e rápida aplicação e acção;

Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfectados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfectante ou em álcool a 70º;




FIRESHELTER52

22/03/2020

COVID-19: Site da DGS permite fazer auto diagnóstico

Os números não deixam qualquer tipo de dúvida! Temos de nos proteger da COVID-19, ficando em casa esperando que tal momento duro da humanidade passe o mais rápido possível.



Se tiver algum tipo de sintomas as ordens são para ficar em casa e ligar para a Saúde 24 (número 808 24 24 24). Antes de o fazer pode sempre realizar um auto diagnóstico.

Os sintomas associados à COVID-19 são já bem conhecidos. Febres altas, tosse seca e dificuldade respiratória (ex: falta de ar). Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.

Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Mas há outras variáveis!
Faça um auto diagnóstico da COVID-19

O Avaliador de Sintomas é uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente. Através do site da DGS aqui está agora disponível um avaliador de sintomas relacionado com a COVID-19.

O utilizador apenas tem de introduzir alguma informação e o avaliador de sintomas faz o resto.

É importante saber que “Avaliar Sintomas”:
Não é uma ferramenta de diagnóstico clínico.
Não é uma consulta médica.
Não substitui os cuidados de saúde de um profissional.

Clique aqui para ir para o site do SNS24

FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Respondem a Alerta Vermelho no Aeroporto de Faro

Uma equipa de combate a incêndios dos Bombeiros de Tavira respondeu hoje de manhã a um Alerta Vermelho do Plano Prévio de Intervenção do Aeroporto Internacional de Faro.


Segundo se consegui apurar na comunicação social, a solicitação dos meios dos agentes de proteção e socorro algarvio prendeu-se com:

Um avião da TUI Airways, que voava de Birmingham (Inglaterra) para Lanzarote, aterrou de emergência no Aeroporto de Faro, às 11h18 deste domingo, 22 de Março.

Trata-se de um Boeing 737-8K5, com a matrícula G-FDZR.

Fonte do CDOS disse ao Sul Informação que «o Boeing 737 com 6 tripulantes a bordo, teve de aterrar de emergência devido a avaria no motor». A mesma fonte acrescentou que a aeronave «aterrou com sucesso às 11h18».

O Aeroporto de Faro «emitiu um alerta e acionou o plano prévio de emergência». Chegaram a ser enviados para lá meios, «mas não foram necessários e já está tudo encerrado», acrescentou o CDOS.


Foto: Sotero José in sul informação

FIRESHELTER52

GNR Intercepta Descarga de 4 Toneladas de Haxixe

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu este domingo cerca de quatro toneladas de haxixe no Algarve, em Vila Real de Santo António.


Numa nota enviada à Renascença, a GNR informa que foram detetadas duas embarcações pneumáticas, com comportamento suspeito, ao largo daquela localidade.

“Quando as embarcações se aproximaram da margem, os militares procederam à sua interceção, bem como de uma carrinha para onde estava a ser carregado produto estupefaciente.”

“Os indivíduos suspeitos ao sentirem a presença da GNR, colocaram-se em fuga, não tendo sido possível a sua detenção”, diz ainda a Guarda, que conseguiu, porém, identificar um suspeito.

Ao todo foram apreendidos 113 fardos de haxixe, com um peso total de 3.785 quilos, as duas embarcações pneumáticas e o veículo para onde estava a ser carregada a droga.

O expediente desta operação será agora remetido à Polícia Judiciária, informa a GNR.

https://rr.sapo.pt/2020/03/22/pais/gnr-apreende-quase-quatro-toneladas-de-haxixe-no-algarve/noticia/186341/

FIRESHELTER52

21/03/2020

Ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Faro

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Faro foi hoje ativado, informou a Comissão Distrital de Proteção Civil.


A ativação do plano tem «o objetivo de garantir a unidade de direção e controlo, bem como uma adequada articulação e coordenação dos Agentes de Proteção Civil e dos Organismos e Entidades de Apoio, a empenhar na gestão desta situação, de elevada complexidade, sustentando a ação das Autoridades de Saúde, considerando que, a epidemia da doença COVID-19, qualifica-se, de acordo Organização Mundial de Saúde, atualmente, numa situação de emergência de saúde pública internacional», pode ler-se num comunicado a que o Sul Informação teve acesso.

No mesmo documento, pode ler-se que «no seguimento da Declaração do Estado de Emergência, o qual entra em vigor às 00h00 horas do dia 22 de Março de 2020, e como medida de antecipação, deliberou a Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, no dia 20 de março de 2020, propor, ao membro do Governo responsável pela área da Proteção Civil, a ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, para a Região do Algarve».

Esta proposta mereceu hoje, dia 21, a «anuência» do ministro da Administração Interna.

O âmbito territorial de aplicação deste Plano é a Região do Algarve, conclui o comunicado, assinado por António Pina, presidente da AMAL-Comunidade Intermunicipal do Algarve e, por inerência, da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.

O estado de emergência foi decretado pelo Presidente da República na passada quinta-feira e entra em vigor à meia noite de hoje. Terá, para já, a vigência de 15 dias, mas o primeiro ministro António Costa já admitiu que esse período poderá ter de ser prolongado.

Pizzaria em Tavira é assaltada

Na madrugada de hoje, a pizzaria Gio&Gabi, de Tavira, sofreu um assalto. Era perto das 01:20 horas quando as câmaras registaram o furto.


Numa publicação no seu Facebook, João Pereira, proprietário, diz que o valor monetário roubado foi "cerca de 20 euros em moedas". Para além disso, o assaltante "causou um prejuizo em material informático à volta de 800 euros, numa altura em que estávamos a tentar voltar a abrir para fazer alguns serviços take-away".

João Pereira termina a publicação apelando à proteção das pessoas e do seu "património, uma vez que as autoridades nos disseram que este tipo de furtos aumentaram exponencialmente".


FIRESHELTER52

20/03/2020

Testes à Covid-19 arranca este fim de semana no Estádio Algarve

Um novo centro de análises, montado numa tenda, instalada junto à entrada principal do Estádio Algarve, vai começar, este fim de semana, a recolher colheitas de pessoas suspeitas de estarem infetadas com o novo coronavírus.


Este novo equipamento foi anunciado por Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, na conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, 20 de Março, em Faro.

A iniciativa surge no âmbito de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e o Algarve Biomedical Center (ABC), este último um consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

Nuno Marques, presidente do ABC, explicou ao Sul Informação que, apesar de ainda «não haver nem data, nem hora certas», já se sabe que este centro de colheitas vai «entrar em funcionamento este fim de semana».

E como é que tudo funcionará? Ora, os casos suspeitos «vão chegar orientados ou pela Linha de Apoio Médico ou pela Linha SNS24».

«As pessoas farão a sua colheita e vão para casa. Mais tarde é que saberão os resultados. Ou seja: este centro de rastreios só vai atender casos menos graves, aqueles que não necessitem de ir ao hospital», enquadrou.

Os testes continuarão a ser feitos no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, também ele situado perto do Estádio Algarve.

Nuno Marques fez questão de frisar como o acesso a este centro de colheitas «não será livre». Isto é: quem tenha sintomas de Covid-19 não pode chegar e pedir para fazer o teste. Tem, sempre, de ser encaminhado ou pela Linha SNS24 ou pela de Apoio Médico.

Ainda assim, no futuro, esse acesso livre poderá ser uma realidade. «É algo que ainda não sabemos e que dependerá sempre da Administração Regional de Saúde do Algarve».

Em termos do número de colheitas, «não haverá qualquer limitação», nem estimativas de quantas se esperam fazer por dia neste centro. «Os números são tão dinâmicos e variáveis», ilustrou.

Por agora, a tenda «não vai começar por funcionar dia e noite». «Para já não é necessário, mas temos essa capacidade de, num momento para o outro, passarmos a estar sempre abertos: as 24 horas do dia».


FIRESHELTER52

IGN Regista Sismo no Mar Frente a Olhão

O Instituto Geográfico Nacional registou no seu site um sismo no mar a 55km´s a Sul de Olhão.



O evento foi registado às 16:30 a 5 km´s de profundidade, mas não há informações que o evento tenha sido sentido ou provocado estragos em Terra.

O IGN registou ainda de madrugada pelas 05:51 um outro sismo no mar a sul de Tavira com uma magnitude de 2.2 a 37 km´s de profundidade.

http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2020fpogv&zona=1

FIRESHELTER52

19/03/2020

Muita chuva um pouco por todo o país

Esta Sexta-feira ficará marcada pela presença de um núcleo depressionário em altitude a oeste de Portugal Continental, que irá provocar instabilidade…



Essa situação irá provocar a ocorrência de uma situação potencialmente gravosa a nível de precipitação, localmente, no Centro e Sul do país, com acumulados de precipitação que em 6 horas podem atingir mais de 50mm

No geral a situação deve produzir acumulados de precipitação entre 10 a 30mm, podendo conforme referido localmente acumular mais

Como se tratam de situações de instabilidades, valores exatos são difíceis de prever, e pode chover menos que o previsto localmente, e mais que o previsto noutros locais

Vamos primeiro ver a previsão geral e depois analisar de forma mais detalhada os fenómenos mais locais que podem ser possíveis.

https://lusometeo.com/2020/03/19/muita-chuva-um-pouco-por-todo-o-pais-nesta-sexta-feira/?fbclid=IwAR3Qz0PcClr6pOdGdK_sKU_BUi2BW-nyECg5vNdzLmRWzdxs-XrxZ5tWI1Q

FIRESHELTER52



16/03/2020

Mapa de Meios da Cruz Vermelha - Combate ao COVID-19

Meios da Cruz Vermelha Portuguesa para ajudar na luta contra a pandemia
Viaturas e equipas próprias para transporte COVID19

Clique para aumentar:



FIRESHELTER52

Cabanas Park em Tavira cedido às autoridades de saúde para o combate ao Coronavírus

Grupo cede Cabanas Park Resort em Tavira às autoridades de saúde para o combate ao Coronavírus (Covid-19).


O Grupo AP Hotels & Resorts disponibiliza uma das suas unidades hoteleiras, colocando-a à disposição das entidades de saúde competentes para que a mesma possa acolher doentes, quarentenas e profissionais de saúde.

«Consciente da necessidade de contributo de todos nestes tempos difíceis, é com um sentido de elevada responsabilidade social que o Grupo AP Hotels & Resorts, detido por António Parente através da Madre SGPS, disponibiliza uma das suas unidades hoteleiras, Cabanas Park Resort, colocando-a à disposição das entidades de saúde competentes para que a mesma possa acolher doentes, quarentenas e profissionais de saúde».

Assim, segundo acaba de informar fonte do grupo, esta unidade em Tavira «ficará totalmente à disposição da Direção-Geral de Saúde e outras autoridades de saúde, como o Ministério da Saúde, para que possam usá-lo da forma que melhor entenderem, dando assim o seu apoio às entidades regionais para melhor dominarem esta pandemia».

O grupo toma esta decisão «pretendendo contribuir ativamente na defesa dos interesses da região do Algarve e dos seus residentes».


FIRESHELTER52

COVID-19 - O que é o estado de emergência e como funciona?

 De acordo com a lei do regime do estado de sítio e do estado de emergência, "apenas pode ser determinada a suspensão parcial do exercício de direitos, liberdades e garantias", prevendo-se, "se necessário, o reforço dos poderes das autoridades administrativas civis e o apoio às mesmas por parte das Forças Armadas".


"A declaração do estado de sítio ou do estado de emergência compete ao Presidente da República e depende da audição do Governo e da autorização da Assembleia da República", podendo ser a comissão permanente do parlamento a fazê-lo, estipula a lei, tendo a declaração a forma de decreto do Presidente da República.

A legislação estabelece que tanto o "estado de sítio ou o estado de emergência terão duração limitada ao necessário à salvaguarda dos direitos e interesses que visam proteger e ao restabelecimento da normalidade, não podendo prolongar-se por mais de 15 dias, sem prejuízo de eventual renovação por um ou mais períodos, com igual limite, no caso de subsistência das suas causas determinantes".

A ser decretado o estado de emergência, será a primeira vez que isso acontece em democracia, após o 25 de Abril de 1974. A última vez que foi decretado o estado de sítio em Portugal foi no 25 de Novembro de 1975, conforme lembrou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

O estado de emergência é decretado em "situações de menor gravidade" face ao estado de sítio, conforme especifica a lei e a Constituição, nomeadamente "quando se verifiquem ou ameacem verificar-se casos de calamidade pública".

Já o "estado de sítio é declarado quando se verifiquem ou estejam iminentes atos de força ou insurreição que ponham em causa a soberania, a independência, a integridade territorial ou a ordem constitucional democrática".

Segundo a lei, a declaração do estado de emergência conterá "clara e expressamente" a "caracterização e fundamentação do estado declarado", o seu âmbito territorial, a duração, a "especificação dos direitos, liberdades e garantias cujo exercício fica suspenso ou restringido", a determinação "do grau de reforço dos poderes das autoridades administrativas civis e do apoio às mesmas pelas Forças Armadas, sendo caso disso".

A fundamentação será feita "por referência aos casos determinantes previstos no n.º 2 do artigo 19.º da Constituição, bem como às suas consequências já verificadas ou previsíveis no plano da alteração da normalidade".

Aquele artigo da Constituição estabelece que a "declaração do estado de sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afetar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroatividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião".

A declaração "só pode alterar a normalidade constitucional nos termos previstos na Constituição e na lei, não podendo nomeadamente afetar a aplicação das regras constitucionais relativas à competência e ao funcionamento dos órgãos de soberania e de governo próprio das regiões autónomas ou os direitos e imunidades dos respetivos titulares" e "confere às autoridades competência para tomarem as providências necessárias e adequadas ao pronto restabelecimento da normalidade constitucional".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou este domingo que convocou o Conselho de Estado para quarta-feira com o objetivo de discutir a "eventual decisão de decretar o estado de emergência" em Portugal devido à pandemia de Covid-19.

O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa, que está em quarentena voluntária, em sua casa, em Cascais, através de uma mensagem em vídeo publicada no site da Presidência da República.

Também no domingo à tarde, depois de ter conversado por videoconferência com Marcelo a partir da Residência Oficial de São Bento, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, remeteu para o Presidente a decisão quanto ao estado de emergência, mas adiantou que se o chefe de Estado entender decretar o estado de emergência, o Governo não dará parecer negativo.

"As restrições à circulação têm sido cumpridas pelos portugueses e as forças de segurança têm dito que não têm necessidade, para já, de haver qualquer reforço dos seus poderes de autoridade", disse o primeiro-ministro, António Costa

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo e o número de infetados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal.

O epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no sábado 368 novas mortes e que regista 1.809 vítimas fatais.


FIRESHELTER52

15/03/2020

GNR organiza 1.º Curso de Segurança e Proteção de Infraestruturas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) organiza, em parceria com 40 entidades, públicas e privadas, o 1.º Curso de Segurança e Proteção de Infraestruturas (CSPI), visando a partilha de metodologias e técnicas específicas de atuação e a capacitação de recursos humanos em matéria de segurança de Infraestruturas Críticas (IC) e Pontos Sensíveis.


Esta primeira edição desta ação de formação iniciou-se dia 2 de março, e é frequentada por 43 militares da Guarda, oriundos das mais diversas áreas de especialização, divididos em dois níveis: Gestores e Técnicos.

As infraestruturas classificadas como críticas são fundamentais para garantir a disponibilidade de bens e serviços vitais à sociedade, num contexto cada vez mais complexo e interdependente. 

Conforme preconizado no Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, os fenómenos securitários implicam, também, novos desafios na resposta, face aos quais todos os intervenientes devem congregar sinergias para reagir a eventuais situações de crise, apelando a modelos de resolução que se pretendem eficientes, abrangentes e sistémicos.

Nesse sentido, o Curso de Segurança e Proteção de Infraestruturas tem como objetivos:
- Edificar uma capacidade superior no âmbito da segurança e proteção de Infraestruturas Críticas e Pontos Sensíveis;

- Estabelecer e fomentar parcerias com as entidades públicas e privadas relevantes em todos os possíveis setores de IC;

- Contribuir para o aumento da resiliência global do sistema social em ambiente de interdependência e networking;

- Melhorar a interoperabilidade, coordenação e cooperação entre entidades com responsabilidade em matéria de segurança da IC;

- Promover a partilha de conhecimento entre atores estratégicos e fomentando um referencial comum de métodos e técnicas;

- Melhorar a prevenção, antecipação e a capacidade de reação a incidentes – “first responders”;

- Aumentar a capacidade e eficiência dos formandos, no plano da gestão e da execução, para prevenir, antecipar e reagir a incidentes, promovendo ainda o recurso a meios tecnológicos de segurança.

A referida formação visa, ainda, habilitar os militares com capacidades de antecipação; capacidades de monitorização, capacidade de reação e adaptação a incidentes; e de aprendizagem e evolução perante eventos disruptivos que ponham em causa a integridade ou o funcionamento destas mesmas infraestruturas.

O nível dos Técnicos de Segurança e Proteção de Infraestruturas corresponde a 175 horas de formação e é orientado para militares da categoria profissional de Guardas, os quais serão capacitados com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuar como “first responders” perante incidentes.

O curso terminará com um exercício integrado e multissetorial – “CIREX2020”, durante o qual será testada a capacidade de gestão de incidentes que possam ter um forte impacto no normal funcionamento da vida em sociedade.

FIRESHELTER52

Critérios do INEM para enviar Meios de Socorro

Gestos que Salvam – Quais os critérios do INEM para enviar Meios de Socorro


O INEM tem por missão acudir a situações de emergência médica. 

A diferença entre os conceitos de Urgência e Emergência Médica não é apenas uma questão de português: a gestão dos meios de socorro tem de ser feita de forma criteriosa para que não faltem em situações em que são realmente necessários.

Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência. Esta triagem é feita com base nas questões colocadas ao contactante e permite identificar se a situação é urgente ou emergente.
Através dos dados recolhidos no diálogo com o contactante, e recorrendo às aplicações informáticas disponíveis no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o INEM consegue avaliar se a situação coloca a vítima em risco de vida e envia para o local o(s) meio(s) de emergência mais apropriado(s).

Numa situação de urgência, a vítima pode ter necessidade de ser observada numa unidade hospitalar para receber o tratamento adequado, mas não corre risco de vida imediato. 

Nestes casos, a chamada é transferida para o Centro de Contacto SNS24, serviço do Ministério da Saúde constituído por profissionais qualificados e preparados para aconselhar os doentes sobre a melhor forma de melhorar o seu estado de saúde.

Este Centro pode aconselhar a deslocação do doente a uma unidade de saúde, sendo dadas alternativas ao contactante para que seja efetuado um outro tipo de transporte, serviço esse garantido por entidades como Corporações de Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa ou empresas privadas que se dedicam ao transporte de doentes não urgentes.

Já numa situação emergente, a vítima apresenta sinais e sintomas que indicam estar-se perante uma situação de risco de vida iminente, sendo necessária a prestação de cuidados de saúde ainda no local e durante o transporte até à unidade de saúde adequada para o um tratamento eficaz.

Sempre que verificar uma situação de emergência, o INEM envia os meios de socorro adequados. Por isso, a avaliação correta da situação é fundamental!


FIRESHELTER52